Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é à toa que sua marca, a Fenty Beauty se tornou referência na indústria da beleza.
Pela primeira vez, mulheres de diversas culturas, pouco atendidas e representadas por marcas famosas, ganharam visibilidade. O conceito de inclusão passou a ser trabalhado com dedicação, de modo a conquistar esse público com muito sucesso. As expectativas de vendas foram atingidas não somente pela qualidade dos produtos, mas também pela mensagem que a marca conseguiu passar.
Mas acredite, esse caminho foi longo e deixou inúmeras lições valiosas de marketing e estratégias. Quer aprender um pouco mais com essa jornada incrível e se inspirar? Continue a leitura deste artigo agora mesmo!
Como o marketing da Fenty Beauty atinge seu público-alvo?
Para começar, precisamos falar sobre o slogan da Fenty Beauty. Rihanna trabalha com a proposta de “beleza para todos” ou, em inglês, “beauty for all”. Essa visão busca atender consumidores de pele mais clara até a mais escura. Passando, inclusive, por tons mais específicos e difíceis de serem encontrados no mercado, como o oliva. Hoje, a empresa já trabalha com cerca de 50 tons variados de base para reforçar a inclusão de todos os públicos em seu negócio.
Mas este foi apenas o começo. Além da variedade de nuances, a cantora também queria que sua marca estivesse ao alcance de pessoas de todas as partes do mundo. Primeiro, o lançamento ocorreu em 17 país simultaneamente, para depois a distribuição de produtos conseguir ganhar um sentido operacional eficiente.
Foram mais de 500 líderes de equipes ao redor do mundo para lidar com marketing, merchandising, divulgação e suprimentos. Tudo isso garantiu uma excelente resposta do público em relação a marca e produtos. Além disso, a indústria da beleza como um todo se posicionou de forma atenta e positiva para repensar quão importante é expandir suas linhas de maneira inclusiva.
Qual é o impacto do conceito da marca na indústria da beleza?
Mas então, se a concorrência respondeu bem, isso não seria uma ameaça para Rihanna e a Fenty Beauty? Na verdade, não. Cada empresa sabe bem as necessidades específica de seu público e busca fazer da inclusão uma maneira de colocar mais estratégias interessantes em prática.
E não de bater de frente com outra marca que se instituiu como pioneira dentro dessa percepção. O marketing, as redes sociais e o time criativo de cada marca da indústria da beleza se envolveram muito mais com a comunidade e reforçaram o apelo da Fenty Beauty.
Agora, todos se propõem a compartilhar histórias autênticas, que falem diretamente com seu consumidor. Mas, mais do que isso, que consigam envolvê-los e emocioná-los. Essa é uma visão abrangente, muito relevante para o mundo dos negócios atualmente.
Quais foram as principais estratégias utilizadas por Rihanna para guiar seu negócio?
A equipe de Rihanna trabalha com uma excelente mistura de táticas de marketing, relações públicas e sofisticação nas mídias sociais. E algumas estratégicas merecem destaque, até mesmo para aprendermos a aplicá-las em nossa realidade. Veja só!
Cuidado com timing das campanhas
A cantora teve um timing excelente em relação a suas campanhas. A principal delas foi o evento exclusivo criado para a New York City Fashion Week. A marca estava cercada por modelos, mídia, celebridades e grandes quantidades de consumidores entusiasmados. Ou seja, muitas oportunidades para gerar atenção e históricas que se relacionem com o público, além de demonstrar os produtos com a ajuda de fotos e vídeos.
Engajamento nas redes sociais
Rihanna tem milhares de fãs e seguidores nas redes sociais, especialmente no Instagram. E são eles os verdadeiros canais de contato com seu público. Ela gosta de ver como os fãs usam seus produtos, responde diretamente muitos deles e cria tutoriais utilizando sua própria marca para se mostrar como uma pessoa real. É isso o que o público quer ver e é por isso que ele se identifica com sua empresa, por meio de uma conexão emocional.
Associação positiva da marca com causas sociais
A Fenty Beauty está associada a inúmeras causas sociais. Rihanna criou a Clara Lionel Foundation, para apoiar e financiar programas inovadores e eficazes de educação e saúde em todo o mundo. O valor total de cada compra em produtos é destinado a esse propósito, o que gerou uma adesão muito positiva pelo público.
Escolha de um parceiro estratégico
A Fenty Beauty escolheu como parceira estratégica a marca Sephora, fera nas vendas de varejo em cosméticos, fragrâncias e cuidados com a pele. A marca indica que “a beleza está em nosso DNA”, um conceito próximo do que Rihanna escolheu para si. Juntas, garantem audiência e credibilidade para acessar o consumidor de uma maneira mais rápida.
Investimento em marketing digital
Direcionar o tráfego das múltiplas plataformas de mídia social de Rihanna para o e-commerce significa que milhões de visitantes acessam a página todos os dias, através de um simples tweet da cantora. A melhor parte disso é que se marketing digital trabalha com conteúdo relevante, o que aumenta seu alcance orgânico e faz com que suas ações sejam eficientes e tragam ótimos resultados.
Autenticidade e linguagem de comunicação
A figura de Rihanna por si só é autêntica. E ela consegue transmitir isso pela linguagem de comunicação que estabeleceu para a Fenty Beauty. Além de preencher um grande vazio até então presente na indústria da beleza, a cantora consegue passar uma mensagem que engaja e mantém consumidores leais à proposta da marca.
E então? Gostou de saber um pouco mais sobre todo o impacto que Rihanna e sua Fenty Beauty causaram na indústria da beleza? Agora você já pode até mesmo ver quais estratégias podem ser adaptadas para a sua empresa e entrar na corrida pelo sucesso também.
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