Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos.
A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade. Segundo pesquisa da The Global Association for Marketing at Retail, cerca de 83% das decisões de compra são tomadas por conta de uma vitrine bem executada. Já deu para perceber que ela não é um mero capricho, não é mesmo? Muito pelo contrário, ela deve ser cuidadosamente planejada.
Portanto, se você não vem dedicando a atenção necessária para esse importante elemento, você está no lugar aqui. Aqui nós separamos algumas dicas para você aprender como montar a vitrine de loja perfeita e conquistar os clientes logo no primeiro momento. E tudo isso sem precisar contar com um vitrinista especializado é possível montar vitrines belas e chamativas. Confira!
Passos de como montar uma vitrine de loja perfeita
A seguir, vamos te mostrar alguns passos que você deve ficar atento se quiser ter uma vitrine de loja capaz de encantar a atrair clientes.
1. Conhece o seu público
Essa pode até parecer uma dica boba e batida, entretanto, mencioná-la é necessário porque muitos varejistas se esquecem o quanto esse passo é importante. Inclusive, ele é essencial para qualquer ação de marketing que você vá realizar. Inclusive, temos um guia completo com 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.
Quando você conhece o seu cliente sabe o que é preciso fazer para chamar a sua atenção, quais características do produto ele valoriza e o que vai influenciar a sua decisão de compras. Portanto, não subestime esse passo e comece a coletar e analisar os dados de quem frequenta a sua loja ou segue o perfil da sua marca nas redes sociais.
2. Conte uma história ou siga um determinado tema
Quando um consumidor vai às compras, ele não está buscando somente um produto, mas também uma experiência. Saber como montar uma vitrine de loja é uma ótima forma de oferecer um verdadeiro sonho para a pessoa que está comprando.
Pense um tema que tenha relação com a essência da sua loja e desenvolva a vitrine de forma que seja possível imaginar acontecimentos naquele cenário. Para ficar bastante claro, vamos dar um exemplo bem simples.
Sabe aquelas lojas de decoração, que vendem absolutamente tudo para compor o visual da sua casa? Ela geralmente exibe ambientes totalmente decorados com itens vendidos na loja. A intenção é justamente essa, mostrar que a loja oferece tudo o que você precisa, e como combinar cada um dos itens. Desta forma, se o cliente gostar daquela montagem, é capaz de comprar todos os itens que fazem parte do cenário.
Algo muito parecido acontece com as lojas de roupas. Entretanto, você pode ir além de usar a sua criatividade. Por exemplo, se você estiver preparando uma vitrine para o Dia dos Namorados, pode apresentar combinações de presentes para casais.
3. Atenção para a iluminação
A iluminação diz muito sobre os produtos que você está vendendo. Se bem feita, é capaz de realçar os melhores atributos, frisando apenas o que você desejar. É com a iluminação que você vai conseguir atrair a atenção do cliente para determinados pontos da vitrine. Inclusive, o mesmo pode ser feito com a decoração da sua loja.
Vale a pena dizer que você também pode investir em lâmpadas de LED, já que, apesar de contarem com um valor relativamente mais elevado, também têm durabilidade muito maior, gastam menos energia e não esquentam o ambiente. Já que alguns produtos podem ser danificados pelo calor de algumas lâmpadas.
E, se “a primeira impressão é a que fica”, você não vai querer apresentar nenhum produto danificado na sua vitrine, não é mesmo?
4. Sempre atualize a vitrine da sua loja
Renovar a vitrine da loja é algo que deve ser uma das prioridades quando falamos em chamar a atenção do cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo e na busca por se destacar da concorrência, a rotatividade é extremamente importante.
Afinal, nada pior para um cliente (e para a loja) do que passar dezenas de vezes na frente de uma determinada loja e enxergar apenas os mesmos produtos em evidência, não é mesmo? A vitrine pode até chamar a atenção nas duas primeiras vezes, mas depois disso o cliente nem sequer vai ver o que está exposto.
Mudar constantemente é o que garante que seus produtos continuarão despertando o interesse de quem passa por sua vitrine. Isso acontece porque os clientes estão sempre em busca de algo novo e, ao renovar a vitrine, ele terá essa impressão. Portanto, planeje com qual frequência isso será feito.
5. Aproveite as datas comemorativas do varejo
Na hora de planejar como montar a sua vitrine, é essencial ficar de olho em quais datas comemorativas do varejo você vai investir. Isso porque, quando o cliente se depara com a decoração na vitrine, ele saberá que vai encontrar o que precisa para celebrar a data na sua loja.
E isso não significa que você deva ficar apenas em datas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal ou Dia dos Namorados. Pelo contrário, você pode investir em datas que tenham a ver com o seu ramo de atuação e que possam despertar a atenção dos seus clientes.
Neste caso, você pode criar um calendário editorial e procurar datas que sejam celebradas por quem compra os seus produtos. Ficou na dúvida? Pergunte ao seu cliente quais datas ele gostaria de celebrar, dê de três a quatro opções e escolha as mais votadas. Desta forma, você saberá que precisa preparar a vitrine e promoções imperdíveis para essas datas.
6. Escolha cuidadosamente o que será exposto na vitrine
Esse é um ponto bastante crítico para ter uma vitrine perfeita. Afinal, o papel dela é chamar a atenção do cliente e, para isso, é importante que você tenha na vitrine os produtos mais procurados, ou os lançamentos.
Outro grande problema que muitas lojas enfrentam é que, pela falta de atualização da vitrine, os itens expostos não estão mais disponíveis no estoque. Quando isso acontece, é comum o cliente entrar na loja procurando por algo que ele viu, mas que já não tem mais na cor ou tamanho que ele busca.
Isso vai gerar insatisfação e frustração, sem falar que passa uma péssima impressão para o cliente, que vai achar que a sua loja está descuidada. Portanto, fique sempre atento aos níveis do estoque e, ao menor sinal de que você não terá mais aquele item, substitua-o na vitrine.
7. Reforce a imagem da sua loja
Toda marca tem uma imagem a reforçar e a zelar. Por isso, na hora de planejar como vai ser a decoração da vitrine você precisa ter isso em mente. Se o perfil da sua marca for mais descontraído, então a decoração da vitrine deve refletir isso. Por exemplo, com cores mais fortes e chamativas.
Por outro lado, se a sua imagem possuir uma imagem mais séria, a vitrine também deverá refletir isso. O que pode ser alcançado geralmente com luzes indiretas, cores mais sóbrias e uma decoração minimalista.
Neste artigo você conhece quais são os passos para montar uma vitrine de loja perfeita e que seja capaz de atrair a atenção dos clientes e despertar a curiosidade para que eles entrem na loja para conferir outros produtos. Então, aproveite e acesse o nosso blog para conferir outras dicas.
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