Abrir uma franquia, geralmente, é um excelente negócio para o empresário, independentemente do segmento de atuação. Isso porque esse modelo (franchising) de empresa já tem um “molde” a ser seguido, além de oferecer apoio e consultorias diversas para os mais variados problemas que possam surgir — desde auxílio em gestão até uma comunicação padronizada.
Mas apesar desses parâmetros e diretrizes existentes nesse tipo de negócio, não podemos esquecer de considerar o regionalismo em franquias. Isso mesmo! As diferenças culturais e, até mesmo, climáticas podem influenciar todo um padrão de compra dos clientes. Além dos hábitos de consumo que as pessoas podem vir a apresentar antes da compra, o pós-venda também tende a exigir posturas diferentes por partes da empresa, a depender da sua localização geográfica.
Afinal, o que influencia, atrai e fideliza um grupo de consumidores pode variar bastante, até mesmo, em uma pequena cidade. Imagine, então, o que pode acontecer em uma franquia de lojas de varejo!
Por tudo isso, é fundamental considerar o regionalismo em franquias. Veja como fazer isso agora mesmo!
Por que levar em conta o fator regionalismo?
Para encontrar essa resposta, faça o seguinte exercício: pense em um varejista localizada no Maranhão e em seus perfis de clientes. Agora, desça para o sul do país e visualize o mesmo negócio e os consumidores.
Na verdade, nem precisamos percorrer tantos quilômetros para encontrar diferenças culturais que alteram os hábitos de consumo das pessoas. O interior do estado de São Paulo apresenta clientes com expectativas diferentes do que aqueles encontrados na capital.
Será, então, que os consumidores que entram na mesma loja, mas em outra cidade, serão semelhantes e estarão em busca da mesma coisa?
Ao grosso modo, até podemos responder que sim, afinal, uma franquia que vende produtos de beleza, por exemplo, vai vender os mesmos itens em qualquer lugar do país.
Mas é aí que está o segredo — senão, cuidar do Marketing de uma empresa seria fácil, não é verdade? Existem fatores culturais, de hábitos de consumo e de percepção de marca, entre outros, que variam bastante de uma região para outra, e que, se não percebidos e considerados, podem ser o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Interessante, não é mesmo? Veja alguns desses fatores!
Quais fatores merecem a sua atenção?
Sabemos que as lojas franqueadas precisam seguir normas de padronização rígidas tanto na maneira de ser administrada quanto no ambiente que é apresentado ao consumidor final. Mas existem alguns pontos que podem e devem ser adaptados de acordo com a localidade do negócio.
Clima
Vamos continuar no exemplo da rede de produtos de beleza. Em suas lojas localizadas na região sul do país, provavelmente, o interior da loja vai ter uma temperatura amena durante a maior parte do ano. Poucos ventiladores ou aparelhos de ar condicionado podem resolver nos dias mais quentes, a fim de não deixar que os clientes fiquem desconfortáveis ali dentro.
Por outro lado, as lojas de Brasília podem sofrer bastante com o calor e ambiente mais seco. Nesse exemplo, vale a pena ressaltar que não apenas o conforto das pessoas está em jogo, mas também a qualidade dos produtos — que podem ser danificados com as altas temperaturas.
Portanto, se a franquia não estabelece uma temperatura padronizada para todas as suas lojas, é preciso realizar essa adaptação de acordo com a cidade onde o estabelecimento está instalado.
Costumes
É certo que existem pessoas com diferentes personalidades espalhadas por todo o país, mas alguns hábitos culturais e costumes podem fazer com que os grupos de pessoas apresentem necessidades e comportamentos parecidos.
Dentro de uma loja, por exemplo, os clientes de determinado local podem gostar mais de experimentações; em outro, as amostras grátis podem agradar bastante; além disso, em algumas regiões, os consumidores gostam de ser abordados por vendedores simpáticos, para terem uma boa conversa, enquanto que em outras cidades, é possível que prefiram ser atendidos apenas quando solicitados.
Percebeu como são detalhes, mas que podem cativar ou espantar o seu cliente? Mas como perceber essas nuances em seu público? Observando. Perceba como eles se comportam dentro da loja, como interagem com os vendedores, se respondem bem a brindes ou se ativam o seu gatilho mental ao receberem uma amostra gratuita, entre outros.
Ao realizar essas pesquisas de comportamento apenas observando os seus consumidores, você será capaz de perceber muito de suas personalidades e preferências, do que os agradam (ou não) dentro da loja e o que buscam ali além dos produtos em si.
Gosto musical
Esse é outro fator que costuma variar bastante de acordo com cada região do país. Mas será que é melhor deixar como som ambiente da loja as músicas típicas de cada local, deixar o som mais eclético ou apostar nas clássicas trilhas de elevador?
Ou então, seria mais agradável escolher a playlist da loja de acordo com a idade da maioria dos clientes ou de outra característica (como homens ou mães)? A gente responde no próximo tópico, acompanhe!
Qual é uma boa solução para o regionalismo em franquias?
Muitas dúvidas surgiram em relação ao gosto musical, não é mesmo? Esse é realmente um fator difícil de acertar — pois até dentro de uma pequena família é possível encontrar várias preferências diferentes.
Felizmente, existem soluções como a ListenPlay, que é um serviço de música profissional para negócios. Isso mesmo! A nossa equipe entende tudo sobre o assunto e que pode ajudar a sua empresa a melhorar a experiência do cliente com a música que toca dentro da loja. Com a trilha sonora certa, a sua franquia pode vender mais e ter a sua marca muito mais lembrada. É o poder da música usado da forma certa no seu negócio!
O regionalismo em franquias precisa, sim, ser considerado, mas não deve ser uma barreira entre o seu varejo e o seu consumidor. Observe o seu cliente, perceba os seus costumes e preferências e conte com profissionais para ajudá-lo com a influência e o poder da música.
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