Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas.
O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as chances de ele se deparar com mais produtos que ele deseja levar para casa.
Inclusive, há diversos estudos que comprovam, por meio de cálculos detalhados essa relação entre o tempo de permanência em uma loja e o volume gasto. Neste caso, tempo é, sim, dinheiro!
Para saber a importância de acompanhar de perto esse indicativo, formas de melhorá-lo e, ainda, conhecer outros fatores que merecem a sua atenção, continue com a leitura!
Os indicadores que você deve acompanhar no varejo
Existem algumas métricas no varejo que podem ajudar a elevar as vendas. Afinal, quanto mais você conhece a realidade do seu negócio e o comportamento dos seus clientes, mais pode trabalhar e desenvolver estratégias para seguir focando na prosperidade e nos lucros.
Confira alguns deles agora mesmo!
Satisfação do cliente
Um indicador tão importante quanto óbvio, mas que ainda é negligenciado por muitos empresários. Mais do que nunca, os consumidores têm uma infinidade de opções e de informações na palma da sua mão, e o seu varejo precisa mostrar (em poucas oportunidades) porque ele é o melhor.
Após uma primeira compra ou contato com a sua empresa, o cliente vai definir se permanece com você ou não. É nesse momento que o índice de satisfação se mostra importante, apontando o que existe de negativo e positivo no seu trabalho, no que se refere ao atendimento, ao ambiente, à experiência do cliente, aos produtos e/ou serviços oferecidos, ao preço etc.
Índice de recompra
Como dissemos, avaliar se o consumidor vai voltar a fazer negócio com você é fundamental. Trata-se do índice de recompra.
Como o próprio nome sugere, esse indicativo aponta quais são os clientes que voltaram a comprar com você e o seu histórico de compras — de produtos e também de período.
A partir dessas informações, é possível oferecer mais atrativos para que essa pessoa continue comprando, promoções exclusivas ou descontos para a próxima compra.
Tempo de permanência na loja
Como dissemos, esse indicativo é importante pois aponta quanto tempo um cliente passa na sua loja, possibilitando que sejam criadas estratégias para que ele fique mais — e, consequentemente, gaste mais.
Além disso, fazer o upselling (a sugestão de novos produtos, para que o consumidor aumente o seu ticket médio) é mais fácil quando essa pessoa permanece mais tempo dentro do estabelecimento.
Mas não é possível prender um cliente dentro da loja, então, como convence-lo a ficar? E mais, como mantê-lo aberto a novas sugestões de compras? Veja as nossas dicas!
A importância de acompanhar o tempo de permanência na loja
Antes de seguirmos para as formas de aumentar o tempo de permanência no varejo, saiba porque acompanhar esse indicativo é tão importante para os seus resultados:
- permite a criação de novas estratégias;
- contribui para entender a experiência do cliente no espaço;
- aumenta a possibilidade de atração de outros clientes — afinal, quando uma loja está cheia, a tendência é que outras pessoas também entrem, um efeito chamado de validade social.
As dicas para melhorar esse indicador
Aposte no marketing de experiência
Mais do que entrar na loja, comprar e sair, as pessoas buscam, hoje, uma experiência completa dentro daquele lugar, experimentando sensações positivas.
Tais ações podem acontecer de forma mais direta (como um atendimento diferenciado, a possibilidade de experimentação e o uso da tecnologia) como mais sensorial (que inclui o aroma, a iluminação e o som).
Melhore a exposição dos produtos
Quanto mais organizado estiver o local, mais fácil será para um cliente encontrar novos produtos, mesmo que ele não os estivesse procurando.
Ao se deparar com itens interessantes apenas porque passou pela prateleira e o encontrou devido à organização e ao fácil acesso, o ticket médio é aumentado com pouco esforço — apenas com a estimulação da compra por impulso.
Além disso, vale lembrar, um ambiente bem organizado e bem decorado cria, de forma inconsciente, uma vontade maior de permanecer por ali. Já o contrário, quando tudo está uma bagunça, sujo ou mal iluminado, a vontade é de sair correndo, não é mesmo?
Aplique o cross selling
O cross selling é uma estratégia que estimula o cliente a complementar a sua compra inicial. Se, por exemplo, o consumidor escolheu um lençol para a sua cama, é possível aumentar o seu tempo de permanência na loja organizando a venda de fronhas e travesseiros.
Se a venda se trata de um celular, oferecer a ele opções de capas e películas protetoras vai fazer com que ele permaneça mais tempo concentrado ali, comprando mais itens com satisfação.
Capriche na música ambiente
Você sabia que a música que toca em uma loja tem a capacidade de influenciar nas sensações do consumidor e dirigir as suas ações?
Para manter o fluxo mais dinâmico, por exemplo, os supermercados apostam em trilhas igualmente dinâmicas. Já as lojas de varejo podem (e devem) apostar em melodias mais calmas e também que sejam adequadas ao perfil do seu público-alvo.
Mas não basta apenas colocar uma playlist qualquer e esperar pelos bons resultados. Existem empresas especializadas na criação dessas trilhas, de acordo com o perfil do varejo e dos seus consumidores.
Apostar nessa ferramenta de rádio indoor certamente vai ser bastante eficiente para aumentar o tempo de permanência na loja, além de atuar como um canal de comunicação direto (e barato) com os seus consumidores. Vale a pena conhecer e apostar nessa estratégia!
Como você pode ver, o tempo de permanência na loja envolve alguns fatores e pode aumentar o ticket médio do seu negócio de uma forma bastante natural. Para elevá-lo, não são necessários muitos investimentos, apenas uma adequação do espaço às necessidades dos clientes atuais.
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