Por Nayara Santos em 18.05.2020

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 18.05.2020

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim!

As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair e encantar novamente seus consumidores. Para isso, é necessário que os profissionais de marketing entrem em ação e proponham ideias que auxiliem cada ponto de venda — e vendedor — a compreender o momento e saber seu papel.

Quer saber como fazer essa organização e escapar desse período conturbado do mercado? Confira as dicas que trouxemos neste artigo!

1. Analise dados e entenda sua marca

Você sabe como o seu consumidor se comporta? Esse é um dos fatores que precisam ser analisados antes de traçar uma estratégia de vendas em loja física no varejo de roupas. Como o cenário vai mudar pós-pandemia, você deve entender cada passo da persona ao longo do processo de compra para poder prever quais as necessidades de consumo dela.

Faça um levantamento da quantidade do seu público que é fiel. Considere quantos voltam a comprar da sua empresa e qual a taxa de indicação. Analise ainda quais são os produtos mais vendidos, tamanhos e características das peças que atraem sua persona. Planilhe esses dados e utilize como base para estudar as melhores ações para que, após a crise, seu consumidor volte correndo para a sua loja — e tenha vontade de ficar lá dentro, comprando.

2. Capacite a equipe com foco no varejo de roupas

É importante entender que nem todo vendedor vai iniciar em sua empresa compreendendo o cenário do varejo de vestuário. E tudo bem. Claro que é preciso contratar pessoas qualificadas, mas também é papel da empresa capacitar esse profissional, com treinamento de equipe. Agora, ainda mais do que antes, seu time deve conhecer e entender seu público e aprender a se conectar com ele.


Apresente para seus vendedores uma versão compilada da análise realizada. Organize o material de forma que fique claro qual o papel deles nessa nova jornada da empresa em busca de aumento nas vendas. Detalhe para os profissionais os produtos mais interessantes, capacite-os sobre marketing sensorial e faça com que sejam uma das ferramentas a favor do propósito da marca.

3. Concilie redes sociais e atendimento presencial

Obviamente que um bom marketing sensorial atrai os consumidores que estiverem passando por sua loja, para entrarem. Mas é possível também — e necessário para aumentar os ganhos – —, captar aquele público que está um pouco mais distante do ponto de venda. Essa aproximação pode acontecer por meio das redes sociais.

Tenha, ao menos, um profissional que conheça a fundo seus produtos, focado em atender a persona pelos seus perfis online. É preciso que essa interação seja integrada ao atendimento presencial, para que o consumidor se sinta, realmente, reconhecido e próximo da marca. Assim, aumentam as chances dele comprar e ficar satisfeito.

4. Apresente promoções atrativas

É amplamente conhecido o potencial de atração das promoções e descontos junto aos consumidores, não é mesmo? Então, esse é um momento crucial para apostar nesse recurso em sua campanha de varejo. Sua persona estará com o orçamento mais ajustado e buscando bons investimentos. Sua loja estará ali para suprir as necessidades dela — que você já conhece bem —, propiciar boas opções e o ganho será de ambos, como em todo negócio de valor.

Calma! Não precisa colocar todo o estoque na metade do preço. Cada ação deve ser estratégica e pensada de forma a não dar prejuízo para a empresa. O objetivo é atrair mais clientes com as promoções e lucrar com a venda em quantidade. Para isso, observe os preços de custo de cada peça e a margem que pode reduzir no preço, calculando bem antes de anunciar os descontos.

5. Aposte no marketing sensorial

O Marketing sensorial é uma tática eficaz que visa ativar os cinco sentidos do consumidor, para conquistá-lo. Tato, olfato, visão, audição e paladar podem ser parceiros do varejista de loja física, pois eles criam uma atmosfera subjetiva que passa uma simples e importante mensagem: compre. Esse estímulo faz com que a persona se sinta confortável o suficiente para ficar no seu ponto de venda e consumir.

No ramo de vestuário, tato e visão costumam ser os mais estimulados pelos tecidos e pela disposição de cores dos produtos. Porém, também é possível trabalhar com os outros sentidos. Opções bastante utilizadas para despertar o paladar são balinhas de degustação ou o famoso cafezinho que estreita a relação entre vendedor e consumidor. Já o olfato pode ser estimulado com aromas levemente adocicados, que deixam o clima mais agradável.

Uma alternativa que poderia ser mais explorada nos pontos de venda é o uso de música ambiente, para encantar a audição. Com uma playlist qualificada, feita sob a curadoria de especialistas, você estimula a persona a ficar na loja por horas, inclusive induzindo emoções. Um bom exemplo são as músicas que trazem barulho do mar em lojas de moda praia. Conheça seu público e suas estratégias serão elevadas a outro nível.

6. Trabalhe o pós-venda

Não há outra opção para aumentar as vendas, atualmente, que não seja investir na experiência do consumidor. Além da satisfação pelo atendimento na hora da compra, é preciso construir sensações que façam a persona lembrar sempre da sua marca — com uma impressão positiva. E, para isso, é totalmente proibido abandonar a pessoa após a transação feita.

Para fidelizar seu público, o pós-venda é fundamental. Contate o consumidor para saber qual o nível de satisfação com a empresa, mantenha o contato por e-mail, peça sugestões de melhorias e conte, em primeira mão, sobre promoções e novidades. Faça o público se sentir único e importante.

Compreender e aplicar essas dicas auxiliam no aumento das vendas em lojas físicas do varejo de roupas. Os consumidores estão ávidos por compras presenciais e quem souber utilizar métodos inteligentes de marketing, no período pós-pandemia, conseguirá atrair o público.

Mesmo com as dificuldades econômicas e sociais desse momento, as ferramentas de divulgação da sua marca podem melhorar o cenário para a empresa. É possível sim equilibrar as contas, reestruturando suas estratégias.

Quer aplicar as dicas, começando pelo marketing sensorial? Então, saiba agora, escolher músicas para tocar em loja de roupa feminina!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aplicações e Tendências da IA no varejo

O varejo está passando por mudanças impulsionadas principalmente pelo crescimento da Inteligência Artificial (IA) e de suas aplicabilidades. Isso porque, ela oferece uma oportunidade única de aprimorar diferentes aspectos de seus negócios, desde o gerenciamento de estoque até a personalização da experiência do cliente.  Como um bom gestor do varejo você precisa ficar de olho…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Vitrine de Outono: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes. Pelo contrário, planejar…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como divulgar promoções e ofertas usando inteligência artificial

Que a inteligência artificial veio para ficar ninguém duvida, mas já parou para pensar em como ela pode ser a sua aliada na divulgação de promoções e ofertas da sua loja? Se não considerou essa ideia chegou o momento de mudar isso, e acredito que você está aqui por esse motivo. Independentemente da sua posição…

Por Nayara Santos em 14.06.2024

O que é cultura organizacional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é cultura organizacional? É bem provável que já tenha ouvido esse termo várias vezes, mas entender seu significado pode ser um pouco mais difícil. Afinal, ele se refere a algo abstrato e pouco concreto. Apesar disso, esse conceito se reflete em várias ações que acontecem na sua empresa. Um colaborador novo,…

Por Nayara Santos em 22.10.2019

Como Gerenciar uma Loja em 9 passos?

Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado. A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou…

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Promoções para salão de beleza: 5 ideias criativas

A realização de promoções no salão de beleza é provavelmente uma das melhores maneiras de atrair clientes e incentivá-los a experimentar os seus serviços. Afinal, mesmo que o consumidor não conheça o seu salão, há grandes chances dele ser atraído pela promoção. Por isso, é importante planejar quais promoções devem ser feitas, quando e qual…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos