Ao longo dos anos, certos métodos de divulgação foram perdendo seu efeito, pois o público passou a se acostumar com eles. Sendo assim, todo empreendedor teve que aprender novos métodos para se adaptar e manter o interesse do público. Por exemplo, você sabe o que é marketing de guerrilha?
Esse é um conceito relativamente novo, mas que já apresenta bons exemplos ao redor do mundo. E se você tiver um bom planejamento, pode colocá-lo em prática na sua empresa sem dificuldades. Acompanhe e entenda mais sobre o assunto!
O que é marketing de guerrilha?
O termo “guerrilha” remete a táticas de guerra rápida, em que um grupo pequeno, geralmente com poucos equipamentos, avança, provoca um pequeno impacto e recua. Vários grupos individuais fazem o mesmo, de surpresa e de forma independente.
O marketing de guerrilha, por sua vez, consiste em uma série de pequenas ações de marketing que geram impacto pontual, mas usam seus recursos de forma eficiente. Cada pequena ação é tomada separadamente, mas elas se acumulam para gerar um grande impacto no público.
O pilar central desse tipo de divulgação é gerar visibilidade para a marca com investimentos mínimos e eficazes. Podem ser pequenos cartões, aquela placa na esquina onde as pessoas sempre passam ou outras coisas do tipo. Basta que seja algo efetivo e bem direcionado.
Que vantagens ele traz?
Existem vários benefícios para quem aplica o marketing de guerrilha. Veja aqui os principais exemplos.
Custo reduzido
Pela sua própria natureza, esse estilo de marketing apresenta baixo custo individual para a empresa. Como todas as ações são separadas e pontuais, mobilizadas de forma quase independente, não é necessário mobilizar um grande orçamento para gerar bons impactos. Como resultado, você pode gerar um retorno maior em relação ao seu investimento, trazendo um bom número de vendas naquele período específico.
Eleva o engajamento do público
Entendendo o que é o marketing de guerrilha, você já deve entender que o elemento surpresa é outro fator chave. E, como você também sabe, esse elemento é o que garante a maior efetividade dessa tática. O resultado é que, com o efeito pontual desse marketing, você pode manter seu público mais engajado com suas campanhas de varejo ao longo do tempo.
Diferencia dos concorrentes
Todos os consumidores já estão acostumados com o bombardeio de informações e propaganda dos meios mais tradicionais de comunicação. Tanto que, para boa parte do público geral, essas propagandas se tornam ruído de fundo e não geram muito impacto. O marketing de guerrilha ajuda a quebrar essa expectativa, dando uma boa oportunidade para alcançar as pessoas e gerar uma reação mais relevante em relação ao seu serviço ou loja.
Como aplicar essa estratégia?
Agora que você entende o que é marketing de guerrilha, o próximo passo é descobrir como aplicá-lo no seu negócio. Para isso, trouxemos aqui algumas dicas simples que você deve seguir.
Aprenda mais sobre seu público
O ponto de partida para toda e qualquer campanha de marketing é conhecer o seu público-alvo. Sem informações sobre ele, você não terá nenhuma base para elaborar seu planejamento e garantir um bom resultado.
Se estiver em dúvida, comece com algo simples, como a faixa etária, localidade, preferências de consumo, etc. Isso dará uma base para elaborar materiais mais efetivos e garantir bons resultados de vendas, além de facilitar a gestão de marca.
Use seus canais de comunicação de forma estratégica
O próximo passo é decidir quais serão seus canais de comunicação e como eles serão usados para atrair o público. O mais comum é que o marketing de guerrilha seja feito presencialmente, nas ruas e nos pontos de venda, mas ele também pode ser usado em redes sociais ou outros canais. Tudo depende da forma como você o utiliza e qual objetivo pretende atingir.
Busque originalidade
O elemento surpresa é o que garante a efetividade dessas campanhas. Você precisa pegar o público desprevenido, de forma a prender rapidamente sua atenção e direcioná-los ao seu negócio. E você não vai conseguir isso repetindo os mesmos métodos e estratégias aplicados por todas as outras empresas. Busque sempre se destacar, fazer algo que nunca foi feito antes ou, no mínimo, adicionar seu próprio estilo a essas ações.
Não sature sua campanha
Se uma novidade é repetida várias vezes, ela logo se torna algo comum e perde seu efeito. Esse é um dos motivos para que ótimas campanhas de marketing percam rapidamente seu impacto depois de algum tempo. Lembre-se: o marketing de guerrilha deve ser curto, pontual e direto. Se você começar a saturar o seu público com a mesma ideia, repetindo essa tática com muita frequência, logo ela não terá o mesmo retorno.
Acompanhe resultados
Por fim, mas não menos importante, você vai precisar de números. Estatísticas que comprovem a efetividade das suas campanhas. Isso vale para todo e qualquer investimento em marketing, mas é especialmente importante para um trabalho de prazo mais curto, como é o caso aqui.
Exemplos de sucesso
Apesar das vantagens, ainda há quem duvide da efetividade do marketing de guerrilha. Se você está assim, confira aqui alguns casos de sucesso.
Ikea
Muitos móveis hoje em dia têm fama de serem descartáveis, o que deixa alguns compradores com o pé atrás. Pensando nisso, a Ikea colocou alguns de seus sofás como decoração no metrô de Paris, onde há bastante movimento. Os passageiros puderam testar os produtos e comprovar sua qualidade ao vivo.
Unicef
Durante uma campanha de conscientização sobre os problemas globais de água, a Unicef foi até Nova York, oferecendo garrafas com água turva, que é a única opção para muitas pessoas no mundo. Isso incentivou várias doações à causa.
Kit Kat
Para manter sua imagem viva na mente do público, a empresa fez algo bem simples: pintou um banco de madeira, deixando metade na cor de chocolate e a outra metade com uma ilustração da embalagem como se estivesse aberta. O resultado foi engraçado e chamou a atenção de todos que passavam.
Agora que você aprendeu o que é marketing de guerrilha, é hora de colocá-lo em prática. Monte um plano estratégico e se prepare para invadir pouco a pouco o dia a dia do seu público.
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