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Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Publicado por Listenx LX em 21/01/2022
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  • Music Branding
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Música para Loja Infantil

Escolher a música para loja infantil pode ser um verdadeiro desafio para os varejistas que atuam nesse ramo. Isso porque não basta ter uma música que seja agradável para as crianças, é preciso considerar também que os adultos possuem um papel decisivo na compra. Ou seja, a playlist precisa ser agradável a esses dois públicos e permitir que ambos se identifiquem com ela.

Se você chegou até aqui provavelmente está procurando formas de como combinar as preferências desses dois grupos de clientes, não é mesmo? Boa notícia, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar tudo sobre como escolher a música certa para a sua loja infantil. Vem com a gente e boa leitura!

Qual a influência da música nas lojas de varejo?

Você pode até não saber, mas a música ambiente influencia, e muito, na decisão de compra e até mesmo na opinião do cliente sobre a loja. Segundo um estudo realizado pela empresa sueca HeartBeats Internacional, a música tem o poder de estimular novas visitas. Cerca de 31% dos consumidores voltam a visitar uma loja quando gostam do que está sendo tocado. Enquanto isso, com a música errada, 38% dizem não voltar mais.

Ainda, quando o cliente consegue se identificar com a música reproduzida, a tendência é que 96% deles se lembrarão da marca. E, você como varejista, sabe a importância de ficar na memória das pessoas. Afinal, se o cliente se lembrar de você, há mais chances dele retornar para a próxima compra.

É importante dizer que a música também é capaz de influenciar o comportamento do cliente. Isso porque, quando o ambiente de compras é agradável, e a música faz isso, a tendência é que cerca de 35% dos clientes passem mais tempo na loja. O resultado disso é que 14% irá comprar mais do que o inicialmente planejado.

Dito isso, fica evidente a importância de ter uma boa trilha sonora tocando na sua loja. Afinal, aquilo que você coloca para os consumidores ouvirem enquanto eles fazem compras é uma verdadeira ferramenta para conseguir se destacar da concorrência e deixar a sua marca mais competitiva. Além de fidelizar os clientes e otimizar os resultados, essa é uma estratégia que pode ser usada para valorizar o seu empreendimento.

E, quando o assunto é música para loja infantil, o assunto é ainda mais sério, pois é preciso agradar tanto às crianças, quanto aos seus responsáveis. Caso contrário, a compra pode não se concretizar e, por mais que você tenha a loja cheia, não significa que o número de vendas e o lucro sejam grandes.

Por que devo usar a música para loja infantil?

O setor infantil movimenta mais de dois bilhões de reais todos os anos. Ou seja, um empreendimento nessa área pode ser uma ótima maneira de obter lucros com a sua empresa, seja no segmento de vestuário, calçados ou mesmo no de brinquedos. Porém, quando o assunto são lojas de varejo, é preciso contar com alguns diferenciais.

Um desses diferenciais, e o foco desse artigo, é justamente a música para loja infantil. Como falamos anteriormente, além de auxiliar no estímulo de novas visitas para seu negócio, a música para loja infantil também influencia no tempo de permanência do cliente na loja. Todo empreendedor sabe que, no varejo, quanto mais tempo uma pessoa permanece na loja, maiores são as chances de comprar e mais alto poderá ser o seu ticket médio.

Esse é um conceito especialmente interessante quando estamos falando de lojas infantis. Isso porque é preciso desenvolver um trabalho maior de atração com elas, já que as crianças se dispersam com mais facilidade e em pouco tempo. Se as crianças, e os adultos, gostarem da música tocada,  você aumenta as chances deles ficarem na loja por um período mais longo.


Outro ponto importante de ter uma playlist exclusiva para a sua loja é criar uma identidade musical para a sua marca. Ou seja, você terá músicas que conseguem se comunicar com o seu cliente enquanto elas reforçam a identidade da sua marca. Esse é o chamado music branding. Através dele, você consegue reforçar a autoridade e a personalidade da sua marca, deixando claro para os clientes quem você é e como você se comunica com o cliente.

Quer entender mais sobre a importância de ter uma identidade musical para a sua loja? Confira nosso e-book gratuito Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Como criar a playlist ideal para a loja infantil

Bom, você já entendeu que criar uma lista de reprodução que agrade a esses dois perfis de público não deve ser muito fácil. Mas, vale a pena dizer, essa não é uma tarefa impossível. Por isso, a seguir vamos trazer dicas para que você crie a sua playlist ideal e encante os seus clientes mirins e seus acompanhantes.

1. Entenda quem é a sua marca e qual mensagem você quer transmitir

O primeiro passo para ter uma playlist para loja infantil é conhecer a sua marca bem. Isso significa entender qual é a identidade que a sua marca possui e qual mensagem ela quer transmitir aos clientes.

Geralmente, uma loja infantil está focada em transmitir alegria, criatividade, diversão, dentre outros. Com músicas que refletem essas características você conseguirá ficar mais próximo dos seus clientes infantis. 

Claro que a escolha da playlist também vai depender da idade das crianças que frequentam a sua loja. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas para bebês, as músicas serão diferentes de uma loja de roupas infantis, que atendem a crianças mais velhas. 

No primeiro caso, as músicas devem ser bem alegres e capazes de encantar os pequenos, tais como a famosa galinha pintadinha. Inclusive, se você tiver espaço para isso, pode incluir uma televisão em que o vídeo é reproduzido. Desta forma, você ainda oferece uma ferramenta para os pais distraírem a criança caso haja necessidade. Entretanto, essas músicas podem ser um verdadeiro desastre se o seu público mais frequente for de crianças em torno dos 5 anos.

Por isso, é preciso ficar atento às tendências de músicas, aos desenhos e outras tendências que o público da sua faixa etária está interessado. Lembre-se também que durante a infância essas tendências mudam rapidamente, por isso é preciso estar sempre de olho no que acontece nesse mundo. 

2. Agrade aos pais das crianças

Parte importante do sucesso das vendas de uma loja infantil é agradar aos pais ou responsáveis das crianças que entrarem na loja. Para conseguir isso, você pode tentar criar uma atmosfera nostálgica. Esse objetivo pode ser facilmente alcançado incluindo músicas que remetem aos tempos de infância desses pais. Por isso, também é importante que você conheça qual é a faixa etária média desses responsáveis.

Ou seja, na sua playlist você irá intercalar músicas que são agradáveis e conhecidas do seu público infantil, e músicas que lembram os pais de quando eles eram crianças. Desta forma, você conseguirá conversar com os dois públicos que frequentam a sua loja.

Para conseguir obter as informações de faixa etária, e outras que julgue importantes para a loja, você pode realizar uma pesquisa de satisfação rápida entre os frequentadores da loja. Você pode abordar os clientes, explicar que precisa fazer a pesquisa e solicitar as informações. 

Apenas se certifique de deixar o cliente à vontade para responder ao questionário, e caso ele não queira, não insista. Outra estratégia que pode ser adotada, se quiser estimular as respostas, você pode oferecer algum brinde ou desconto para o cliente. Neste caso, disponibilize uma ou duas pessoas da sua equipe para fazer isso e tente conversar com o máximo de cliente possível.

3. Contrate uma empresa especializada

Você, como gestor de uma loja infantil, provavelmente têm muitas outras tarefas das quais você precisa cuidar na sua rotina administrativa, certo? E a famosa frase “tempo é dinheiro” faz muito sentido para todo empreendedor. Isso porque, se você utiliza o seu tempo para aprender a realizar tarefas que são altamente especializadas, você deixa de realizar outras tarefas que podem ser essenciais para a sobrevivência da sua empresa.

Por isso, contratar uma empresa especializada pode ser uma saída bastante interessante para conseguir acertar em cheio a playlist para a sua loja infantil. A ListenX é uma empresa pioneira no mercado brasileiro e especializada em music branding. Com ela você conta com o serviço ideal para empreendedores que, assim como você, buscam maior atração de clientes, mais fidelização no varejo, e aumento das vendas.

Inclusive, ela possui um produto ideal para lojas do varejo, a ListenPlay, que é um serviço personalizado que oferece músicas adequadas ao perfil do consumidor de sua loja, tornando o processo muito mais assertivo.

Com a ListenPlay você terá acesso a diferentes playlists que podem ser reproduzidas a qualquer momento na sua loja. Ou seja, é possível escolher listas de reprodução diferentes e que sejam mais adequadas ao perfil e à energia do consumidor que está na sua loja naquele momento.

Além disso, a ListenPLay também possibilita que você grave anúncios personalizados que podem ser reproduzidos durante a programação musical. Esses anúncios podem ser utilizados para divulgar ofertas, inauguração de uma nova loja, reforçar a identidade da sua marca, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade, dentre outros.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e confira os resultados da música para loja infantil clicando aqui e fazendo um teste gratuito por 10 dias. Você não vai se arrepender!

4. Cuidado com o volume da música

Parte de colocar música na loja infantil é garantir que os clientes sejam capazes de ouvir o que está sendo reproduzido de forma clara. Afinal de contas, se eles não conseguem ouvir a música, eles não poderão ser influenciados por ela, não é mesmo?

Por outro lado, se a música estiver sendo reproduzida em um volume muito alto, que atrapalhe os clientes de conversarem, então isso poderá atrapalhar todo o trabalho de music branding que você fez anteriormente. Isso porque, a loja se tornará barulhenta e o ambiente ficará desagradável. Por isso, é importante ter cuidado com o volume e garantir que a música seja distribuída de forma uniforme por toda a loja.

Além disso, é importante que você utilize um sistema de som de qualidade, permitindo que o som reproduzido não sofra distorções. Todos esses pequenos cuidados farão com que a atmosfera criada seja única e você consiga se destacar da concorrência. Sem falar que ainda possibilita uma melhor experiência de compras do cliente.

5. Cuidados na hora de fazer a sua playlist

Alguns erros na hora de criar a sua playlist são muito comuns, como deixá-las sob a responsabilidade de funcionários ou mesmo se basear no gosto do gerente, ou dono da loja. Desta forma, você corre o risco de ter músicas que sejam agradáveis para eles e não para o seu público infantil.

Além disso, uma playlist deve ter uma boa diversidade de músicas evitando repetições. Afinal, se a mesma música for repetida várias vezes isso afetará negativamente na experiência de compra dos clientes e na produtividade dos seus funcionários. Por isso, ter uma playlist com uma boa diversidade de músicas é fundamental para o sucesso dessa estratégia.

Confira e descubra todos os benefícios que podemos levar para sua loja e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas!

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Autora: Listenx LX
Publicação: 21/01/2022

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