Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Aumentar as vendas é um grande desafio para qualquer empresa, e o cenário econômico que vivemos atualmente dificulta ainda mais a conquista deste objetivo. Por isso é indispensável que as organizações invistam em estratégias de vendas em pdv para se diferenciar dos concorrentes e satisfazer seus clientes, fechando mais negócios.
Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas práticas que irão ajudá-lo a criar a identidade de seu PDV, satisfazer plenamente seu cliente e garantir mais vendas. Acompanhe:
O primeiro passo para que suas estratégias vendas em pdv surtam efeito é garantir que você conheça bem o público-alvo de sua empresa, suas características e comportamento no momento da compra.
Todas as características como idade, classe social e comportamento de compra devem ser levadas em consideração para garantir que o seu cliente se sinta à vontade e seguro na hora de comprar, causando a impressão de que aquele ambiente foi criado especialmente para ele.
A localização é uma característica importante para qualquer negócio, pois influencia diretamente no público frequentador e na forma como ele se relaciona com sua empresa.
Priorize os locais de fácil acesso e com maior tráfego de pessoas para promover os seus produtos, garantindo que você seja localizado sem maiores dificuldades.
Além disso, é preciso que você preste grande atenção nos mínimos detalhes, como a iluminação dos produtos, as rampas de acesso para sua loja, o estacionamento e todos os fatores que podem trazer mais comodidade para seus clientes. Calcule bem o uso de seu espaço e priorize a melhor experiência possível para seu cliente, pensando sempre na conclusão do negócio.
Muitas empresas erram ao se preocupar apenas com o aspecto visual de seu PDV, deixando de lado outros aspectos importantes que afetam diretamente na experiência dos clientes, ou seja, o customer experience.
Pensando nisso, é importante que você invista em ações que impactem diretamente os 5 sentidos de seu cliente — visão, audição, olfato, paladar e tato —, transformando a visita a seu estabelecimento em uma experiência única.
Portanto, se preocupe com a visualização e iluminação das gôndolas e o som ambiente de sua loja, incentivando o toque e o cheiro de seus clientes.
Ao se preocupar com cada um dos sentidos de seus clientes em seu PDV, você poderá conseguir cada vez mais vendas.
Pouco adianta investir em um ambiente incrível se a equipe de atendimento não estiver bem preparada e pronta para oferecer a melhor experiência possível para os seus clientes.
Tenha um cuidado especial não apenas na contratação, mas na capacitação de toda a sua equipe de demonstração, garantindo que eles sejam capazes de atender e surpreender seus clientes em suas dúvidas e questionamentos.
Lembre-se de que a capacidade de solucionar problemas e empatia são tão importantes como o conhecimento técnico e devem ser priorizados em seu PDV.
Seu PDV precisa ter uma identidade única, capaz de se diferenciar dos concorrentes e se consolidar na mente de seu cliente como algo único, não importa o tamanho de seu negócio.
Ao definir essa identidade, busque fazer com que ela seja reconhecível em cada aspecto de seu negócio, como a identidade visual, o layout do ponto de venda, seu site e até mesmo a divulgação nas redes sociais. Fazendo isso você irá se destacar dos demais concorrentes, aumentando o valor de sua marca.
Agora que você conhece as 7 melhores estratégias de vendas em pdv, é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu e aumentar ainda mais as vendas de sua loja.