Como Fazer um Plano de Marketing para Lojas de Varejo

O marketing é essencial para todo tipo de negócio. Ele dá visibilidade à marca, atrai clientes e gera mais vendas. Por isso, é item obrigatório no planejamento de todos os comércios que desejam crescer. Mas você saberia como fazer um plano de marketing para lojas de varejo? Caso tenha respondido que “não”, está na hora de mudar isso!

Passo a passo de como fazer um plano de marketing

Primeiramente, entenda que esse plano deve funcionar como um guia de ações que a loja deve seguir. Para compreender melhor o que deve ser feito, confira o passo a passo abaixo:

1. Planeje tudo

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, defina o seu público-alvo e avalie o posicionamento da sua loja no mercado em que ela atua. Depois, considere que o marketing é usado para atingir diversos propósitos. Com as ações certas, você pode:

  • captar mais clientes;
  • aumentar as vendas;
  • trabalhar a imagem da marca;
  • revitalizar o atendimento na loja;
  • fidelizar clientes;
  • melhorar a experiência dos consumidores.

Diante de tantas possibilidades, realize uma análise da concorrência a fim de encontrar um diferencial para o seu negócio. Depois, defina os seus objetivos e trace metas (atingíveis, motivadoras e com prazos) para cada um deles.

2. Coloque o plano em ação

O segundo passo de como fazer um plano de marketing para lojas de varejo é executar. Isso mesmo! Essa é a hora de colocar as estratégias em prática para garantir o cumprimento das metas.
Para que tudo dê certo, você precisa prever os custos das operações, as pessoas a quem serão incumbidas as metas e, por fim, certificar-se da execução das atividades de acordo com o cronograma estipulado. Dessa forma, conseguirá seguir para o último passo.

3. Avalie os resultados

Como fazer um plano de marketing sem conferir os resultados? Esse é um dos principais erros dos iniciantes na área. Afinal, se toda estratégia tem um objetivo, elas precisam gerar números ou, no mínimo, mudanças.

Portanto, acompanhe o desempenho de cada ação realizada, faça avaliações constantes (antes, durante e após a execução do plano) e, se achar necessário, mude de estratégia. No marketing é assim: precisa haver um retorno sobre o investimento.

Dica extra

Ao criar seu plano, não se baseie apenas em estratégias tradicionais. O mercado de marketing evoluiu muito nos últimos tempos e já é possível até aumentar as vendas com música ambiente.

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