O varejo é um dos setores que vem se reinventando ano após ano, pois lida diretamente com o consumidor que, por sua vez, tem seu comportamento de compra influenciado pelos avanços tecnológicos da sociedade. Dado o contexto, trabalhar estratégias de marketing digital para melhorar as vendas não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.
É preciso conhecer o público-alvo e suas particularidades e entender a posição de sua empresa no nicho em que ela atua, para desenvolver uma comunicação que seus clientes potenciais entendam e desenvolver melhor a imagem de sua marca.
Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos 6 estratégias de marketing digital para melhorar o branding de seu negócio. Acompanhe a leitura para conferir!
1. Segmente o público
O primeiro passo de qualquer estratégia que envolva marketing, seja nas mídias tradicionais ou no âmbito virtual, é conhecer o perfil de seu público-alvo para segmentar os esforços e ações. Isto é, você precisa conhecer seus clientes potenciais muito bem. Para isso, é preciso definir as personas.
Uma boa segmentação de público necessita de análises minuciosas sobre as características comportamentais dos consumidores. Além disso, é preciso descobrir em quais mídias eles estão e a avaliar a forma como eles interagem nas redes sociais. Além disso, descubra dados sobre seu poder aquisitivo, formação acadêmica, área de atuação, desejos, ambições e até mesmo atividades que realizam como lazer.
Cada detalhe contribuirá para que você aumente o índice de conversão e a taxa de fidelização.
2. Use as redes sociais a seu favor
Não é nenhuma novidade que é nas redes sociais que grande parte de sua clientela se encontra, concorda? Dito isso, sua marca estar presente nesse meio não é um diferencial, mas sim um “pré-requisito” para competir com seus concorrentes pela atenção dos consumidores.
As redes sociais ajudam a aumentar o tráfego, agilizar as conversões e, ainda, o engajamento entre os usuários e a sua marca. O que queremos dizer é que as pessoas verão as publicações do seu negócio, curtir, comentar, compartilhar e, por fim, comprar os seus produtos ou serviços.
3. Invista em links patrocinados
Quando falamos em estratégias de marketing digital, não podemos deixar de lado os tradicionais links patrocinados, como Facebook ou Google Ads. O fato desse tipo de recurso permitir que os anúncios das campanhas sejam programados de maneira específica, faz com que ele seja muito interessante.
De forma simplificada, é possível definir quais são as palavras-chave mais relevantes de acordo com o nicho do mercado que seu negócio atua, considerando as buscas que os usuários fazem quando procuram por soluções que você oferece. Ou seja, seu produto ou serviço aparece quando alguém pesquisa por algo relacionado a ele.
4. Aposte em Inbound Marketing
Após conhecer seu público-alvo melhor, assim como suas necessidades e ambições, é a hora de pensar em como utilizar o Inbound Marketing a favor da sua marca. Isto é, oferecer suas soluções por meio de conteúdos úteis e relevantes para seus clientes, mostrando de que forma você pode ajudá-los.
Para que o Inbound funcione com eficiência, é muito importante que a comunicação entre sua empresa e os clientes potenciais seja aberta e interativa, pois desse modo você pode saber o que os usuários acham dos conteúdos compartilhados. Em outras palavras, assim você permite um feedback mais claro e preciso, além de propor soluções mais eficientes e manter sua relevância entre os consumidores.
5. Utilize copywriting em seu benefício
Essa é uma das estratégias de marketing que tem como foco convencer o espectador a realizar uma ação específica, pois é caracterizada por uma escrita persuasiva, que utiliza gatilhos para despertar senso de urgência e interesse no leitor para gerar conversões e vendas.
Enquanto a redação publicitária é uma espécie de anúncio de venda moderado, o copywriting pode ser caracterizado por seu apelo mais forte para a chamada para a ação.
De um poto de vista mais direto, o copy é perfeito para estratégias de atração, como o Inbound, já citado neste conteúdo, pois os processos de venda se estendem em um processo persuasivo mais longo e estruturado.
Lembrando que a redação publicitária é uma das ferramentas mais utilizadas em estratégias de marketing e se complementa com o copywriting. Ou seja, as duas técnicas podem ser incorporadas em suas campanhas.
6. Construa o branded content
Por fim, essa é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para que uma marca seja capaz de encantar o seu público e, é claro, aumentar as vendas. Para que você entenda melhor, branding sensorial é um conjunto de medidas que têm como finalidade melhorar a forma como o consumidor vê uma determinada marca.
Em outras palavras, trata-se de utilizar ações para aumentar o reconhecimento, otimizar as experiências entre o cliente e a empresa e aumentar o desejo do público pelos produtos oferecidos.
Basicamente, branded content é o ato de desenvolver conteúdo destinado a estimular a percepção dos clientes. Empresas de diversos segmentos têm apostado em informar, entreter, educar, aproximar e auxiliar seus consumidores potenciais por todas as etapas do funil de vendas.
Muitos profissionais da área consideram o branded um tipo de marketing diferente do que era realizado até há algumas décadas, quando os objetivos de venda ficavam tão explícitos que o cliente se sentia pressionado. Essas ações funcionaram por um tempo, mas o comportamento do consumidor mudou bastante com a evolução da tecnologia.
Hoje, o consumidor é mais exigente e a comunicação deve ser sutil e o relacionamento constante. A marca deixou de ser protagonista nesse processo, tornando-se um elemento secundário na produção de conteúdo.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, existem diversas ferramentas, recursos e ações que podem integrar as suas estratégias de marketing digital. Campanhas bem estruturadas são compostas por diversas medidas, testes e análises de resultados. Além disso, mostramos como o comportamento de consumo das pessoas muda à medida que a tecnologia evolui e, por isso, é tão importante atualizar-se para acompanhar essas mudanças.
Este artigo foi útil para você? Então não deixe de conferir também o nosso post sobre as 6 dicas essenciais sobre branding no varejo!
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