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Playlist para loja: 10 dicas para montar a melhor playlist

Publicado por Listenx LX em 21/01/2022
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Playlist para loja

Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um determinado caminhão pode estimular a compra de um novo gás de cozinha; e o ritmo animado da Itália trazer à mente o macarrão do domingo.

As lembranças surgem conforme a influência da música que toca em momentos específicos. Muitas empresas sabem disso e tiram proveito dos efeitos sonoros para melhorar a experiência de seus clientes, para aumentar as suas vendas e ter mais clientes fiéis. Inclusive, a tática funciona em diferentes tipos de estabelecimentos, nos mais variados setores de atuação.

Com a seleção correta das melodias, é possível criar uma atmosfera agradável em qualquer ponto de venda. E você, já pensou na possibilidade de montar uma playlist para a sua loja? Ela pode deixar seus funcionários mais produtivos, estender o tempo de permanência dos visitantes e proporcionar bem-estar às pessoas presentes no ambiente.

Sendo assim, para que você possa aproveitar essa estratégia no seu negócio, trouxemos 9 ótimas dicas para apostar em uma boa playlist para sua loja. Confira!

1. Conheça seus clientes

É fundamental que exista um mapeamento dos clientes que frequentam a loja para identificar perfis. Esse processo serve para orientar várias escolhas do negócio, dentre elas também podemos citar que ela facilita a criação de playlists para conquistar determinados públicos que frequentam o local em horários muito específicos.

Você pode descobrir que pessoas mais velhas, por exemplo, vão à sua loja logo pela manhã. Para esse grupo, uma boa playlist com músicas que oferecem a sensação de calma pode funcionar perfeitamente, tornando o processo de observar e escolher produtos muito mais prazeroso.

Por outro lado, grupos mais jovens talvez frequentem seus estabelecimentos no início da noite, quando saem do trabalho ou no momento em que se deslocam para o local de estudos. Para eles, que costumam acompanhar todo tipo de mudança rapidamente, o ideal é priorizar faixas que estejam em alta no momento.

Então, descubra qual é a faixa etária que predomina entre a sua clientela o quanto antes. Mapear os diferentes perfis, conhecer a movimentação da sua loja em detalhes, e ter em mente os comportamentos dessas pessoas será imprescindível para que as trilhas musicais escolhidas sejam boas ferramentas de estímulo às compras.

2. Reproduza músicas menos enérgicas em horárirotinaos de maior fluxo

Em lojas como supermercados, os horários de grande pico são geralmente depois das 18h, quando as pessoas saem do trabalho para fazer compras pontuais. O estresse da rotina profissional ou de estudos deve ser levado em conta, já que há maior propensão ao cansaço ou à impaciência.

Por isso, o melhor direcionamento musical deve ser com uma playlist que dite um ritmo agradável no interior da loja, facilitando o contato com os operadores. Se no lugar de um ambiente tranquilo o visitante encontrar um espaço barulhento, dificilmente terá vontade de retornar ao local.

Lembre-se de que a música impacta bastante o processo de aquisição e deve ser planejada para tornar esse momento agradável. Portanto, invista em sons menos enérgicos em horários com grande fluxo. Quanto maior for o tempo de permanência do seu cliente no ponto de venda, maiores serão as chances dele comprar mais produtos.

3. Ofereça músicas mais enérgicas nos horários de médio fluxo

Ao contrário dos horários de pico, nos períodos de médio fluxo o ideal é que a música seja um pouco mais agitada. Essa escolha é devida principalmente ao fato de que as pessoas se encontram exatamente no meio de suas rotinas, quando estão preocupadas com as atividades do seu cotidiano.


A música tem papel importante nas soluções de marketing sensorial porque ajuda a ditar o ritmo do tráfego em seu estabelecimento. Então, tire proveito desse recurso para dialogar com o público e incentivá-lo a agir. Faixas animadas, por exemplo, podem ser o empurrão que falta para deixar as pessoas motivadas a comprar.

Manter uma trilha sonora mais agitada, então, oferecerá estímulos inconscientes, reafirmando que o seu negócio traz sempre uma experiência positiva.

4. Peça ajuda e sugestões a seus colaboradores

É essencial lembrar que o ambiente de uma loja não é feito apenas pela posição das mercadorias e pelos diversos clientes que a visitam. Aspectos como a qualidade do atendimento também são importantes, visto que o comportamento do funcionário faz toda a diferença para que o processo de compra seja positivo.

É necessário lembrar que os colaboradores estarão todo o expediente sob influência da playlist escolhida e isso poderá, sem dúvidas, ditar o humor de quem trabalha no local. Logo, pedir ajuda aos funcionários e permitir que sugiram músicas é muito importante para a harmonia do ambiente.

Isso pode estimular um melhor atendimento e, por consequência, aumentar o sucesso da loja. Apenas tenha o cuidado de adaptar a playlist para loja aos diferentes perfis de clientes do estabelecimento. Por mais que agradar aos funcionários seja importante, você não pode fugir da identidade que a sua marca possui e do perfil dos clientes que a frequentam. Caso contrário, você não correrá o risco de terminar com uma seleção de músicas que foge da proposta inicial.

5. Avalie as estratégias adotadas pela concorrência

Se você não faz ideia de como escolher as músicas, uma boa forma de começar é fazendo uma pesquisa de mercado. Em outras palavras, procure avaliar as soluções empregadas pelas empresas concorrentes. Podem ser tanto as lojas do mesmo setor quanto aquelas que trabalham com produtos diferentes dos seus.

Para isso, é importante que você frequente esses estabelecimentos e os observe com os olhos de um cliente. Assim, quando entrar na loja do concorrente preste atenção ao tipo de música que toca em seus ambientes, quais as sensações que as músicas transmitem, se há algum outro elemento que torne o ambiente agradável, como aroma ou iluminação. Ainda com relação à playlist para loja, analise se as faixas o tranquiliza ou fazem com que queira acelerar o passo? São opções mais alegres ou monótonas?

Lembre-se de que o estilo musical e o ritmo podem variar de acordo com o horário. Assim, se possível, visite os locais em diferentes momentos do dia e pense em como você se sentiu com cada melodia. Esse teste permitirá entender o potencial dos ritmos e níveis energéticos em um processo de compra.

6. Alinhe a música ao posicionamento da marca

Tomando como base a primeira dica, você já deve imaginar que não compensaria investir em músicas clássicas e instrumentais se o público-alvo do negócio fosse composto majoritariamente por jovens e grupos antenados às tendências da cultura pop, certo?

Pois bem, assim como o perfil da clientela, o DNA da marca também importa na hora de elaborar uma playlist para loja. Isso significa que a sonoridade deve estar em harmonia com a identidade visual, decoração ambiente, disposição das peças na vitrine, abordagem da equipe de vendas e outros aspectos que transmitem o estilo do negócio.

Esse cuidado tem tudo a ver com o conceito de music branding, uma estratégia usada para traduzir os valores e a essência da marca por meio de músicas que estejam alinhadas a determinados posicionamentos. Portanto, independentemente do setor em que você atua, certifique-se de estar passando a mensagem certa. Quer saber mais sobre music branding? Faça o download do nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa

Lembre-se sempre de que, caso tenha dúvidas se está conseguindo transmitir a mensagem certo, você pode perguntar ao seu cliente. As pesquisas de satisfação são excelentes ferramentas para garantir se você está indo pelo caminho certo ou não. 

Neste caso, o mais importante é abordar o cliente de forma natural e dar espaço para que ele se sinta confortável em responder à pesquisa. E, caso ele não queira, você não deve insistir. Por outro lado, se quiser incentivar a participação, você pode oferecer algo em troca como um desconto ou brinde.

7. Evite misturar diferentes preferências musicais

Por mais envolvidos que estejam com a loja, os colaboradores têm seus próprios gostos em relação a músicas, bandas e artistas. O mesmo vale para o gerente ou dono do negócio, que pode ter preferências por melodias que não têm nenhuma ligação com a imagem adotada pela marca e seu público-alvo.

Nesse sentido, é fundamental ter cuidado com a mistura de diferentes estilos musicais para não deixar os clientes confusos ou fazer com que tenham uma percepção errada da sua marca. Uma boa dica é ser flexível no momento de escolher as faixas para priorizar o gosto do público em detrimento do seu ou de terceiros.

É claro que isso não impede que você receba indicações interessantes por parte da equipe que trabalha na loja. Contanto que essas pessoas saibam qual é o objetivo da marca, poderão opinar e contribuir para a criação de uma playlist adequada e focada em gerar resultados.

Inclusive, esse é um dos erros mais comuns na escolha da playlist para lojas. E você não vai querer cometê-lo se quiser manter os seus clientes interessados na sua marca.

8. Mantenha a seleção das músicas sempre atualizada

A indústria está sempre trazendo novidades com lançamentos que englobam todos os gêneros musicais. Logo, não rola manter sempre as mesmas opções rolando nas caixas de som da loja. Tal atitude pode passar a impressão de que o estabelecimento está descuidado e até fora de contexto.

Se você quer que as pessoas se sintam à vontade e motivadas, precisa atualizar a lista de músicas com frequência. Aproveite o momento para substituir as músicas que estão há mais tempo na seleção e para incluir grandes hits da temporada — claro, se concordarem com o perfil do negócio.

Ainda que a preferência do público seja por faixas antigas e de outras épocas, não deixe de renovar essa playlist de vez em quando. Tenha em mente que ninguém gosta de encontrar sempre as mesmas músicas no ambiente de compras, afinal, a repetição torna a experiência de compras entediante e até cansativa.

Aqui vale uma ressalva importante. Algumas marcas possuem um perfil mais clássico, ao mesmo tempo que oferecem peças mais modernas. Neste caso, uma playlist para loja que reflita o clássico e o moderno é indicado. Esse é o caso da Levi ‘s, uma empresa centenária e que além de oferecer itens clássicos, também possui as últimas tendências da moda nas suas prateleiras.

9. Evite repetições na playlist da loja

Outro erro bastante comum ao planejar a lista de reprodução de uma loja é não ficar atento às repetições. Imagina que o cliente fique na sua loja por 15 minutos e que nesse tempo ele ouviu a mesma música três vezes. Provavelmente ele não terá uma boa impressão da sua marca, e isso é ainda pior se a música não for do seu agrado.

Pior ainda, imagine a sua equipe de vendas que ficará na loja o dia todo e irá ouvir a mesma música centenas de vezes. Uma coisa é certa nesse caso, a produtividade dos seus funcionários irá cair desse jeito. Afinal, ninguém gosta de ficar ouvindo as mesmas músicas repetidas vezes. Que melhorar a produtividade da sua equipe? Confira nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Portanto, é fundamental que a sua playlist seja pensada de modo a evitar essas repetições. Um desafio e tanto, não é mesmo? Por isso, a seguir daremos uma dica de ouro para você conseguir ter uma playlist perfeita e que reflita todos os pontos que abordamos ao longo deste artigo.

10. Contrate uma empresa especializada em playlist para lojas

A montagem de uma playlist, como vimos há pouco, demanda atenção a vários pontos importantes para que os resultados sejam os melhores possíveis. Isso envolve uma série de estudos profundos e mapeamento amplo do público a ser trabalhado, considerando o perfil dos clientes conforme o segmento de sua loja e a identidade da sua marca.

Logo, é fundamental contar com uma empresa especializada para oferecer esse serviço com o máximo de qualidade, alavancando as vendas e elevando a experiência de compra. Uma rádio para loja, por exemplo, pode ser um investimento determinante para obter todos os benefícios de uma playlist personalizada.

Isso porque, ao contrário do que encontraria em uma estação tradicional, você terá uma programação planejada de acordo com suas necessidades, com as mensagens que deseja transmitir e com as sensações que pretende passar aos ouvintes — que englobam a equipe de vendas e os clientes.

Uma rádio personalizada também permite divulgar promoções e criar atrações que interajam com o público, o que pode ser útil para aumentar as vendas. Com tamanho potencial, cabe a você explorar o recurso das músicas ao máximo e elaborar uma playlist para loja totalmente exclusiva.

Quer informações complementares para fazer uma seleção adequada? Nesse caso, fique conosco e descubra agora como montar uma trilha sonora para lojas!

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Autora: Listenx LX
Publicação: 21/01/2022

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