Branding no Varejo: 6 dicas essenciais para ter sucesso

Branding no Varejo

O branding no varejo é fundamental, pois é por meio dele que sua loja fortalece a marca para vender mais, fidelizando os clientes atuais e atraindo novos. Porém, é comum que os gestores desconheçam o conceito ou tenham dúvidas sobre como trabalhá-lo.

No post de hoje, explicaremos a importância do branding no varejo e daremos dicas de como ele pode ser realizado! Ficou interessado? Então continue lendo e bom aprendizado!

Para começar, o que é o branding no varejo?

O branding é a forma como uma empresa procura construir a imagem de sua marca. Ele engloba um conjunto de técnicas que visam provocar emoções, remeter a conceitos, trazer lembranças ao público etc. Uma estratégia de branding eficaz ajudará a sua loja não somente a vender mais como também a fidelizar melhor e atrair novos consumidores.

No varejo, o branding é composto por elementos como o nome fantasia da empresa, as cores usadas na decoração, o desenho do logotipo e de toda a identidade visual, a organização da loja, o uso do marketing sensorial, a qualidade do atendimento que a empresa oferece aos clientes, além de muitos outros fatores. Tudo isso ajuda no reconhecimento da marca e na compreensão de seus valores.

Qual é a importância de investir no branding?

Muitas marcas conquistam uma percepção tão favorável junto ao público que acabam criando um valor próprio, independentemente das vendas e das filiais que possuem.

Basta lembrar de empresas como O Boticário, Coca-cola ou Starbucks, por exemplo. Essas e muitas outras são tão valorizadas no imaginário popular que seu valor vai muito além dos bens que possuem. Isso é algo que só se torna possível com o tempo, se a empresa tiver um branding muito bem trabalhado.

Mesmo para empresas que não têm o porte das citadas, o branding é algo muito útil para se destacar da concorrência. O público hoje está mais exigente do que nunca e pode escolher entre inúmeras opções de compra, muitas vezes similares. Por isso, se diferenciar se tornou essencial, e o branding é um excelente caminho para conquistar essa vantagem.

Como fazer branding no varejo?

Agora que você já entendeu como o branding é importante, separamos algumas dicas para começar agora mesmo a trabalhá-lo na sua loja! Vamos a elas?

Invista no marketing sensorial

O uso de técnicas que estimulam os sentidos dos clientes tem um impacto significativo nas vendas. Muitas empresas usam odores agradáveis em suas lojas para atrair clientes a uma determinada sessão; outras usam o music branding para criar uma ambientação que tenha um efeito positivo no comportamento dos clientes.

O marketing sensorial pode também recorrer ao toque, ao estímulo visual e até ao paladar. São formas excelentes de impactar emocionalmente o consumidor, criando uma atmosfera mais envolvente para melhorar a experiência dele quando estiver em contato com a sua marca.

Tenha foco na experiência do cliente

O público de hoje é atento e exigente. Assim, fazer com que ele se sinta melhor enquanto compra na sua loja é uma excelente estratégia para tornar sua marca mais forte junto a ele.

Uma experiência de compra de qualidade pode ser criada de diversas formas. Além do marketing sensorial, que já citamos, é importante proporcionar um atendimento atencioso e bem informado, apresentar uma loja bem organizada e sinalizada — com produtos diferenciados a preços competitivos —, usar técnicas de fidelização, além de muitas outras medidas que podem ser adotadas para cativar o comprador.

Invista no design da sua marca

Muitas empresas, principalmente as menores, não têm um logotipo feito profissionalmente. É comum ver lojas usarem letreiros improvisados, e há casos de empresas que fazem a representação do seu nome fantasia de formas diferentes em cada material que produzem.

Essa falta de uma unidade bem definida é um grande empecilho à estratégia de branding, pois torna difícil o reconhecimento da empresa. Basta lembrar das marcas mais poderosas, e isso se torna bem claro.

Ao ver a imagem de uma maçã mordida ou de uma letra M amarela, é fácil saber quem são as empresas em questão. No varejo, isso não pode ser diferente. Portanto, crie uma marca para o seu negócio que tenha a ver com seus valores e faça uso dela o máximo possível, fixando-a na memória do público. Uniformes, pontos de venda, materiais de divulgação: tudo pode e deve levar a sua marca.

Faça pesquisas sobre os seus clientes

Ter um bom conhecimento sobre o público é algo muito valioso na hora de planejar estratégias para a sua empresa. Cuidado com os “achismos” que você possa ter sobre a sua clientela.

Vale a pena investir em pesquisas e estimular os funcionários a ficarem de olho no feedback dos clientes, usando essas informações para traçar o perfil do seu target. Isso permite que as suas estratégias de branding e de marketing sejam mais certeiras. Elas focarão em quem realmente importa para a marca, possibilitando suprir suas necessidades, aumentando as vendas e tornando a marca mais sólida, reconhecida e respeitada.

Relacione a sua marca a conceitos e valores que os seus clientes apreciem

Quando uma empresa conhece melhor o seu consumidor, fica mais fácil saber como agradá-lo. Saber quais valores os clientes consideram importantes é uma excelente forma de fortalecer a sua marca, e faz parte do branding destacar esses conceitos. Eles podem ser os mais variados, como saúde, meio ambiente, família, tecnologia, entre muitos outros.

O principal é que os valores da sua marca sejam importantes para os seus clientes em potencial e sejam condizentes com o comportamento da sua loja.

Mantenha a consistência entre a comunicação da empresa e a realidade

Relacionar a sua empresa a conceitos que não condizem com a realidade pode ser extremamente prejudicial à imagem da marca e ter o efeito oposto ao esperado de uma boa estratégia de branding.

Portanto, use mensagens, conceitos e estratégias condizentes com a verdade. Ser realista e trabalhar para manter essa qualidade na sua loja fortalecerá a sua marca, ajudando a fidelizar os clientes e a atrair novos.

Como mostramos neste post, o branding no varejo é essencial para que a sua empresa cresça de forma contínua e sólida. Agora queremos saber de você: qual a sua opinião sobre este tema? Deixe aqui o seu comentário!

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