Por Nayara Santos em 30.11.2023

10 erros de music branding que sua marca não deve cometer

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A música tem um poder incrível sobre o cérebro e o humor das pessoas. Ela pode relaxar, alegrar, entristecer e até mesmo irritar! Por isso, se você tem ou está pensando em implementar música ambiente na sua loja, é preciso ficar atento.

Usá-la no marketing é uma técnica conhecida como music branding. E é um ótimo método para melhorar a imagem da marca, aumentar as vendas e conquistar clientes. Entretanto, é preciso ficar atento aos erros, já que eles podem prejudicar a sua empresa. Mesmo assim, muitos estabelecimentos cometem diversos desses erros sem perceber. 

O consumidor cria um vínculo entre o que ele ouve e sua marca e, quanto mais positiva for essa sensação, melhor para sua imagem e para as vendas. Ou seja, você conseguirá se conectar com o cliente. 

Ficou preocupado e não sabe se a sonorização ambiente da sua loja está agradando ou não? Então você precisa conferir esse texto. Nele falaremos sobre os principais erros de music branding para você ficar atento e não cometê-los. Boa leitura!

Music branding e o sucesso da sua loja

O primeiro passo para conseguir implementar o music branding na sua loja é entender o que ele é e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. De modo geral, ele é muito mais do que música, podendo ser considerado uma poderosa linguagem que fala diretamente com os seus clientes.

O principal objetivo dele é criar uma identidade sonora única, alinhada à personalidade e valores da marca. Ao incluí-lo nas suas estratégias de marketing, os estabelecimentos comerciais de diferentes setores podem transformar a experiência do cliente em algo único e memorável. 

Dentre os principais benefícios que o uso da música certa na sua loja pode trazer podemos citar:

  • Aumento do tempo de permanência na loja;
  • Melhora nas vendas;
  • Fidelização do cliente;
  • Maior conexão entre marca e cliente;
  • Maior facilidade para o cliente se lembrar da marca, dentre outros.

A influência da música na sua loja é muito grande e ao utilizar a trilha sonora adequada você conseguirá oferecer aos consumidores um ambiente de compras que eles gostam, no qual querem passar mais tempo e compartilhar a boa experiência com os amigos e familiares.

Erros de music branding para evitar a todo custo

A partir de agora você irá conhecer os principais erros que você pode cometer ao implementar música na sua loja. Algumas soluções podem parecer bastante simples, mas você pode estar prejudicando a sua empresa ao invés de melhorar os seus resultados.

1. Fazer escolhas baseadas em gosto pessoal

Não há consenso quando se trata de gosto musical, cada pessoa tem o seu e as suas influências. O dono do negócio, o gerente, os funcionários e os clientes podem ter (e provavelmente têm) afinidades musicais bem diferentes uns dos outros. 

Lembre-se, o music branding não diz respeito ao indivíduo e sim a marca, até porque seria impossível agradar a todos, não acha? Por mais que você acredite na qualidade do seu gosto musical, o foco deve ser sempre o cliente e a marca na hora de escolher a trilha sonora da sua loja. 

Cair na tentação de utilizar playlists que você gosta, ou deixar essa tarefa sob responsabilidade da equipe de vendas pode resultar em uma sonorização ambiente que não condiz com o ambiente que você quer oferecer aos clientes. Por isso, é preciso conhecer o seu público e reparar a trilha sonora de modo que se aproxima do estilo musical que vai agradá-lo e fazer com que ele tenha uma experiência positiva.

2. Fazer escolhas aleatórias

Se a playlist não deve estar baseada no seu gosto musical, então basta escolher uma outra playlist qualquer, em um desses canais de streaming, escolher um gênero musical e apertar o botão de “aleatório”, certo? Não, esse também é um erro bastante comum.


Claro que alguns segmentos do varejo combinam mais com determinados estilos musicais e eles devem, sim, ser utilizados para ressaltar a sua marca. Entretanto, isso não significa que a playlist deve ter sempre o mesmo nível de energia.

Por exemplo, uma loja de produtos esportivos pode vender desde materiais para esportes radicais, aulas de ginástica e para a prática de yoga. Ou seja, o estilo musical que combinaria com cada uma dessas modalidades é completamente diferente e você pode utilizá-los ao longo do seu dia e vamos te explicar como.

Playlists mais energéticas tendem a fazer com que o cliente faça compras mais rapidamente, por impulso, e permaneça menos tempo na loja. Por isso, essa trilha sonora pode ser adequada para os momentos de maior movimento ou mesmo para começar o dia.

Já as playlists com músicas mais calmas ajudam a relaxar as pessoas, diminuindo o ritmo de compras, aumentando o tempo de permanência do cliente na loja e fazendo com que ele analise melhor cada produto. Portanto, essa playlist pode ser mais indicada para os momentos de menor movimento, ou ao final do dia.

Claro que isso depende de qual o tipo de ambiente você quer oferecer ao cliente e do que os seus clientes gostam. Pode ser que eles prefiram músicas mais calmas pela manhã e mais agitadas à noite. Isso mostra o quanto é importante estar em sintonia com o seu público.

3. Deixar o volume muito alto ou muito baixo

O volume da reprodução da música faz muita diferença para o cliente, os vendedores e para todo o clima que você está tentando constituir. Música muito alta pode causar desconforto e deixar o ambiente bastante desagradável para todos.

Ou seja, o cliente pode querer sair do estabelecimento rapidamente. Mas já pensou no humor do seu vendedor que vai ficar escutando música alta o dia inteiro? Sem falar que isso pode comprometer bastante o atendimento ao cliente, já que a equipe de vendas terá que disputar o volume da voz com a música e pode acabar gritando.

Por outro lado, uma música muito baixa vai passar despercebida e não vai gerar as sensações esperadas, sendo um dos erros de music branding mais comuns. Ela pode até mesmo causar incômodos, pois as pessoas talvez reconheçam que algo está tocando e se esforcem para tentar identificar o som.

Outra questão a ser ressaltada é de que não há uma única definição de volume possível. Na verdade, o ideal é que ele seja alterado conforme o horário e as situações do dia a dia. Se, por exemplo, no período da tarde o movimento aumentar, a música precisará ficar um pouco mais alta, mas não continuará assim quando o ambiente ficar silencioso novamente.

Vale a pena dizer que a prática de incluir anúncios ao longo da programação musical é frequente. Inclusive, essa é uma ferramenta importantíssima para aumentar as suas vendas. Mas, tome cuidado para que o volume do anúncio não seja muito alto e mais pareça alguém gritando.

4. Usar aparelhos de som de baixa qualidade

Um aparelho que soe como uma caixa de abelhas certamente não fará com que seu cliente assimile a qualidade dos seus produtos. Muito pelo contrário, todos os esforços na escolha da programação musical serão em vão se o público não associá-la com uma boa experiência.

E, uma das coisas que podem desagradar muito é a música distorcida. Portanto, invista em bons equipamentos de som, que transmitam um som limpo, sem ruídos e que favoreça a dispersão da música por toda a loja. Se necessário, conte com a ajuda de empresas especializadas nesse ramo.

Não faça com que seus clientes fiquem “presos” em um corredor se quiserem continuar ouvindo o anúncio ou música reproduzida, porque a sonorização ambiente não foi feita da maneira adequada. A programação deve ser escutada com a mesma qualidade em qualquer ponto do ambiente.

5. Não proporcionar experiências condizentes com a playlist

Por falar em experiência do cliente, um dos erros de music branding é esquecer que ela é apenas uma dentre diversas técnicas a serem aplicadas no ponto de venda. A música pode fazer com que o consumidor fique mais tempo na loja, pegue um produto por impulso, se sinta bem, mas a venda não será concretizada sem uma experiência positiva completa, também conhecida como customer experience.

Para isso, é fundamental entender como a jornada de compras funciona e como você poderá melhorá-la. Garantir que outros fatores do estabelecimento estejam funcionando bem, como o atendimento prestado pelos funcionários, a iluminação, a organização, a limpeza, a disposição dos produtos, dentre outros é fundamental. 

O consumidor brasileiro é extremamente exigente e dá muito valor à experiência de compras. Por isso, o menor erro pode comprometer toda a experiência e fazer com que o cliente não queira mais voltar. Se a loja estiver pecando muito em outros pontos, não há música que salve a vontade de comprar do cliente!

Mas, a música pode fazer toda a diferença quanto todo o resto está em ordem. Afinal, ela ajuda a tornar o ambiente de compras mais coeso, integrando as demais estratégias de marketing implementadas no estabelecimento. 

Não sabe nem por onde começar a sua estratégia de customer experience? Não tem problemas, confira o nosso e-book Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa e comece a se destacar da concorrência agora mesmo.

6. Manter a playlist desatualizada

Alguns públicos permitem que sejam utilizadas músicas populares, mas isso não quer dizer que vale a pena continuar tocando “Despacito” para sempre. As pessoas se cansam de algumas canções, principalmente aquelas que ficaram tocando o tempo todo.

O instinto natural ao se deparar com essa situação é se afastar da música, ou do local em que está reproduzindo a playlist. Portanto, se isso está acontecendo na sua loja, provavelmente você está perdendo vendas.

O ideal é atualizar periodicamente a playlist com as novidades que vão surgindo no mundo da música. Mas, fique sempre atento ao gosto dos clientes e à representatividade da sua marca. Afinal, essa é a intenção do music branding, certo?

Vale a pena dizer que você não precisa atualizar a sua playlist sempre que a lista de hits do momento for atualizada. Vale a pena dizer que a atualização da trilha sonora pode ser até mesmo uma estratégia de marketing.

Esse foi o caminho que a LIVE! escolheu. Uma marca que trabalha com roupas fitness e moda praia prepara coleções com diferentes temáticas e a trilha sonora acompanha essas novidades. Ou seja, a cada nova coleção uma nova playlist, para deixar o ambiente e a experiência de compras ainda mais incrível.

7. Manter a playlist curta demais

Mesmo as melhores músicas podem se tornar chatas se o cliente decide passar mais tempo na loja e a programação musical começa a repetir-se incansavelmente. Imagine então o que acontece com a sua equipe de vendas que fica ouvindo sempre a mesma playlist.

Como a ideia é criar identificação por meio de uma experiência agradável, sua loja não precisa, necessariamente, se apegar a apenas algumas músicas. Muito pelo contrário, o ideal é que você varie os níveis de energia da trilha sonora ao longo do dia para conseguir influenciar os clientes no momento certo.

Vale a pena dizer que nem sempre existe um número certo de músicas para uma playlist de loja. Entretanto, algo entre 200 e 500 músicas poderá te ajudar a evitar repetições. E, para deixar o ambiente com aquele ar de novidade que os clientes tanto gostam, varie as playlists.

8. Não escutar a equipe de vendas

Não podemos deixar de falar sobre os profissionais que atuam na loja diariamente. Na hora de elaborar a trilha sonora, eles devem ser levados em consideração, também. Se você tem uma equipe condizente com as propostas e campanhas da empresa, isso não deve ser um problema.

Ouça-os e entenda o que eles gostam e não gostam de ouvir. Sem contar as repetições (que já definimos que ninguém gosta), o que mais pode ser feito para melhorar a experiência deles no ambiente de trabalho? O que eles acham que pode ser feito sem que se perca a essência do music branding?

É extremamente importante que eles estejam sempre motivados e entusiasmados!

9. Não pedir feedback do público

Há diferentes formas de monitorar a estratégia e garantir que ela está funcionando. As principais sempre envolvem receber feedback de quem mais importa: os clientes. Para isso, você não precisa ir até pessoas aleatórias e fazer perguntas (até porque não é uma boa ideia atrapalhá-las durante as compras!), mas pode disponibilizar locais de pesquisa na loja e/ou nas suas redes sociais, por exemplo.

Aqui também é válido escutar, mais uma vez, o que tem a dizer a equipe, que lida com o público o tempo inteiro. Eles podem ter ouvido reclamações ou elogios e suas falas serão de grande ajuda para aprimorar a programação futuramente.

10. Esquecer dos valores sensoriais da marca

A programação musical é um exemplo claro de marketing sensorial a partir da audição. Dependendo do mercado em que sua empresa está inserida, há muitas maneiras de usar esse e outros sentidos humanos para atrair e encantar clientes. Um dos erros de music branding e de outros usos do marketing sensorial é deixar de lado a potencialidade da marca!

Exemplificando, vamos supor que você tenha uma loja de doces. Você pode explorar os produtos com difusores de aromas adocicados, degustações gratuitas e músicas que combinem com o tom das vendas. Os doces são populares ou mais sofisticados, como chocolates importados? Identifique como usar os valores sensoriais de seus produtos e todos sairão ganhando.

A melhor maneira de evitar erros de music branding

Com tantos detalhes que podem interferir na qualidade da playlist e comprometer o seu music branding, provavelmente a melhor forma de implementar essa estratégia seja com a ajuda de uma empresa especializada em músicas para negócios. E a Listenx é a parceira que você precisava nesta empreitada.

Com mais de 20 anos de experiência no ramo, ela já ajudou marcas como Adidas, Levi ‘s, Hering, Bio Ritmo e muitas outras a ter uma trilha sonora que representasse a marca e se comunicasse com os clientes de forma eficaz. 

Ainda, com a Listenx você poderá criar os seus próprios anúncios e reproduzi-los ao longo da programação musical. Basta escolher a voz do locutor, incluir um título e o texto do anúncio, selecionar a trilha sonora e pronto. Com apenas alguns cliques e em pouco tempo você terá um anúncio personalizado para se comunicar com os seus clientes.

Listenx, música e comunicação estratégica para vender mais e impulsionar os resultados!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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