Por Nayara Santos em 18.05.2016

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Por Nayara Santos em 18.05.2016

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que vamos explorar nesse post, mostrando também como essas estratégias já foram usadas em ações de sucesso. Acompanhe:

Trabalha a identidade da marca

Formas, cheiros, cores, música e outros elementos sensoriais podem ajudar a identificar a marca de imediato. Algumas marcas têm uma identidade tão forte que, se as suas fontes forem usadas para escrever outras palavras, a lembrança será imediata — basta lembrar da fonte usada pela Coca-cola ou a usada pela IBM que isso fica bastante claro. Outro exemplo interessante é o uso do M amarelo imitando batatas fritas, facilmente identificamos que pertence à rede McDonald’s em qualquer parte do mundo!

Estimula o desejo de compra

Um exemplo que ajuda a ilustrar como o marketing sensorial pode estimular esse desejo é o que faz a marca M&M’s em sua loja em Londres. Apesar de todos os produtos da loja estarem lacrados em embalagens (ou seja, impossibilitados de emitir cheiros), a loja tem um odor forte de chocolate que é borrifado no ar, criando no cliente o desejo de compra.

Cria um vínculo emocional com o consumidor

Nem sempre estamos cientes disso, mas, quando examinamos um produto, as cores, cheiros e texturas têm um efeito muito forte na escolha. Um grande exemplo disso é a Apple, que têm um odor específico em diversos produtos, como computadores e smartphones.

Muitos pensam que o cheiro vem do produto novo, mas ele é produzido pela empresa Air Aroma e mistura cheiro de papelão, tinta e outros ingredientes. Ele é feito justamente para ser reconhecido como o cheiro de um produto novo da marca, criando uma sensação de satisfação que leva a um vínculo com os clientes.

Demonstra as características dos produtos

Determinadas informações sensoriais podem dar uma dica do que esperar de um certo produto. É comum, por exemplo, que serviços de alimentação fast food usem cores quentes, como amarelo e vermelho, enquanto a cor verde é normalmente relacionada à alimentação saudável e orgânica.

A marca Orangina, especializada em bebidas cítricas, usou ainda outro elemento visual para conseguir esse efeito: a forma. Ela utiliza a forma da laranja em suas embalagens para comunicar o sabor aos consumidores.

Os sentidos têm grande impacto ao chamar a atenção do consumidor

Muitas vezes, os consumidores estão inseridos em ambientes visualmente intensos, com um grande número de produtos em que prestar atenção. Usar um estímulo sensorial diferente nesses casos pode ser muito efetivo para atrair a atenção do comprador. Um exemplo disso é o que fez a Nike. Em suas lojas, a marca utilizou um odor específico para atrair o consumidor para seus modelos de tênis mais caros, destacando-os pelo cheiro em um ambiente visualmente carregado.

Viu como o marketing sensorial pode funcionar? Basta aplicá-lo da forma mais adequada para a sua marca. Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, pode baixar o nosso E-book “Guia completo sobre marketing sensorial no varejo”

 

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba agora o que é CAC no varejo e como melhorar essa métrica!

O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que esclarece a receita necessária para que uma empresa traga um novo cliente para o seu negócio. Podemos utilizar o CAC no varejo, no atacado, na prestação de serviços e em qualquer outro segmento, porém, seu uso é mais popular no universo das startups, em especial…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Como criar um planejamento de campanha para 2024? Veja aqui!

Você não vai querer esperar o ano novo começar a planejar as estratégias para a sua loja. Afinal, quanto mais tarde você começar, menor tempo terá para se planejar, principalmente para as datas do início do ano, que devem ser planejadas no final do ano anterior. Com a antecedência necessária, você será capaz de se…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, além de tantas outras datas, são importantíssimas para o varejo. Afinal, durante as celebrações, milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momentos como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais. Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso,…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera. Vale…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

18 textos para locutor de loja, confira os mais chamativos

Veja a seguir as nossas sugestões de textos para locutor de loja, se inspire, crie os seus e obtenha melhores resultados. Boa leitura! Atenção, cliente! Tem oferta relâmpago passando na (nome da loja). Essa será a oportunidade para você trocar de notebook agora mesmo! Só nos próximos 30 minutos o notebook (descrição do produto) estará…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

20 textos prontos para vender mais no outono, se inspire!

Já escolheu os textos prontos que irá utilizar na campanha de outono da sua loja para conseguir vender mais? Então aproveite este artigo com dicas incríveis para você aproveitar e divulgar a sua empresa. Vender bem o ano todo é essencial para qualquer loja do varejo. Entretanto, preparar campanhas para cada estação do ano pode…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos