Por Nayara Santos em 12.01.2022

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da concorrência; também é necessário entender que o mercado muda constantemente. 

Entretanto, quando você está munido de informações e sabe exatamente quem é o seu consumidor e o que deseja, fica mais fácil antecipar o que se tornará uma tendência. Ou seja, você conseguirá traçar estratégias para atrair e fidelizar mais clientes que sejam mais certeiras. Saiba neste artigo quais os principais fatores que devem ser considerados em um passo a passo para conhecer e entender o consumidor da sua loja. Boa leitura!

O que pode influenciar o comportamento do consumidor?

Na hora de traçar suas estratégias de marketing, assim como colocá-las em prática, é fundamental que seu embasamento esteja na maneira como seu cliente faz suas escolhas e constrói as expectativas sobre os produtos e serviços que consome. Sem isso é como estar procurando por um objetivo em uma sala totalmente escura. Ou seja, pode ser que você encontre o que deseja, ou pode simplesmente bater a canela em algum móvel.

Além disso, é importantíssimo entender que a jornada de compras do cliente começa muito antes dele entrar na loja ou efetivamente decidir comprar um produto. Portanto, é essencial que, para atingir seu objetivo de conhecer a fundo como funciona o comportamento do consumidor, entenda os fatores chave que permeiam toda sua jornada.

A seguir vamos falar de alguns pontos chave que devem ser analisados para que você entenda de uma vez por todas o comportamento do consumidor da sua loja.

1. Meio social

Não há necessariamente uma ordem em que essa análise deva ocorrer, mas o primeiro tópico que vamos abordar é o meio social em que aquele consumidor vive. Ou seja, entender qual o papel social que ele ocupa dentro da sua comunidade, com quem ele interage, que lugares ele frequenta, qual sua profissão, como é constituída sua família.

Essas informações podem fazer uma grande diferença não apenas para entender o comportamento do consumidor, mas para te ajudar na hora de criar campanhas publicitárias que realmente sejam atrativas ao consumidor.

2. Fator pessoal

Outro fator que influencia muito a forma como o consumidor se comporta é o pessoal. Afinal, somos todos diferentes e cada pessoa tem a sua personalidade e as suas características individuais. Essas particularidades podem influenciar diretamente na forma como o cliente se relaciona com a sua marca.

Com isso, tenha em mente que estará entendendo o comportamento do consumidor quando souber como este se expressa e faz suas escolhas de acordo com seu estilo e momento de vida.


Neste momento você deve estar se perguntando como será possível acessar todas as informações dos seus clientes, não é mesmo? Sim, essa não é uma tarefa fácil, mas ela também não é nenhuma missão impossível. Se você possui um programa de fidelidade na sua loja é bem provável que esses dados possam ser facilmente acessados.

Com um bom controle do programa você consegue acessar todo o histórico de compras dos clientes e saber exatamente com qual frequência ele faz as compras, quais os valores gastos e os itens adquiridos. Ainda, se você possui um e-commerce tem como saber até mesmo em qual momento o cliente desistiu da compra e quais as buscas realizadas no site.

3. Formação cultural

O próximo aspecto para entender o comportamento do consumidor da sua loja é conhecer a formação cultural de uma pessoa. Esse é um fator que certamente diz muito sobre o que poderá impactá-la no processo de aceitação de um produto ou serviço. 

Quanto mais o empreendedor tem conhecimento sobre estes aspectos, como o tipo de música o cliente costuma ouvir, qual sua religião e inclinações políticas, entre outros, mais terá chances de acertar no alcance do seu público.

4. Cenário econômico atual

O último fator que é essencial de ser analisado para entender o comportamento do consumidor é o cenário econômico atual. Se você já empreende há algum tempo já sabe que tempos de crise tendem a fazer com que as vendas caiam, enquanto que quando a economia vai bem, as vendas aumentam.

Esse é um movimento absolutamente natural do mercado e é esperado que ele aconteça. Inclusive, os bons gestores devem estar preparados para esse momentos tendo uma boa reserva de emergência. Entretanto, entender como o consumidor irá se comportar nesses períodos pode fazer com que você desenvolva estratégias para conseguir aumentar as vendas mesmo em tempos de crise.

Um excelente exemplo disso foi o que aconteceu com a pandemia. A partir do momento que as lojas foram impossibilitadas de abrir, os varejistas que conseguiram entender como o consumidor se comportaria correram para a internet para oferecer vendas online. Isso fez com que muitos deles não apenas não precisassem fechar as portas, mas até mesmo com que conseguissem expandir os seus negócios.

Confira o nosso guia completo de Como atrair clientes para a sua loja de varejo e nunca mais tenha a sua loja vazia.

Pergunte-se se realmente está entendendo o comportamento do consumidor

Muitas vezes, não entendemos o motivo de um negócio não alavancar as vendas e não obter sucesso com suas campanhas de varejo. Porém, será que você está entendendo o comportamento do consumidor? 

A nossa última sugestão é para que você crie o hábito de fazer pesquisas de satisfação com os clientes. Saber ouvir o que os consumidores pensam a respeito da sua loja, e como foi a experiência de compras poderá mudar a sua empresa.  Afinal, você só terá sucesso se conseguir atender bem ao seu público. 

E, lembre-se sempre de que as mudanças no varejo são constantes, seja porque novos players entraram no mercado, porque novos produtos e tendências foram lançados, ou porque uma pandemia resolveu atrapalhar os nossos planos. Fique atento a tudo o que pode interferir na sua empresa e procure soluções para controlar os problemas.

Quer mais dicas de como encantar os seus clientes? Confira outros artigos no nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Mercado varejista: 6 características importantes sobre o assunto

 O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, ou seja, geralmente pequenas quantidades de produtos são vendidos. Diferentemente do atacado, no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes, geralmente varejistas. Em resumo, os varejistas compram produtos no atacado para revender no…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Mensagem para inauguração de loja: 14 ideias para atrair clientes

Conseguir preparar mensagens para atrair clientes para a inauguração da sua loja é algo essencial para que o seu negócio comece bem. Afinal, uma marca nova precisa atrair os olhares dos consumidores e aumentar as chances de que os clientes tenham, pelo menos, a curiosidade de ir até a sua loja para conferir o que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

8 dicas para vender mais no Dia das Mulheres!

Já sabe como vender mais no Dia das Mulheres? Ainda não? Então você precisa continuar acompanhando esse texto para não perder uma grande oportunidade de aumentar o seu faturamento e se destacar da concorrência. O Dia das Mulheres é uma daquelas datas que podem fazer a diferença para a sua loja. Já que esse é…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como criar um spot publicitário eficiente? Veja aqui!

Se você é responsável pelas ações de marketing da sua empresa, saiba que desconsiderar o spot publicitário na sua estratégia de comunicação é um erro que pode lhe custar muitos clientes e, consequentemente, muitas vendas. Não apenas porque o spot te ajuda a atrair mais clientes para a sua loja, mas também porque ele pode…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Fazer um jingle de loja é realmente eficiente? Confira aqui!

A música faz parte da vida de muita gente e também é utilizada até mesmo por empresas. Nesse caso, elas costumam gostar bastante do jingle de loja, ou seja, aquela canção publicitária que tem o objetivo de divulgar o estabelecimento e, se for bem feita, não vai sair da cabeça dos clientes. No entanto, há…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos