Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar clientes, e gerar mais vendas.
Se esse for o seu caso ou se você estiver buscando formas de conseguir melhorar o marketing da sua loja de roupas então nós vamos te ajudar. Esse artigo que preparamos traz o passo a passo que você precisa seguir para ter um plano infalível e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Venha com a gente e comece a obter melhores resultados agora mesmo. Boa leitura!
Passo a passo de como fazer um plano de marketing
Saber o que deve ser feito é o primeiro passo para conseguir um plano de marketing que realmente funcione. Apesar desse plano ser focado em lojas de roupas, ele pode ser utilizado para o planejamento das estratégias de marketing em lojas de outros ramos do varejo. Confira tudo o que você precisará fazer.
1. Conheça a sua persona
Por mais que você tenha definido um público-alvo quando criou a marca da sua empresa, entretanto, se você quiser criar um plano de marketing de sucesso, você vai precisar dar um passo a mais e criar personas para a sua marca.
Isso significa reunir informações sobre as pessoas que frequentam a sua loja e entender do que elas gostam, o que elas fazem nas horas livres, o que as influencia a comprar algo, que tipo de músicas elas escutam, e assim por diante. Lembre-se que quanto mais informações você possuir, melhor.
Para conseguir reunir essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação com os clientes que compram na sua loja. Outra forma bastante eficiente de fazer isso é através das suas redes sociais, por exemplo, fazendo enquetes nos stories do Instagram.
Uma vez que você tenha todas as informações, então chegou o momento de criar as personas, que são personagens fictícios com as características dos clientes. Assim, quando você criar estratégias de marketing, poderá fazê-las pensando em cada uma dessas personas.
2. Avalie o posicionamento da sua loja de roupas no mercado
O próximo passo para ter o seu planejamento de marketing de loja de roupas é entender qual é o posicionamento da sua marca no mercado. Isso significa que você precisa entender se a sua marca é uma das líderes do mercado e se é a primeira escolha dos consumidores.
Para que a sua marca seja líder do mercado em que atua é preciso oferecer algum diferencial, caso contrário, será apenas mais do mesmo. Ou seja, os consumidores não veem nenhuma vantagem (ou diferença) entre comprar com você ou com o concorrente. E isso é justamente com o que o plano de marketing irá te ajudar, já que é ele que poderá trazer esse diferencial tão importante para que você se destaque.
Esse é também o momento de conhecer os seus concorrentes e entender o que eles estão fazendo para se destacar. Assim, você consegue planejar estratégias e ações diferentes das que ele vem fazendo. E isso pode ser um serviço, melhorar o ambiente de compras, oferecer um atendimento personalizado, escolher um micro nicho para atuação, dentre outros.
3. Defina as suas metas
Outra coisa que o plano de marketing para loja de roupas precisa ter são metas claras e objetivas. Vale a pena dizer que as metas precisam ter datas para serem cumpridas, já que isso permitirá um direcionamento mais preciso.
Por exemplo, um dos objetivos do seu plano de marketing pode ser aumentar as vendas. Entretanto, isso é algo bastante vago, o ideal é que você defina se será para a loja toda, para algum produto ou ainda para alguma seção específica. Ainda, é preciso dizer quanto você quer aumentar em vendas, pode ser 10%, 20%, 30%. E, finalmente, quanto tempo você terá para conseguir atingir esse objetivo: um mês, uma semana, na campanha de Dia das Mães.
Assim, você conseguirá direcionar melhor a sua equipe de vendas, que será essencial nesse processo. Os principais objetivos que o seu plano de marketing pode ter são:
- Captar mais clientes;
- Aumentar as vendas;
- Trabalhar a imagem da marca;
- Revitalizar o atendimento na loja;
- Fidelizar clientes;
- Melhorar a experiência dos consumidores;
- Aumentar a visibilidade da sua marca;
- Reter clientes.
Desta forma, você conseguirá guiar melhor o planejamento do plano de marketing para a sua loja de roupas. Afinal, a campanha para atrair clientes que não conhecem a sua marca será diferente daquelas que querem trazer clientes de volta para a sua loja.
4. Tenha um orçamento definido
Você provavelmente não vai querer começar o seu plano de marketing comprometendo o seu caixa, não é mesmo? Por isso, você também deve definir um orçamento para cada ação. Assim, você poderá procurar soluções e estratégias que caibam no seu bolso.
Mesmo porque, existem opções baratas e que podem trazer bons resultados. Por exemplo, você pode investir no perfil da sua loja de roupas nas redes sociais. Isso inclui produção de conteúdo, postagens diárias e interação com os seguidores. E ali você pode divulgar novidades, promoções, informações úteis para o cliente (como cuidar das peças, como combinar peças que você vende, dentre outros), e conhecer melhor o seu cliente.
Outra estratégia que funciona bem e pode te ajudar a atingir diversas das suas metas é a rádio personalizada. Com ela você pode escolher a trilha sonora que será reproduzida, e agradar aos seus clientes. Quando isso acontece, a tendência é que o cliente fique mais tempo na loja e compre mais. Para saber como a música pode influenciar a sua loja, faça o download do nosso material exclusivo sobre o assunto. Aproveite, é gratuito!
5. Fique pode dentro nas tendências
Ao criar o plano de marketing para lojas de roupas é importante que você não se baseie apenas em estratégias tradicionais. Claro que muitas delas funcionam e continuam sendo usadas até hoje por trazerem resultados para as lojas.
Entretanto, o mercado de marketing evoluiu muito nos últimos tempos e encontrar novas formas de divulgar a sua marca e conquistar os seus clientes é essencial para que você se mantenha no mercado. Sem falar que ainda te ajuda a não ser passado para trás pela concorrência.
Por exemplo, as estratégias de marketing sensorial são excelentes para oferecer aos seus clientes um ambiente de compras que seja agradável e único. Isso acontece porque você usa elementos que estimulem os sentidos das pessoas e com isso, elas começam a associar cheiros, gostos, música, iluminação e atendimento com a sua marca.
Se os poucos momentos que o cliente passa na loja forem bons, ele vai se lembrar disso e, com certeza, vai voltar para comprar mais. Lembre-se sempre que colocar o cliente em primeiro lugar e traçar estratégias de marketing para deixá-lo sempre em primeiro lugar e tratá-lo de forma especial.
Esse também é o momento de ficar de olho nas tecnologias disponíveis no mercado, tais como investir em automação no atendimento ao cliente. Já que ela te ajuda a atender melhor o cliente, oferecendo uma primeira resposta mais rápida e um direcionamento para o colaborador que conversou com o cliente.
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6. Avalie os resultados
A última parte que você deve determinar no seu plano de marketing para lojas de roupas é como os resultados serão avaliados. Por isso é importante ter prazos para atingir as metas estabelecidas, caso contrário, a sua avaliação será comprometida. Afinal, como você vai saber se realmente conseguiu aumentar as suas vendas se não tiver com o que comparar ou um período determinado.
Não dar a devida atenção para a avaliação dos resultados é um dos principais erros dos iniciantes na área e de quem não tem um plano de marketing bem estabelecido. Afinal, se toda estratégia tem um objetivo, elas precisam gerar números ou, no mínimo, mudanças.
Acompanhar o desempenho de cada ação realizada, fazer avaliações constantes (antes, durante e após a execução do plano) e, se achar necessário, mudar de estratégia. No marketing é assim: precisa haver um retorno sobre o investimento.
Sem falar que através da avaliação detalhada das suas ações você saberá exatamente quais são capazes de trazer bons resultados, quais precisam ser reformuladas ou simplesmente deixadas de lado.
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