Saltar para o conteúdo principalIr para o footer
Blog da ListenX
  • Categorias
    • Marketing e comunicação para negócios
    • Experiência do cliente
    • Importância da música
    • Cases de sucesso
    • Tudo para supermercados
    • Tudo para academias
  • Cases de sucesso
  • Materiais gratuitos
  • Serviços
    • Para Lojas
    • Para Supermercados
    • Para Academias
    • Para Branding
  • Conteúdos exclusivos
  • Categorias
    • Marketing e comunicação para negócios
    • Experiência do cliente
    • Importância da música
    • Cases de sucesso
    • Tudo para supermercados
    • Tudo para academias
  • Cases de sucesso
  • Materiais gratuitos
  • Serviços
    • Para Lojas
    • Para Supermercados
    • Para Academias
    • Para Branding
  • Conteúdos exclusivos
Blog da ListenX
  • Categorias
    • Marketing e comunicação para negócios
    • Experiência do cliente
    • Importância da música
    • Cases de sucesso
    • Tudo para supermercados
    • Tudo para academias
  • Cases de sucesso
  • Materiais gratuitos
  • Serviços
    • Para Lojas
    • Para Supermercados
    • Para Academias
    • Para Branding
  • Conteúdos exclusivos

Por Nayara Santos em 07.06.2022

Cases de sucesso

Levi’s eleva experiência do cliente com trilha sonora padronizada e personalizada em todas as lojas

Por Nayara Santos em 07.06.2022

Cases de sucesso

Se você está pensando em experiência de compra, em branding, em construção de marca, você precisa ter uma padronização. 

Não faz sentido você ter nas lojas a mesma decoração, cor, visual, iluminação e deixar a música diferente.

Vamos falar sobre music branding?

Pensa em um tipo de som que te irrita, como uma martelada ou o barulho de uma construção na sua casa por exemplo, isso te irrita muito não é mesmo?

Agora pensa em uma música agradável e que você goste. Perceba o quanto isso te acalma, o quanto que o sentido auditivo influencia no nosso comportamento , no nosso estado de espírito, em como nós estamos. 

Então pensar na marca, pensar naquele momento da experiência de compra, no que o cliente está sentindo naquele momento, na hora de definir o que toca e o que não toca na sua loja é imprescindível e isso trás inúmeros resultados positivos.

Uma das coisas é conectar e criar fidelidade com o cliente porque ele percebe, de maneira inconsciente, que aquele lugar foi feito para ele. Então ele se sente bem lá e às vezes nem sabe explicar o porquê. Portanto não é só o visual, é a música junto!

Como foi construída a estratégia de Music Branding da Levi’s?

O especialista em programação musical da Listenx, disse que a empresa foca na parte sonora e destacou que diversos aspectos devem ser pensados para escolher a trilha sonora de uma empresa. Para ele, a escolha das músicas devem estar aliadas com os objetivos da organização.

“Focamos muito na parte sonora e na parte de áudio. Existe muita neurociência por trás da influência da música no nosso cérebro e no nosso comportamento. Nós que trabalhamos com branding sense, que na tradução literal seria “o marketing do sentido”, estamos sempre ligados a esses pontos. É muito importante, antes de começarmos a falar de música, falarmos de banda, da marca, da mensagem, dos nossos ouvintes e para quem estamos apresentando aquela trilha. Qual o principal objetivo daquela trilha, o que você quer passar? Normalmente o branding sense é uma ponte de onde a marca está hoje e onde a marca quer chegar”, disse o especialista.

Essa prática, music branding, obteve bastante sucesso na Levi’s, o especialista em programação musical comentou sobre os principais desafios que a Listenx enfrentou e os resultados que foram obtidos pela Levi’s.

“O ponto principal que foi o maior desafio e também a parte mais gostosa de fazer a trilha da Levi’s, foi que ela é uma marca extremamente presente, articulada, moderna. Você vê muita coisa atual, muita coisa nova, muitas pessoas jovens usando, mas ao mesmo tempo já é uma marca que tem uma história.

Conseguir criar essa atemporalidade da marca e conseguir trazer essa faceta moderna, essa coisa jovial que eles tem, foi nosso grande desafio e acredito ser a maior qualidade da marca. Quando você entra em uma loja da Levi’s, você ouve um MPB e depois ouve uma Amy Winehouse e depois você ouve Hot Chili. Ali conseguimos transitar entre diferentes décadas e criar uma espécie de atmosfera americana. Aquele New Americano que muitas marcas tem vendido. Acho que esse foi um grande ponto do sucesso da trilha. A gente conseguir ser democrático suficiente para conseguir explorar em nichos amplos de clientes, mas ao mesmo tempo conseguir manter a consistência e a identidade de uma marca que é extremamente americana, atemporal e autêntica”, disse ele.

Como a Listenx ajudou a Levi’s?

Para Ariela Ranielly de Silveira, Brand Environment Coordinator da Levi’s, proporcionar um ambiente comercial que seja confortável é conseguir fazer com que o consumidor permaneça mais tempo dentro da loja e inevitavelmente ele vai permanecer mais tempo em um ambiente que ele se sinta à vontade.

Existem vários estudos que comprovam a influência da música no comportamento de consumo e na permanência do consumidor dentro do ponto de venda e consequentemente no aumento das vendas. Então tudo está muito relacionado.

“Antes da Listenx cuidar da nossa estratégia era comum, às vezes, chegar em uma loja e ter um estilo musical tocando que não tinha nada a ver com a marca, porque nós estávamos usando uma plataforma muito aberta.

Nós encontramos a Listenx em um momento em que nós estávamos buscando novos parceiros no mercado de music branding. 

Nós não somos profissionais de music branding, então ter uma empresa que tenha esse norral, que consiga desenvolver isso com qualidade, trazendo novos artistas, trazendo novas músicas, é super importante. 

Além disso, ter acesso a informação se a loja está funcionando ou não através de um portal é incrível, porque nós ficamos realmente despreocupados. Além do que, com a Listenx, temos um suporte maravilhoso, eu preciso dizer que o suporte atende a gente super rápido, resolve o problema das lojas, ou seja, pra mim é um braço.  Nós trabalhamos de maneira tranquila, porque sabemos que tem um parceiro na ponta que atende as nossas necessidades e isso é sincero, estou falando de coração! A gente não precisa ficar fazendo a ponte, então é super bacana. 

A Listenx, hoje, resolve o meu problema de music branding!” disse Ariela Ranielly de Silveira.”

A padronização de franquias é um dos benefícios essenciais que o music branding oferece, pois o cliente que visita a sua loja em São Paulo, terá a mesma experiência de compra quando visitar a loja em outro estado.

A Levi’s é uma marca internacional que já tem essa preocupação com a experiência do cliente no mundo inteiro, então a gente ajuda eles nesses dois pontos: ter a identidade sonora adequada e garantir a certeza de que essa identidade sonora está sendo replicada da maneira correta em todas as unidades do Brasil.

Como é o processo de criação do music branding?

No processo de criação vamos definir a persona e quais são os atributos que queremos transmitir para o cliente durante a experiência de compra. 

“Nós debatemos bastante muitos aspectos da marca, procuramos criar uma persona, buscamos entender quantos anos ela tem, é homem ou mulher, se já viajou para fora do país ou não, fala quantas línguas, qual o repertório daquela pessoa. Ele vai em um show de música de eletrônica na Europa ou vai em um show sertanejo no Brasil? Não existe bom ou ruim, é uma questão de ser adequado ou não adequado para a marca”, disse o especialista da Listenx.

Não é criada apenas uma playlist, é uma trilha sonora que é instalada dentro das lojas, mantida, atualizada e refrescada constantemente. Tanto com músicas novas mantendo a mesma estratégia, ou com mudanças de posicionamento da marca ou campanhas especiais, ou seja, é um trabalho 100% personalizado. 

Como a Ariela mesmo disse, nós oferecemos uma área do cliente, onde ela consegue monitorar tudo isso e ter o controle da estratégia. Nós instalamos o nosso aplicativo nos computadores das lojas e a estratégia é reproduzida com total segurança, sem dor de cabeça e sem trabalho para a equipe de marketing. E tudo isso é possibilitado porque nós temos um time muito engajado com o cliente, e uma tecnologia muito simples e fácil de implementar e usar. 

O music branding é uma das principais ferramentas que contribuem para o desenvolvimento das marcas no mercado e, consequentemente, no aumento do número de vendas. Considerando os benefícios, vale muito a pena investir na implementação dessa prática no seu negócio.

Quer conhecer mais e aplicar essa estratégia na sua empresa? Clique aqui!

Sobre a Listenx

Nós somos a empresa pioneira no serviço de Music Branding, ajudamos mais de 8.000 mil clientes de diferentes marcas a fidelizar clientes e aumentar a receita musicalizando a experiência de compra. Nós buscamos todos os dias ser a empresa de ambientação musical mais inovadora, querida e admirada do Brasil.

Compartilhe

Materiais mais acessados

Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa

Baixar

Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal

Baixar

6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo

Baixar

Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes

Baixar

Guia completo sobre marketing sensorial no varejo

Baixar

Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Baixar

Você também pode gostar

Cases de sucesso

Stalker: utilizando a trilha sonora perfeita em todas as unidades com a segurança e controle que só a Listenx garante

O case de sucesso da Stalker é um grande exemplo de como a Listenx é capaz de proporcionar uma experiência positiva para as lojas, uma vez que, por meio da música, todo o processo de compra dos clientes é melhorada. Boa parte dos estabelecimentos comerciais tocam músicas em suas lojas, ocorre que quando as playlists…

Por Nayara Santos em 05.05.2020

Cases de sucesso

Bio Ritmo: como a academia de alto padrão criou uma experiência única com a estratégia de Music Branding

A parceria com a Listenx e a Bio Ritmo é um case de sucesso de uma marca preocupada em promover uma experiência única no mercado em que atua. Essa parceria já existe há mais de 15 anos e vem rendendo muitos frutos para essa rede de academia que possui 26 unidades em São Paulo e…

Por Nayara Santos em 25.04.2023

Cases de sucesso

O poder do Music Branding: como a Mahogany transformou a experiência do cliente e impulsionou as vendas através da música em suas lojas

Reconhecidamente uma das marcas mais criativas do mercado brasileiro, a Mahogany produz, desde 1991, cosméticos Premium de alto padrão com embalagens exclusivas e conceitos inovadores. Ao seguir as principais tendências tecnológicas e utilizar ingredientes fornecidos por parceiros globais, garantindo a modernidade e a eficiência de suas fórmulas que vêm ao encontro do que os brasileiros…

Por Nayara Santos em 09.06.2016

Cases de sucesso

Traduzindo a essência do Terraço Itália em Música: Como a Listenx ajudou a criar uma experiência sensorial única

Do alto de seus 160 metros de altura e 49 anos impecáveis de história e tradição, o Terraço Itália é um marco na gastronomia e na história da cidade de São Paulo. Servindo com requinte e sofisticação sob os serviços de uma equipe altamente qualificada, o Terraço alia o mais concorrido Skyline da cidade a…

Por Nayara Santos em 02.06.2022

Cases de sucesso

Como a Cia Athletica criou um ambiente único e motivador para seus alunos com a estratégia de Music Branding

A Companhia Athletica é uma empresa que sempre esteve em busca de oferecer a melhor experiência para os seus alunos. Para conseguir alcançar esse resultado, a empresa desenvolveu uma excelente estratégia visual para a marca, e investiu no atendimento dos clientes, mas a música utilizada nas unidades ainda não estava totalmente integrada às demais estratégias…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Cases de sucesso

Como a Adidas revolucionou sua estratégia de marketing com a implementação do Music Branding

A marca das três listras é, sem dúvidas, reconhecida em grande parte do mundo, mas as suas lojas no Brasil enfrentavam um problema de brandsense em relação à música que tocava dentro dos ambientes, faltava padronização. O que pode parecer um simples detalhe é capaz de enfraquecer a identidade de uma marca, e, por mais…

Por Nayara Santos em 02.06.2022

Cases de sucesso

Como a Listenx traduziu o DNA da LIVE! através da música

 Cada vez mais as marcas buscam oferecer uma experiência diferenciada, como uma imersão no universo da marca. Para isso, diferentes ferramentas de marketing sensorial podem ser utilizadas, já que elas estimulam sutilmente os sentidos dos clientes e ajudam a compor um ambiente único. Conseguir implementar ações de marketing sensorial capazes de traduzir o DNA…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Cases de sucesso

Listenx e Recanto da Economia: uma longa história de sucesso

 Há 20 anos o supermercado Recanto da Economia resolveu inovar e percebeu que a música certa contribui para proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes. Se antes os consumidores ficavam pouco tempo na loja, com uma trilha sonora bem pensada eles aumentaram o tempo de permanência e passaram a comprar mais. Focado…

Por Nayara Santos em 23.02.2024

Cases de sucesso

Listenx e Antix: proporcionando experiências únicas às clientes

 A história da Listenx e da Antix começou há 10 anos, quando as músicas reproduzidas nas lojas não estavam mais conseguindo acompanhar a proposta da marca. Afinal, a Antix é uma marca focada em detalhes, e cada cantinho da loja reflete isso, ter uma música que destoava deste ambiente não era uma opção. A…

Por Nayara Santos em 22.10.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos

Inscreva-se em nosso blog

Receba gratuitamente, conteúdos
exclusivos diretamente em seu e-mail.

Blog da ListenX

2025 © listenx – Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: meclica.com