Por Nayara Santos em 18.05.2020

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 18.05.2020

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim!

As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair e encantar novamente seus consumidores. Para isso, é necessário que os profissionais de marketing entrem em ação e proponham ideias que auxiliem cada ponto de venda — e vendedor — a compreender o momento e saber seu papel.

Quer saber como fazer essa organização e escapar desse período conturbado do mercado? Confira as dicas que trouxemos neste artigo!

1. Analise dados e entenda sua marca

Você sabe como o seu consumidor se comporta? Esse é um dos fatores que precisam ser analisados antes de traçar uma estratégia de vendas em loja física no varejo de roupas. Como o cenário vai mudar pós-pandemia, você deve entender cada passo da persona ao longo do processo de compra para poder prever quais as necessidades de consumo dela.

Faça um levantamento da quantidade do seu público que é fiel. Considere quantos voltam a comprar da sua empresa e qual a taxa de indicação. Analise ainda quais são os produtos mais vendidos, tamanhos e características das peças que atraem sua persona. Planilhe esses dados e utilize como base para estudar as melhores ações para que, após a crise, seu consumidor volte correndo para a sua loja — e tenha vontade de ficar lá dentro, comprando.

2. Capacite a equipe com foco no varejo de roupas

É importante entender que nem todo vendedor vai iniciar em sua empresa compreendendo o cenário do varejo de vestuário. E tudo bem. Claro que é preciso contratar pessoas qualificadas, mas também é papel da empresa capacitar esse profissional, com treinamento de equipe. Agora, ainda mais do que antes, seu time deve conhecer e entender seu público e aprender a se conectar com ele.


Apresente para seus vendedores uma versão compilada da análise realizada. Organize o material de forma que fique claro qual o papel deles nessa nova jornada da empresa em busca de aumento nas vendas. Detalhe para os profissionais os produtos mais interessantes, capacite-os sobre marketing sensorial e faça com que sejam uma das ferramentas a favor do propósito da marca.

3. Concilie redes sociais e atendimento presencial

Obviamente que um bom marketing sensorial atrai os consumidores que estiverem passando por sua loja, para entrarem. Mas é possível também — e necessário para aumentar os ganhos – —, captar aquele público que está um pouco mais distante do ponto de venda. Essa aproximação pode acontecer por meio das redes sociais.

Tenha, ao menos, um profissional que conheça a fundo seus produtos, focado em atender a persona pelos seus perfis online. É preciso que essa interação seja integrada ao atendimento presencial, para que o consumidor se sinta, realmente, reconhecido e próximo da marca. Assim, aumentam as chances dele comprar e ficar satisfeito.

4. Apresente promoções atrativas

É amplamente conhecido o potencial de atração das promoções e descontos junto aos consumidores, não é mesmo? Então, esse é um momento crucial para apostar nesse recurso em sua campanha de varejo. Sua persona estará com o orçamento mais ajustado e buscando bons investimentos. Sua loja estará ali para suprir as necessidades dela — que você já conhece bem —, propiciar boas opções e o ganho será de ambos, como em todo negócio de valor.

Calma! Não precisa colocar todo o estoque na metade do preço. Cada ação deve ser estratégica e pensada de forma a não dar prejuízo para a empresa. O objetivo é atrair mais clientes com as promoções e lucrar com a venda em quantidade. Para isso, observe os preços de custo de cada peça e a margem que pode reduzir no preço, calculando bem antes de anunciar os descontos.

5. Aposte no marketing sensorial

O Marketing sensorial é uma tática eficaz que visa ativar os cinco sentidos do consumidor, para conquistá-lo. Tato, olfato, visão, audição e paladar podem ser parceiros do varejista de loja física, pois eles criam uma atmosfera subjetiva que passa uma simples e importante mensagem: compre. Esse estímulo faz com que a persona se sinta confortável o suficiente para ficar no seu ponto de venda e consumir.

No ramo de vestuário, tato e visão costumam ser os mais estimulados pelos tecidos e pela disposição de cores dos produtos. Porém, também é possível trabalhar com os outros sentidos. Opções bastante utilizadas para despertar o paladar são balinhas de degustação ou o famoso cafezinho que estreita a relação entre vendedor e consumidor. Já o olfato pode ser estimulado com aromas levemente adocicados, que deixam o clima mais agradável.

Uma alternativa que poderia ser mais explorada nos pontos de venda é o uso de música ambiente, para encantar a audição. Com uma playlist qualificada, feita sob a curadoria de especialistas, você estimula a persona a ficar na loja por horas, inclusive induzindo emoções. Um bom exemplo são as músicas que trazem barulho do mar em lojas de moda praia. Conheça seu público e suas estratégias serão elevadas a outro nível.

6. Trabalhe o pós-venda

Não há outra opção para aumentar as vendas, atualmente, que não seja investir na experiência do consumidor. Além da satisfação pelo atendimento na hora da compra, é preciso construir sensações que façam a persona lembrar sempre da sua marca — com uma impressão positiva. E, para isso, é totalmente proibido abandonar a pessoa após a transação feita.

Para fidelizar seu público, o pós-venda é fundamental. Contate o consumidor para saber qual o nível de satisfação com a empresa, mantenha o contato por e-mail, peça sugestões de melhorias e conte, em primeira mão, sobre promoções e novidades. Faça o público se sentir único e importante.

Compreender e aplicar essas dicas auxiliam no aumento das vendas em lojas físicas do varejo de roupas. Os consumidores estão ávidos por compras presenciais e quem souber utilizar métodos inteligentes de marketing, no período pós-pandemia, conseguirá atrair o público.

Mesmo com as dificuldades econômicas e sociais desse momento, as ferramentas de divulgação da sua marca podem melhorar o cenário para a empresa. É possível sim equilibrar as contas, reestruturando suas estratégias.

Quer aplicar as dicas, começando pelo marketing sensorial? Então, saiba agora, escolher músicas para tocar em loja de roupa feminina!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda. O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos. Esse conhecimento…

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade.  Portanto, de nada adianta a sua…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Gestão de PDV: saiba como fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda

A gestão de PDV é algo que merece a total atenção dos gestores de lojas de varejo. Afinal, a forma como os produtos são distribuídos e os itens dispostos no local podem atrair mais pessoas até o ambiente, impactando as vendas de forma positiva. Fazer um gerenciamento eficiente dos pontos de venda, no entanto, é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.…

Por Nayara Santos em 04.11.2021

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos