Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como criar um spot publicitário eficiente? Veja aqui!

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Se você é responsável pelas ações de marketing da sua empresa, saiba que desconsiderar o spot publicitário na sua estratégia de comunicação é um erro que pode lhe custar muitos clientes e, consequentemente, muitas vendas. Não apenas porque o spot te ajuda a atrair mais clientes para a sua loja, mas também porque ele pode influenciar o cliente.

Mas, não devemos desconsiderar o fato de que, apesar do advento da internet, o rádio ainda é um veículo de grande alcance e estima da população brasileira. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação das Emissoras de Rádiodifusão do Paraná (AERP), 83% da população, em 13 regiões metropolitanas, ouvem rádio, e 3 de cada 5 ouvintes escutam o veículo diariamente. Sem falar que muitas pessoas ainda escutam a rádio online.

Outro ponto importante, é que o varejo percebeu que ter uma rádio indoor personalizada pode ser uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes, influenciá-los  no momento da compra e até mesmo melhorar a produtividade dos funcionários. Tudo isso utilizando a trilha sonora correta e spots publicitários eficientes.

Portanto, se você ainda não sabe o que é e como criar um spot publicitário realmente eficiente, chegou o momento de mudar isso. No nosso artigo vamos te contar tudo sobre isso e muito mais. Boa leitura!

O que é um spot publicitário?

Em poucas palavras, podemos definir um spot publicitário como uma propaganda veiculada no rádio. Geralmente, os spots têm em média um tempo de duração de 30 segundos.  mas isso não é obrigatório.

Na verdade, os spots publicitários podem ter 30, 60 ou 90 segundos (e assim por diante). O mais importante, neste caso, é que eles devem ser sempre considerados somando-se 30 segundos. Entretanto, como a duração do spot vai interferir diretamente no custo de veiculação na rádio, então o mais comum é que eles tenham 30 segundos.

É importante lembrar que esse não é o único fator que interfere no valor de reprodução, já que o horário de veiculação também é um ponto importantíssimo dessa equação. Veicular spots publicitários nos horários de maior audiência custa mais do que em momentos com menos ouvintes.

Não podemos deixar de mencionar que um dos principais objetivos dos spots é a divulgação de uma empresa. Seja para comunicar ao cliente que há um período de promoções, ou que haverá a inauguração de uma loja, que a empresa começou a oferecer um produto novo, ou apenas para reforçar a imagem da marca. Portanto, essa é uma ferramenta de comunicação com o cliente muito versátil e que você pode utilizar tranquilamente.

E, claro, se você tiver uma rádio indoor na sua loja, então os custos de veiculação de spots publicitários serão menores. Entretanto, é preciso apenas tomar cuidado para não deixar a sua programação com muitos spots. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Como criar um spot publicitário que traz resultados

Agora que já explicamos brevemente como funciona a veiculação e a compra de espaços dos spots, vamos à cereja do bolo: a criação de um spot que vai atingir o objetivo que você espera para o seu varejo — seja ele a atração de mais clientes para a loja, a divulgação de uma super promoção, ou dar mais informações sobre a empresa para os clientes.

Independentemente do que é esperado do spot, do tipo de negócio que está veiculando e do público-alvo, existem algumas regras para que essa peça publicitária seja realmente eficaz. Afinal, você terá apenas 30 segundos para transmitir todas as informações necessárias. Sem falar que ela ainda precisa ser envolvente, atrair a atenção do ouvinte e fazer com que ele memorize os dados mais importantes do spot.

Se quiser outras dicas para atrair clientes para a sua loja veja o nosso guia completo Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

Ou seja, esse é um desafio e tanto, não é mesmo? Sem dúvida alguma é, mas nada que seja impossível de ser alcançado. Basta ter conhecido ao que você deve ficar atento na ora de criar os seu spot publicitário. Confira a seguir as nossas dicas de como vencer esse desafio.

Tenha um objetivo específico

Em tão pouco tempo não dá para ficar contando histórias muito longas ou querer alcançar muitos objetivos de uma só vez. Por isso, a nossa primeira sugestão é ter bem claro qual é o objetivo com a criação do spot universitário.

Isso significa saber exatamente para que você está criando aquele spot. Por exemplo, se você for inaugurar uma nova loja e quiser informar aos clientes da novidade. Ainda, se você for fazer algumas promoções de produtos, divulgue apenas aqueles que realmente sejam capazes de atrair a atenção do consumidor. E, claro, não se esqueça de mencionar hora e endereço da nova loja.


Essa objetividade será fundamental na hora de criar o texto para o spot, escolher se ele terá músicas ou não e qual a entonação do locutor. Lembre-se, com tão pouco tempo cada segundo e cada detalhe importa.

Utilize uma linguagem rápida e direta

A linguagem do spot publicitário também é outro ponto importante do processo criativo e para o sucesso da peça criada. Apenas para fazer um teste, comece a criar o seu spot escrevendo tudo o que você gostaria de falar para os seus clientes. Em seguida, pegue um cronômetro (a grande maioria dos celulares tem esse dispositivo), leia o texto em voz alta e veja quanto tempo foi gasto para falar esse texto.

As chances de ter ficado acima dos 30 segundos é grande (ou mesmo abaixo disso, sim, às vezes acontece). Nestes casos, é essencial que você analise o texto novamente e remova as informações não tão necessárias, ou inclua outras que percebeu que estavam faltando.

Outra dica importante para deixar o texto mais atrativo, é diminuir o tamanho das frases e substituir algumas palavras por outras menores. Assim, o texto fica mais claro, mais fácil de ser trabalhado pelo locutor e compreendido pelo cliente. Duvida? Então faça o teste novamente e você verá que o resultado no cronômetro foi melhor.

Como você pode ver neste pequeno exercício, é primordial que um spot eficiente tenha uma linguagem rápida, direta e dinâmica. Essa medida é necessária não apenas para fazer com que o spot “caiba” dentro do tempo disponível, mas para atrair o ouvinte de uma forma certeira. Muita enrolação tende a fazer com que a atenção do cliente seja direcionada para outra coisa e ele não vai ouvir o que você tem a dizer.

Cause impacto

Lembre-se que, ao contrário de outros veículos de comunicação, o rádio permite que os consumidores o escutem enquanto fazem outras coisas, como dirigir, trabalhar ou arrumar a casa. Ou seja, a atenção não está unicamente voltada para a programação, por isso que a linguagem (como falamos acima) e outros elementos do spot são tão importantes. Afinal, são eles que conseguirão atrair a atenção do ouvinte.

Contar uma longa história, por exemplo, pode fazer com que o cliente não consiga prestar atenção do início ao fim, fazendo com que a sua mensagem se perca. Da mesma forma, uma peça que não tenha os efeitos sonoros ou a locução mais adequada pode passar despercebida, ou até mesmo chamar a atenção pelos motivos errados e repelir o cliente.

Por isso, é fundamental conhecer o público com quem você vai falar. Esse conhecimento permitirá que você acerte na linguagem, na música, nos efeitos sonoros, na entonação dos locutores e nas informações mais relevantes a serem transmitidas.

Ainda, você pode ir além de ter um público-alvo para a criação do spot, mas ter uma persona. Neste caso, a descrição é muito mais detalhada e trará mais detalhes para esse processo criativo do que você imagina.

Escreva da forma como as pessoas vão ler

Um fator importantíssimo e que, muitas vezes, é negligenciado na produção de um spot, é escrever o texto exatamente da forma que ele deverá ser lido. Lembre-se que uma coisa é você escrever imaginando toda a peça na sua cabeça. Outra, é a pessoa que vai gravaro seu spot ler exatamente da forma como ele foi imaginado, com as palavras, as pontuações e a entonação corretas.

Todos esses fatores são fundamentais para a compreensão da mensagem, bem como a identificação dos ouvintes e o impacto que a peça vai causar. Portanto, preste atenção em palavras que são usuais na escrita, mas que ficam estranhas em um diálogo falado; utilize pontuações para definir as pausas, ainda que elas estejam erradas na língua portuguesa; dê indicações de entonações, como “fala muito emocionado”, “grita”; “jovem está apreensivo”.

Outro ponto relevante é indicar exatamente o sexo e a faixa etária dos locutores que darão vida ao seu spot, bem como as trilhas, para manter a adequação com a mensagem transmitida e com o público. Portanto, é preciso considerar tudo isso quando você estiver criando o seu spot publicitário.

Uma dica que pode ser bastante útil para deixar o spot publicitário do jeito que você quer, é gravar o texto com a sua própria voz para ajudar no direcionamento do locutor. Além disso, não se esqueça de deixar claro o que você quer e quais partes devem ter mais destaque. Quanto melhor a comunicação com quem for gravar spot, melhor será o resultado.

Faça um teste de leitura

Agora que você já acertou todos os detalhes do seu spot publicitário, chegou o momento de fazer o teste de leitura novamente. De forma muito parecida como mencionamos anteriormente, neste novo teste de leitura é fundamental que você procure por falhas e dificuldades que podem ser encontradas no momento da gravação. 

Durante esse processo, leia o texto criado em voz alta, use a entonação indicada, faça as pausas necessárias e veja se a mensagem está agradável, de acordo com o objetivo, se transmite o que precisa e, claro, se está dentro do tempo disponível. Ainda, você pode consultar alguns colegas para saber se a mensagem está clara.

Se achar necessário, faça o teste com um cronômetro para certificar-se de que realmente será possível transmitir a mensagem de forma clara. Aproveite que o spot ainda não foi gravado e faça todas as modificações que você julgue necessárias para conseguir se comunicar bem com o seu público.

O spot publicitário precisa refletir a identidade da sua marca

Falamos bastante que na hora de criar o spot publicitário é preciso ter uma linguagem que consiga se comunicar com o cliente. Mas, não podemos esquecer que ela também deve representar a sua marca.

Por isso, é preciso saber muito bem qual é a personalidade que a sua marca. Afinal, se for mais descontraída, a entonação será muito diferente de uma marca que tem uma personalidade mais séria. Acertar neste quesito aumenta as chances de conseguir se comunicar com o cliente de forma eficaz e de chamar a atenção deles.

Por que contratar uma empresa especializada para criar o seu spot

Como você deve ter percebido, são muitos os detalhes para a criação de um spot realmente eficaz, não é mesmo? Por isso, a nossa dica final é contratar uma empresa especializada. Lembre-se que isso poderá fazer com que você não gaste o seu tempo com isso, podendo direcionar a sua energia para outras atividades importantes de gestão da sua empresa.

Além de já manter o contato com os melhores profissionais — para gravar o seu spot com uma qualidade superior —, uma equipe experiente é capaz de enriquecer o seu trabalho ainda mais, seja por meio de trilhas e efeitos sonoros disponíveis (considerando que muitos deles precisam ser pagos) ou, até mesmo, na edição e gravação das mídias.

A criação de um spot publicitário envolve diversos fatores para que eles funcionem. Claro que a criatividade é um deles, mas não o único, já que exige também o uso das técnicas corretas, a fim de impactar, transmitir a mensagem e atrair o seu cliente para o seu negócio.

Para fazer isso com maestria e ter os melhores resultados, entre em contato com a nossa equipe e conheça a ListenPlay, um serviço profissional de músicas para negócios e que conta com o recurso de anunciar suas campanhas de varejo, promoções e produtos entre as músicas no seu ambiente de compra. Temos uma equipe de redatores e locutores profissionais que irão te ajudar a potencializar os seus resultados.

Onde posso veicular os spots publicitários criados?

Como já mencionamos anteriormente, a escolha da mídia certa para veicular os seus spots publicitários pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados. Afinal, se você escolher um veículo em que o seu público-alvo não esteja, então as chances de conseguir atrair clientes é muito menor.

Por outro lado, os custos dessa divulgação devem ser levados em consideração. Lembre-se que uma estratégia de divulgação bem planejada inclui também o orçamento destinado para a ação e ele deve ser respeitado. Existem diversas plataformas e meios de comunicação onde você pode veicular spots publicitários. Algumas das opções mais comuns incluem:

  • Rádios convencionais: a publicidade em rádio é uma das formas mais tradicionais de marketing e o local perfeito para os spots. Você pode escolher entre diversas estações de rádio e horários para veicular seus spots;
  • Podcasts: tem feito cada vez mais sucesso entre as pessoas. Portanto, pode ser uma ideia interessante apostar em spots no início ou no final do podcast. Neste caso, o ideal é escolher um que tenha os mesmo valores e um público-alvo que seja semelhante ao seu ou ligados a temas relacionados com a sua área de atuação no varejo;
  • Rádio indoor da loja: ideal para se comunicar com clientes que estão na sua loja. Isso porque, nem sempre os clientes sabem das promoções ou das novidades do estabelecimento. A veiculação do spot certo, no momento certo, pode influenciar a decisão de compras dos clientes.

Lembrando que cada uma dessas opções tem suas próprias vantagens e desvantagens que devem ser cuidadosamente avaliadas conforme o objetivo do spot.

Qual é o melhor intervalo de veiculação de spots?

O último passo para ter sucesso com os spots publicitários criados é a escolha dos intervalos em que eles serão veiculados. Falando especificamente dos veículos que apresentamos anteriormente, na rádio convencional, vai depender muito da proposta da rádio e do custo que isso terá.

Já no podcast, a tendência é que o seu spot seja veiculado apenas uma vez em cada episódio. Afinal, as pessoas estão lá para ouvir sobre o que as pessoas estão conversando e não sobre o seu anúncio especificamente.

Mas, quando falamos da rádio indoor então você precisa saber exatamente qual é o intuito de cada spot e sobre os hábitos dos seus clientes. Pensando nisso, você pode exibir os anúncios da seguinte forma:

  • 1 spot, 1 música: pode ser interessante para divulgação frequente de promoções. Você terá um spot a cada 3 minutos mais ou menos. Ideal para lojas em que os clientes ficam pouco tempo;
  • 1 spot, 2 músicas: você terá um spot a cada 6 minutos. Neste caso, a experiência do cliente pode ser melhor do que na opção anterior;
  • 1 spot, 3 músicas: a veiculação de cada spot será a cada 9 ou 10 minutos. Melhor para lojas em que os clientes fiquem mais tempo.

Lembre-se que, ao mesmo tempo que o cliente precisa saber o que acontece na loja, muitos anúncios podem irritá-lo, bem como à sua equipe de vendas. Portanto, tome cuidado. Acesse o nosso blog e confira outras dicas.

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