Por Nayara Santos em 16.01.2020

Fazer um jingle de loja é realmente eficiente? Confira aqui!

Por Nayara Santos em 16.01.2020

A música faz parte da vida de muita gente e também é utilizada até mesmo por empresas. Nesse caso, elas costumam gostar bastante do jingle de loja, ou seja, aquela canção publicitária que tem o objetivo de divulgar o estabelecimento e, se for bem feita, não vai sair da cabeça dos clientes.

No entanto, há quem diga que essa modalidade de propaganda não funciona mais, porque está ultrapassada. Mas você sabia que essa é uma informação incorreta? Se o jingle comercial for criado seguindo de forma adequada as notas, letras e acordes, ele é capaz de conquistar a clientela e aumentar a receita da sua loja.

Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura, pois vamos mostrar a você por que esse recurso musical pode ajudar na adesão e retenção de cliente, ensinando também como montar essa canção. Acompanhe a leitura!

Por que o jingle de loja deve ser usado?

Quem tem o costume de ouvir rádio ou ver televisão diariamente certamente já gravou diversas músicas de diferentes estabelecimentos. Aliás, inclusive em campanhas políticas, o jingle é um recurso amplamente utilizado como estratégia de marketing.

Isso porque ele ajuda a firmar a marca, transmitindo o conteúdo de forma leve e atraente. Com uma melodia cativante, é possível que o público se lembre, mesmo depois de anos, da canção que tocava na sua loja. Afinal, quem não se lembra desta música: “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim”?

Para você ter uma noção, esse jingle do McDonald’s, fazendo referência ao hambúrguer Big Mac, foi lançado nos Estados Unidos em 1974, vindo para o Brasil apenas em 1983. Ainda assim, ele continua bem conhecido, mostrando que, quando bem feito, o jingle surte efeito.

Desse modo, a canção consegue contagiar, permitindo que a imagem da sua empresa consiga ser vendida da forma ideal e, assim, você possa transmitir o seu objetivo, seja ele vender um produto específico ou consolidar os serviços do seu negócio no mercado.

Então, quem diz que esse tipo de mensagem publicitária está ultrapassada, na verdade, não entendeu muito bem como usá-lo com o objetivo de estratégica de marketing. Isso porque é bem comum ver diversos jingles bobos, que não funcionam e ficam apenas repetindo o nome da empresa ou do produto várias vezes.

Fazer uma canção publicitária curta e eficiente não é uma tarefa fácil, pois não basta usar rimas batidas. Assim, o jingle não vai surtir o efeito desejado. Para idealizar a canção, é necessário unir algumas regras que veremos a seguir.

Como criar um jingle de loja eficiente?

Antes de botar a mão na massa e criar um jingle de loja, você precisa partir para a pesquisa. Nesse momento, deve desenvolver alguns critérios para que a música seja verdadeiramente eficiente.


Pensando nisso, elaboramos abaixo um passo a passo com 6 dicas sobre o que é necessário levar em consideração na hora de montar um jingle de loja. Confira!

1. Características do público-alvo

Para você abrir a sua loja, não foi necessário pesquisar sobre o perfil da clientela? Assim, tornou-se possível descobrir quais são as suas necessidades e objetivos, entregando para ela o melhor produto ou serviço possível.

Portanto, ao elaborar a canção publicitária, você precisa recorrer, mais uma vez, às características do público-alvo. Isso significa, por exemplo, identificar as suas preferências inclusive em relação ao estilo musical que costumam escutar. Esse cuidado também vai ajudar a montar a composição da música, escolhendo as palavras certas.

2. Defina o estilo musical

Um jingle de loja precisa ser organizado. Ou seja, não adianta colocar uma letra qualquer dentro de um estilo musical que não condiz com a composição e esperar que isso funcione. Desse modo, é importante definir o estilo musical da canção.

Durante essa etapa, não esqueça de abandonar o possível preconceito com alguns gêneros musicais, pois nem sempre o seu gosto vai bater com o do seu público-alvo. Lembre-se que você precisa entregar resultados e, para isso, é necessário ter a mente aberta.

3. Tenha referências

Criar uma canção publicitária sem qualquer tipo de referência pode ser um caminho bem perigoso. Afinal, essa criação requer estudo, inclusive, de outras músicas já realizadas para que você entenda qual direção trilhar.

Nesse sentido, vale destacar que existem empresas que gostam de usar músicas muito ouvidas pelo público-alvo e, com isso, fazer paródias em cima delas. Aliás, essa é uma estratégia que costuma dar certo.

4. Selecione os limites e verbas para a campanha

Assim como as campanhas na área do marketing, o jingle parte de um projeto e, nele é necessário estabelecer os limites e o orçamento para a sua realização. Isso vai permitir que você saiba onde procurar o estúdio ou compositor e cantor ideal.

Nesse caso, é importante ter pulso firme e ser pragmático nas suas escolhas. Ou seja, selecione profissionais capacitados na área e não aquele primo ou tio que você acredita que canta bem. Afinal, para ter um jingle de loja eficiente, isso não basta.

5. Observe todos os componentes do jingle

Se você deseja fazer a canção perfeita, precisa observar atentamente todos os detalhes dela. Isso inclui a letra, melodia, voz, instrumentos e ritmos. Tudo isso precisa estar em harmonia para que a música não soe desagradável para o público.

Aliás, se for ruim para você, certamente a clientela vai achar o mesmo. Por isso, não tenha medo de dizer “não” e desaprovar o conteúdo caso acredite que ele ainda não chegou no ponto certo.

6. Tenha atenção com o refrão

Assim como o refrão de qualquer música, no jingle ele também é peça fundamental. Isso significa que essa parte precisa ser incrível e inovadora para o público. Na primeira vez que for tocada, o cliente deve logo memorizá-la.

Caso isso não aconteça, inclusive com você, e a batida também seja facilmente esquecida, isso indica que está na hora de refazer o trabalho e aprimorar a canção.

Percebeu como o jingle de loja continua sendo um recurso musical eficiente como estratégia de marketing? Afinal, basta elaborá-lo corretamente para notar os benefícios, como adesão e fidelização da clientela, que vão começar a surgir.

Se você deseja ainda conhecer outros tipos de canções, como vinheta e spot, veja o nosso artigo sobre o assunto!

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