Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da concorrência; também é necessário entender que o mercado muda constantemente.
Entretanto, quando você está munido de informações e sabe exatamente quem é o seu consumidor e o que deseja, fica mais fácil antecipar o que se tornará uma tendência. Ou seja, você conseguirá traçar estratégias para atrair e fidelizar mais clientes que sejam mais certeiras. Saiba neste artigo quais os principais fatores que devem ser considerados em um passo a passo para conhecer e entender o consumidor da sua loja. Boa leitura!
O que pode influenciar o comportamento do consumidor?
Na hora de traçar suas estratégias de marketing, assim como colocá-las em prática, é fundamental que seu embasamento esteja na maneira como seu cliente faz suas escolhas e constrói as expectativas sobre os produtos e serviços que consome. Sem isso é como estar procurando por um objetivo em uma sala totalmente escura. Ou seja, pode ser que você encontre o que deseja, ou pode simplesmente bater a canela em algum móvel.
Além disso, é importantíssimo entender que a jornada de compras do cliente começa muito antes dele entrar na loja ou efetivamente decidir comprar um produto. Portanto, é essencial que, para atingir seu objetivo de conhecer a fundo como funciona o comportamento do consumidor, entenda os fatores chave que permeiam toda sua jornada.
A seguir vamos falar de alguns pontos chave que devem ser analisados para que você entenda de uma vez por todas o comportamento do consumidor da sua loja.
1. Meio social
Não há necessariamente uma ordem em que essa análise deva ocorrer, mas o primeiro tópico que vamos abordar é o meio social em que aquele consumidor vive. Ou seja, entender qual o papel social que ele ocupa dentro da sua comunidade, com quem ele interage, que lugares ele frequenta, qual sua profissão, como é constituída sua família.
Essas informações podem fazer uma grande diferença não apenas para entender o comportamento do consumidor, mas para te ajudar na hora de criar campanhas publicitárias que realmente sejam atrativas ao consumidor.
2. Fator pessoal
Outro fator que influencia muito a forma como o consumidor se comporta é o pessoal. Afinal, somos todos diferentes e cada pessoa tem a sua personalidade e as suas características individuais. Essas particularidades podem influenciar diretamente na forma como o cliente se relaciona com a sua marca.
Com isso, tenha em mente que estará entendendo o comportamento do consumidor quando souber como este se expressa e faz suas escolhas de acordo com seu estilo e momento de vida.
Neste momento você deve estar se perguntando como será possível acessar todas as informações dos seus clientes, não é mesmo? Sim, essa não é uma tarefa fácil, mas ela também não é nenhuma missão impossível. Se você possui um programa de fidelidade na sua loja é bem provável que esses dados possam ser facilmente acessados.
Com um bom controle do programa você consegue acessar todo o histórico de compras dos clientes e saber exatamente com qual frequência ele faz as compras, quais os valores gastos e os itens adquiridos. Ainda, se você possui um e-commerce tem como saber até mesmo em qual momento o cliente desistiu da compra e quais as buscas realizadas no site.
3. Formação cultural
O próximo aspecto para entender o comportamento do consumidor da sua loja é conhecer a formação cultural de uma pessoa. Esse é um fator que certamente diz muito sobre o que poderá impactá-la no processo de aceitação de um produto ou serviço.
Quanto mais o empreendedor tem conhecimento sobre estes aspectos, como o tipo de música o cliente costuma ouvir, qual sua religião e inclinações políticas, entre outros, mais terá chances de acertar no alcance do seu público.
4. Cenário econômico atual
O último fator que é essencial de ser analisado para entender o comportamento do consumidor é o cenário econômico atual. Se você já empreende há algum tempo já sabe que tempos de crise tendem a fazer com que as vendas caiam, enquanto que quando a economia vai bem, as vendas aumentam.
Esse é um movimento absolutamente natural do mercado e é esperado que ele aconteça. Inclusive, os bons gestores devem estar preparados para esse momentos tendo uma boa reserva de emergência. Entretanto, entender como o consumidor irá se comportar nesses períodos pode fazer com que você desenvolva estratégias para conseguir aumentar as vendas mesmo em tempos de crise.
Um excelente exemplo disso foi o que aconteceu com a pandemia. A partir do momento que as lojas foram impossibilitadas de abrir, os varejistas que conseguiram entender como o consumidor se comportaria correram para a internet para oferecer vendas online. Isso fez com que muitos deles não apenas não precisassem fechar as portas, mas até mesmo com que conseguissem expandir os seus negócios.
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Pergunte-se se realmente está entendendo o comportamento do consumidor
Muitas vezes, não entendemos o motivo de um negócio não alavancar as vendas e não obter sucesso com suas campanhas de varejo. Porém, será que você está entendendo o comportamento do consumidor?
A nossa última sugestão é para que você crie o hábito de fazer pesquisas de satisfação com os clientes. Saber ouvir o que os consumidores pensam a respeito da sua loja, e como foi a experiência de compras poderá mudar a sua empresa. Afinal, você só terá sucesso se conseguir atender bem ao seu público.
E, lembre-se sempre de que as mudanças no varejo são constantes, seja porque novos players entraram no mercado, porque novos produtos e tendências foram lançados, ou porque uma pandemia resolveu atrapalhar os nossos planos. Fique atento a tudo o que pode interferir na sua empresa e procure soluções para controlar os problemas.
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