Por Nayara Santos em 17.06.2020

Por que acompanhar o tempo de permanência na loja?

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas.

O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as chances de ele se deparar com mais produtos que ele deseja levar para casa.

Inclusive, há diversos estudos que comprovam, por meio de cálculos detalhados essa relação entre o tempo de permanência em uma loja e o volume gasto. Neste caso, tempo é, sim, dinheiro!

Para saber a importância de acompanhar de perto esse indicativo, formas de melhorá-lo e, ainda, conhecer outros fatores que merecem a sua atenção, continue com a leitura!

Os indicadores que você deve acompanhar no varejo

Existem algumas métricas no varejo que podem ajudar a elevar as vendas. Afinal, quanto mais você conhece a realidade do seu negócio e o comportamento dos seus clientes, mais pode trabalhar e desenvolver estratégias para seguir focando na prosperidade e nos lucros.

Confira alguns deles agora mesmo!

Satisfação do cliente

Um indicador tão importante quanto óbvio, mas que ainda é negligenciado por muitos empresários. Mais do que nunca, os consumidores têm uma infinidade de opções e de informações na palma da sua mão, e o seu varejo precisa mostrar (em poucas oportunidades) porque ele é o melhor.

Após uma primeira compra ou contato com a sua empresa, o cliente vai definir se permanece com você ou não. É nesse momento que o índice de satisfação se mostra importante, apontando o que existe de negativo e positivo no seu trabalho, no que se refere ao atendimento, ao ambiente, à experiência do cliente, aos produtos e/ou serviços oferecidos, ao preço etc.

Índice de recompra

Como dissemos, avaliar se o consumidor vai voltar a fazer negócio com você é fundamental. Trata-se do índice de recompra.

Como o próprio nome sugere, esse indicativo aponta quais são os clientes que voltaram a comprar com você e o seu histórico de compras — de produtos e também de período.


A partir dessas informações, é possível oferecer mais atrativos para que essa pessoa continue comprando, promoções exclusivas ou descontos para a próxima compra.

Tempo de permanência na loja

Como dissemos, esse indicativo é importante pois aponta quanto tempo um cliente passa na sua loja, possibilitando que sejam criadas estratégias para que ele fique mais — e, consequentemente, gaste mais.

Além disso, fazer o upselling (a sugestão de novos produtos, para que o consumidor aumente o seu ticket médio) é mais fácil quando essa pessoa permanece mais tempo dentro do estabelecimento.

Mas não é possível prender um cliente dentro da loja, então, como convence-lo a ficar? E mais, como mantê-lo aberto a novas sugestões de compras? Veja as nossas dicas!

A importância de acompanhar o tempo de permanência na loja

Antes de seguirmos para as formas de aumentar o tempo de permanência no varejo, saiba porque acompanhar esse indicativo é tão importante para os seus resultados:

  • permite a criação de novas estratégias;
  • contribui para entender a experiência do cliente no espaço;
  • aumenta a possibilidade de atração de outros clientes — afinal, quando uma loja está cheia, a tendência é que outras pessoas também entrem, um efeito chamado de validade social.

As dicas para melhorar esse indicador

Aposte no marketing de experiência

Mais do que entrar na loja, comprar e sair, as pessoas buscam, hoje, uma experiência completa dentro daquele lugar, experimentando sensações positivas.

Tais ações podem acontecer de forma mais direta (como um atendimento diferenciado, a possibilidade de experimentação e o uso da tecnologia) como mais sensorial (que inclui o aroma, a iluminação e o som).

Melhore a exposição dos produtos

Quanto mais organizado estiver o local, mais fácil será para um cliente encontrar novos produtos, mesmo que ele não os estivesse procurando.

Ao se deparar com itens interessantes apenas porque passou pela prateleira e o encontrou devido à organização e ao fácil acesso, o ticket médio é aumentado com pouco esforço — apenas com a estimulação da compra por impulso.

Além disso, vale lembrar, um ambiente bem organizado e bem decorado cria, de forma inconsciente, uma vontade maior de permanecer por ali. Já o contrário, quando tudo está uma bagunça, sujo ou mal iluminado, a vontade é de sair correndo, não é mesmo?

Aplique o cross selling

O cross selling é uma estratégia que estimula o cliente a complementar a sua compra inicial. Se, por exemplo, o consumidor escolheu um lençol para a sua cama, é possível aumentar o seu tempo de permanência na loja organizando a venda de fronhas e travesseiros.

Se a venda se trata de um celular, oferecer a ele opções de capas e películas protetoras vai fazer com que ele permaneça mais tempo concentrado ali, comprando mais itens com satisfação.

Capriche na música ambiente

Você sabia que a música que toca em uma loja tem a capacidade de influenciar nas sensações do consumidor e dirigir as suas ações?

Para manter o fluxo mais dinâmico, por exemplo, os supermercados apostam em trilhas igualmente dinâmicas. Já as lojas de varejo podem (e devem) apostar em melodias mais calmas e também que sejam adequadas ao perfil do seu público-alvo.

Mas não basta apenas colocar uma playlist qualquer e esperar pelos bons resultados. Existem empresas especializadas na criação dessas trilhas, de acordo com o perfil do varejo e dos seus consumidores.

Apostar nessa ferramenta de rádio indoor certamente vai ser bastante eficiente para aumentar o tempo de permanência na loja, além de atuar como um canal de comunicação direto (e barato) com os seus consumidores. Vale a pena conhecer e apostar nessa estratégia!

Como você pode ver, o tempo de permanência na loja envolve alguns fatores e pode aumentar o ticket médio do seu negócio de uma forma bastante natural. Para elevá-lo, não são necessários muitos investimentos, apenas uma adequação do espaço às necessidades dos clientes atuais.

Gostou deste conteúdo e da ideia da rádio indoor, e quer saber mais sobre o assunto? Então saiba como essa ferramenta funciona e quais são os seus benefícios!

Compartilhe

Você também pode gostar

Reel do Instagram para lojas: como utilizar? Entenda aqui!

Você já conhece o Reel do Instagram para lojas? Se construir uma presença digital ajuda a trazer reconhecimento e visibilidade, aproveitar as novidades das redes sociais também tem os seus benefícios. É uma forma de se diferenciar da concorrência, chamar a atenção dos clientes e aumentar os níveis de engajamento. Ao conhecer todas as funcionalidades…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

 O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas. Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

10 dicas para vender mais no Dia do Consumidor!

Você sabia que o Dia do Consumidor é um dos que mais movimenta o mundo do e-commerce no Brasil? Celebrado no dia 15 de março, ele perde apenas para a Black Friday, ou seja, você não pode perder essa oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo? Entretanto, com tamanha importância, você não será o…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Marketing Promocional: Usando para aumentar as vendas

É muito comum que, ao falarmos de marketing promocional, as pessoas pensem que isso se trate apenas da elaboração de campanhas oferecendo descontos ou prêmios. Elas não poderiam estar mais enganadas. O marketing promocional tem como objetivo melhorar a experiência do cliente todas as vezes que ele entrar em contato com a sua marca. Assim,…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

3 tipos de ações de marketing promocional para lojas de varejo

Confira neste artigo os mais efetivos tipos ações de marketing promocional e impulsione seu negócio!

Por Nayara Santos em 21.01.2022

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras.  O fato é que, durante esse processo, uma das…

Por Nayara Santos em 21.07.2022

8 dicas para vender mais na Cyber Monday!

 Se você possui uma loja virtual, então precisa conhecer algumas dicas para vender mais na Cyber Monday. Ela é realizada na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, muitas pessoas ainda esperam por essa data para conseguir aproveitar as ofertas. Entretanto, como o grande foco está nas vendas online, é preciso se preparar e deixar…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos