Por Nayara Santos em 24.01.2024

Melhores equipamentos para som ambiente: confira a lista completa

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Ter os melhores equipamentos para som ambiente na hora de preparar a sonorização da sua loja não deve ser algo subestimado. Afinal, um som de qualidade é fundamental para que a música possa ser uma poderosa aliada na melhora da experiência do cliente.

Ao ficar em um ambiente cujo som é agradável, você consegue entender a letra da música, consegue ouvir a melodia e falar com o vendedor sem problemas. Já se o volume for muito alto ou as batidas mais graves distorcidas, fica difícil conversar com o vendedor, tornando a experiência bem desagradável.

O segundo cenário é um verdadeiro convite para visitar a concorrência daquele estabelecimento, certo? Portanto, fuja desse erro grave que espantará os clientes da sua loja ao invés de ajudar a aumentar as vendas.

É evidente que você precisará dos equipamentos certos para garantir o som ambiente de qualidade na sua loja. Pensando nisso, preparamos esse artigo com os melhores equipamentos que você precisa ter. Confira agora mesmo!

O que considerar na hora de escolher o som ambiente para a loja?

Segundo uma pesquisa realizada pela PWC, o consumidor brasileiro é o que mais valoriza a experiência de compras, sendo esse um fator decisivo para 89% das pessoas entrevistadas. Portanto, conseguir oferecer uma boa experiência para os consumidores que entrarem na sua loja, ou mesmo durante as compras online, pode ser o impulso que faltava para aumentar as suas vendas.

Diante deste cenário, as estratégias de marketing sensorial ganham destaque, já que elas conseguem trazer sabor, cor, aroma, som e toques para o momento da compra. A combinação de todos esses elementos ajudam a tornar os minutos que o cliente fica na loja inesquecíveis. E, uma coisa nós podemos garantir: ele vai querer voltar para ter as mesmas sensações novamente.

Por mais que inúmeras estratégias possam ser implementadas na loja para melhorar a experiência do cliente, nenhuma é capaz de fazer a integração de todas elas como a música ambiente o faz. Falaremos a seguir um pouco mais sobre como escolher os sons certos para o seu estabelecimento.

Pontos importantes para ter a música ambiente certa na sua loja

A influência da música na loja não pode ser ignorada pelos varejistas. Afinal, ela pode te ajudar a aumentar o tempo de permanência na loja, as vendas, a conexão com o consumidor, a produtividade dos funcionários, dentre outros.

Ao escolher a música errada ou ter um som ambiente de baixa qualidade, você pode colocar em risco os seus resultados. Isso acontece porque o cliente fica menos tempo no estabelecimento, compram menos, não se conectam com a marca e ainda compromete a motivação e produtividade da sua equipe.

Por isso, a seguir falaremos brevemente sobre os pontos mais importantes para garantir o ambiente de compras certo utilizando a música.

Conheça o gosto musical do seu cliente

O primeiro deles é conhecer o gosto musical do seu cliente. Isso não significa que você precise tocar somente os artistas que eles gostam, mas te ajudará a conhecer o nível de energia da playlist e os ritmos mais indicados que devem fazer parte dela.


Inclusive, o ideal é que você faça essa pesquisa em diferentes horários do dia, já que o perfil dos consumidores pode ser ligeiramente diferente, e o nível de energia requerido pode ser outro. Isso te ajudará a escolher a trilha sonora certa para cada momento do dia.

Saiba que mensagem a sua marca deve passar

Lembre-se, a música nada mais é do que uma ferramenta de comunicação com o cliente. Por isso, além de saber qual é o gosto musical do seu público-alvo, é preciso ter certeza de qual é a mensagem que você quer passar para ele.

Isso porque, a escolha das melodias da trilha sonora para transmitir a mensagem de modernidade é diferente daquela que transmite uma mensagem de tradição. Portanto, antes de mais nada, se pergunte quais sensações, emoções e reações você quer despertar nos consumidores que entrarem na sua loja.

Cuidado com o volume da música

Um volume muito alto compromete a comunicação entre os clientes e a sua equipe de vendas. Por outro lado, se a música estiver muito baixa o cliente não conseguirá ouvir a trilha sonora que você escolheu e não poderá ser influenciado.

Além disso, da mesma forma que algumas pessoas possuem uma baixa tolerância para música alta, outras se incomodam com som de fundo praticamente inaudível. Mudanças no volume podem atrapalhar consideravelmente a experiência do consumidor da sua loja, portanto, garanta que ele conseguirá ouvir a música e conversar dentro da loja.

Garanta uma boa distribuição do som

Esse ponto é uma continuação do anterior, afinal, na entrada da loja os sons externos podem atrapalhar o cliente a escutar a música, e exigem um volume mais alto. Mas, no interior da loja, o volume pode ser menor porque as interferências são menores ou mesmo inexistentes.

Por isso, o ideal é ter equipamentos que possam fazer a distribuição do som conforme a necessidade do estabelecimento. Falaremos mais sobre esse ponto ao longo deste artigo, continue com a gente.

Qualidade importa

E, assim como o volume pode incomodar, também é essencial garantir um som ambiente de boa qualidade. Música distorcida, com ruídos e sons metálicos podem ser um verdadeiro convite para o cliente deixar a loja.

A melhor forma de garantir a qualidade da sonorização ambiente na sua loja é com os equipamentos de sons adequados. Lembre-se que a experiência do cliente é algo que deve ser trabalhado em diferentes frentes. Por isso, se você quiser tornar o seu negócio inesquecível, confira o nosso guia Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Melhores aparelhos de som ambiente

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher o som ambiente, chegou o momento de falarmos de um dos pontos críticos para o sucesso dessa estratégia, os aparelhos de som ambiente. O ideal é que você faça um projeto de sonorização da sua loja, com uma análise detalhada do ambiente.

Além disso, os equipamentos também precisam ser adequadamente instalados para funcionarem bem e sem colocar nenhum cliente ou funcionários em risco, já que geralmente as caixas de som ficam afixadas na parede. Por isso, é importante buscar empresas especializadas, quem entende do assunto e sabe o que deve ser feito.

A seguir vamos falar mais sobre quais são os melhores aparelhos de som ambiente e quais deles são essenciais para você colocar na sua loja.

Amplificadores de som

O primeiro equipamento que vamos tratar é o amplificador. Ele é o responsável por elevar a força do sinal, permitindo que ele percorra maiores distâncias no ambiente, ou seja, amplifica o som.

De modo geral, ele controla a energia do seu equipamento do seu projeto de sonorização. Justamente por isso, ele é o equipamento que possui menor energia do projeto. Apesar disso, é, provavelmente, um dos elementos mais importantes do seu projeto de sonorização.

Caixas de som

O próximo item na nossa lista de melhores equipamentos para som ambiente na sua loja são as caixas de som. Elas servem basicamente para transmitir o som no local desejado, podendo ser de dois tipos.

Embutir

As caixas de som de embutir podem ser instaladas no forro do ambiente, conferindo uma melhor estética para o ambiente. Entretanto, antes de bater o martelo para esse tipo de caixa de som, é importante que um técnico avalie o local da instalação e certifique-se de que o forro é adequado para isso.

Sobrepor

Já as caixas de som de sobrepor podem ser colocadas em diferentes locais, inclusive na parte externa da sua loja ou empresa. Assim, você consegue atrair a atenção dos clientes que estão passando pela rua, ou mesmo oferecer uma boa experiência para os consumidores que estiverem na área externa. A escolha de qual caixa de som de sobrepor a ser utilizada vai depender do tamanho do ambiente e a quais condições ambientes ele estará exposto

Subwoofer

O último equipamento da nossa lista para ter o melhor som ambiente na sua loja é o subwoofer. Vale a pena dizer que ele não é obrigatório em todos os projetos de sonorização, já que a sua única função é destacar os sons graves. Portanto, se esse for o seu caso, então esse equipamento deverá fazer parte do seu projeto.

Acessórios

Por último, mas não menos importantes, você também deve considerar a aquisição de microfones, cabos de qualidade e mesa de som. Tudo isso garantirá o melhor som ambiente na sua loja. Mas, claro que tudo dependerá da avaliação de um profissional qualificado e especializado nesta área.

Quer mais dicas de como melhorar a experiência do cliente? Então acesse o nosso blog agora mesmo e confira outros artigos. Ficou interessado em ter uma rádio indoor na sua loja e conquistar os clientes com a música? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Se você acredita que as músicas para loja infantil devem focar apenas nos pequenos clientes, não poderia estar mais enganado. A trilha sonora desses estabelecimentos oferece uma oportunidade única de se conectar com as famílias e aumentar as suas vendas. Portanto, não subestime o poder dessa ferramenta. Escolher a música para loja infantil pode ser…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

A música errada pode arruinar suas vendas

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente. Entretanto, poucos gestores sabem da importância de…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como escolher a música para loja masculina?

Escolher a música para loja masculina faz parte da estratégia de marketing sensorial que você irá adotar no seu estabelecimento. Afinal, uma boa trilha sonora pode melhorar (e muito) a experiência de compra de seus clientes. Se você não sabia disso, então continue com a gente! A música é uma ferramenta que te ajuda a…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos