Por Nayara Santos em 20.10.2023

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?

Não importa se você não tem um rádio ou se não consegue dizer se ela está te ajudando ou atrapalhando. Atualmente diversas marcas em todo o mundo fazem uso dessa ferramenta e nós podemos te garantir que não é só para ter uma música qualquer dentro de seus estabelecimentos, eles investem na rádio indoor porque ela traz resultados. 

Aqui a gente vai te contar como ela funciona para que você consiga fidelizar os clientes, oferecer a ela uma experiência de compras diferenciada e aumentar as suas vendas. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto, você vai adorar!

O que é uma rádio indoor?

Uma rádio indoor nada mais é do que uma estação de rádio específica, criada para ser transmitida em ambientes fechados, tais como lojas, supermercados, restaurantes, academias, dentre outros. Essa é uma ferramenta importante para criar uma atmosfera agradável e que pode influenciar o comportamento dos clientes.

Entretanto, o grande diferencial da rádio indoor é que a programação é feita por quem é dono da rádio. Neste caso, o dono do estabelecimento, ou então o time de marketing em parceria com o gestor. Tudo vai depender de como funciona a gestão da sua empresa e do tamanho dela.

Portanto, você precisa ter alguém para preparar a programação da rádio indoor. Isso significa escolher as músicas das playlists e quais anúncios serão veiculados entre elas. Neste momento, você pode até pensar que basta escolher algumas músicas que você gosta ou pedir para alguém da equipe de vendas ou do caixa fazer isso, certo?

Esse provavelmente é o primeiro pensamento que muitos de vocês tiveram, acertamos? Pois é justamente aí que mora o período, já que você pode acabar comprometendo os seus resultados se não prestar a devida atenção às músicas que está tocando. Mas, não precisa ficar preocupado, vamos tratar em detalhes sobre a escolha das músicas ao longo deste artigo.

Com a possibilidade de incluir anúncios de produtos, serviços e promoções específicas do estabelecimento, a rádio também pode ser considerada um canal de comunicação entre a sua marca e os clientes que estão na loja. Isso sem falar que ainda é possível personalizar a programação da rádio indoor de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Rádios convencionais X plataformas de streaming de áudio X rádio indoor

Antes de continuarmos te explicando como funciona uma rádio indoor, precisamos deixar bem claro quais são as diferenças entre ela, rádio convencionais e plataformas de streaming de áudio. Afinal, você pode querer cair na tentação de escolher uma playlist qualquer e reproduzi-la na sua loja, ou mesmo sintonizar na rádio que você gosta.

Uma rádio convencional é uma estação de rádio que transmite sinais de áudio através de ondas de rádio para receptores, tais como os aparelhos de rádio, dispositivos portáteis e receptores de rádio domésticos. Elas são uma forma tradicional de mídia de radiodifusão e que são utilizadas há muito tempo para comunicação.

Cada estação possui a sua programação, o seu slogan, os seus patrocinadores, locutores, e assim por diante. Ou seja, você não terá nenhum controle sobre o que vai tocar na rádio, podendo ir desde músicas que não combinam com a sua marca e não agradam ao seu cliente, até propagandas da concorrência. 

Seria natural pensar então em uma solução sem anúncios da concorrência, tal como uma plataforma de streaming de áudio. Não apenas porque você pode criar as suas playlists, mas também porque o algoritmo pode dar aquela ajudinha e sugerir algumas músicas. 

Mas, será que as músicas que farão parte da playlist são as mais adequadas? Elas conseguem se comunicar com os seus clientes? Ou será que você está apenas preenchendo o espaço com uma melodia que não agrada nem aos consumidores e nem à sua equipe de vendas? Ainda, será que o algoritmo sabe mesmo o que os seus clientes querem ouvir?

Muitas dúvidas surgem e pouca solução aparece! Afinal, as plataformas de streaming de áudio foram pensadas para agradar às pessoas, levando diversão e descontração nos momentos de lazer, e não para ser utilizada como uma ferramenta de marketing. 

Para isso você precisa escolher cada uma das músicas de forma intencional, com um objetivo específico. Não basta apenas incluir essa ou aquela música e pronto. Continue com a gente que você vai entender mais sobre a importância de ter uma rádio indoor na sua loja.

Benefícios de se utilizar a rádio indoor na sua loja

Música certa fideliza os clientes e aumenta as vendas

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos consumidores. E, nesta busca pela fidelização é preciso conhecer todas as ferramentas que você pode utilizar a seu favor.


Claro que bom atendimento, produtos de qualidade e bom preço são importantes, mas existem algumas ações que você pode fazer que vão turbinar essa fidelização, como é o caso da rádio indoor. Mas, para isso, é essencial que a música certa esteja tocando.

Isso acontece porque o cliente tende a passar mais tempo na loja, ou seja, vai conseguir conferir mais produtos e olhar cada um deles com mais calma. Entretanto, se a música for incorreta para o perfil do público, então o efeito contrário pode ser esperado.

Se você errar na música, podemos dizer que, a cada 100 clientes que visitam seu estabelecimento:

  • 44 vão embora mais rápido;
  • 38 não voltam mais;
  • 25 deixam de indicar aos amigos;
  • 36 deles compram menos.

Cenário preocupante, não é mesmo? Mas, quando você consegue acertar na escolha da trilha sonora da sua loja, o oposto também acontece:

  • 35 clientes vão aumentar o tempo de permanência da loja;
  • 14 vão comprar mais do que o planejado;
  • 96 vão se lembrar da sua loja e da sua marca depois que deixarem o estabelecimento.

Neste momento há grandes chances de você estar se perguntando se está reproduzindo a música certa, não é mesmo? Calma que a gente vai te contar como fazer isso neste artigo. Mas, se você quiser conhecer em detalhes como a música pode influenciar a sua loja, então confira o nosso infográfico.

Melhor comunicação, melhores resultados

Outro fato importante que todo gestor do varejo deve saber é que cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Isso foi comprovado em uma pesquisa feita pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute).

Portanto, encontrar formas eficientes de se comunicar com o cliente nesse momento, é importantíssimo para a sua empresa. Basta lembrar do conhecido ditado “Comunicação é a alma do negócio”, e ela não poderia ser mais verdadeira.

Para saber como a sua marca vem se comunicando com os seus clientes, responda às seguintes perguntas:

  • Será que seu cliente sabe tudo que seu negócio tem a oferecer?
  • Ele sabe o quanto você é diferenciado de seu concorrente?

Lembre-se que, não importa se você está trabalhando em 10 coisas bacanas enquanto seu concorrente faz apenas 1, porém, se ele se comunicar melhor, é ele quem “ganha” atenção e o dinheiro do cliente. Mesmo porque, se o cliente não souber o que está acontecendo na sua loja, ele não tem como ficar interessado pelas suas ações.

E é aí que a rádio indoor pode fazer toda a diferença através de anúncios. Afinal, como é você que escolhe o que será reproduzido na rádio, os anúncios serão sua responsabilidade. Portanto, você pode divulgar promoções, campanhas, convidar o cliente para fazer o cartão da loja, falar mais sobre os diferenciais da sua marca e assim por diante.

Por exemplo, em um supermercado, ao divulgar uma oferta relâmpago o cliente pode ficar curioso para conferir o produto. No caminho ele passa por outros corredores e prateleiras e pode acabar interessado em outro produto, ou lembrando que precisa de algo. Pronto, já conseguiu fazer com que o cliente comprasse mais.

Produtividade da sua equipe de vendas e a música ambiente

Você já deve ter percebido que a rádio indoor oferece uma grande quantidade de benefícios para a sua loja, muitos deles envolvendo a experiência do cliente. Entretanto, é preciso ressaltar também que a sua equipe de vendas também pode se beneficiar dessa estratégia.

Isso porque, todas as pessoas que estão expostas à música conseguem colher os benefícios de uma boa trilha sonora. Se a música reproduzida na rádio tiver um nível de energia mais baixo, os seus vendedores também ficarão mais calmos. Desta forma, você conseguirá aumentar o nível de concentração e os erros causados por falta de atenção, portanto, melhorar a produtividade.

Com mais atenção e menos erros, a sua equipe se tornará mais produtiva e até mesmo o ambiente de trabalho vai ficar melhor. O resultado disso é que a atenção voltada ao cliente também pode ser melhorada e, consequentemente, o cliente terá uma melhor experiência de compras. Essa é a rádio indoor atuando diretamente na fidelização do cliente.

Facilita a padronização da loja

Por último, mas longe de ser o menos importante, se você possui mais de uma loja a padronização é algo essencial. Afinal de contas, se você quer que o cliente consiga reconhecer a identidade da sua marca, independentemente da loja em que ele entrar, não é mesmo?

E, para isso, você vai precisar oferecer a mesma decoração, o mesmo nível de atendimento e, consequentemente, uma trilha sonora que tenha o mesmo nível de energia. Assim, não importa se o cliente faz compras em São Paulo, no Rio de Janeiro ou na Bahia, ele vai entrar na loja e saber que ali ele encontrará os mesmo produtos.

Os estímulos visuais podem até ser a primeira coisa que o cliente vai reparar quando passar pela vitrine ou entrar na loja. Entretanto, se ele não sentir que o ambiente é o mesmo, ele pode deixar a loja sem comprar nada, e ainda sair com uma má impressão do seu estabelecimento.

Por isso, investir na rádio indoor e na trilha sonora certa podem fazer toda a diferença, já que a música ambiente pode ser a cereja do bolo na padronização da sua loja. Portanto, não subestime o poder que essa ferramenta pode ter para te ajudar a alcançar os resultados desejados.

Entenda o funciona da rádio indoor

Como falamos anteriormente, a rádio indoor te dá liberdade para ter uma programação musical, conforme os clientes, o horário do dia, época do ano, dentre outras funcionalidades que outras ferramentas não são capazes de oferecer. Mas, para garantir que essa seja uma ação de sucessos e te traga todos os benefícios que nós mencionamos, você precisa entender alguns pontos e é sobre isso que falaremos a seguir.

Tocando a música certa para a sua rádio indoor

Para que a rádio indoor funcione é essencial que a trilha sonora seja a adequada, mas o que será que isso significa? Muito simples, você precisa saber que tipo de mensagem a sua marca deve transmitir.

Por exemplo, ela é uma marca que precisa transmitir inovação? Ou uma ideia de algo mais clássico? Ainda, é possível que você queira passar para o cliente a sensação de calma e tranquilidade. Falando isso, fica claro que não dá para ter a mesma trilha sonora em todas essas situações.

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é saber qual é a identidade da sua marca e a mensagem que ela deve transmitir. Em seguida, procure entender o gosto musical dos seus clientes. Isso inclui saber quais os compositores, cantores, bandas e estilo musical que eles mais gostam.

Desta forma, será possível criar uma identidade musical para a sua marca, que facilite a conexão com os clientes. Por exemplo, se seu público é feminino entre 20 e 40 anos, você pode apostar em músicas que tenham mais a ver com esse universo. Ou ainda, se seu público são famílias, você precisa escolher um leque de músicas mais extenso e animado, que seja capaz de agradar a todos os membros.

Ainda, se é um comércio de moda jovem a programação musical tem de ter um nível de energia moderado para alto para concordar com o público que geralmente faz compras rápidas. Quer mais detalhes de como acertar na escolha da música? Então confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Escolha os equipamentos de som certos

Não basta ter uma playlist perfeita se o equipamento de som for ruim. O volume e músicas distorcidas são dois pontos importantíssimos para o sucesso da sua loja. Inclusive, esses são alguns dos erros mais comuns que você pode cometer, portanto, cuidado!

O ideal é que a música seja distribuída uniformemente pelo ambiente. Desta forma, tanto o cliente que está na entrada da loja, com mais barulho, quanto aquele que está no fundo da loja,com menos ruído externo, devem conseguir escutar a música em um volume agradável.

Além disso, a qualidade do som também é essencial. Ninguém quer ficar em um ambiente com música muito alta. Inclusive, é bem possível que o cliente saia rapidinho se a música estiver desagradando ele. 

E, uma coisa nós podemos afirmar, o cliente pode até achar que ele não nota a música quando no volume certo, de qualidade e a trilha sonora que ele gosta. Entretanto, se a música for ruim, alta e distorcida, ele vai perceber rapidinho! 

O que você precisa saber antes de contratar uma empresa de Rádio Indoor

Escolher uma empresa que cuidará de algo tão importante no seu negócio é como escolher um novo funcionário, e por isso, você precisa ser exigente. Os principais pontos que você precisa pensar antes de contratar um serviço de rádio indoor para o seu estabelecimento são: avaliação de qualidade, experiência da empresa, o que os clientes dizem sobre a empresa.

Por isso, nós queremos te apresentar a Listenx. Ela é uma ferramenta de marketing completa para a sua empresa, que atua no mercado há mais de 20 anos e é pioneira no Brasil em música para negócios. Com mais de 11 mil clientes satisfeitos e diversos cases de sucesso, ela é a parceira que estava faltando para a sua empresa!

A Listenx conta com um time de especialistas para criar playlists com diferentes níveis de energia, ritmos e estilos musicais. São mais de 100 playlists para você escolher e reproduzir na sua loja conforme o momento do dia. 

Outra excelente ferramenta que você terá acesso com a Listenx é a personalização de anúncios. Neste caso, você prepara o texto do spot, grava ele com o locutor virtual e já pode reproduzi-lo imediatamente na sua programação. Comunicação com o consumidor na hora e com a agilidade que você precisar!

Ela oferece soluções para diferentes ramos como varejo, tais como lojas, academias, restaurantes, hotéis, farmácias, supermercados, dentre outros. Você não vai querer ser passado para trás pela concorrência. Então aproveite para conhecer mais sobre a Listenx e conferir todos esses benefícios de perto!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

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