Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim!
As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair e encantar novamente seus consumidores. Para isso, é necessário que os profissionais de marketing entrem em ação e proponham ideias que auxiliem cada ponto de venda — e vendedor — a compreender o momento e saber seu papel.
Quer saber como fazer essa organização e escapar desse período conturbado do mercado? Confira as dicas que trouxemos neste artigo!
1. Analise dados e entenda sua marca
Você sabe como o seu consumidor se comporta? Esse é um dos fatores que precisam ser analisados antes de traçar uma estratégia de vendas em loja física no varejo de roupas. Como o cenário vai mudar pós-pandemia, você deve entender cada passo da persona ao longo do processo de compra para poder prever quais as necessidades de consumo dela.
Faça um levantamento da quantidade do seu público que é fiel. Considere quantos voltam a comprar da sua empresa e qual a taxa de indicação. Analise ainda quais são os produtos mais vendidos, tamanhos e características das peças que atraem sua persona. Planilhe esses dados e utilize como base para estudar as melhores ações para que, após a crise, seu consumidor volte correndo para a sua loja — e tenha vontade de ficar lá dentro, comprando.
2. Capacite a equipe com foco no varejo de roupas
É importante entender que nem todo vendedor vai iniciar em sua empresa compreendendo o cenário do varejo de vestuário. E tudo bem. Claro que é preciso contratar pessoas qualificadas, mas também é papel da empresa capacitar esse profissional, com treinamento de equipe. Agora, ainda mais do que antes, seu time deve conhecer e entender seu público e aprender a se conectar com ele.
Apresente para seus vendedores uma versão compilada da análise realizada. Organize o material de forma que fique claro qual o papel deles nessa nova jornada da empresa em busca de aumento nas vendas. Detalhe para os profissionais os produtos mais interessantes, capacite-os sobre marketing sensorial e faça com que sejam uma das ferramentas a favor do propósito da marca.
3. Concilie redes sociais e atendimento presencial
Obviamente que um bom marketing sensorial atrai os consumidores que estiverem passando por sua loja, para entrarem. Mas é possível também — e necessário para aumentar os ganhos – —, captar aquele público que está um pouco mais distante do ponto de venda. Essa aproximação pode acontecer por meio das redes sociais.
Tenha, ao menos, um profissional que conheça a fundo seus produtos, focado em atender a persona pelos seus perfis online. É preciso que essa interação seja integrada ao atendimento presencial, para que o consumidor se sinta, realmente, reconhecido e próximo da marca. Assim, aumentam as chances dele comprar e ficar satisfeito.
4. Apresente promoções atrativas
É amplamente conhecido o potencial de atração das promoções e descontos junto aos consumidores, não é mesmo? Então, esse é um momento crucial para apostar nesse recurso em sua campanha de varejo. Sua persona estará com o orçamento mais ajustado e buscando bons investimentos. Sua loja estará ali para suprir as necessidades dela — que você já conhece bem —, propiciar boas opções e o ganho será de ambos, como em todo negócio de valor.
Calma! Não precisa colocar todo o estoque na metade do preço. Cada ação deve ser estratégica e pensada de forma a não dar prejuízo para a empresa. O objetivo é atrair mais clientes com as promoções e lucrar com a venda em quantidade. Para isso, observe os preços de custo de cada peça e a margem que pode reduzir no preço, calculando bem antes de anunciar os descontos.
5. Aposte no marketing sensorial
O Marketing sensorial é uma tática eficaz que visa ativar os cinco sentidos do consumidor, para conquistá-lo. Tato, olfato, visão, audição e paladar podem ser parceiros do varejista de loja física, pois eles criam uma atmosfera subjetiva que passa uma simples e importante mensagem: compre. Esse estímulo faz com que a persona se sinta confortável o suficiente para ficar no seu ponto de venda e consumir.
No ramo de vestuário, tato e visão costumam ser os mais estimulados pelos tecidos e pela disposição de cores dos produtos. Porém, também é possível trabalhar com os outros sentidos. Opções bastante utilizadas para despertar o paladar são balinhas de degustação ou o famoso cafezinho que estreita a relação entre vendedor e consumidor. Já o olfato pode ser estimulado com aromas levemente adocicados, que deixam o clima mais agradável.
Uma alternativa que poderia ser mais explorada nos pontos de venda é o uso de música ambiente, para encantar a audição. Com uma playlist qualificada, feita sob a curadoria de especialistas, você estimula a persona a ficar na loja por horas, inclusive induzindo emoções. Um bom exemplo são as músicas que trazem barulho do mar em lojas de moda praia. Conheça seu público e suas estratégias serão elevadas a outro nível.
6. Trabalhe o pós-venda
Não há outra opção para aumentar as vendas, atualmente, que não seja investir na experiência do consumidor. Além da satisfação pelo atendimento na hora da compra, é preciso construir sensações que façam a persona lembrar sempre da sua marca — com uma impressão positiva. E, para isso, é totalmente proibido abandonar a pessoa após a transação feita.
Para fidelizar seu público, o pós-venda é fundamental. Contate o consumidor para saber qual o nível de satisfação com a empresa, mantenha o contato por e-mail, peça sugestões de melhorias e conte, em primeira mão, sobre promoções e novidades. Faça o público se sentir único e importante.
Compreender e aplicar essas dicas auxiliam no aumento das vendas em lojas físicas do varejo de roupas. Os consumidores estão ávidos por compras presenciais e quem souber utilizar métodos inteligentes de marketing, no período pós-pandemia, conseguirá atrair o público.
Mesmo com as dificuldades econômicas e sociais desse momento, as ferramentas de divulgação da sua marca podem melhorar o cenário para a empresa. É possível sim equilibrar as contas, reestruturando suas estratégias.
Quer aplicar as dicas, começando pelo marketing sensorial? Então, saiba agora, escolher músicas para tocar em loja de roupa feminina!