Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado.
O music branding pode ser a estratégia que faltava para que você consiga oferecer uma boa experiência para os seus clientes. Inclusive, essa capacidade poderá mudar a forma como os seus clientes enxergam a sua marca e se relacionam com ela.
Se você ainda não ouviu falar em music branding, ele é uma estratégia de branding utilizada para comunicar sua marca de forma intencional através da música. Desta forma, ele possibilita a criação de uma identidade sonora única para a sua marca, aumentando a percepção de valor sobre ela e ainda te ajudando a se conectar com o seu público-alvo.
Isso acontece porque a música também é uma forma de comunicação, ela desperta emoções e cria memórias, sendo esse, aliás, um dos motivos que explicam porque é tão importante planejar a trilha sonora da sua loja pensando nos sentimentos que você quer instigar.
Mas, o music branding passa longe de simplesmente apertar o play na sua playlist favorita. Ele deve ser muito bem planejado. Não sabe como fazer isso? Sem problemas, a seguir vamos te contar todos os segredos dessa estratégia. Confira!
Branding, music branding e marketing sensorial
Antes de mergulharmos no mundo do music branding, é essencial que você entenda o que é branding. Ele nada mais é do que uma estratégia que ajuda a consolidar uma marca.
Portanto, é a forma como você define e transmite a identidade e os valores da sua marca. Ele é composto por vários elementos como o nome, o logotipo, o design, a embalagem, o tom de voz, a decoração da loja, a forma como você se relaciona com o cliente, dentre outros.
Por isso, falando de uma parcela desse universo do branding, a parte sonora dessa estratégia, que é complementar ao todo, afinal tudo em uma marca comunica e a música em especial cria vínculos e elos emocionais entre a marca e o público.
Por exemplo, ao entrarmos em um ambiente somos expostos a uma série de elementos que ajudam o nosso corpo a perceber se aquele ambiente é seguro ou não. Em outras palavras, se você pode ficar confortável e tranquilo, aproveitando a experiência, ou se precisa ficar alerta.
Assim, a luz, o odor, a decoração e o som são os elementos que comunicam uma marca e se escolhidos de forma estratégica, ajudam a criar um ambiente único. Mas não apenas isso, eles ajudam a criar o universo da sua marca. Essa estratégia é chamada de branding sensorial.
Muita informação? Calma que vamos explicar tudo ao longo do artigo, continue com a gente!
Então qualquer música serve?
Claro que não! Lembre-se, você quer representar a sua marca e se comunicar com os seus clientes, então a trilha sonora escolhida deve ser capaz de fazer isso. Ou seja, é bem provável que a sua playlist favorita, aquela que representa o seu gosto pessoal, não irá fazer isso.
A diferença é que aqui estamos falando de uma seleção de músicas que foram estudadas para transmitir uma determinada sensação ou mensagem. Assim, uma playlist que traz resultados é aquela feita com base nos resultados da análise de targets, perfis de consumidores, necessidades da marca, momentos que a marca vive, e outras estratégias de branding implementadas no estabelecimento.
De que maneira o music branding pode me ajudar?
O ser humano é intimamente ligado ao som. Desde o nascimento é ele que usamos para nos comunicar com o mundo. Ao longo da vida aprendemos a reconhecer e atribuímos sons às coisas que nos cercam: o latido de um cachorro, a chuva caindo, os passos de alguém se aproximando, dentre muitos outros.
Conseguimos, inclusive, reconhecer o barulho que faz o motor do nosso carro e diferenciá-lo do som do motor do automóvel do vizinho. Isso sem falar nos mais diferentes sons que nos acalmam, nos deixam cheios de energia e até mesmo nos incomodam. Mas, o que isso tem a ver com o music branding?
Nosso sistema auditivo funciona a todo momento. Mesmo quando estamos dormindo é ele que nos mantém alertas e informados sobre o que acontece ao nosso redor. Somos capazes de perceber sons, mesmo que inconscientemente e isso pode influenciar as nossas emoções, decisões, e reações.
O music branding trabalha o ambiente musical com base na percepção que você quer que o cliente tenha do ambiente da loja. Dessa forma, é possível aumentar seu bem-estar, melhorar a experiência que o cliente tem durante as compras e ajudar a construir uma identidade sonora para a sua marca.
Aliás, é possível fazer isso nos mais diferentes tipos de estabelecimentos, tais como lojas de roupas, restaurantes, supermercados, academias, salões de beleza, lojas de brinquedos, farmácias, e vários outros.
Quais os benefícios do Music Branding para a minha loja?
Agora que você já entendeu o que é o music branding, vamos falar em detalhes sobre os benefícios que ele pode trazer para a sua loja.
Aumento da permanência do cliente na loja e retorno do cliente à loja
Conseguir fazer com que o cliente passe mais tempo na sua loja sem parecer que você está segurando ele lá é um desafio, certo? Por isso, encontrar formas de fazer isso de forma natural, de modo que essa seja uma escolha do cliente é essencial.
E, como você deve estar imaginando, a música pode ser a ferramenta para isso. Segundo o time de especialistas em programação musical da Listenx:
“Estudos mostram que as influências do som são grandes. Por exemplo, 31% dos consumidores voltam em uma loja porque se sentiram bem com algo que nem mesmo eles sabem explicar. Um terço dos seus clientes desejarão retornar devido a uma memória positiva, ou uma sensação agradável, que tiveram em seu PDV.”
Isso está relacionado ao branding sense, uma vez que ele é o responsável por criar sensações no cliente. Nesse caso, o music branding pode ser um fator essencial. Ainda segundo eles:
“Uma trilha acertada e alinhada aos padrões da marca costuma aumentar em 35% a permanência do cliente na loja.”
Por exemplo, se a média de permanência de um cliente que queira comprar um móvel é de algumas horas, não se indica, por exemplo, incluir músicas mais aceleradas na trilha sonora. O recomendado é tocar jazz e lounge. Eles explicam:
“Entender a necessidade do seu cliente e o momento que ele está na loja faz com que a permanência no PDV aumente e, em consequência, a produtividade da equipe e as vendas.”
Reflexo positivo nas vendas
Sabemos que em mais de 70% das compras são decididas no PDV. Isso acontece por vários motivos, por exemplo, para aproveitar promoções ou como resultado de um atendimento bem realizado pelo vendedor.
A música entra como um fator agregador de valor para o seu cliente, pois ele terá uma recepção diferenciada e ficará mais à vontade na loja, com toda a atmosfera que foi cuidadosamente planejada. Mesmo que inconscientemente, ele tende a permanecer mais tempo lá, o que pode levar a um aumento em seu consumo.
Muitas marcas ainda ignoram esses fatos e trabalham pouco o music branding, ou nem sequer o fazem, mas ele é, certamente, um fator influenciador na compra e, mais ainda, na satisfação dos clientes. Os programadores ressaltam:
“Outro número que sempre usamos é do David Garden, que o Music Branding bem feito aumenta em pelo menos 15% das vendas. Esse é um valor bastante representativo porque nós, do marketing, conhecemos estratégias que envolvem investimentos de milhares de dólares e o envolvimento de centenas de pessoas de diferentes equipes, para proporcionarem incrementos de 5% a 10% nas vendas. Há, ainda, algumas ações milionárias que elevam apenas de 2,5% a 3%. O music branding hoje é uma das ferramentas, junto ao Instagram e ao Facebook, que apresentam melhor custo-benefício para você aumentar as vendas”.
Aliás, outros estudos mostram que apenas acertando na hora de escolher a trilha sonora você consegue aumentar as suas vendas em 9%. Isso mesmo, apenas tendo as melodias certas sendo reproduzidas na sua loja.
Entretanto, 6 a cada 10 empresas ainda não encontraram qual é a trilha sonora que representa a sua marca. Ou seja, ainda não possuem uma identidade musical. Portanto, se você investir nessa estratégia, já sairá na frente de uma parcela considerável da concorrência.
Satisfação de estar no PDV
Pessoas gostam de se sentir bem, independentemente do local onde estejam ou de quem lhes acompanha. Esse desejo se estende às empresas que elas frequentam, afinal, quem não gosta de sair de uma loja com a sensação que foi bem atendido?
Claro que existem diferentes elementos e ações envolvidas nisso, como o treinamento da sua equipe, o atendimento ao cliente e a organização da loja. Mas, a música também é uma parte essencial para garantir essa satisfação.
Por exemplo, 81% dos consumidores dizem que ouvir música em um espaço comercial melhora seu humor. Além disso, 71% dos clientes afirmam que a música ambiente ajuda a proporcionar uma atmosfera mais agradável.
Mas isso não é só, 70% dos clientes afirmaram que são mais propensos a comprarem em lojas que tocam músicas que eles gostam, 63% tendem a retornar às lojas que têm música tocando e 67% concordam que a música de fundo os incentiva a fazer compras.
Isso mostra o quanto a música pode influenciar os resultados da sua loja e que negligenciar esse importante elemento pode custar caro para o seu negócio. Confira aqui como a música pode influenciar a sua loja.
Lembrança da marca
Boas experiências permanecem na memória das pessoas e nossa memória auditiva é poderosa. Após passar pela experiência sensorial que inclui o music branding, o consumidor se lembrará não só do momento da compra em si, como assimilará símbolos relativos à sua marca, incluindo a música.
Ou seja, o seu cliente pode lembrar da sua loja em qualquer hora ou lugar se ouvir uma música que remete à experiência de compra que viveu com sua marca. Sem falar que, como a sua marca ficou na memória dele, quando alguém falar sobre os produtos que você vende, ele imediatamente se lembrará de você e indicará o estabelecimento.
Por exemplo, 21% dos clientes afirmam que recomendariam uma empresa para amigos e familiares se a música fosse adequada. Isso significa divulgação da sua marca boca a boca, sem que você precise gastar nenhum centavo a mais para isso.
Como aplicar Music Branding e montar uma playlist personalizada?
Falamos muito até agora sobre a importância de escolher bem as músicas, mas como fazer para criar uma estratégia musical ideal para a sua loja? Confira a seguir.
Unir a outras estratégias sensoriais
O music branding é como qualquer outra ferramenta de marketing, ou seja, precisa ser bem compreendido para ser aplicado e deve conversar com as outras estratégias implementadas na loja. Afinal, de nada adianta caprichar na escolha da trilha sonora e não se preocupar com a decoração da loja.
De modo geral, as ações do marketing sensorial ajudam a criar e entregar um ambiente coeso para os clientes fazerem as compras. Ao incluir elementos que estimulem os sentidos humanos, mesmo que de maneira sutil, você estará contribuindo para que a experiência do cliente seja única.
Buscar uma parceria e uma solução tecnológica
Por mais que você ache que o music branding é simples, a nossa recomendação é que essa estratégia seja aplicada em parceria com uma empresa especializada na área. Ou seja, com uma empresa que já tenha atendido diversos clientes, com uma equipe que tenha formação e experiência na área e que seja capaz de preparar playlists personalizadas.
Mas, isso não é tudo. Uma solução tecnológica também te ajudará na gestão da música na sua loja. Isso significa facilitar a programação musical, a escolha das playlists, e até mesmo a criação e inclusão de anúncios entre as músicas.
Para isso você pode contar com a Listenx, pioneira em music branding no Brasil, com mais de 21 anos de experiência e mais de 12 mil clientes satisfeitos. A nossa equipe de especialistas te ajuda a escolher e a criar as playlists certas para a sua empresa. Clique aqui para saber mais.
Escolher as músicas de acordo com as sensações que se deseja gerar
Digamos que os gestores de um negócio querem aumentar o tempo de permanência do público em seu PDV. Contudo, eles escolhem apenas músicas agitadas para a playlist da loja.
Nesse caso, é preciso ter em mente que uma playlist agitada terá justamente o efeito contrário, acelerando o ritmo de compras e fazendo com que o cliente fique menos tempo no estabelecimento. Por isso, é preciso escolher as músicas estrategicamente para que o cliente fique na loja por mais tempo.
Portanto é necessário entender que a música exerce influência muito forte na mente e no comportamento humano. Com as músicas certas, é possível otimizar e controlar a “atmosfera” de um ambiente, de modo que você consiga direcionar as reações do cliente.
Cuidados ao empregar o music branding
A primeira coisa que você precisa entender é que o music branding é feito para comunicar a sua marca de forma direcionada, ou seja, o seu gosto musical não deve influenciar na escolha da playlist da loja.
Acertar na trilha sonora significa ter músicas que beneficiam o negócio, mesmo que não estejam de acordo com o seu gosto pessoal. Por isso é essencial entender bem o sentimento que se deseja instigar nos clientes através da música.
Outro ponto importantíssimo é garantir que a playlist escolhida seja reproduzida na loja. Afinal, nem sempre os funcionários seguem as estratégias que você preparou. Neste caso, o melhor a fazer é ter uma plataforma que permita padronizar e gerenciar toda a estratégia com a segurança de que as configurações não serão alteradas.
Melhor ainda, você pode ter uma plataforma que possibilite preparar a programação da rádio com antecedência e que comece a reproduzir as músicas assim que o computador é iniciado. Perfeito, não é mesmo? A Listenplay, rádio indoor da Listenx, oferece tudo isso e mais um pouco.
Levi’s, um case de sucesso de music branding
Como falamos ao longo deste artigo, você deve ter percebido que, muito antes de começar a escolher as músicas para a trilha sonora da loja, é preciso conhecer a marca, qual é a sua proposta e quem serão os ouvintes dessas músicas. Esse conhecimento é essencial para que as músicas sejam adequadamente selecionadas e o objetivo da marca seja alcançado.
Aliás, é essencial considerar onde a marca quer chegar, afinal, sem isso fica praticamente impossível traçar uma estratégia de marketing de sucesso. Por isso, queremos apresentar para você um case de sucesso muito emblemático e do qual a Listenx se orgulha muito: o music branding da Levi’s !
Entendendo as necessidades da marca
Podemos definir a Levi’s como uma marca atemporal, moderna, articulada e extremamente presente. Ao entrar em uma das lojas da marca você vai se deparar com muitos produtos atuais, que atraem a atenção de um público mais jovem.
Entretanto, as clássicas calças jeans, de corte reto, sem lavagens mais elaboradas e que servem em qualquer pessoa, ainda estão presentes e são muito apreciadas pelos clientes. Portanto, esse foi o primeiro desafio que a Listenx encontrou, mas ele não era o único.
Segundo a Brand Environment Coordinator da Levi’s, Ariela Ranielly de Silveira, existem diversos estudos que mostram o papel da música no tempo de permanência do cliente na loja. Apesar disso, eles estavam encontrando dificuldades em conseguir trazer uma trilha sonora para as lojas que realmente representassem a marca.
Ainda segundo Ariela, “era comum entrar nas lojas e ter um estilo musical tocando que não tinha nada a ver com a marca”. Isso acontecia basicamente porque a plataforma utilizada naquela época era muito aberta, e permitia mudanças na trilha sonora e escolhas que não levavam em consideração o branding.
Solução encontrada pela Listenx
Uma vez que a Listenx entendeu as necessidades da Levi’s, havia chegado o momento de arregaçar as mangas e começar a preparar o music branding desta reconhecida marca. Segundo o time de programação musical da Listenx, conseguir criar uma playlist que refletisse simultaneamente a atemporalidade e a jovialidade da marca foi “o maior desafio e a parte mais gostosa” deste projeto.
Hoje em dia, ao entrar em uma loja da Levi’s, você ouvirá uma playlist com músicas mais atuais e algumas consideradas clássicas. De modo geral, a trilha sonora inclui pop, pop rock, folk e indie. Desta forma, as músicas ajudaram a transitar por diversas décadas, se comunicando com clientes de todas as idades. Além disso, também criou uma atmosfera mais americana na loja, refletindo a identidade da marca.
Mas, ainda faltava resolver o problema da plataforma, e nisso a Listenx tinha a solução perfeita. A Listenplay, nossa plataforma, permite o bloqueio do aplicativo por senha, garantindo que as lojas não conseguissem alterar a programação musical estabelecida pelo marketing da rede.
Além disso, também é possível planejar a programação da rádio com antecedência e acompanhar a utilização em todas as unidades, em tempo real. Para a Ariela, “A Listenx, hoje, resolve o meu problema de music branding!”.
E você, está esperando o que? Faça com a Levi’s, invista em music branding de qualidade, com quem entende do assunto e atua há mais de 21 anos no mercado. Conheça mais sobre a nossa experiência e soluções para todos os ramos do varejo.
Outros cases de sucesso de music branding
Além da Levi’s, outras empresas também confiaram na nossa experiência. Veja a seguir outros cases de music branding que merecem destaque!
Live!
A Live! apostou em uma estratégia de marketing diferenciada, utilizando a música não apenas para reforçar a sua identidade e melhorar a experiência do cliente, mas também para promover as novas coleções.
Desta forma, a cada nova coleção uma nova playlist passava a ser reproduzida na loja. As músicas eram escolhidas pensando na mensagem que a Live! queria transmitir com as novas peças.
Outro ponto importantíssimo da estratégia de sonorização ambiente adotada foi o regionalismo. Com lojas em diferentes regiões do país, eles perceberam que apostar em ritmos e artistas conhecidos de cada local seria um grande diferencial na hora de se conectar com os clientes.
Adidas
A parceria entre a Adidas e a Listenx começou com a procura de um serviço nacional de sonorização ambiente, que oferece suporte de qualidade e tecnologia. Além disso, a Adidas percebeu que com essa mudança era também o momento de atualizar a playlist, sempre seguindo as diretrizes da matriz, na Alemanha.
Na hora de criar a playlist, o time de especialistas da Listenx buscou unir a autenticidade da marca, sua personalidade forte, o mundo fashion e, obviamente, a prática esportiva. Outro ponto que se destacou nessa parceria foi a inclusão de músicas nacionais na playlist.
Afinal, por mais que a Adidas seja uma marca mundialmente famosa, incluir músicas nacionais ajudou a criar uma conexão maior com os clientes brasileiros.
Loungerie
No mercado há 15 anos, a Loungerie buscou a Listenx para ter uma playlist que conseguisse se comunicar com o seu público-alvo. Ou seja, a intenção não era agradar a todos os perfis de cliente, muito pelo contrário, eles sabiam exatamente quem eles queriam alcançar.
Desta forma, ao preparar a playlist da Loungerie, o programador musical buscou incluir a autenticidade, erotismo e maturidade que são característicos da marca. Outro ponto que chama a atenção na estratégia adotada pela marca é a preocupação em agradar à equipe de vendas.
Isso trouxe um pouco de diversidade para a playlist, mas sem desagradar aos consumidores. Afinal, os vendedores são uma parte importantíssima do sucesso da sua empresa, e conseguir agradá-los, melhorando a produtividade e o ambiente de trabalho faz com que todos ganhem.
Pandora
Outro case de sucesso do qual nos orgulhamos é o da rede de joalherias Pandora. Ao contrário das oscilações no nível de energia da playlist, a Pandora buscava uma trilha sonora mais linear, que não variasse ao longo do dia.
Ainda, ao preparar a playlist da Pandora, a equipe da Listenx procurou traduzir o DNA da marca em música. Por exemplo, por algum tempo a Shakira foi a garota propaganda da joalheria. Neste período, músicas da cantora faziam parte da trilha sonora reproduzida nas lojas.
Esse alinhamento entre diferentes estratégias de marketing ajudam a criar uma imagem mais coesa para a marca. Desta forma, fica mais fácil para o cliente reconhecer o estabelecimento e se conectar com ele.
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
Como você viu ao longo deste artigo, a música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a rádio indoor da Listenx, você terá playlists criadas por especialistas em música para negócios, criadas de acordo com a estratégia de branding da sua marca e o perfil dos seus clientes.
E você ainda pode divulgar suas promoções no momento de compra e em tempo real. Crie anúncios instantâneos com nossos locutores profissionais e virtuais e conte com a ajuda da nossa assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.
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