Por Nayara Santos em 18.05.2016

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Por Nayara Santos em 18.05.2016

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que vamos explorar nesse post, mostrando também como essas estratégias já foram usadas em ações de sucesso. Acompanhe:

Trabalha a identidade da marca

Formas, cheiros, cores, música e outros elementos sensoriais podem ajudar a identificar a marca de imediato. Algumas marcas têm uma identidade tão forte que, se as suas fontes forem usadas para escrever outras palavras, a lembrança será imediata — basta lembrar da fonte usada pela Coca-cola ou a usada pela IBM que isso fica bastante claro. Outro exemplo interessante é o uso do M amarelo imitando batatas fritas, facilmente identificamos que pertence à rede McDonald’s em qualquer parte do mundo!

Estimula o desejo de compra

Um exemplo que ajuda a ilustrar como o marketing sensorial pode estimular esse desejo é o que faz a marca M&M’s em sua loja em Londres. Apesar de todos os produtos da loja estarem lacrados em embalagens (ou seja, impossibilitados de emitir cheiros), a loja tem um odor forte de chocolate que é borrifado no ar, criando no cliente o desejo de compra.

Cria um vínculo emocional com o consumidor

Nem sempre estamos cientes disso, mas, quando examinamos um produto, as cores, cheiros e texturas têm um efeito muito forte na escolha. Um grande exemplo disso é a Apple, que têm um odor específico em diversos produtos, como computadores e smartphones.

Muitos pensam que o cheiro vem do produto novo, mas ele é produzido pela empresa Air Aroma e mistura cheiro de papelão, tinta e outros ingredientes. Ele é feito justamente para ser reconhecido como o cheiro de um produto novo da marca, criando uma sensação de satisfação que leva a um vínculo com os clientes.

Demonstra as características dos produtos

Determinadas informações sensoriais podem dar uma dica do que esperar de um certo produto. É comum, por exemplo, que serviços de alimentação fast food usem cores quentes, como amarelo e vermelho, enquanto a cor verde é normalmente relacionada à alimentação saudável e orgânica.

A marca Orangina, especializada em bebidas cítricas, usou ainda outro elemento visual para conseguir esse efeito: a forma. Ela utiliza a forma da laranja em suas embalagens para comunicar o sabor aos consumidores.

Os sentidos têm grande impacto ao chamar a atenção do consumidor

Muitas vezes, os consumidores estão inseridos em ambientes visualmente intensos, com um grande número de produtos em que prestar atenção. Usar um estímulo sensorial diferente nesses casos pode ser muito efetivo para atrair a atenção do comprador. Um exemplo disso é o que fez a Nike. Em suas lojas, a marca utilizou um odor específico para atrair o consumidor para seus modelos de tênis mais caros, destacando-os pelo cheiro em um ambiente visualmente carregado.

Viu como o marketing sensorial pode funcionar? Basta aplicá-lo da forma mais adequada para a sua marca. Se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, pode baixar o nosso E-book “Guia completo sobre marketing sensorial no varejo”

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer queima de estoque no varejo: veja o passo a passo

O varejista que sabe como fazer a queima de estoque provavelmente terá um bom retorno financeiro. Entretanto, engana-se quem pensa que basta reduzir os preços dos produtos para ter sucesso. A queima de estoque envolve um bom planejamento. Todo varejista sabe que mercadoria parada no estoque é sinônimo de dinheiro parado e até mesmo de…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.  Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Confira 8 dicas para salão de beleza enfrentar a crise

Conhecer dicas para salão de beleza enfrentar a crise é importantíssimo para garantir que o seu negócio sobreviva a tempos difíceis. Afinal de contas, os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus vêm atingindo todo tipo de empresa, desde pequenos negócios até grandes corporações. Além disso, você provavelmente notou bastante diferença no comportamento dos consumidores.…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar,…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Montar a Vitrine de Loja Perfeita em 4 Passos

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos. A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

18 textos prontos para vendas no WhatsApp, confira!

Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

5 exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio

Você consegue me dar alguns exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio? Sim, o Chat GPT (ou OpenAI) pode ser um deles, mas passa longe de ser o único. Muito pelo contrário, com tantas possibilidades, a inteligência artificial também oferece uma grande variedade de aplicações. Elas podem ir desde fazer recomendações personalizadas de…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

O que é social commerce: saiba tudo sobre o assunto

Já ouviu falar em social commerce? Muito provavelmente você já deve ter apostado nessa estratégia e nem sequer sabia que era esse o nome dela. Mas, afinal, o que é social commerce? Bastante simples, essa é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade e a conexão com os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos