Por Nayara Santos em 17.06.2020

Por que acompanhar o tempo de permanência na loja?

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas.

O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as chances de ele se deparar com mais produtos que ele deseja levar para casa.

Inclusive, há diversos estudos que comprovam, por meio de cálculos detalhados essa relação entre o tempo de permanência em uma loja e o volume gasto. Neste caso, tempo é, sim, dinheiro!

Para saber a importância de acompanhar de perto esse indicativo, formas de melhorá-lo e, ainda, conhecer outros fatores que merecem a sua atenção, continue com a leitura!

Os indicadores que você deve acompanhar no varejo

Existem algumas métricas no varejo que podem ajudar a elevar as vendas. Afinal, quanto mais você conhece a realidade do seu negócio e o comportamento dos seus clientes, mais pode trabalhar e desenvolver estratégias para seguir focando na prosperidade e nos lucros.

Confira alguns deles agora mesmo!

Satisfação do cliente

Um indicador tão importante quanto óbvio, mas que ainda é negligenciado por muitos empresários. Mais do que nunca, os consumidores têm uma infinidade de opções e de informações na palma da sua mão, e o seu varejo precisa mostrar (em poucas oportunidades) porque ele é o melhor.

Após uma primeira compra ou contato com a sua empresa, o cliente vai definir se permanece com você ou não. É nesse momento que o índice de satisfação se mostra importante, apontando o que existe de negativo e positivo no seu trabalho, no que se refere ao atendimento, ao ambiente, à experiência do cliente, aos produtos e/ou serviços oferecidos, ao preço etc.

Índice de recompra

Como dissemos, avaliar se o consumidor vai voltar a fazer negócio com você é fundamental. Trata-se do índice de recompra.

Como o próprio nome sugere, esse indicativo aponta quais são os clientes que voltaram a comprar com você e o seu histórico de compras — de produtos e também de período.


A partir dessas informações, é possível oferecer mais atrativos para que essa pessoa continue comprando, promoções exclusivas ou descontos para a próxima compra.

Tempo de permanência na loja

Como dissemos, esse indicativo é importante pois aponta quanto tempo um cliente passa na sua loja, possibilitando que sejam criadas estratégias para que ele fique mais — e, consequentemente, gaste mais.

Além disso, fazer o upselling (a sugestão de novos produtos, para que o consumidor aumente o seu ticket médio) é mais fácil quando essa pessoa permanece mais tempo dentro do estabelecimento.

Mas não é possível prender um cliente dentro da loja, então, como convence-lo a ficar? E mais, como mantê-lo aberto a novas sugestões de compras? Veja as nossas dicas!

A importância de acompanhar o tempo de permanência na loja

Antes de seguirmos para as formas de aumentar o tempo de permanência no varejo, saiba porque acompanhar esse indicativo é tão importante para os seus resultados:

  • permite a criação de novas estratégias;
  • contribui para entender a experiência do cliente no espaço;
  • aumenta a possibilidade de atração de outros clientes — afinal, quando uma loja está cheia, a tendência é que outras pessoas também entrem, um efeito chamado de validade social.

As dicas para melhorar esse indicador

Aposte no marketing de experiência

Mais do que entrar na loja, comprar e sair, as pessoas buscam, hoje, uma experiência completa dentro daquele lugar, experimentando sensações positivas.

Tais ações podem acontecer de forma mais direta (como um atendimento diferenciado, a possibilidade de experimentação e o uso da tecnologia) como mais sensorial (que inclui o aroma, a iluminação e o som).

Melhore a exposição dos produtos

Quanto mais organizado estiver o local, mais fácil será para um cliente encontrar novos produtos, mesmo que ele não os estivesse procurando.

Ao se deparar com itens interessantes apenas porque passou pela prateleira e o encontrou devido à organização e ao fácil acesso, o ticket médio é aumentado com pouco esforço — apenas com a estimulação da compra por impulso.

Além disso, vale lembrar, um ambiente bem organizado e bem decorado cria, de forma inconsciente, uma vontade maior de permanecer por ali. Já o contrário, quando tudo está uma bagunça, sujo ou mal iluminado, a vontade é de sair correndo, não é mesmo?

Aplique o cross selling

O cross selling é uma estratégia que estimula o cliente a complementar a sua compra inicial. Se, por exemplo, o consumidor escolheu um lençol para a sua cama, é possível aumentar o seu tempo de permanência na loja organizando a venda de fronhas e travesseiros.

Se a venda se trata de um celular, oferecer a ele opções de capas e películas protetoras vai fazer com que ele permaneça mais tempo concentrado ali, comprando mais itens com satisfação.

Capriche na música ambiente

Você sabia que a música que toca em uma loja tem a capacidade de influenciar nas sensações do consumidor e dirigir as suas ações?

Para manter o fluxo mais dinâmico, por exemplo, os supermercados apostam em trilhas igualmente dinâmicas. Já as lojas de varejo podem (e devem) apostar em melodias mais calmas e também que sejam adequadas ao perfil do seu público-alvo.

Mas não basta apenas colocar uma playlist qualquer e esperar pelos bons resultados. Existem empresas especializadas na criação dessas trilhas, de acordo com o perfil do varejo e dos seus consumidores.

Apostar nessa ferramenta de rádio indoor certamente vai ser bastante eficiente para aumentar o tempo de permanência na loja, além de atuar como um canal de comunicação direto (e barato) com os seus consumidores. Vale a pena conhecer e apostar nessa estratégia!

Como você pode ver, o tempo de permanência na loja envolve alguns fatores e pode aumentar o ticket médio do seu negócio de uma forma bastante natural. Para elevá-lo, não são necessários muitos investimentos, apenas uma adequação do espaço às necessidades dos clientes atuais.

Gostou deste conteúdo e da ideia da rádio indoor, e quer saber mais sobre o assunto? Então saiba como essa ferramenta funciona e quais são os seus benefícios!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 cases de sucesso de rebranding

Avaliar cases de sucesso de rebranding pode te ajudar a entender a importância que esse processo pode ter para aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, quando o branding, a gestão da marca, é feito no início do negócio, a tendência é pensar que a comunicação com o público já está adequada e que…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Vitrine de Outono: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes. Pelo contrário, planejar…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

21 textos para propaganda de lojas de bebidas, confira

Parte do sucesso de uma loja é conseguir atrair clientes e, para isso, é preciso saber quais textos de propaganda utilizar. Com a loja de bebidas funciona da mesma forma, sendo essencial destacar porque a sua loja é diferente da concorrência, de modo que convença o consumidor a comprar com você. Ser capaz de se…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Decoração para loja no Carnaval: ideias para se inspirar

Que o Carnaval é sinônimo de alegria e festa você já sabe, mas o que será que isso tem a ver com a sua loja? Fácil, você precisa tentar trazer o clima de Carnaval para o seu estabelecimento, o que pode ser facilmente obtido com a decoração da loja. Esse é um ponto que vai…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

 Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

6 dicas de como aumentar suas vendas no varejo

A procura de como aumentar as vendas no varejo provavelmente é algo constante na sua rotina como empreendedor ou gestor nesse ramo. Mas você sabe dizer o que consegue alavancar as vendas e fazer com que você tenha bons resultados? Ou como a sua empresa consegue se destacar da concorrência? Ou ainda qual o seu…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Como chamar atenção dos clientes para sua loja em 4 passos

Desenvolver ações que sejam capazes de chamar a atenção dos clientes para a sua loja é algo fundamental para a longevidade da sua empresa. Afinal, se os clientes não conhecerem a sua loja, não visitarem e não comprarem com você, será necessário fechar as portas. Como você não abre um negócio pensando que vai fechar…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos