Em meio às crises ou como plano de crescimento, toda empresa quer aumentar e manter os lucros. Cada segmento exige diferentes abordagens para que isso aconteça, e o varejo traz desafios próprios. Saber como melhorar as vendas no varejo é um diferencial para o seu negócio e pode fazer uma grande diferença no fluxo de caixa a longo prazo!
Qualquer que seja o seu momento atual, estratégias de marketing sempre são importantes. Sem elas, não há como atrair novos clientes e, muitas vezes, não há como fidelizar os que já existem. As principais técnicas da área existem para fortalecer a gestão da marca, o que é necessário no mercado a todos os momentos.
Os consumidores estão constantemente se tornando exigentes e buscando alternativas para direcionar os gastos. Você deve provar que seu produto ou serviço vale a pena e possui um custo-benefício excelente. Só falar isso não é o suficiente — é o que todos falam. Você deve provar e, para tanto, precisa que as pessoas prestem atenção.
Confira, a seguir, as melhores dicas sobre como melhorar as vendas no varejo. Anote o que mais fizer sentido para você e boas vendas!
Como melhorar as vendas no varejo: 5 dicas essenciais
O principal aspecto que todo gestor de loja deve se atentar é que há um ponto em comum para o crescimento das vendas: a satisfação do cliente. Mesmo que a quantidade de consumidores não aumente em determinado período, ainda é possível trabalhar muito bem com o público existente, tornando-o não apenas fiel, como também mais propenso a consumir. Descubra como:
1. Defina metas
Por mais que você queira melhorar as vendas, essa não é uma resposta válida quando não falamos em objetivos de campanha. Para ter sucesso nesse tipo de empreitada, é preciso afunilar a meta e encontrar um ponto específico no qual você quer chegar. Nesse caso, é uma boa ideia estabelecer uma porcentagem esperada de crescimento.
Para isso, você deve estudar o momento que a empresa vive e o quão realista é a expectativa. Durante a análise, é possível que você encontre algumas dificuldades internas, o que é ótimo, pois significa que você saberá por onde começar.
As metas também são importantes para ter uma base quando a campanha acabar e você precisar entender se o investimento foi bem aplicado ou não. É impossível fazer comparações de métricas se não havia um objetivo traçado, certo? Portanto, antes de percorrer o caminho, tenha certeza de onde você quer chegar.
2. Aposte no online
A internet não é uma substituição do varejo como o conhecemos, mas pode ser uma ótima extensão. Se você ainda não trabalha com e-commerce, considere estudar sobre esse universo. A cada ano, surgem mais opções de como melhorar as vendas no varejo online, que funciona como apoio às lojas físicas de todos os segmentos.
Além disso, o mundo virtual vai além da própria comercialização. Invista em marketing digital, produza conteúdo relevante para sua persona e se mantenha ativo nas redes sociais. Todas essas atitudes farão com que sua marca esteja presente no dia a dia do cliente, mesmo que ele não perceba à princípio.
3. Invista em marketing sensorial
Se há algo que não pode ser replicado pela internet é o estímulo aos sentidos humanos. A essa técnica é dada o nome de marketing sensorial: uma maneira de atrair e encantar o cliente por meio do olfato, audição, visão, tato e paladar. Não todos de uma vez, nem necessariamente separados.
Se você procurar bem, vai encontrar diversas empresas que já aplicam essa estratégia. Uma loja de perfumes, por exemplo, usa o olfato para demonstrar a qualidade de seus produtos. Um restaurante ou lanchonete pode distribuir amostras grátis de pratos da casa, apelando para o paladar.
Alguns sentidos valem para todo tipo de negócio. É o caso da visão e da audição. Manter a loja atraente e organizada é fundamental, mas você sabia que utilizar música no estabelecimento pode trazer inúmeros benefícios, incluindo o aumento da permanência dos clientes? É só conhecer o público e saber aplicar a técnica profissionalmente.
4. Capacite os vendedores
A equipe de vendas é o nó entre o marketing e a venda propriamente dita. Toda estratégia leva o cliente até certo ponto, mas é o vendedor que empurra um pouquinho mais, até o fim da jornada. Mais do que isso, se o profissional não for capacitado, ele pode até afastar o consumidor, prejudicando todo o trabalho estratégico para levá-lo até aquele ponto. Não há como melhorar as vendas no varejo sem eles.
Investir em treinamento para a equipe é a melhor maneira de evitar esse tipo de situação. Eles aprenderão a ir além do bom atendimento, identificando as necessidades de cada cliente e apresentando as soluções adequadas. Parte da capacitação também diz respeito ao alinhamento entre o comportamento do vendedor e a imagem da marca.
5. Capriche na vitrine
O maior e mais impactante convite visual da loja é o da vitrine. Esse primeiro contato carrega a autoridade da empresa e indica os produtos mais interessantes para o público-alvo. Você pode trabalhar com promoções, itens mais vendidos ou até mesmo aqueles que ficam mais tempo no estoque. Tudo depende de como será a exposição.
Escolhas temáticas, produtos relacionados, organização, iluminação e variedade são todas palavras-chave importantes. Faça o máximo para mudar a vitrine constantemente, testando e descobrindo o que funciona melhor para chamar a atenção. Não deixe, também, de deixar os preços visíveis e em destaque, principalmente no caso de ofertas, mas sem se sobrepôr ao próprio produto.
Como melhorar as vendas no varejo: comece a praticar
Essas são algumas das principais dicas sobre como melhorar as vendas no varejo. Do virtual ao real, há sempre muito o que fazer para trazer mais pessoas para a loja — e, principalmente, para fazer com que elas continuem ativas lá dentro. Atração e fidelização são as palavras de ordem. Aplique as técnicas listadas acima e boas vendas!
Caso tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou queira apenas nos contar sobre suas próprias estratégias, comente neste post e responderemos com o maior prazer!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!