Playlist para loja: 5 dicas para montar a melhor playlist

Playlist para loja

A música tem um poder incrível para nos trazer lembranças e causas sensações. A música que toca em um determinado comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um determinado caminhão pode nos fazer pensar na compra de um novo gás de cozinha; e o ritmo animado da Itália nos traz à mente o macarrão do domingo. As lembranças surgem conforme a influência da música que toca em determinados momentos.

Para que você possa aproveitar essa estratégia no seu negócio, trouxemos 5 ótimas dicas para que você aposte em uma boa playlist para sua loja. Confira!

1 – Conheça seus clientes

É fundamental que exista um mapeamento dos clientes que frequentam a loja para que sejam definidos perfis e, com isso, playlists que agradem mais determinados grupos que frequentem o local em horários muito específicos.

Você pode descobrir que pessoas mais velhas, por exemplo, vão à sua loja logo pela manhã. Para esse grupo, uma boa playlist com músicas que ofereçam a sensação de calma pode funcionar perfeitamente.

Por outro lado, talvez grupos mais jovens frequentem seus estabelecimentos no início da noite, quando saem do trabalho ou estão indo para os estudos. Mapear os diferentes perfis e ter em mente seus comportamentos será imprescindível para que as trilhas musicais escolhidas sejam boas ferramentas de estímulo às compras.

2 – Liste músicas menos energéticas em horários de maior fluxo

Em lojas como supermercados, os horários de grande pico são geralmente depois das 18h, quando as pessoas saem do trabalho para fazerem compras pontuais. O estresse do dia de trabalho ou de estudos deve ser levado em conta, já que há maior propensão ao cansaço ou impaciência.

Por isso, o melhor direcionamento musical deve ser com uma playlist que dite um ritmo agradável no interior da loja, facilitando o contato com os operadores da loja. Lembre-se de que a música influencia bastante o momento de compras, portanto, quanto maior o tempo de permanência do seu cliente, maiores serão as chances de que ele realize mais compras.

3 – Ofereça músicas mais enérgicas nos horários de médio fluxo

Ao contrário dos horários de pico, nos períodos de médio fluxo o ideal é que a música seja um pouco mais agitada. Essa escolha é devida principalmente ao fato de que as pessoas se encontram exatamente no meio de suas rotinas, quando estão preocupadas com as atividades do seu cotidiano.

Manter uma trilha sonora mais agitada, então, oferecerá estímulos inconscientes, reafirmando que o seu negócio traz sempre uma experiência positiva, elevando a boa percepção quanto a ideia de frequentar sua loja.

4 – Peça ajuda a seus colaboradores

É essencial lembrar que o ambiente de uma loja não é feito apenas pela posição das mercadorias e dos clientes que a visitam. O comportamento do também colaborador é muito importante para que a experiência de compra seja positiva.

Não por menos, é necessário lembrar que os colaboradores estarão todo o expediente sob influência da playlist escolhida e isso poderá, sem dúvidas, ditar o humor de quem trabalha no local. Por isso, pedir ajuda aos funcionários para que ofereçam sugestões musicais é muito importante para a harmonia do ambiente. Isso pode estimular um melhor atendimento e, por consequência, aumentar o sucesso da loja.

5 -Contrate uma empresa especializada em playlists para lojas

A montagem de uma playlist, como vimos há pouco, demanda atenção a uma série de pontos importantes para que os resultados sejam os melhores possíveis. Isso envolve uma série de estudos profundos e mapeamento amplo do público a ser trabalhado, levando em consideração, principalmente, o perfil dos clientes conforme o segmento de sua loja. Logo, contar com uma empresa especializada para oferecer esse serviço com o máximo de qualidade, alavancando as vendas e elevando a experiência de compras, é fundamental.

Por isso, entre em contato hoje mesmo os serviços especializados da ListenX para montar boas playlists para sua loja e deixe que os estudos de music branding melhorem o ritmo nos resultados de sua empresa!

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