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14 dicas de atendimento ao cliente + Dicas Pós Covid-19

Publicado por Nayara Santos em 22/07/2020
Categorias
  • Experiência do cliente
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dicas de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é o primeiro passo para qualquer empreendimento chegar ao sucesso, por isso, ele deve ser realizado da melhor forma possível. Um atendimento de qualidade não garante apenas a satisfação, mas também a fidelidade do seu público.

Sabemos que as críticas ao atendimento são as mais frequentes em grande parte dos negócios nos dias de hoje, portanto é essencial dar uma atenção especial a esse aspecto e oferecer uma experiência excelente ao cliente.

Você acha que o atendimento da sua loja não está bom? E mais, sente que isso pode estar atrapalhando suas vendas? Então este conteúdo é para você! Confira dicas de atendimento matadoras para ajudar a melhorar o contato com os clientes em sua loja!

Atendimento ao cliente em loja: 14 dicas importantíssimas para melhorar!

Todo empreendedor deseja chegar a um patamar de estabilidade e sucesso, não sendo simplesmente uma questão de status. Ser reconhecido em um mercado cada vez mais competitivo não somente por oferecer produtos de qualidade, mas por ter um atendimento personalizado, empático e dedicado é sinônimo de uma estratégia bem aplicada.

A grande questão é: como colocar isso em prática? Não faltam exemplos de negócios que passaram muito tempo refletindo e acabaram não tomando atitude nenhuma, nem daqueles que agiram sem pensar em seu público e acabaram saindo no prejuízo.

Além disso, durante esta época de pandemia, muitos meios de atendimento precisam ser repensados. E algumas destas mudanças vão repercutir bastante depois que este período passar.

Confira 14 dicas para aprimorar o atendimento ao cliente e oferecer um serviço completo!

1. Vendedores ágeis e eficientes

Digamos que um potencial cliente entrou em sua loja. Ele começa a fazer várias perguntas, procura uma atendente e busca mais informações. Daí, o vendedor vai até o estoque, procura um exemplar e demora quase meia hora só pra apresentá-lo. Não é o que o cliente queria e, como ele não quer esperar mais meia hora por outro, ele vai embora.

O fato é que, nenhum cliente gosta de ficar esperando para ser atendido ou aguardar o vendedor trazer o produto escolhido. A reclamação sobre a demora é campeã quando o assunto é atendimento, então você deve tentar ir contra esta tendência.

Quando o cliente está dentro da sua loja, você está a poucos passos de fazer uma nova venda e não pode perder a oportunidade em função da demora. Mesmo que o produto em questão exija mais tempo para ser manipulado, você deve encontrar formas mais eficientes de entregá-lo ao público.

Separamos algumas dicas para ajudar você a fazer um bom atendimento:

·        mantenha o estoque sempre organizado estrategicamente, para os vendedores não ficarem perdidos na hora de buscar o produto;

·        posicione os funcionários nos lugares certos da loja para que nenhum cliente passe despercebido;

·        converse com os funcionários frequentemente, pergunte a eles o que falta para que o atendimento seja mais ágil. Durante as conversas você pode colher bastante ideias legais.

2. Converse e escute o seu cliente

Ter uma boa comunicação com o público é um fator bem decisivo na hora de fechar a venda. Se você tiver que levar ao coração apenas uma das dicas de atendimento ao cliente, então leve esta primeiro.

É importante você se colocar no lugar do cliente: como você gostaria de ser atendido? Você pode fazer essa pergunta para seus funcionários e juntos encontrar o atendimento adequado para o serviço fornecido.

Escute os seus clientes, permita que eles expressem opiniões sobre o produto, atendimento e até mesmo sobre o ambiente da sua loja. Após colher todas essas informações, use-as para modificar atitudes erradas do cotidiano da empresa e, assim, demonstrar que a opinião do consumidor é importante para o seu negócio.

Sempre que algo for mudado em função do feedback do cliente, ele deve ser comunicado e agradecido. Isso fará com que ele se sinta mais à vontade e importante para a empresa — essa comunicação é essencial para buscar a evolução dos serviços.

3. Trate seus funcionários como clientes

Todos os que trabalham na sua loja devem ser considerados como clientes internos. Tratar cada pessoa com quem você trabalha como um cliente é um conceito fundamental de interações de qualidade para refletir positivamente nos clientes externos.

Existem várias estratégias de atendimento, mas se você as empregar apenas com seus clientes reais, seu serviço será prejudicado. Todos os seus colaboradores, dos gestores aos vendedores, também possuem demandas que precisam ser atendidas antes que eles entreguem valor para seu negócio. Que, neste caso, vem na forma de um bom trabalho.

Enxergar os funcionários da empresa como parceiros e promotores da sua marca desencadeia a reação de um serviço incrível que envolve toda a organização, tornando sua equipe mais motivada e preparada para atender a todos os clientes com um sorriso no rosto. Para isso, você precisa ter atitudes e processos que melhorem a sua relação com sua equipe.

4. Melhorar a experiência de compra do cliente

Para que um processo de vendas seja considerado de qualidade, não é necessário apenas oferecer bons produtos, pois esse não é o único critério avaliado pelo público. É fundamental contar com um bom atendimento que faça o cliente ter uma experiência perfeita — é exatamente essa experiência que irá proporcionar a maior satisfação e a fidelização de cada pessoa que entrar em sua loja.

Melhorar a experiência é um passo importantíssimo para chegar à excelência no atendimento e ela deve começar na recepção do cliente na loja. A abordagem inicial, quando o potencial cliente entra no estabelecimento, deve ser gentil, proativa e agradável.

Mais uma vez, sua equipe tem uma papel fundamental nesse processo, pois eles têm a maior influência no que diz respeito à experiência dos seus clientes. Tudo, desde a escolha da linguagem até a proposta de venda, estará nas mãos dos vendedores. Portanto, você tem o dever de orientá-los o melhor que puder para contribuir com essa experiência.

Em outros formatos, como é o caso do atendimento online através de sites, e redes sociais, também é importante investir em uma estrutura adequada, com atendimento personalizado e bem orientado.

5. Atenção às necessidades do público

Satisfação do cliente, quando ele realmente sente que suas necessidades foram atendidas, não é apenas uma subjetividade, mas uma obrigação. Para isso, é preciso estar atento às necessidades do consumidor e ter um atendimento mais próximo e humanizado.

A aproximação com o cliente é fundamental para entender suas necessidades e oferecer o produto correto. A chave para isso é a interação com bom uso da comunicação — dialogar com gentileza e ouvir com atenção.

A fidelidade de um cliente é essencial em qualquer empresa e para chegar a esse ponto é preciso conhecer suas dores, desejos, necessidades e expectativas para oferecer as melhores soluções.

6. Personalizar o atendimento

O atendimento personalizado é um diferencial relevante e traz grandes benefícios como o aumento nas vendas, fidelização do cliente e marketing indireto, quando o cliente tem uma boa experiência e indica a loja para amigos e familiares.

De forma simples, ele consiste na adaptação dos métodos de atendimento, de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente. A intenção aqui é tornar este contato mais agradável e melhorar a entrega de valor para o cliente final.

Para isso, é aconselhável se comunicar como uma pessoa normal e amigável, personalizar as respostas, oferecer soluções coerentes e imediatas, ser sempre realista e pensar como o cliente.

7. Cordialidade e gentileza

O atendimento a um cliente que chega ao estabelecimento deve ser acolhedor e todos os funcionários devem estar empenhados nessa tarefa. Cordialidade e gentileza são fundamentais para a conquista de novos e antigos clientes.

Com já dizia o velho ditado: “não é o que você fala, mas sim como você fala.” Mesmo que a informação em si seja perfeitamente razoável, usar um tom ríspido ou mais calmo pode fazer toda a diferença na forma como o cliente responde e, consequentemente, no resultado daquela venda.

Portanto, é importante receber os clientes com um belo sorriso no rosto, demonstrando que eles são muito bem-vindos. Oferecer uma água e um cafezinho e dar toda a atenção para que ele se sinta confortável. Certamente, os resultados serão ótimos!

8. Conforto no ambiente

Manter as dependências do estabelecimento limpas e organizadas é imprescindível para contribuir com a imagem da empresa. Uma boa decoração também é essencial para passar essa imagem. Mesmo que pareça um fator menos relevante, saiba que todos os seus clientes notam e apreciam a aparência e o conforto da sua loja.

Algumas técnicas, como a aromatização e sonorização de ambientes, são diferenciadas para o comércio e fazem parte de um bom atendimento. Esses fatores proporcionam ao cliente uma sensação de bem-estar que o fará se sentir mais à vontade e suscetível a compra.

Um ambiente confortável, alinhado a uma decoração criativa e a sonorização do espaço irá oferecer todo o conforto para atrair clientes e mantê-los pelo maior tempo possível dentro da loja.

9. Motivação da equipe

É muito importante conscientizar toda a equipe sobre a necessidade de fazer um bom atendimento e que isso irá trazer benefícios a todos. Ter uma equipe motivada é primordial para garantir o sucesso no atendimento ao cliente.

Sendo assim, é bom investir em treinamentos e diálogos frequentes com a equipe e capacitá-la para as mais diversas situações do dia-dia, sempre orientando sobre como sobressair e manter a qualidade no atendimento.

Além disso, um bom gestor nunca é autocrático e deve sempre aceitar sugestões para buscar um bom relacionamento. Um funcionário é o maior bem da empresa, ele deve ser bem tratado e entendido para passar a mesma tratativa aos clientes.

10. Oferecer um meio de receber feedback

Disponibilizar um canal para receber feedback é tão importante quanto fechar a venda em si. O objetivo de um negócio próspero não é só vender e lucrar, mas também atender as necessidades e acatar a opinião dos clientes, pois ela é essencial para definir os pontos positivos e os pontos que precisam ser aprimorados.

Vender mais é sinônimo de planejamento e de conhecimento profundo do público alvo. Isso quer dizer toda a empresa deve conhecer o perfil e o comportamento do potencial cliente e ofertar exatamente o que ele procura para atender suas necessidades.

Portanto, receber feedbacks vai ajudar a identificar as preferências, o poder aquisitivo, a localização geográfica e os dados mais importantes para direcionar melhor os produtos e serviços.

Basear a qualidade de um produto ou serviço, até mesmo a eficiência de um atendimento em suposições é um erro grave que não deve ser cometido. O mercado está em constante evolução e o consumidor está cada vez mais responsável por sua decisão de compra. Ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua empresa, atendimento e produtos, vai fornecer dados mais reais e permitir que você saiba exatamente o que melhorar e oferecer ao cliente.

Facilitar a comunicação com os consumidores é fundamental para a boa imagem da loja, portanto, conte sempre com canais de diálogo e invista em meios de monitoramento da satisfação para compreender o que ele realmente deseja.

11. Analisar constantemente seus indicadores de performance

Promover algumas mudanças e simplesmente acreditar que está tudo melhorando é um dos maiores erros dentro de qualquer negócio. Mesmo que você tenha tomado algumas atitudes, ainda é importante acompanhar seu desenvolvimento e ver se os resultados desejados foram mesmo alcançados.

Nesse ponto, os feedbacks e as observações podem ser um pouco enganosas. O problema é que, em última análise, estes são fatores qualitativos, ou seja, subjetivos. Para ter uma análise mais precisa, você tem que buscar dados concretos e mensuráveis.

É aí que entram os Indicadores de Performance. Como o nome já diz, estas são métricas que melhor refletem os resultados da sua loja e os objetivos que você pretende alcançar. Estes serão guias bem melhores para determinar o nível de sucesso do seu atendimento ao cliente.

12. Implementar estratégias de pós-venda

Um cliente veio à loja, encontrou o que queria, o vendedor entregou, ele fez o pagamento e foi embora. Serviço completo, certo? Errado! Este é apenas o começo do seu trabalho.

Hoje em dia, o pós-venda é tão importante quanto a busca pelo melhor atendimento e a entrega do melhor produto. É nesse ponto que você tem a oportunidade de fidelizar cada cliente individualmente, aumentando o público cativo da sua loja.

Para conseguir alcançar esse objetivo de forma consistente, você precisar ter uma estratégia bem elaborada, que seja consistente com o seu público-alvo e seu produto. Pedir que ele se cadastre em uma newsletter da sua loja, ter um programa de fidelidade, entrar em contato diretamente com o cliente de tempos em tempos, entre outras coisas, são opções bem comuns que podem ser eficazes para a retenção do seu público.

13. Entender as novas tendências de consumo

O mercado muda constantemente. A recente pandemia de COVID-19 é apenas um exemplo mais brusco de como certos fatores externos podem causar alterações drásticas na forma como clientes e lojas se relacionam. Porém, o mais importante aqui ainda é saber como se adaptar e acompanhar estas tendências ao longo do tempo.

O primeiro passo para isso é estar sempre de olhos e ouvidos bem abertos! Novas tendências começam a ficar mais evidentes aos poucos, sendo importante identificá-las antes que elas já estejam ultrapassadas. Ser um dos primeiros a atender uma nova demanda, por exemplo, torna o seu negócio uma referência neste mercado.

Durante a pandemia, por exemplo, o consumo online ganhou muito mais tração, com lojas virtuais e entregas recebendo mais e mais demanda a cada dia. E é bem provável que essa se torne uma tendência permanente em empresas depois que o isolamento social for encerrado.

Confira abaixo os guias de reabertura com dicas incríveis para te ajudar nesse momento de covid-19:

COVID-19 – Guia para a reabertura das lojas de varejo e comércio

COVID-19 – Guia para a reabertura das academias

COVID-19 – Guia para a reabertura de restaurantes

14. Não deixe de investir em marketing

Por fim, mas não menos importante, pense bem no seu marketing. E sim, ele também é relevante para o atendimento ao cliente.

Em primeiro lugar, a forma como você divulga e direciona seus produtos determina o tipo de púbico que você receberá em seu negócio. O qual, em tese, deve ser aquele que você busca. Além disso, suas propagadas também estabelecem uma série de expectativas em seus leads, o que afeta a experiência de compra.

É importante ser realista e passar uma imagem honesta da sua empresa. Não fique prometendo um monte de coisas que não terá como cumprir, pois isso vai te custar em credibilidade e futuras vendas.

Gostou de saber o que fazer para melhorar o atendimento ao cliente?

Você também pode melhorar a experiência de seu cliente recorrendo à música ambiente. Com um atendimento de excelência em conjunto com as playlists especializadas e produzidas pelos profissionais da Listenx, você pode fidelizar seus clientes e aumentar seus resultados.

Afinal, estar em um ambiente agradável e com o máximo de conforto possível vai encantar o cliente e fazer com que ele permaneça mais tempo na loja e volte mais vezes. A música ambiente é a ferramenta ideal e deve ser utilizada até como um diferencial estratégico.

Como você pode perceber o atendimento ao cliente está em primeiro lugar na lista de estratégias indispensáveis para alavancar suas vendas. Junto com uma boa decoração e a sonorização do ambiente você terá o conjunto perfeito para chegar mais rápido ao sucesso.

Curtiu o post? Que saber mais sobre assuntos relevantes e assim aperfeiçoar as técnicas de vendas da sua equipe para se destacar da concorrência? Assine nossa newsletter e receba informações importantes que, com certeza serão úteis ao seu negócio!

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Autora: Nayara Santos
Publicação: 22/07/2020
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