Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar danos a outras franquias, se for o caso.
Há duas grandes razões para se esforçar na luta contra erros administrativos: para evitar adversidades maiores e para estabelecer o crescimento da empresa. Mesmo que as coisas pareçam estáveis, o problema talvez seja justamente esse. Para onde a loja vai se ela permanece fechada nos mesmos ciclos?
Sabemos que a rotina administrativa é cansativa e envolve muitos detalhes. Uma falha ou outra provavelmente vai acontecer de vez em quando e os gestores saberão como apagar esses “incêndios”. Contudo, alguns problemas são frequentes e, muitas vezes, ninguém percebe.
Continue lendo para saber mais sobre esses erros, pontuais ou repetitivos, e sobre como contorná-los. Todos na loja agradecerão por isso, inclusive os clientes!
Os erros mais comuns em administração de loja
Aqui está um exercício simples que pode te ajudar muito daqui para frente: pegue papel e caneta e anote quantos desses erros acontecem na sua loja, ou em alguma das franquias que ficam sob sua responsabilidade. Pode escrever detalhes também, se quiser. Vamos lá?
Sem planejamento financeiro
Não dá para chegar a qualquer objetivo sem um bom plano. Pior ainda se não houver um objetivo! Muitas empresas deixam de estabelecer um planejamento financeiro realista e detalhado e acabam se complicando com pormenores que poderiam ter sido resolvidos facilmente com antecedência.
Este é um erro que pode ter nascido há muito tempo. Desde o começo, é importante colocar na ponta do lápis os investimentos iniciais, gastos fixos e variáveis, expectativa de retorno e outros dados financeiros. Sem isso, não é possível prever a movimentação e nem dá para agir rapidamente no caso de imprevistos.
Metas irreais ou inexistentes
Junto com o planejamento financeiro, algumas metas devem ser definidas. Elas podem ter a ver com a quantidade de vendas no mês, com atração ou retenção de clientes, com feedback de atendimento ou qualquer outra coisa que faça sentido para a loja e para o que é oferecido.
Sem essas metas, você estará caminhando do ponto A para algum lugar. Não é possível medir o sucesso das estratégias e você corre o risco de perder as vantagens que poderia manter se soubesse o que está dando certo. O que não significa, aliás, que as metas podem ser apenas jogadas no plano! Elas devem ser realistas para não desmotivar a equipe e para que a medicação de resultados seja eficaz.
Nada de automação de processos
A tecnologia está aí para ajudar; não faz sentido desprezá-la, ainda mais em uma época na qual os clientes esperam que tudo seja rápido e eficaz. Por isso, a automação dos processos é muito importante nas lojas. Seja na parte gerencial ou operacional, os softwares e ferramentas de automação de serviços permitem um grande aumento na produtividade e reduzem a quantidade de falhas consideravelmente.
Você pode usá-los para realizar uma variedade enorme de atividades em muito menos tempo e com mais segurança. Por exemplo: emitir relatórios, manter dados de clientes, controle financeiro e de estoque, organizar fornecedores, realizar cobranças, fazer a comunicação entre lojas e muito mais.
Faltam estratégias de marketing
Assim como o planejamento financeiro é essencial para saber o caminho a percorrer com os gastos e lucros da loja, o planejamento de marketing também é importante para garantir o crescimento da empresa. Mais do que isso, até mesmo para evitar o declínio! O marketing serve não apenas para desenvolver a marca, como também para manter seu status e não permitir que ela perca força no mercado.
Não é à toa que existem tantos eventos de marketing por aí. Para funcionar, é preciso criar estratégias variadas que funcionem com seu segmento, seu público e especificamente a loja e suas particularidades. Não é simples e envolve períodos de testes em qualquer situação, mas vale a pena pelos resultados e pela firmeza com a qual a empresa se estabiliza.
Formas de contornar os erros em administração de loja
Você anotou alguma coisa durante a leitura? Se sim, provavelmente quer saber quais são as dicas para resolver os problemas. Mesmo que não tenha sido o caso, é uma boa ideia ter esse conhecimento em mente para qualquer necessidade futura, não é?
Com planejamento financeiro
Para garantir seu fôlego e não entrar em desespero com as despesas, jamais deixe de fazer um planejamento financeiro! Para isso, comece definindo os objetivos (estritamente financeiros, neste caso) e prazos que você deseja cumprir. Depois, proponha ideias de como chegar até a meta apontada dentro do prazo.
Não deixe de projetar cenários diferentes, ao menos três, que apontem para o sucesso, o fracasso e o alcance mediano do que você esperava. Isso ajudará muito na hora da análise e eventuais alterações no planejamento. É assim que cada mês afasta a loja do vermelho e o leva para as contas batendo e o lucro chegando.
Crie metas objetivas
Fuja do que pode parecer muito com um sonho ou um resultado que só seria possível daqui a meses ou anos de trabalho. Peça ajuda para sua equipe e veja como as coisas estão andando, tanto do ponto de vista de vendas quanto de outros aspectos. As pessoas estão gostando da qualidade dos produtos? Do atendimento? O que está vendendo mais e o que está vendendo menos? Verifique e crie metas a partir daí.
Automatize com consciência
Não precisa contratar todos os serviços possíveis, mas não deixe de buscar alguns programas de automação que funcionem para sua loja. Você poupará tempo e recursos, acelerará os processos e com certeza vai satisfazer seus clientes, que terão um atendimento rápido e eficiente.
Aposte em estratégias de marketing diferenciadas
O marketing é totalmente sobre se destacar. Vá além das técnicas básicas de propaganda e foque na experiência do cliente ou customer experience. Você pode fazer isso com uma série de táticas, desde o uso de influencers para enfatizar o uso de seus produtos, até o marketing sensorial, que utiliza os sentidos humanos para influenciar as decisões do consumidor.
Nesse último caso, você pode variar desde o uso do olfato até audição. Tanto o aroma quanto o som envolvem fortemente as pessoas. É o caso da música em lojas, estratégia sensorial cada vez mais utilizada e que vem trazendo ótimos resultados nos mais diversos segmentos.
Gostou de aprender mais sobre os erros em administração de loja e como fugir deles? Agora você pode entender melhor o último tópico e ver como funciona uma programação musical como estratégia de marketing!
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