Por Nayara Santos em 25.07.2022

Como Montar a Vitrine de Loja Perfeita em 4 Passos

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos.

A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade. Segundo pesquisa da The Global Association for Marketing at Retail, cerca de 83% das decisões de compra são tomadas por conta de uma vitrine bem executada. Já deu para perceber que ela não é um mero capricho, não é mesmo? Muito pelo contrário, ela deve ser cuidadosamente planejada. 

Portanto, se você não vem dedicando a atenção necessária para esse importante elemento, você está no lugar aqui. Aqui nós separamos algumas dicas para você aprender como montar a vitrine de loja perfeita e conquistar os clientes logo no primeiro momento. E tudo isso sem precisar contar com um vitrinista especializado é possível montar vitrines belas e chamativas. Confira!

Passos de como montar uma vitrine de loja perfeita

A seguir, vamos te mostrar alguns passos que você deve ficar atento se quiser ter uma vitrine de loja capaz de encantar a atrair clientes.

1. Conhece o seu público

Essa pode até parecer uma dica boba e batida, entretanto, mencioná-la é necessário porque muitos varejistas se esquecem o quanto esse passo é importante. Inclusive, ele é essencial para qualquer ação de marketing que você vá realizar. Inclusive, temos um guia completo com 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.

Quando você conhece o seu cliente sabe o que é preciso fazer para chamar a sua atenção, quais características do produto ele valoriza e o que vai influenciar a sua decisão de compras. Portanto, não subestime esse passo e comece a coletar e analisar os dados de quem frequenta a sua loja ou segue o perfil da sua marca nas redes sociais.

2. Conte uma história ou siga um determinado tema

Quando um consumidor vai às compras, ele não está buscando somente um produto, mas também uma experiência. Saber como montar uma vitrine de loja é uma ótima forma de oferecer um verdadeiro sonho para a pessoa que está comprando.

Pense um tema que tenha relação com a essência da sua loja e desenvolva a vitrine de forma que seja possível imaginar acontecimentos naquele cenário. Para ficar bastante claro, vamos dar um exemplo bem simples.

Sabe aquelas lojas de decoração, que vendem absolutamente tudo para compor o visual da sua casa? Ela geralmente exibe ambientes totalmente decorados com itens vendidos na loja. A intenção é justamente essa, mostrar que a loja oferece tudo o que você precisa, e como combinar cada um dos itens. Desta forma, se o cliente gostar daquela montagem, é capaz de comprar todos os itens que fazem parte do cenário.


Algo muito parecido acontece com as lojas de roupas. Entretanto, você pode ir além de usar a sua criatividade. Por exemplo, se você estiver preparando uma vitrine para o Dia dos Namorados, pode apresentar combinações de presentes para casais.

3. Atenção para a iluminação

A iluminação diz muito sobre os produtos que você está vendendo. Se bem feita, é capaz de realçar os melhores atributos, frisando apenas o que você desejar. É com a iluminação que você vai conseguir atrair a atenção do cliente para determinados pontos da vitrine. Inclusive, o mesmo pode ser feito com a decoração da sua loja.  

Vale a pena dizer que você também pode investir em lâmpadas de LED, já que, apesar de contarem com um valor relativamente mais elevado, também têm durabilidade muito maior, gastam menos energia e não esquentam o ambiente. Já que alguns produtos podem ser danificados pelo calor de algumas lâmpadas.

E, se “a primeira impressão é a que fica”, você não vai querer apresentar nenhum produto danificado na sua vitrine, não é mesmo?

4. Sempre atualize a vitrine da sua loja

Renovar a vitrine da loja é algo que deve ser uma das prioridades quando falamos em chamar a atenção do cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo e na busca por se destacar da concorrência, a rotatividade é extremamente importante. 

Afinal, nada pior para um cliente (e para a loja) do que passar dezenas de vezes na frente de uma determinada loja e enxergar apenas os mesmos produtos em evidência, não é mesmo? A vitrine pode até chamar a atenção nas duas primeiras vezes, mas depois disso o cliente nem sequer vai ver o que está exposto.

Mudar constantemente é o que garante que seus produtos continuarão despertando o interesse de quem passa por sua vitrine. Isso acontece porque os clientes estão sempre em busca de algo novo e, ao renovar a vitrine, ele terá essa impressão. Portanto, planeje com qual frequência isso será feito.

5. Aproveite as datas comemorativas do varejo

Na hora de planejar como montar a sua vitrine, é essencial ficar de olho em quais datas comemorativas do varejo você vai investir. Isso porque, quando o cliente se depara com a decoração na vitrine, ele saberá que vai encontrar o que precisa para celebrar a data na sua loja.

E isso não significa que você deva ficar apenas em datas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal ou Dia dos Namorados. Pelo contrário, você pode investir em datas que tenham a ver com o seu ramo de atuação e que possam despertar a atenção dos seus clientes.

Neste caso, você pode criar um calendário editorial e procurar datas que sejam celebradas por quem compra os seus produtos. Ficou na dúvida? Pergunte ao seu cliente quais datas ele gostaria de celebrar, dê de três a quatro opções e escolha as mais votadas. Desta forma, você saberá que precisa preparar a vitrine e promoções imperdíveis para essas datas.

6. Escolha cuidadosamente o que será exposto na vitrine

Esse é um ponto bastante crítico para ter uma vitrine perfeita. Afinal, o papel dela é chamar a atenção do cliente e, para isso, é importante que você tenha na vitrine os produtos mais procurados, ou os lançamentos.

Outro grande problema que muitas lojas enfrentam é que, pela falta de atualização da vitrine, os itens expostos não estão mais disponíveis no estoque. Quando isso acontece, é comum o cliente entrar na loja procurando por algo que ele viu, mas que já não tem mais na cor ou tamanho que ele busca.

Isso vai gerar insatisfação e frustração, sem falar que passa uma péssima impressão para o cliente, que vai achar que a sua loja está descuidada. Portanto, fique sempre atento aos níveis do estoque e, ao menor sinal de que você não terá mais aquele item, substitua-o na vitrine.

7. Reforce a imagem da sua loja

Toda marca tem uma imagem a reforçar e a zelar. Por isso, na hora de planejar como vai ser a decoração da vitrine você precisa ter isso em mente. Se o perfil da sua marca for mais descontraído, então a decoração da vitrine deve refletir isso. Por exemplo, com cores mais fortes e chamativas.

Por outro lado, se a sua imagem possuir uma imagem mais séria, a vitrine também deverá refletir isso. O que pode ser alcançado geralmente com luzes indiretas, cores mais sóbrias e uma decoração minimalista.

Neste artigo você conhece quais são os passos para montar uma vitrine de loja perfeita e que seja capaz de atrair a atenção dos clientes e despertar a curiosidade para que eles entrem na loja para conferir outros produtos. Então, aproveite e acesse o nosso blog para conferir outras dicas.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Inauguração de loja de decoração: 5 dicas de como fazer

Assim como acontece com qualquer outra loja do ramo do varejo, o planejamento para a inauguração de uma loja de decoração deve ser minucioso e focado nos detalhes. Afinal, muitos elementos são essenciais para fazer deste momento um sucesso. Para a inauguração da sua loja, você pode optar tanto por fazer um evento maior, até…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Vitrine para o Dia dos Pais: aprenda a montar a ideal

Conseguir montar a vitrine ideal para o Dia dos Pais pode ser sinônimo de aumento nas vendas para uma das datas importantes no calendário do varejo. Afinal, esse é um período em que as pessoas estão procurando não apenas presentes, mas opções de bons negócios e boas marcas para se relacionar. Como todo o comércio…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Varejo de cosméticos: como aumentar as vendas em loja física?

Vivemos um período difícil para o mercado, mas a pandemia de Coronavírus logo passará. Quando esse dia chegar e as lojas começarem a reabrir, o varejo de cosméticos pode conquistar bons resultados e se recuperar dessa fase ruim. E como isso pode se tornar uma realidade? Para aumentar as vendas de sua loja física no…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

4 ideias para inauguração de loja, se inspire

Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram. Mas, a inauguração também é o primeiro momento que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Qual é o futuro do varejo? Confira um guia completo sobre o assunto!

É impossível negar que a pandemia do coronavírus já transformou, para sempre, a forma de viver da sociedade. Enquanto enfrentamos o desafio do isolamento social, muito está sendo repensado em respeito à ciência, à educação, à saúde, e, claro, aos hábitos de consumo. O futuro do varejo, que já estava batendo em nossas portas (e…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

11 textos para propaganda de lojas de decoração, confira

Atrair os clientes para a sua loja de decoração envolve escolher e utilizar os textos certos para a propaganda. Afinal, dependendo do que você disser, vai atrair pessoas que já conhecem a sua loja, ou aqueles que nunca nem entraram nela. Entretanto, se escolher errado, você acabará afugentando a clientela. Por isso, é essencial ficar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Ranking das lojas de varejo no Brasil, confira

Muitos empreendedores ficam de olho no ranking das lojas de varejo no Brasil. Saber quem são os maiores players do mercado pode ajudar você a se inspirar e trazer ideias novas para a sua empresa. Ao mesmo tempo, também indica quais são os setores que mais vem crescendo e atraindo clientes no país. Por isso,…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos