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Inspire-se com as estratégias de music branding da Levi’s

Publicado por Nayara Santos em 12/05/2020
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music branding

O music branding é uma das principais práticas de marketing e de posicionamento de uma marca que contribuem para reforçar a imagem das empresas no mercado. Com isso, mais pessoas tendem a criar uma imagem positiva em relação a uma determinada companhia e, dessa forma, aumentam-se as chances dela voltar a comprar no mesmo local ou recomendar o negócio aos amigos.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente o que é music branding, quais são os impactos da prática para o segmento fashion, abordaremos sobre as soluções existentes no setor e quais foram as soluções oferecidas pela Listenx para a Levi’s. Acompanhe a seguir.

O que é music branding?

Antes de entender como a Levi’s obteve sucesso com a adoção das estratégias de music branding é importante entender qual é o significado desse conceito. Essa prática também é conhecida como Sound Branding e ela se responsabiliza por criar a identidade sonora de uma determinada empresa a partir dos atributos da personalidade da marca.

Vale destacar que o principal objetivo desse conceito é fazer que uma determinada marca seja reconhecida facilmente pelos clientes quando eles apenas escutarem os elementos sonoros e já terem uma imagem da companhia ou conseguirem estabelecer alguma relação com o perfil de uma empresa específica.

Quais são os impactos do music branding para o segmento fashion?

O music branding tem impacto direto nos negócios e essa realidade não é diferente em relação ao segmento fashion. Isso porque, todos os nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) influenciam na nossa maneira de agir, de ser e no nosso comportamento. Um som muito alto, por exemplo, pode ser incômodo, um ambiente com excesso de luz pode dificultar a visão, entre outras questões.

Caio Tadeu, Programador Musical da ListenX, disse que a empresa foca na parte sonora e destacou que diversos aspectos devem ser pensados para escolher a trilha sonora de uma empresa. Para ele, a escolha das músicas devem estar aliadas com os objetivos da organização.

“Focamos muito na parte sonora e na parte de áudio. Existe muita neurociência por trás da influência da música no nosso cérebro e no nosso comportamento. Nós que trabalhamos com branding sense, que na tradução literal seria “o marketing do sentido”, estamos sempre ligados a esses pontos. É muito importante, antes de começarmos a falar de música, falarmos de banda, da marca, da mensagem, dos nossos ouvintes e para quem estamos apresentando aquela trilha. Qual o principal objetivo daquela trilha, o que você quer passar? Normalmente o branding sense é uma ponte de onde a marca está hoje e onde a marca quer chegar”, disse Caio Tadeu.

Quais são as soluções em music branding oferecidas pela ListenX?

Essa prática, music branding, obteve bastante sucesso na Levi’s, o programador musical, Caio Tadeu comentou sobre os principais desafios que a ListenX enfrentou e os resultados que foram obtidos pela Levi’s.

“O ponto principal que foi o maior desafio e também a parte mais gostosa de fazer a trilha da Levi’s, foi que ela é uma marca extremamente presente, articulada, moderna. Você vê muita coisa atual, muita coisa nova, muitas pessoas jovens usando, mas ao mesmo tempo já é uma marca que tem uma história.

Conseguir criar essa atemporalidade da marca e conseguir trazer essa faceta moderna, essa coisa jovial que eles tem, foi nosso grande desafio e acredito ser a maior qualidade da marca. Quando você entra em uma loja da Levi’s, você ouve um MPB e depois ouve uma Amy Winehouse e depois você ouve Hot Chili. Ali conseguimos transitar entre diferentes décadas e criar uma espécie de atmosfera americana. Aquele New Americano que muitas marcas tem vendido. Acho que esse foi um grande ponto do sucesso da trilha. A gente conseguir ser democrático suficiente para conseguir explorar em nichos amplos de clientes, mas ao mesmo tempo conseguir manter a consistência e a identidade de uma marca que é extremamente americana, atemporal e autêntica”, disse Caio.

Ariela Ranielly de Silveira, Brand Environment Coordinator da Levi’s, disse que o serviço da ListenX ajudou a empresa do ramo fashion a reforçar a identidade da marca e a melhorar a experiência do cliente.

“Com o serviço da ListenX nos tornamos mais coerentes em transmitir a identidade da marca, pois temos uma playlist feita por profissionais, totalmente pensada para a marca Levi’s, o que cria um ambiente mais coeso com a marca e o cliente tem uma experiência mais completa no ambiente de compra”, disse Ariela Ranielly de Silveira.

“Antes de conhecermos a ListenX, a Levi’s utilizava um serviço de streaming não profissional, e fatores como a ausência de suporte técnico, a pouca quantidade e diversidade de músicas das playlists e a repetição excessiva das trilhas, os fizeram buscar por um serviço profissional de music branding”, disse Ariela.

Para ela, “o custo do serviço não foi um problema, a implantação foi muito tranquila e não gerou nenhum transtorno. Me sinto mais segura utilizando o serviço, pois consigo ter um controle maior sobre o que está tocando nas lojas. Fora a experiência dos clientes dentro das lojas, que ficou muito mais completa”.

A padronização de franquias é um dos benefícios essenciais que o music branding oferece, pois o cliente que visita a sua loja em São Paulo, terá a mesma experiência de compra quando visitar a loja em outro estado.

Quais as etapas de montagem do music branding?

A montagem do music branding é baseada nos objetivos de uma determinada organização e na persona da empresa. Caio Tadeu detalhou quais aspectos a ListenX analisa antes de montar uma playlist destinada a cada companhia.

“Nós debatemos bastante muitos aspectos da marca, procuramos criar uma persona, buscamos entender quantos anos ela tem, é homem ou mulher, se já viajou para fora do país ou não, fala quantas línguas, qual o repertório daquela pessoa. Ele vai em um show de música de eletrônica na Europa ou vai em um show sertanejo no Brasil? Não existe bom ou ruim, é uma questão de ser adequado ou não adequado para a marca”, disse Caio.

O music branding é uma das principais ferramentas que contribuem para o desenvolvimento das marcas no mercado e, consequentemente, no aumento do número de vendas. Considerando os benefícios, vale muito a pena investir na implementação dessa prática no seu negócio.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona o music branding? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a esclarecer os seus questionamentos em relação ao assunto. Aproveite e baixe nosso ebook para aprofundar seus conhecimentos.

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Autor
Autora: Nayara Santos
Publicação: 12/05/2020
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