Por Nayara Santos em 25.09.2019

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é à toa que sua marca, a Fenty Beauty se tornou referência na indústria da beleza.

Pela primeira vez, mulheres de diversas culturas, pouco atendidas e representadas por marcas famosas, ganharam visibilidade. O conceito de inclusão passou a ser trabalhado com dedicação, de modo a conquistar esse público com muito sucesso. As expectativas de vendas foram atingidas não somente pela qualidade dos produtos, mas também pela mensagem que a marca conseguiu passar.

Mas acredite, esse caminho foi longo e deixou inúmeras lições valiosas de marketing e estratégias. Quer aprender um pouco mais com essa jornada incrível e se inspirar? Continue a leitura deste artigo agora mesmo!

Como o marketing da Fenty Beauty atinge seu público-alvo?

Para começar, precisamos falar sobre o slogan da Fenty Beauty. Rihanna trabalha com a proposta de “beleza para todos” ou, em inglês, “beauty for all”. Essa visão busca atender consumidores de pele mais clara até a mais escura. Passando, inclusive, por tons mais específicos e difíceis de serem encontrados no mercado, como o oliva. Hoje, a empresa já trabalha com cerca de 50 tons variados de base para reforçar a inclusão de todos os públicos em seu negócio.

Mas este foi apenas o começo. Além da variedade de nuances, a cantora também queria que sua marca estivesse ao alcance de pessoas de todas as partes do mundo. Primeiro, o lançamento ocorreu em 17 país simultaneamente, para depois a distribuição de produtos conseguir ganhar um sentido operacional eficiente.


Foram mais de 500 líderes de equipes ao redor do mundo para lidar com marketing, merchandising, divulgação e suprimentos. Tudo isso garantiu uma excelente resposta do público em relação a marca e produtos. Além disso, a indústria da beleza como um todo se posicionou de forma atenta e positiva para repensar quão importante é expandir suas linhas de maneira inclusiva.

Qual é o impacto do conceito da marca na indústria da beleza?

Mas então, se a concorrência respondeu bem, isso não seria uma ameaça para Rihanna e a Fenty Beauty? Na verdade, não. Cada empresa sabe bem as necessidades específica de seu público e busca fazer da inclusão uma maneira de colocar mais estratégias interessantes em prática.

E não de bater de frente com outra marca que se instituiu como pioneira dentro dessa percepção. O marketing, as redes sociais e o time criativo de cada marca da indústria da beleza se envolveram muito mais com a comunidade e reforçaram o apelo da Fenty Beauty.

Agora, todos se propõem a compartilhar histórias autênticas, que falem diretamente com seu consumidor. Mas, mais do que isso, que consigam envolvê-los e emocioná-los. Essa é uma visão abrangente, muito relevante para o mundo dos negócios atualmente.

Quais foram as principais estratégias utilizadas por Rihanna para guiar seu negócio?

A equipe de Rihanna trabalha com uma excelente mistura de táticas de marketing, relações públicas e sofisticação nas mídias sociais. E algumas estratégicas merecem destaque, até mesmo para aprendermos a aplicá-las em nossa realidade. Veja só!

Cuidado com timing das campanhas

A cantora teve um timing excelente em relação a suas campanhas. A principal delas foi o evento exclusivo criado para a New York City Fashion Week. A marca estava cercada por modelos, mídia, celebridades e grandes quantidades de consumidores entusiasmados. Ou seja, muitas oportunidades para gerar atenção e históricas que se relacionem com o público, além de demonstrar os produtos com a ajuda de fotos e vídeos.

Engajamento nas redes sociais

Rihanna tem milhares de fãs e seguidores nas redes sociais, especialmente no Instagram. E são eles os verdadeiros canais de contato com seu público. Ela gosta de ver como os fãs usam seus produtos, responde diretamente muitos deles e cria tutoriais utilizando sua própria marca para se mostrar como uma pessoa real. É isso o que o público quer ver e é por isso que ele se identifica com sua empresa, por meio de uma conexão emocional.

Associação positiva da marca com causas sociais

A Fenty Beauty está associada a inúmeras causas sociais. Rihanna criou a Clara Lionel Foundation, para apoiar e financiar programas inovadores e eficazes de educação e saúde em todo o mundo. O valor total de cada compra em produtos é destinado a esse propósito, o que gerou uma adesão muito positiva pelo público.

Escolha de um parceiro estratégico

A Fenty Beauty escolheu como parceira estratégica a marca Sephora, fera nas vendas de varejo em cosméticos, fragrâncias e cuidados com a pele. A marca indica que “a beleza está em nosso DNA”, um conceito próximo do que Rihanna escolheu para si. Juntas, garantem audiência e credibilidade para acessar o consumidor de uma maneira mais rápida.

Investimento em marketing digital

Direcionar o tráfego das múltiplas plataformas de mídia social de Rihanna para o e-commerce significa que milhões de visitantes acessam a página todos os dias, através de um simples tweet da cantora. A melhor parte disso é que se marketing digital trabalha com conteúdo relevante, o que aumenta seu alcance orgânico e faz com que suas ações sejam eficientes e tragam ótimos resultados.

Autenticidade e linguagem de comunicação

A figura de Rihanna por si só é autêntica. E ela consegue transmitir isso pela linguagem de comunicação que estabeleceu para a Fenty Beauty. Além de preencher um grande vazio até então presente na indústria da beleza, a cantora consegue passar uma mensagem que engaja e mantém consumidores leais à proposta da marca.

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre todo o impacto que Rihanna e sua Fenty Beauty causaram na indústria da beleza? Agora você já pode até mesmo ver quais estratégias podem ser adaptadas para a sua empresa e entrar na corrida pelo sucesso também.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Nome para loja de cosméticos: 35 exemplos para se inspirar

O nome de uma loja é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o seu negócio, sendo assim, é fundamental escolher um que transmita a identidade da sua marca e seja facilmente lembrado pelo público-alvo. Para uma loja de cosméticos, essa escolha é ainda mais importante, uma vez que a indústria de beleza…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como fazer o fortalecimento de marca?

Realizar um trabalho de fortalecimento de marca é fundamental para que sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e com mais opções para os clientes. Além da concorrência, o cliente está munido de diversas informações antes de realizar uma compra, por isso, investir para tornar a sua marca forte e uma…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saiba o que considerar ao escolher prestadores de serviço para sua empresa

A contratação de prestadores de serviço deve ser realizada com critério e de acordo com a filosofia da empresa para garantir a sintonia e a qualidade em todas as etapas do processo de vendas. É preciso ter cuidado ao terceirizar um serviço, principalmente se ele representar a extensão da sua empresa. O bom atendimento é…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Vitrine para o Dia das Crianças: veja como montar a ideal

A importância que o Dia das Crianças tem para o varejo é inegável. A data movimenta muitos bilhões de reais e acaba sendo uma prévia de como serão as vendas no Natal. Entretanto, para conseguir a sua parte desse montante, você precisa se destacar e conseguir atrair os clientes. A melhor forma de fazer isso…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Tráfego pago realmente funciona? Entenda de uma vez!

Com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas. Existem diferentes meios de fazer isso, como criar blogs, redes sociais e apostar no tráfego pago. Aliás, você já ouviu falar nesse último termo? Ele é uma importante estratégia de…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos