Por Nayara Santos em 30.11.2023

Entenda mais sobre playlists temáticas para lojas

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A música é parte imprescindível do marketing de experiência para seus clientes. O que toca faz muita diferença nas tomadas de decisão dentro da sua loja. Além disso, a música pode ser uma ferramenta importantíssima para integrar outras ações de marketing, tornando o ambiente mais coeso.

Isso mostra que a música pode ser uma ferramenta indispensável durante as datas comemorativas do varejo. Afinal, de nada adianta criar uma decoração de Natal incrível, se você ficar tocando as músicas populares do Carnaval, não é mesmo? 

Mas, as playlists temáticas não precisam se referir apenas a datas comemorativas, elas também podem ser focadas em gêneros musicais, cantores e assunto (ou tema). Uma playlist temática geralmente depende do contexto social que seu público está vivendo  no momento. Sendo, neste caso, algo que muda ao longo do tempo e de maneira natural.

Precisamos falar também que a playlist temática te ajuda a se destacar da concorrência e a oferecer um ambiente de compras muito mais imersivo e interessante para os clientes. Continue a leitura e descubra mais sobre essa importantíssima ferramenta de marketing!

Mas, afinal, o que são as playlists temáticas para lojas?

Primeiramente precisamos definir o que são as playlists temáticas, assim você não irá mais se confundir. Como o próprio nome diz, essas playlists são preparadas pensando em algum tema específico. 

Essas playlists podem estar focadas em datas específicas do varejo, tais como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, dentre outros. Mas, também pode ser trabalhada conforme o seu ramo de atuação, proposta da marca e até mesmo com campanhas específicas.

Por exemplo, uma loja fitness pode fazer a semana do bem-estar em que os produtos em destaque são relacionados à prática de yoga. Nesta situação específica, talvez seja interessante diminuir o nível de energia da playlist da loja, optando por músicas mais relaxantes.

Playlist temática, nem sempre é tão simples assim

Ter uma playlist temática pode exigir uma análise mais fina e detalhada de quem você quer alcançar. Vamos a um exemplo para facilitar o seu entendimento.

Imagine que você possui uma rede de lojas de roupas masculinas. O Dia dos Pais está chegando e você sabe que é um momento importante para estimular as vendas. Ao verificar os números e estoques, você percebe que precisa focar em campanhas de varejo para aumentar as vendas de camisas e peças sociais.

Devido a uma análise realizada, você já sabe que a maioria das pessoas que desejam esse tipo de produto são homens mais velhos. Neste caso, basta preparar uma playlist temática que agrade a esse público, certo? Não, se você fizer isso pode perder vendas e nem entender o porquê isso aconteceu.


Lembre-se, estamos falando do Dia dos Pais, portanto, os filhos é que irão realizar as compras. Isso significa que a playlist deve ser escolhida pensando neste público-alvo, afinal você quer convencer a esses clientes a comprarem os produtos.

Portanto, não faria o menor sentido reproduzir as músicas pop do momento, ou canções natalinas. A situação pede uma trilha sonora específica, que se encaixe na data comemorativa em questão. 

Provavelmente a melhor escolha seria uma playlist temática de Dia dos Pais, com músicas que se encaixam na média de idade entre os compradores e seus pais. Isso poderá trazer uma sensação de nostalgia e companheirismo, já que muitas pessoas trocaram conhecimentos musicais com seus pais e se lembram com carinho de momentos próximos relacionados a isso.

Benefícios de playlists temáticas para lojas

A visita do cliente a uma loja física é a oportunidade perfeita para o lojista influenciar o comportamento do consumidor e incentivar outras compras. Entretanto, com o avanço da tecnologia, cada vez menos é exigido do consumidor se locomover até uma loja física para realizar qualquer tipo de compra. 

Por isso mesmo, é essencial conseguir oferecer algum atrativo ou ambiente de compras diferenciado para convencer o consumidor a ir até a loja. Existem muitas coisas que podem interferir nessa visita, tais como:

  • Localização da loja;
  • Movimentação no local;
  • Atendimento oferecido pela equipe;
  • Facilidade para estacionamento;
  • Disponibilidade de produtos;
  • Preços mais atrativos, dentre outros.

Mas, poucos são os varejistas que se preocupam com a sonorização ambiente na hora de convencer o cliente a ir até a loja física. Se você for um desses, precisa rever essa crença e nós vamos te mostrar o porquê.

Consumidor passa mais tempo na loja

Quando a playlist agrada a tendência é que o consumidor fique mais tempo no estabelecimento. Um estudo realizado pela HeartBeats International mostrou que 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência nestas condições.

Por outro lado, 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada quando a música é ruim. Entendeu agora porque não dá para tocar as suas músicas preferidas com temáticas amorosas durante o Dia das Crianças? Confira aqui todos os detalhes desse estudo.

Aumento nas vendas

Se os consumidores deixam a loja sem comprar, a trilha sonora errada não vai te ajudar a aumentar as vendas, pelo contrário, só irá reduzir o seu lucro. Mas, além de passar mais tempo na loja quando a música é boa, 14% dos clientes irão comprar mais.

Vale a pena dizer que a sonorização ambiente também pode influenciar no comportamento do consumidor, visto que seu humor será afetado. Emoções positivas sempre trazem pensamentos mais livres e até impulsivos, dependendo do tipo de produto que sua marca oferece.

Controlando o ritmo de compras

Se na nossa vida pessoal a música pode ajudar a nos deixar mais agitados, calmos, felizes e até mesmo tristes, então você precisa entender como trazer isso para a sua loja de modo que o sentimento e a mensagem da sua marca sejam transmitidos e reforçados.

Por exemplo, os horários de maior movimento da loja podem até trazer boas vendas e lucro, mas ele passa longe de ser os mais agradáveis. Afinal, muitas pessoas no mesmo local geram filas no caixa, dificuldade de andar pela loja e de ver os produtos. Com uma trilha sonora mais agitada, você consegue acelerar o ritmo de compras sem interferir na experiência do consumidor.

Já nos momentos de menor movimento, pode ser mais interessante reduzir o ritmo do cliente, deixando-o mais calmo e olhando os produtos em mais detalhes. Desta forma, o cliente terá mais tempo para analisar o custo-benefício daquele item e comprá-lo, ou para o vendedor convencê-lo a levar o produto para casa.

Evita a monotonia

Nenhuma playlist temática para lojas precisa ser fixa e estática; aliás, nem deve. A ideia é justamente ter vários temas para diferentes momentos do calendário do varejo e em datas importantes para a sua loja.

Afinal, não é porque as músicas de Natal da Mariah Carey ou da Simone são conhecidas que elas devem estar presentes nessa playlist temática. Existem muitas outras opções de músicas que podem ser reproduzidas nesta data, o que te ajudará a surpreender o cliente e a mostrar que você quer oferecer algo diferenciado para ele.

Por falar em playlist de Natal, não deixe de conferir a nossa seleção para a data.

Facilita a conexão do cliente com a sua marca

É absolutamente normal e esperado que o comportamento do consumidor mude ao longo do tempo. Atualmente, a busca é por empresas que tenham os meus valores, gostos, crenças e posicionamentos que os clientes.

Uma das formas de fazer isso é com a música. Afinal, se o cliente perceber que a sua marca possui os mesmos gostos musicais que ele, a conexão já pode ocorrer instantaneamente.

Além disso, a música ajuda a criar uma identidade musical para a marca. Assim como a decoração, os uniformes, o atendimento e outras particularidades fazem parte da construção da marca, o mesmo vale para a sonorização do ambiente. 

Inclusive, uma boa experiência musical fará com que o público associe a harmonia sonora com a loja, levando-o a se lembrar positivamente e ter mais chances de retorno. No mesmo estudo mencionado anteriormente, 31% dos consumidores retornam ao estabelecimento quando a música é agradável.

Equipe mais produtiva e motivada

Não podemos esquecer de uma peça fundamental na engrenagem da loja: a sua equipe de vendas. Eles também podem ser influenciados pelas playlists temáticas, já que passarão o dia todo, todos os dias, escutando as músicas escolhidas.

Com a trilha sonora harmonizando o ambiente, melhorando a motivação e sendo bem recebida pelos profissionais, as chances de que a produtividade aumente são bem altas! Sem falar que o atendimento também sofrerá alterações e, neste caso, para melhor.

Ambiente de compras coeso e imersivo

Além de serem os mais exigentes do mundo, os consumidores brasileiros dão um grande valor para a experiência de compras. Isso significa que as empresas que conseguirem oferecer isso a eles, conseguirão também conquistar os consumidores agregando valor aos produtos e serviços oferecidos.

A playlist temática pode te ajudar com isso, afinal, ela ajuda a criar ambientes coesos e imersivos, transformando simples visitas à sua loja em celebrações memoráveis. Durante as datas especiais, a música certa não apenas reflete o espírito festivo, mas molda a experiência de compra, envolvendo os clientes em uma narrativa sonora única. 

O que é preciso para montar uma playlist temática?

Imaginamos que, com tantas condições a serem consideradas, montar uma playlist temática já não pareça tão simples. De fato, os resultados que você espera para sua loja não serão os mesmos sem uma avaliação 360º e uma aplicação estratégia da trilha sonora. 

Ninguém quer correr o risco de causar efeitos contrários ao utilizar esta estratégia na sua loja, certo? Muito pelo contrário, a intenção é que você consiga oferecer uma experiência de compras única, encantando os consumidores e fidelizando-os.

Então, não arrisque a saúde financeira da sua empresa, conte com a ajuda de quem entende de comunicação e música para negócios, a Listenx. Com mais de 20 anos de experiência, ela já ajudou mais de 11 mil clientes a ter a playlist certa tocando nas suas lojas.

Além das mais de 100 playlists para escolher, incluindo uma grande diversidade de playlists temáticas, você ainda terá um canal de comunicação direto com os clientes. Isso pode ser feito com a reprodução de anúncios ao longo da programação musical.

Você poderá usar tanto os anúncios pré-gravados quanto criar os seus próprios anúncios e reproduzi-los sempre que quiser. A divulgação de promoções e da sua marca nunca foi tão fácil! Confira a seguir como se cadastrar para fazer um teste gratuito e conferir de pertinho todos esses benefícios.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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