Por Nayara Santos em 24.01.2024

Melhores equipamentos para som ambiente: confira a lista completa

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Ter os melhores equipamentos para som ambiente na hora de preparar a sonorização da sua loja não deve ser algo subestimado. Afinal, um som de qualidade é fundamental para que a música possa ser uma poderosa aliada na melhora da experiência do cliente.

Ao ficar em um ambiente cujo som é agradável, você consegue entender a letra da música, consegue ouvir a melodia e falar com o vendedor sem problemas. Já se o volume for muito alto ou as batidas mais graves distorcidas, fica difícil conversar com o vendedor, tornando a experiência bem desagradável.

O segundo cenário é um verdadeiro convite para visitar a concorrência daquele estabelecimento, certo? Portanto, fuja desse erro grave que espantará os clientes da sua loja ao invés de ajudar a aumentar as vendas.

É evidente que você precisará dos equipamentos certos para garantir o som ambiente de qualidade na sua loja. Pensando nisso, preparamos esse artigo com os melhores equipamentos que você precisa ter. Confira agora mesmo!

O que considerar na hora de escolher o som ambiente para a loja?

Segundo uma pesquisa realizada pela PWC, o consumidor brasileiro é o que mais valoriza a experiência de compras, sendo esse um fator decisivo para 89% das pessoas entrevistadas. Portanto, conseguir oferecer uma boa experiência para os consumidores que entrarem na sua loja, ou mesmo durante as compras online, pode ser o impulso que faltava para aumentar as suas vendas.

Diante deste cenário, as estratégias de marketing sensorial ganham destaque, já que elas conseguem trazer sabor, cor, aroma, som e toques para o momento da compra. A combinação de todos esses elementos ajudam a tornar os minutos que o cliente fica na loja inesquecíveis. E, uma coisa nós podemos garantir: ele vai querer voltar para ter as mesmas sensações novamente.

Por mais que inúmeras estratégias possam ser implementadas na loja para melhorar a experiência do cliente, nenhuma é capaz de fazer a integração de todas elas como a música ambiente o faz. Falaremos a seguir um pouco mais sobre como escolher os sons certos para o seu estabelecimento.

Pontos importantes para ter a música ambiente certa na sua loja

A influência da música na loja não pode ser ignorada pelos varejistas. Afinal, ela pode te ajudar a aumentar o tempo de permanência na loja, as vendas, a conexão com o consumidor, a produtividade dos funcionários, dentre outros.

Ao escolher a música errada ou ter um som ambiente de baixa qualidade, você pode colocar em risco os seus resultados. Isso acontece porque o cliente fica menos tempo no estabelecimento, compram menos, não se conectam com a marca e ainda compromete a motivação e produtividade da sua equipe.

Por isso, a seguir falaremos brevemente sobre os pontos mais importantes para garantir o ambiente de compras certo utilizando a música.

Conheça o gosto musical do seu cliente

O primeiro deles é conhecer o gosto musical do seu cliente. Isso não significa que você precise tocar somente os artistas que eles gostam, mas te ajudará a conhecer o nível de energia da playlist e os ritmos mais indicados que devem fazer parte dela.


Inclusive, o ideal é que você faça essa pesquisa em diferentes horários do dia, já que o perfil dos consumidores pode ser ligeiramente diferente, e o nível de energia requerido pode ser outro. Isso te ajudará a escolher a trilha sonora certa para cada momento do dia.

Saiba que mensagem a sua marca deve passar

Lembre-se, a música nada mais é do que uma ferramenta de comunicação com o cliente. Por isso, além de saber qual é o gosto musical do seu público-alvo, é preciso ter certeza de qual é a mensagem que você quer passar para ele.

Isso porque, a escolha das melodias da trilha sonora para transmitir a mensagem de modernidade é diferente daquela que transmite uma mensagem de tradição. Portanto, antes de mais nada, se pergunte quais sensações, emoções e reações você quer despertar nos consumidores que entrarem na sua loja.

Cuidado com o volume da música

Um volume muito alto compromete a comunicação entre os clientes e a sua equipe de vendas. Por outro lado, se a música estiver muito baixa o cliente não conseguirá ouvir a trilha sonora que você escolheu e não poderá ser influenciado.

Além disso, da mesma forma que algumas pessoas possuem uma baixa tolerância para música alta, outras se incomodam com som de fundo praticamente inaudível. Mudanças no volume podem atrapalhar consideravelmente a experiência do consumidor da sua loja, portanto, garanta que ele conseguirá ouvir a música e conversar dentro da loja.

Garanta uma boa distribuição do som

Esse ponto é uma continuação do anterior, afinal, na entrada da loja os sons externos podem atrapalhar o cliente a escutar a música, e exigem um volume mais alto. Mas, no interior da loja, o volume pode ser menor porque as interferências são menores ou mesmo inexistentes.

Por isso, o ideal é ter equipamentos que possam fazer a distribuição do som conforme a necessidade do estabelecimento. Falaremos mais sobre esse ponto ao longo deste artigo, continue com a gente.

Qualidade importa

E, assim como o volume pode incomodar, também é essencial garantir um som ambiente de boa qualidade. Música distorcida, com ruídos e sons metálicos podem ser um verdadeiro convite para o cliente deixar a loja.

A melhor forma de garantir a qualidade da sonorização ambiente na sua loja é com os equipamentos de sons adequados. Lembre-se que a experiência do cliente é algo que deve ser trabalhado em diferentes frentes. Por isso, se você quiser tornar o seu negócio inesquecível, confira o nosso guia Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Melhores aparelhos de som ambiente

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher o som ambiente, chegou o momento de falarmos de um dos pontos críticos para o sucesso dessa estratégia, os aparelhos de som ambiente. O ideal é que você faça um projeto de sonorização da sua loja, com uma análise detalhada do ambiente.

Além disso, os equipamentos também precisam ser adequadamente instalados para funcionarem bem e sem colocar nenhum cliente ou funcionários em risco, já que geralmente as caixas de som ficam afixadas na parede. Por isso, é importante buscar empresas especializadas, quem entende do assunto e sabe o que deve ser feito.

A seguir vamos falar mais sobre quais são os melhores aparelhos de som ambiente e quais deles são essenciais para você colocar na sua loja.

Amplificadores de som

O primeiro equipamento que vamos tratar é o amplificador. Ele é o responsável por elevar a força do sinal, permitindo que ele percorra maiores distâncias no ambiente, ou seja, amplifica o som.

De modo geral, ele controla a energia do seu equipamento do seu projeto de sonorização. Justamente por isso, ele é o equipamento que possui menor energia do projeto. Apesar disso, é, provavelmente, um dos elementos mais importantes do seu projeto de sonorização.

Caixas de som

O próximo item na nossa lista de melhores equipamentos para som ambiente na sua loja são as caixas de som. Elas servem basicamente para transmitir o som no local desejado, podendo ser de dois tipos.

Embutir

As caixas de som de embutir podem ser instaladas no forro do ambiente, conferindo uma melhor estética para o ambiente. Entretanto, antes de bater o martelo para esse tipo de caixa de som, é importante que um técnico avalie o local da instalação e certifique-se de que o forro é adequado para isso.

Sobrepor

Já as caixas de som de sobrepor podem ser colocadas em diferentes locais, inclusive na parte externa da sua loja ou empresa. Assim, você consegue atrair a atenção dos clientes que estão passando pela rua, ou mesmo oferecer uma boa experiência para os consumidores que estiverem na área externa. A escolha de qual caixa de som de sobrepor a ser utilizada vai depender do tamanho do ambiente e a quais condições ambientes ele estará exposto

Subwoofer

O último equipamento da nossa lista para ter o melhor som ambiente na sua loja é o subwoofer. Vale a pena dizer que ele não é obrigatório em todos os projetos de sonorização, já que a sua única função é destacar os sons graves. Portanto, se esse for o seu caso, então esse equipamento deverá fazer parte do seu projeto.

Acessórios

Por último, mas não menos importantes, você também deve considerar a aquisição de microfones, cabos de qualidade e mesa de som. Tudo isso garantirá o melhor som ambiente na sua loja. Mas, claro que tudo dependerá da avaliação de um profissional qualificado e especializado nesta área.

Quer mais dicas de como melhorar a experiência do cliente? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira outros artigos. Ficou interessado em ter uma rádio indoor na sua loja e conquistar os clientes com a música? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Texto produzido pela Frahm   O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.  Quando um cliente se…

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos