Por Nayara Santos em 18.03.2020

Erros em administração de loja: saiba como contorná-los

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Você sabe onde se encontram os problemas mais espinhosos de uma empresa, qualquer que seja seu segmento? Se pensou na administração, você está certo! É a partir desse setor que todos os outros atuam, então se há erros em administração de loja, é inevitável que eles repercutam em todas as equipes e podem até causar danos a outras franquias, se for o caso.

Há duas grandes razões para se esforçar na luta contra erros administrativos: para evitar adversidades maiores e para estabelecer o crescimento da empresa. Mesmo que as coisas pareçam estáveis, o problema talvez seja justamente esse. Para onde a loja vai se ela permanece fechada nos mesmos ciclos?

Sabemos que a rotina administrativa é cansativa e envolve muitos detalhes. Uma falha ou outra provavelmente vai acontecer de vez em quando e os gestores saberão como apagar esses “incêndios”. Contudo, alguns problemas são frequentes e, muitas vezes, ninguém percebe.

Continue lendo para saber mais sobre esses erros, pontuais ou repetitivos, e sobre como contorná-los. Todos na loja agradecerão por isso, inclusive os clientes!

Os erros mais comuns em administração de loja

Aqui está um exercício simples que pode te ajudar muito daqui para frente: pegue papel e caneta e anote quantos desses erros acontecem na sua loja, ou em alguma das franquias que ficam sob sua responsabilidade. Pode escrever detalhes também, se quiser. Vamos lá?

Sem planejamento financeiro

Não dá para chegar a qualquer objetivo sem um bom plano. Pior ainda se não houver um objetivo! Muitas empresas deixam de estabelecer um planejamento financeiro realista e detalhado e acabam se complicando com pormenores que poderiam ter sido resolvidos facilmente com antecedência.

Este é um erro que pode ter nascido há muito tempo. Desde o começo, é importante colocar na ponta do lápis os investimentos iniciais, gastos fixos e variáveis, expectativa de retorno e outros dados financeiros. Sem isso, não é possível prever a movimentação e nem dá para agir rapidamente no caso de imprevistos.

Metas irreais ou inexistentes

Junto com o planejamento financeiro, algumas metas devem ser definidas. Elas podem ter a ver com a quantidade de vendas no mês, com atração ou retenção de clientes, com feedback de atendimento ou qualquer outra coisa que faça sentido para a loja e para o que é oferecido.

Sem essas metas, você estará caminhando do ponto A para algum lugar. Não é possível medir o sucesso das estratégias e você corre o risco de perder as vantagens que poderia manter se soubesse o que está dando certo. O que não significa, aliás, que as metas podem ser apenas jogadas no plano! Elas devem ser realistas para não desmotivar a equipe e para que a medicação de resultados seja eficaz.

Nada de automação de processos

A tecnologia está aí para ajudar; não faz sentido desprezá-la, ainda mais em uma época na qual os clientes esperam que tudo seja rápido e eficaz. Por isso, a automação dos processos é muito importante nas lojas. Seja na parte gerencial ou operacional, os softwares e ferramentas de automação de serviços permitem um grande aumento na produtividade e reduzem a quantidade de falhas consideravelmente.


Você pode usá-los para realizar uma variedade enorme de atividades em muito menos tempo e com mais segurança. Por exemplo: emitir relatórios, manter dados de clientes, controle financeiro e de estoque, organizar fornecedores, realizar cobranças, fazer a comunicação entre lojas e muito mais.

Faltam estratégias de marketing

Assim como o planejamento financeiro é essencial para saber o caminho a percorrer com os gastos e lucros da loja, o planejamento de marketing também é importante para garantir o crescimento da empresa. Mais do que isso, até mesmo para evitar o declínio! O marketing serve não apenas para desenvolver a marca, como também para manter seu status e não permitir que ela perca força no mercado.

Não é à toa que existem tantos eventos de marketing por aí. Para funcionar, é preciso criar estratégias variadas que funcionem com seu segmento, seu público e especificamente a loja e suas particularidades. Não é simples e envolve períodos de testes em qualquer situação, mas vale a pena pelos resultados e pela firmeza com a qual a empresa se estabiliza.

Formas de contornar os erros em administração de loja

Você anotou alguma coisa durante a leitura? Se sim, provavelmente quer saber quais são as dicas para resolver os problemas. Mesmo que não tenha sido o caso, é uma boa ideia ter esse conhecimento em mente para qualquer necessidade futura, não é?

Com planejamento financeiro

Para garantir seu fôlego e não entrar em desespero com as despesas, jamais deixe de fazer um planejamento financeiro! Para isso, comece definindo os objetivos (estritamente financeiros, neste caso) e prazos que você deseja cumprir. Depois, proponha ideias de como chegar até a meta apontada dentro do prazo.

Não deixe de projetar cenários diferentes, ao menos três, que apontem para o sucesso, o fracasso e o alcance mediano do que você esperava. Isso ajudará muito na hora da análise e eventuais alterações no planejamento. É assim que cada mês afasta a loja do vermelho e o leva para as contas batendo e o lucro chegando.

Crie metas objetivas

Fuja do que pode parecer muito com um sonho ou um resultado que só seria possível daqui a meses ou anos de trabalho. Peça ajuda para sua equipe e veja como as coisas estão andando, tanto do ponto de vista de vendas quanto de outros aspectos. As pessoas estão gostando da qualidade dos produtos? Do atendimento? O que está vendendo mais e o que está vendendo menos? Verifique e crie metas a partir daí.

Automatize com consciência

Não precisa contratar todos os serviços possíveis, mas não deixe de buscar alguns programas de automação que funcionem para sua loja. Você poupará tempo e recursos, acelerará os processos e com certeza vai satisfazer seus clientes, que terão um atendimento rápido e eficiente.

Aposte em estratégias de marketing diferenciadas

O marketing é totalmente sobre se destacar. Vá além das técnicas básicas de propaganda e foque na experiência do cliente ou customer experience. Você pode fazer isso com uma série de táticas, desde o uso de influencers para enfatizar o uso de seus produtos, até o marketing sensorial, que utiliza os sentidos humanos para influenciar as decisões do consumidor.

Nesse último caso, você pode variar desde o uso do olfato até audição. Tanto o aroma quanto o som envolvem fortemente as pessoas. É o caso da música em lojas, estratégia sensorial cada vez mais utilizada e que vem trazendo ótimos resultados nos mais diversos segmentos.

Gostou de aprender mais sobre os erros em administração de loja e como fugir deles? Agora você pode entender melhor o último tópico e ver como funciona uma programação musical como estratégia de marketing!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias para divulgação de loja de carros, se inspire

Em um mercado tão competitivo quanto o de loja de carros, é fundamental que você tenha boas ideias para divulgar o seu estabelecimento. Afinal, se você não conseguir atrair a atenção do cliente, corre o risco de ser passado para trás pela concorrência. Para fazer uma boa divulgação da sua loja você precisa conhecer muito…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como manter o cliente por mais tempo em minha loja

O mercado varejista está sentindo na pele os efeitos da crise econômica do país. Por isso, é fundamental que os empresários que realmente querem crescer invistam em ações diferenciadas para conseguir driblar os problemas que esse momento está causando para o mercado e a dúvida frequente: como manter o cliente por mais tempo em minha…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Gestão de crise no varejo: veja 8 dicas de como lidar

Os períodos de crise fazem parte da trajetória de qualquer empresa e mesmo que surjam de forma inesperada, devem ser encarados com um planejamento eficiente e inovador, para sobressair da melhor maneira possível. O cenário crítico causado pela pandemia afetou todas as atividades econômicas, exigindo uma mudança de postura significativa, para preservar a saúde e…

Por Nayara Santos em 25.06.2020

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

54 textos para propaganda de loja infantil que vendem

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 23.09.2025

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades. Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Aplicações e Tendências da IA no varejo

O varejo está passando por mudanças impulsionadas principalmente pelo crescimento da Inteligência Artificial (IA) e de suas aplicabilidades. Isso porque, ela oferece uma oportunidade única de aprimorar diferentes aspectos de seus negócios, desde o gerenciamento de estoque até a personalização da experiência do cliente.  Como um bom gestor do varejo você precisa ficar de olho…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

33 textos para propaganda de lojas de móveis que vendem

Se você chegou até aqui é porque está procurando ideias de textos para propaganda de lojas de móveis, não é mesmo? Apenas um bom gestor sabe o quanto é imprescindível buscar formas de atrair clientes para a loja e aplicar estratégias para aumentar as vendas. Ainda mais em mercados cada vez mais competitivos, como é…

Por Nayara Santos em 07.08.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos