Por Nayara Santos em 31.05.2022

Qual a Importância do Treinamento dos Vendedores de uma Empresa?

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Qual é a importância que o treinamento dos vendedores tem na sua empresa? Você possui um planejamento do que eles devem aprender ou com qual frequência eles devem passar por treinamento? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então a sua empresa pode estar em risco.

Isso porque, muitos consumidores desistem da compra devido a um vendedor desatento ou despreparado. Sem falar que ainda deixam a loja com uma má impressão do estabelecimento e podem pensar duas vezes antes de retornar para uma próxima compra. Ou ainda passar a disseminar informações ruins sobre a sua loja. E, sem dúvida alguma, você não quer que nada disso aconteça, não é mesmo?

Portanto, chegou o momento de começar a dedicar maior atenção ao treinamento dos vendedores e entender a importância que isso pode ter para sua empresa. Por isso, preparamos esse artigo para te contar mais sobre esse assunto e ainda te dar algumas dicas práticas para ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada. E no final do artigo ainda trazemos algumas dicas bônus de como manter a sua equipe motivada. Confira!

O que é e qual a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa?

Se pararmos para refletir, os vendedores fazem parte do rosto da sua marca ou empresa, ou seja, eles ajudam a sua marca a ter vida. Assim, quando o cliente entra em sua loja, eles terão contato direto com os vendedores e, dependendo de como são atendidos, avaliam a experiência de compra. É justamente nesse quesito que você poderá enxergar qual a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa.

Uma equipe de vendas despreparada não conseguirá atender os clientes de forma assertiva e, muito menos, transmitir o tom de voz e os valores da marca durante o atendimento. Essa questão é péssima para os negócios e reduz fortemente o volume de vendas e, principalmente, a fidelização dos consumidores.

O treinamento de vendedores serve justamente para capacitá-los a entender e personalizar cada atendimento de acordo com cada comprador, sempre com base nos pilares essenciais da marca e tendo como foco a otimização da experiência do usuário.


Afinal, o ponto de venda, há muitos anos, deixou de ser apenas um espaço nos moldes “self service”, com displays, vitrines e iluminação. Os consumidores estão cada vez mais informados, exigentes e atualizados com as tendências. Ou seja, eles se reinventaram e, por conseguinte, as empresas devem fazer o mesmo. Quem ousar não acompanhar o novo modelo de compra e venda, será passado para trás pelos concorrentes.

Incentive a expertise de seus colaboradores

Como citamos acima, o treinamento dos vendedores serve como uma espécie de alavancador de vendas e resultados. Entretanto, essa não é a única vantagem: o investimento também pode auxiliar na redução de turnover (índice de rotatividade dos funcionários), o que prejudica intensamente a rotina da empresa.

Por isso, a seguir vamos apresentar algumas medidas que você pode implementar na sua empresa para manter a sua equipe de vendas motivada.

Promova cursos e treinamentos

Muitos gestores pensam em oferecer cursos aos vendedores quando eles começam a trabalhar na empresa. Afinal, eles precisam aprender sobre os produtos, sobre a empresa e sobre a parte burocrática do trabalho.

Outro momento que os gestores costumam pensar em cursos e treinamentos é quando algum novo sistema é implementado, ou mesmo quando algum problema surge e precisa ser corrigido. Mas, e se você se antecipar e promover cursos e treinamentos periodicamente?

Assim, você mantém a equipe de vendas sempre atualizada, lembra conceitos e processos importantes do dia a dia e ainda mostra que o aprimoramento e o desenvolvimento dos seus colaboradores é importante para a empresa. Afinal, quando uma parte da empresa cresce, todos crescem com ela.

Sendo assim, além do conhecimento obtido nos treinamentos, eles trabalharão com mais entusiasmo e produtividade espontânea. Esse é um bom exemplo de que dinheiro nem sempre é o maior motivador, muitas vezes os colaboradores querem apenas serem ouvidos e reconhecidos pelos seus empregadores.

Não se esqueça de reciclagem

Ao longo do tempo é natural que alguns procedimentos sejam esquecidos, aqueles que são pouco usados na rotina, sejam esquecidos. Por isso, é essencial que além de ter um programa de treinamentos, você também planeje um programa de reciclagem.

Eles consistem em pequenos cursos ou workshops em que os vendedores vão lembrar como os processos devem ser realizados. Eles podem ou não incluir uma parte prática, dependendo de quem estiver ministrando o curso ou da necessidade da sua empresa.

Geralmente, esses cursos de reciclagem acontecem uma vez por ano e não precisam ser focados apenas nos procedimentos da empresa. Aproveite essa oportunidade em que os funcionários estarão reunidos e ensine alguma técnica nova de venda, por exemplo.

Faça avaliações periódicas

Se você ainda não tem um programa de treinamento de vendedores na sua empresa, então, neste momento, o mais importante é fazer uma avaliação da sua equipe. Desta forma, você conseguirá ter um direcionamento do que precisa ser trabalho e o que está bom.

Para isso você deve utilizar ferramentas bastante objetivas de avaliação como pontualidade, volume de vendas, valor de vendas e número de clientes, por exemplo. Claro que você não pode esquecer de olhar também para a interação entre os membros da equipe e o feedback dos clientes. 

Com essas informações você, com certeza, terá pelo menos um ponto por onde começar. E, se você achar conveniente, pode conversar com os membros da sua equipe e pedir sugestões de quais cursos eles gostariam de fazer, ou mesmo quais habilidades eles querem aprender. Ou seja, você vai criar um programa de treinamento sob medida para a sua empresa.

Dica bônus: como manter a sua equipe motivada

Oferecer os treinamentos adequados para os vendedores é, sem dúvida alguma, uma importante tarefa do gestor. Entretanto, você também deve lembrar que para ter uma equipe motivada, outras medidas devem ser tomadas. Por isso, resolvemos te ajudar e trazer algumas ideias do que você pode fazer para oferecer o melhor aos seus colaboradores.

Ofereça uma ambiente agradável

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a influência que a música pode ter sobre o seu cliente. Quando a trilha sonora é adequada o cliente passa mais tempo comprando, e ainda compra mais. Portanto, é uma excelente forma de conseguir obter excelentes resultados em qualquer momento.

Sem falar que ainda possibilita que você reforce a mensagem da sua marca e ainda consiga fidelizar os clientes que gostarem do ambiente de compras que você está oferecendo. Duvida? Pesquisas mostram que quando o cliente faz compras ouvindo uma música que combina com a identidade da loja, há 96% de chance dele se lembrar da loja. Quer entender melhor todos os detalhes dessa estratégia, você pode acessar o nosso material gratuito clicando aqui.

Mas, você sabia que a música também pode influenciar a sua equipe de vendas? Isso mesmo, que você leu! Ela consegue deixar os funcionários mais focados, reduzindo os erros humanos, e até mesmo melhorar os relacionamentos interpessoais. 

Portanto, ter uma rádio personalizada pode ser uma aposta interessante para a sua empresa, já que além de conquistar os clientes você ainda oferece aos vendedores um ambiente de trabalho mais agradável.

Celebre cada vitória

Manter a sua equipe focada exige que você estabeleça metas para eles cumprirem, sejam elas individuais ou coletivas. Entretanto, mais do que dar as metas para os vendedores, você precisa saber que celebrar as conquistas é um importante reconhecimento para os seus colaboradores.

Portanto, além das metas não se esqueça de anunciar os prêmios, e eles não precisam ser necessariamente em dinheiro. Sem falar que, eles também devem ser proporcionais à dificuldade que o objetivo tiver. Por exemplo, se você quiser apenas se livrar de alguns itens parados no estoque, então você pode dar um dia de folga para quem conseguir vender mais unidades. 

Por outro lado, se o objetivo for duplicar a venda da loja em uma determinada data comemorativa, então você pode celebrar a conquista com um jantar para toda a equipe. Claro que a escolha dos prêmios vai depender das condições financeiras da sua empresa, mas tenha em mente que essas celebrações são importantes e devem ser realizadas. 

Mesmo porque, elas também mostram para os vendedores que o trabalho em equipe também é importante para o sucesso de todos. Gostou de saber qual a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa? Continue acompanhando o blog da ListenPlay e confira quatro dicas criativas para chamar a atenção dos clientes.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda o que é cliente estratégico no varejo e como identificá-lo

Você sabe como identificar o que é cliente estratégico no varejo? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem consumidores de diferentes perfis necessidades e que estão em diferentes etapas na jornada de compra. Alguns estão buscando por informações antes de adquirir algum produto. Outros já pesquisaram por soluções e estão dispostos a comprar…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

11 textos para propaganda de Lojas de Eletrodomésticos, confira

Assim como em diversos ramos do varejo, as lojas de eletrodomésticos precisam atrair a atenção do cliente para que ele resolva comprar algum produto. Ainda mais porque muitos itens comercializados são de grande valor, o que pode representar um problema em tempos de crise. Afinal, os consumidores estão preocupados em gastar menos. Por isso, preparar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Como montar uma loja virtual no Instagram: 7 passos essenciais

Você chegou até este artigo querendo saber como montar uma loja virtual no Instagram, uma das principais redes sociais para os brasileiros. E, podemos dizer que você está certo. Já que essa é uma tendência para o varejo e, quanto antes você conseguir se adaptar, melhor. Ter uma loja virtual no Instagram é algo que…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como fazer o fortalecimento de marca?

Realizar um trabalho de fortalecimento de marca é fundamental para que sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e com mais opções para os clientes. Além da concorrência, o cliente está munido de diversas informações antes de realizar uma compra, por isso, investir para tornar a sua marca forte e uma…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

9 frases para divulgação de loja virtual: veja exemplos

Utilizar as frases certas para fazer a divulgação da sua loja virtual te ajuda a atrair a atenção do cliente, despertar a curiosidade deles e até mesmo convencê-los a comprar. Entretanto, a preparação dessas frases pode ser algo difícil para alguns empreendedores do varejo. Isso porque é preciso ter uma certa dose de criatividade, sem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos