A gestão de PDV é algo que merece a total atenção dos gestores de lojas de varejo. Afinal, a forma como os produtos são distribuídos e os itens dispostos no local podem atrair mais pessoas até o ambiente, impactando as vendas de forma positiva.
Fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda, no entanto, é algo que acaba sendo negligenciado ou colocado de lado pelas empresas. Para reverter essa situação no seu estabelecimento, criamos este artigo!
A seguir, esclareceremos dúvidas comuns que os gestores de loja têm sobre a gestão de PDV. Esperamos que o nosso artigo seja útil para você. Continue conosco e confira!
O que é a gestão de PDV?
Como você deve saber, PDV é uma sigla para Ponto De Venda. Logo, a gestão do PDV nada mais é do que a sua loja. Todo o laytout e design do estabelecimento precisa ser feito com foco no cliente, para que ele se sinta bem no local e também encontre com facilidade aquilo que deseja comprar.
Outro ponto importante que pode ser explorado na gestão de PDV é a questão relacionada ao som ambiente. Imagine, por exemplo, uma loja de joias e artigos de luxo voltado para o público classe A.
Não pegaria bem para esse tipo de estabelecimento se a música ambiente fosse sertanejo, pagode ou um rock pesado. Isso não significa que estamos desmerecendo esses gêneros musicais, mas sim que eles não são adequados para essa ocasião, para a escolha de artigos de luxo.
Um blues, um jazz ou até mesmo música clássica poderiam ser gêneros mais atrativos para esse perfil de público, concorda? É por isso que a criação de playlists personalizadas também é um tópico importante na gestão de PDV.
Quais são os seus principais pilares?
A gestão de PDV é embasada em quatro pilares, que devem ser seguidos pelos gestores de estabelecimentos varejistas. Observe, a seguir, quais são eles!
Estoque
Se um cliente chega em sua loja e não encontra aquilo que ele procura nas prateleiras, provavelmente perguntará a um vendedor se ele dispõe de determinado item em estoque.
Já em casos de lojas de roupas ou calçados, o cliente pode gostar de uma calça exposta, por exemplo, mas ela ser do tamanho M, enquanto ele usa GG. Desse modo, pode perguntar para o atendente se há um produto com as suas medidas em estoque.
Para evitar que situações desagradáveis aconteçam, como não ter um produto solicitado pelo cliente, é importante fazer uma boa gestão do PDV. De tal maneira, se não tiver um produto em loja, poderá pelo menos dar uma previsão de quando ele chegará.
Exposição
Outro pilar da gestão de PDV é a exposição, utilize técnicas do visual merchandising. Os produtos precisam ser dispostos de forma estratégica, para que os clientes possam ter acesso e visualizá-los com mais facilidade.
Além da parte interna da loja, as técnicas de uma boa exposição podem ser utilizadas em sua vitrine. Desse modo, as pessoas que passam pela frente do estabelecimento podem se sentir mais atraídas para entrar.
Preço
É preciso que o gestor de PDV também dê uma atenção especial para a forma como o preço é exposto. No Brasil, as empresas devem seguir o que é determinado pelo Código de Defesa do Consumidor e deixar os produtos com preços à vista.
Também há a possibilidade de não colocar etiquetas com os preços, mas dispor de um aparelho para leitura de código de barras, por meio do qual o cliente pode fazer a consulta.
Atendimento
A gestão de PDV se finaliza no atendimento. É essencial que todas as pessoas que cheguem na loja sejam sempre muito bem atendidas. Dessa maneira, poderá ser conquistada a fidelidade dos consumidores.
Além disso, as pessoas que forem bem atendidas poderão indicar a sua loja para amigos, familiares e pessoas de suas relações.
Qual é a importância de fazer uma gestão de PDV produtiva?
A gestão de PDV é muito importante porque é o serviço responsável por fazer com que um cliente se sinta bem no seu estabelecimento. Isso fará com que ele esteja mais disposto a comprar e aumente a lucratividade do negócio.
É por isso que os gestores de estabelecimentos varejistas precisam estar sempre atentos para fazer uma boa gestão de PDV. Além do mais, uma loja bem organizada gera uma boa impressão para quem chega ao local pela primeira vez.
Outro ponto positivo é o fato de que os funcionários terão mais produtividade, uma vez que se tornará mais fácil encontrar produtos desejados pelos clientes, por exemplo.
Quais são as principais boas práticas para ter uma boa gestão de PDV?
Para fazer uma boa gestão de PDV, existem algumas ações que devem ser sempre colocadas em prática. Na sequência apresentaremos as principais delas. Observe!
- conheça o seu consumidor, bem como as suas necessidades e anseios;
- invista em boas estratégias de relacionamento com os clientes;
- mantenha os colaboradores bem treinados e capacitados;
- mensure e otimize os processos de forma contínua;
- invista em um ambiente agradável e chamativo.
Que benefícios a gestão de PDV traz para os negócios?
Fazer uma boa gestão de PDV faz com que você crie relacionamentos melhores com os clientes. Além disso, as suas estratégias passam a ser centradas no consumidor, dando mais segurança para que as pessoas comprem no estabelecimento.
Para lojas que são franquias ou que contam com mais de uma unidade, a gestão de PDV também é útil pelo fato de padronizar o atendimento em todos os ambientes. Assim sendo, se um cliente vai em uma unidade da loja em São Paulo e em outra em Porto Alegre, por exemplo, terá a mesma experiência agradável nas suas franquias.
Saber como fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda é muito relevante para os estabelecimentos comerciais, como você pode observar. Por isso, coloque em prática as nossas dicas e conquiste mais resultados positivos para o seu negócio.
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