Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música para Loja Infantil: Saiba como fidelizar seu público mirim!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Se você acredita que as músicas para loja infantil devem focar apenas nos pequenos clientes, não poderia estar mais enganado. A trilha sonora desses estabelecimentos oferece uma oportunidade única de se conectar com as famílias e aumentar as suas vendas. Portanto, não subestime o poder dessa ferramenta.

Escolher a música para loja infantil pode ser um verdadeiro desafio para os varejistas que atuam nesse ramo. Isso porque não basta ter uma música que seja agradável para as crianças, é preciso considerar também que os adultos possuem um papel decisivo na compra. Ou seja, a playlist precisa ser agradável a esses dois públicos e permitir que ambos se identifiquem com ela.

Se você chegou até aqui provavelmente está procurando formas de como combinar as preferências desses dois grupos de clientes, não é mesmo? Boa notícia, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar tudo sobre como escolher a música certa para a sua loja infantil. Vem com a gente e boa leitura!

Qual a influência da música nas lojas de varejo?

Você pode até não saber, mas a música ambiente influencia, e muito, na decisão de compra e até mesmo na opinião do cliente sobre a loja. Segundo um estudo realizado pela empresa sueca HeartBeats Internacional, a música tem o poder de estimular novas visitas. Cerca de 31% dos consumidores voltam a visitar uma loja quando gostam do que está sendo tocado. Enquanto isso, com a música errada, 38% dizem não voltar mais.

Ainda, quando o cliente consegue se identificar com a música reproduzida, a tendência é que 96% deles se lembrarão da marca. E, você como varejista, sabe a importância de ficar na memória das pessoas. Afinal, se o cliente se lembrar de você, há mais chances dele retornar para a próxima compra.

É importante dizer que a música também é capaz de influenciar o comportamento do cliente. Isso porque, quando o ambiente de compras é agradável, e a música faz isso, a tendência é que cerca de 35% dos clientes passem mais tempo na loja. O resultado disso é que 14% irá comprar mais do que o inicialmente planejado.

Dito isso, fica evidente a importância de ter uma boa trilha sonora tocando na sua loja. Afinal, aquilo que você coloca para os consumidores ouvirem enquanto eles fazem compras é uma verdadeira ferramenta para conseguir se destacar da concorrência e deixar a sua marca mais competitiva. Além de fidelizar os clientes e otimizar os resultados, essa é uma estratégia que pode ser usada para valorizar o seu empreendimento.

E, quando o assunto é música para loja infantil, o assunto é ainda mais sério, pois é preciso agradar tanto às crianças, quanto aos seus responsáveis. Caso contrário, a compra pode não se concretizar e, por mais que você tenha a loja cheia, não significa que o número de vendas e o lucro sejam grandes.

Por que devo usar a música para loja infantil?

O setor infantil movimenta mais de dois bilhões de reais todos os anos. Ou seja, um empreendimento nessa área pode ser uma ótima maneira de obter lucros com a sua empresa, seja no segmento de vestuário, calçados ou mesmo no de brinquedos. 

Com essa lucratividade, o ramo de produtos infantis é bastante atrativo para muitos investidores. Ou seja, a concorrência também será grande. Por isso, é fundamental encontrar formas de se destacar. 


Claro que existem diferentes ações que você pode implementar na sua loja, como pensar em uma decoração lúdica, criar um ambiente divertido ou aconchegante (dependendo do público-alvo), ter os itens mais procurados, dentre muitas outras. Mas, uma das formas de conseguir esse diferencial é justamente com a música.

Como você leu no item anterior, a música pode ser uma ferramenta para aumentar as suas vendas e te ajudar a fidelizar consumidores, além de auxiliar no estímulo de novas visitas, e aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Todo empreendedor sabe que, no varejo, quanto mais tempo uma pessoa permanece no estabelecimento, maiores são as chances de comprar e mais alto poderá ser o seu ticket médio.

Qual a diferença da trilha sonora na loja infantil?

Provavelmente neste momento você esteja se perguntando se a música pode realmente fazer isso com o seu público mirim, certo? Sim, é possível, mas a estratégia requer um trabalho um pouco diferenciado quando estamos falando de crianças.

Esse cuidado extra se deve ao fato de que as crianças se dispersam com mais facilidade e em pouco tempo. Portanto, é fundamental incluir diferentes elementos na loja que prendam a atenção dos pequenos. Assim, mesmo que eles se dispersem com outras coisas, ainda estão no seu estabelecimento e você terá mais chances de vender para eles. 

Como a música agradável ajuda a aumentar o tempo de permanência na loja, essa é uma estratégia sempre bem-vinda em qualquer estabelecimento comercial. Entretanto, precisamos falar sobre uma particularidade das lojas infantis, que é ter uma playlist que agrade às crianças e aos adultos.

Sem dúvida alguma, essa é a melhor forma para que você consiga agradar a esses dois públicos, essenciais para o sucesso da sua loja. Confira a seguir como fazer isso.

Como criar a playlist ideal para a loja infantil

Bom, você já entendeu que criar uma lista de reprodução que agrade a esses dois perfis de público não deve ser muito fácil. Mas, vale a pena dizer, essa não é uma tarefa impossível. Por isso, a seguir vamos trazer dicas para que você crie a sua playlist ideal e encante os seus clientes mirins e seus acompanhantes.

1. Entenda quem é a sua marca e qual mensagem você quer transmitir

O primeiro passo para ter uma playlist para loja infantil é conhecer a sua marca bem. Isso significa entender qual é a identidade que a sua marca possui e qual mensagem você quer transmitir aos clientes.

Geralmente, uma loja infantil está focada em transmitir alegria, criatividade, diversão, dentre outros. Com músicas que refletem essas características você conseguirá ficar mais próximo dos seus clientes infantis. 

Claro que a escolha da playlist também vai depender da idade das crianças que frequentam a sua loja. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas para bebês, as músicas serão diferentes de uma loja de roupas infantis, que atendem a crianças mais velhas. 

No primeiro caso, as músicas devem ser mais calmas, sem deixar a alegria de lado. Dê preferência por músicas que sejam capazes de encantar os pequenos, tais como a famosa galinha pintadinha. 

Inclusive, se você tiver espaço para isso, pode incluir uma televisão em que o vídeo é reproduzido. Desta forma, você ainda oferece uma ferramenta para os pais distraírem a criança caso haja necessidade. Entretanto, essas músicas podem ser um verdadeiro desastre se o seu público mais frequente for de crianças em torno dos 5 anos.

Por isso, é preciso ficar atento às tendências de músicas, aos desenhos e outras tendências que o público da sua faixa etária está interessado. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

2. Agrade aos pais das crianças

Parte importante do sucesso das vendas de uma loja infantil é agradar aos pais ou responsáveis das crianças que entrarem no estabelecimento. Para conseguir isso, você pode tentar criar uma atmosfera nostálgica que remete à infância dessas pessoas. 

Esse objetivo pode ser facilmente alcançado incluindo músicas infantis mais antigas. Por isso, também é importante que você conheça qual é a faixa etária média desses responsáveis para que você possa direcionar quais músicas serão reproduzidas.

Ou seja, na sua playlist você irá intercalar músicas que são agradáveis e conhecidas do seu público infantil, e músicas que lembram os pais de quando eles eram crianças. Desta forma, você conseguirá conversar com os dois públicos que frequentam a sua loja sem grandes dificuldades.

Para conseguir obter as informações de faixa etária, e outras que julgue importantes para a loja, você pode realizar uma pesquisa de satisfação rápida entre os frequentadores da loja. Você pode abordar os clientes, explicar que precisa fazer a pesquisa e solicitar as informações. 

Apenas se certifique de deixar o cliente à vontade para responder ao questionário, e caso ele não queira, não insista. Outra estratégia que pode ser adotada, se quiser estimular as respostas, você pode oferecer algum brinde ou desconto para o cliente. Neste caso, disponibilize uma ou duas pessoas da sua equipe para fazer isso e tente conversar com o máximo de cliente possível.

3. Cuidado com o volume da música

Parte de colocar música na loja infantil é garantir que os clientes sejam capazes de ouvir o que está sendo reproduzido de forma clara. Afinal de contas, se eles não conseguem ouvir a música, eles não poderão ser influenciados por ela, não é mesmo?

Por outro lado, se a música estiver sendo reproduzida em um volume muito alto, que atrapalhe os clientes de conversarem, então isso poderá atrapalhar todo o trabalho de music branding que você fez anteriormente. Isso porque, a loja se tornará barulhenta e o ambiente ficará desagradável. Por isso, é importante ter cuidado com o volume e garantir que a música seja distribuída de forma uniforme por toda a loja.

Além disso, é importante que você utilize um sistema de som de qualidade, permitindo que o som reproduzido não sofra distorções. Todos esses pequenos cuidados farão com que a atmosfera criada seja única e você consiga se destacar da concorrência. Sem falar que ainda possibilita uma melhor experiência de compras do cliente.

5. Não deixe a sua playlist sob responsabilidade dos funcionários

Esse provavelmente é um dos erros mais comuns que os varejistas cometem quando decidem incluir a sonorização ambiente na sua estratégia de marketing. Afinal, as chances dos funcionários escolherem músicas que agradem o seu gosto musical, mas desagradam aos clientes e não representam a sua marca, são bastante grandes.

Lembre-se, você estará lidando com um público bastante específico, que possuem preferências igualmente específicas. Ou seja, as músicas infantis que agradam os funcionários que tenham entre 20 e 30 anos, não serão as mesmas que deixarão os seus clientes de 5 a 10 anos felizes.

Por isso, não caia na tentação de pedir para alguém da sua equipe ficar responsável pela escolha das músicas da trilha sonora. Lembra que falamos que a música pode fazer com que mais de um terço dos clientes fique mais tempo na sua loja? Reproduzir as músicas erradas pode fazer com que 44% dos consumidores deixem o ambiente sem levar nada.

6. Evite repetições na sua programação musical

Outro ponto que precisamos abordar é que uma playlist deve ter uma boa diversidade de músicas, de modo a evitar repetições. Afinal, se a mesma música for tocada várias vezes isso afetará negativamente a experiência de compra dos clientes.

Mas, pode ser que o cliente nem perceba essas repetições, afinal, ele ficará na loja alguns minutos. Por outro lado, a sua equipe de vendas passa o dia todo escutando as mesmas melodias, sempre na mesma sequência. 

Ou seja, você estará criando um ambiente entediante para eles, o que poderá fazer com que eles fiquem desmotivados. Quando isso acontece, a qualidade no atendimento ao cliente pode cair e, consequentemente, as suas vendas. Por isso, ter uma playlist com uma boa diversidade de músicas é fundamental para o sucesso dessa estratégia.

Quer mais dicas de como se manter produtivo? Então confira o nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho. Aproveite, o download é gratuito.

7. Fique de olho nas tendências para atrair os pequenos consumidores

Outra dica para ter uma playlist incrível na sua loja infantil é ficar de olho nas tendências. Se isso é importante para os adultos, para as crianças é essencial e você não pode correr o risco de tocar as músicas dos personagens errados no seu estabelecimento.

Todo mundo que tem filhos ou que convive com crianças sabe que as tendências e os interesses mudam rapidamente. O personagem de desenho que estava presente em todos os produtos deixou de ser o mais querido, e agora todos estão procuram por produtos com os novos personagens.

Por isso, é essencial ficar de olho em tudo o que é lançado e quais são os itens e personagens mais desejados da criançada. Isso permitirá que você inclua as músicas certas na programação musical da sua loja e consiga atrair os pequenos.

8. Contrate uma empresa especializada

Você, como gestor de uma loja infantil, provavelmente têm muitas outras tarefas que precisam ser realizadas na rotina administrativa, certo? E a famosa frase “tempo é dinheiro” faz muito sentido para todo empreendedor. 

Isso porque, se você utiliza o seu tempo para aprender a realizar tarefas que são altamente especializadas, você deixa de realizar outras tarefas que podem ser essenciais para a sobrevivência da sua empresa. E, podemos dizer que escolher as músicas para loja infantil é uma dessas tarefas que podem demandar muito do seu tempo.

Sem falar que, essa dedicação nem sempre será garantia de sucesso. Afinal, se você não é especializado em música, há grandes chances de errar. Então, que tal contar com a ajuda de quem tem mais de 20 anos de experiência em música para negócios?

Essa é a Listenx, uma ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Com ela você terá acesso a mais de 100 playlists criadas pelo nosso time de especialistas e que podem ser reproduzidas a qualquer momento na sua loja.

Sem falar que você ainda terá um canal de comunicação direto com os consumidores que estiverem na sua loja. Basta reproduzir um dos anúncios pré-gravados ou criar o seu próprio anúncio com o auxílio do locutor virtual. Assim fica bem mais fácil divulgar ofertas, novidades da loja, lançamentos e os diferenciais da sua marca.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e confira os resultados da música para loja infantil clicando aqui e fazendo um teste gratuito por 10 dias. Você não vai se arrepender!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Rádio corporativa: 10 motivos para aderir à essa estratégia de marketing

As rádios corporativas podem ser uma forma muito efetiva de impulsionar o seu empreendimento. Confira e descubra!

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa. Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa escolha é…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música para Loja de Roupa Feminina – Conheça as 3 regras antes de apertar o play!

 Escolher a música para a loja de roupa feminina é uma tarefa complicada que você deve ter muito cuidado na hora de realizar. Do contrário, em vez de agradar seus clientes, você pode começar a ver os consumidores saindo rápido e de mãos vazias do seu estabelecimento. Por outro lado, quando feita de modo…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos