A música que toca na sua loja influencia bastante o comportamento e a experiência do seu consumidor. Inclusive, existem músicas, ritmos e estilos que podem te ajudar a vender mais. Por isso, é preciso ter bastante atenção na hora de decidir quais músicas reproduzir na sua loja de surf.
Isso porque, da mesma forma que a escolha da trilha sonora certa te ajuda a aumentar as vendas, escolher errado pode afastar os clientes da loja e ainda deixar uma má impressão. E, como nós sabemos que não é isso que você quer, preparamos esse artigo.
Nele nós vamos te explicar como ter a trilha sonora certa na sua loja de surf para estimular o cliente e vender mais. Confira!
Qual o poder da escolha de músicas para loja de surf?
Ter música ambiente na sua loja de surf pode ser um grande diferencial e te ajudar a se destacar da concorrência. Isso porque, apesar de o mercado de music branding ter se desenvolvido bastante no Brasil, muitos estabelecimentos ainda não dedicam a devida atenção a isso.
Por isso, se você conseguir implementar a música na loja da maneira certa, poderá não apenas se destacar, mas conseguir um diferencial competitivo para a sua marca. Por isso, queremos te contar um pouco mais sobre como a música pode influenciar a loja.
Cria conexão com o cliente
A música é capaz de promover a identificação do consumidor com a sua marca e facilitar a conexão e o encantamento por ela. Além disso, a música é uma forma poderosa de se expressar, ou seja, a trilha sonora reproduzida na loja de surf te ajuda a transmitir uma mensagem para os consumidores.
Aumenta o tempo de permanência na loja
Se você está tendo problemas em reter o cliente na loja, então deve ficar atento a essa informação. Segundo um estudo realizado pela HeartBeats Internacional, a música influencia diretamente no tempo de permanência do cliente na loja.
O estudo mostrou que cerca de 35% dos clientes permanecem no estabelecimento por mais tempo se gostam do que está tocando. Entretanto, 44% vão embora quando a música os incomoda, e isso sem comprar nada.
Vale a pena lembrar que ao permanecer mais tempo na loja, as chances de fazer mais vendas aumentam consideravelmente. Afinal, os clientes terão tempo para olhar os produtos e decidir qual é a melhor opção, ou mesmo se deparar com outros produtos que ele não estava planejando comprar.
Aumenta o movimento da loja
Ao acertar na escolha da programação musical, você também aumenta o movimento da loja. Isso acontece porque você estará oferecendo um ambiente agradável, no qual o consumidor gosta de ficar e que causa uma boa impressão nele.
Ou seja, não apenas ele vai querer voltar ao estabelecimento, mas também vai falar bem dele e recomendá-lo a outras pessoas. No mesmo estudo que mencionamos anteriormente, foi possível provar que 31% dos consumidores voltam a visitar a loja quando gostam do som ambiente, e 21% destes indicam a loja para amigos e conhecidos.
Mas, ao errar na escolha da música, você pode se deparar com o fato de que 38% dos clientes não voltam a visitar a loja em caso de músicas mal selecionadas. Entendeu agora porque você precisa se preocupar com as músicas da sua playlist?
Como eu posso escolher as músicas para vender mais?
Diante desses passos, é natural que você se pergunte como escolher as músicas certas. O bom é que estamos aqui para te ajudar a fazer essa escolha. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração e falaremos brevemente sobre cada um deles a seguir.
Conheça os seus clientes
A primeira coisa a ser feita é uma pesquisa ou coletar o feedback dos clientes para entender melhor seus gostos musicais. Se a loja atrai um público mais jovem, pode ser interessante incorporar músicas mais contemporâneas, enquanto uma clientela mais diversificada pode apreciar uma seleção eclética.
Entretanto, nada impede que você tenha uma playlist que combine os dois estilos. Tudo vai depender qual perfil de cliente você vai querer atrair para a sua loja de surf, e a música pode te ajudar a direcionar isso.
Tenha playlists temáticas
Outra forma de conseguir vender mais na sua loja de surf e conquistar os clientes de uma vez por todas, é incluir ter playlists temáticas. Assim, você consegue complementar a atmosfera da loja de forma natural e agradável para os consumidores. Pode ser, por exemplo, uma playlist de “Músicas de Praia”, incluindo ritmos como reggae, surf rock e músicas mais descontraídas.
Fique atento ao nível de energia da playlist
Esse é outro ponto ao qual nem sempre os gestores do varejo dão a atenção necessária. Entretanto, o nível de energia da playlist pode influenciar, e muito, o ritmo de compras e a forma como o cliente se relaciona com a sua marca.
Varie entre músicas mais animadas para criar energia na loja e músicas mais suaves para proporcionar um ambiente relaxante. Isso ajuda a manter o interesse dos clientes sem tornar o ambiente muito agitado. Além disso, diferentes momentos do dia podem exigir playlists com diferentes níveis de energia.
Mantenha a playlist atualizada
Não basta apenas fazer a sonorização ambiente da loja de surf, é preciso também manter a playlist atualizada. Tudo bem que os clientes ficam na loja apenas alguns minutos, mas os vendedores ficam lá o dia todo, a semana inteira.
Isso torna o ambiente tedioso e desgastante, o que pode comprometer o rendimento da sua equipe de vendas. Por isso, o ideal é que novas músicas sejam regularmente incorporadas na playlist.
Tenha ajuda de uma empresa especializada
Sim, os detalhes para conseguir ter as músicas certas na sua loja de surf para aumentar as vendas são inúmeros. Como você já deve ter entendido, não basta escolher uma playlist qualquer, apertar o play e esquecer da programação musical.
Muito pelo contrário, para ter sucesso a escolha da playlist deve ser feita considerando-se os clientes, qual o tipo de atmosfera você quer oferecer a eles, e qual a mensagem da sua marca. Sem considerar esses pontos, as chances de errar são enormes.
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