Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera.

Vale a pena lembrar que o Natal é uma das datas mais importantes do varejo e fazer com que a sua loja tenha um bom desempenho nesta data, te ajudará a iniciar o próximo ano com o pé-direito. Afinal, nenhum empreendedor quer completar o ano no vermelho ou com dificuldades para pagar as contas.

Por isso, para te ajudar nessa busca por melhores resultados, preparamos esse artigo com ações que você poderá fazer para aumentar as vendas no Natal, encantar os seus clientes e garantir vendas o ano todo. Confira!

Como vender mais no Natal

Muitos varejistas se preocupam em encontrar formas inovadoras de atrair o cliente para a loja e vender mais no Natal. Claro que estar atento às tendências do mercado é fundamental, mas não é essencial para ter bons resultados. 

Mesmo porque, de nada adianta investir em última tecnologia para controle de estoque,  mas não ter vendedores bem treinados, por exemplo. Ou então planejar campanhas extraordinárias se a divulgação não conseguir atingir o público-alvo da sua marca.

O aumento nas vendas geralmente é o resultado de uma série de fatores, combinando ações e sempre pensando em resolver os problemas do cliente. Por isso, se você ainda está perdido e não sabe como vender mais no Natal, é só acompanhar as nossas dicas.

1. Escolha os produtos certos

Uma das primeiras coisas que você deverá fazer para aumentar as vendas no Natal é uma análise nos produtos que estão sendo vendidos na sua loja. Para que o cliente tenha interesse em entrar ou comprar as suas mercadorias, você precisa vender produtos que atendam às necessidades desses clientes.

Ou seja, a escolha do mix de produtos é o principal passo para ter bons resultados. Essa escolha deve ser feita com base na opinião do cliente que frequenta a sua loja e do mercado como um todo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas que venda calças jeans, você precisa ter em mente que diferentes pessoas irão procurar pelo produto. Algumas procurando por modelos mais clássicos, outras por modelos da moda, e ainda aquelas que estão procurando por algo entre esses dois extremos. 

Ou seja, se você oferecer produtos que atendam a apenas uma dessas demandas, então você estará perdendo vendas. Por isso, saber exatamente o que o cliente espera é essencial e qual será a procura, para não acabar com um estoque abarrotado de peças que você terá dificuldade para vender.

Ao mesmo tempo, é importante criar um balanço com a identidade da sua marca. Assim, se a sua marca estiver preocupada em trazer sempre as novidades do mundo da moda, provavelmente os clientes que quiserem comprar calças jeans de modelo clássico, não serão os seus clientes.

2. Invista em divulgação

Aquela máxima que diz “a propaganda é a alma do negócio” não poderia ser mais verdadeira. Afinal, se o cliente não sabe o que acontece na sua loja, ele não terá nem sequer curiosidade para conferir o que você tem a oferecer. Por isso, outro ponto importantíssimo para conseguir aumentar as vendas é investir em divulgação.


Para acertar neste quesito é preciso lembrar que os seus clientes estarão em diferentes locais e utilizando diferentes plataformas e mídias para se manterem atualizados. Desta forma, as campanhas publicitárias devem ser feitas pensando sempre em como alcançar o maior número de clientes possível.

Atualmente, uma das formas mais importantes de divulgação é a internet. Por isso, você poderá investir em anúncios pagos tanto no Google Ads, como também nas mais diferentes redes sociais. Ainda, poderá criar um (ou diversos) perfis para a sua loja nas mais diferentes redes sociais, que permitam uma maior interação e proximidade com os clientes. 

É preciso apenas ter cuidado para conhecer os pontos fortes e as principais formas de comunicação em cada uma dessas redes. Já que isso é importantíssimo para conseguir fazer sucesso entre os seguidores. Lembre-se também que as tendências mudam e você deverá ficar de olho para conseguir acompanhar e oferecer sempre o que os seguidores buscam.

3. Treine os vendedores para oferecer um bom atendimento

Os vendedores são fundamentais na sua loja não apenas na busca por vender mais, mas também na fidelização dos clientes. Lembre-se que o principal contato que os clientes terão com a sua marca será através dos vendedores. Por isso, eles precisam saber como representar a sua marca de forma adequada.

A forma mais fácil de conseguir padronizar atendimentos e ter clientes saindo satisfeitos da sua loja é com o treinamento dos vendedores. Eles devem receber informações sobre como se comunicar com o cliente de acordo com a marca, mas também aprender técnicas de vendas e de bom atendimento. Cordialidade, educação e pró-atividade são essenciais para conseguir atender o cliente da melhor forma possível.

O ideal é que os novos vendedores recebam esse treinamento antes de começar a trabalhar na loja. Além disso, também é importante ter um programa de reciclagem de funcionários, em que é possível relembrar alguns conceitos e introduzir novas práticas no atendimento ao cliente.

Não sabe nem por onde começar o treinamento da sua equipe? Então confira o nosso guia exclusivo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

4. Tenha uma vitrine bem decorada

Se você está em busca de como vender mais no Natal precisa ser capaz de atrair a atenção do cliente que passa em frente a sua loja. Entretanto, conseguir se destacar em meio a tanta concorrência pode ser um grande desafio, mas nada que seja impossível. De modo geral, ter uma vitrine bem decorada, que representa a data e que reforce a identidade da sua marca dará conta do recado. 

Vitrines cheias de itens tendem a espantar o cliente, por isso, aposte na exposição dos produtos mais procurados e mais vendidos na sua loja. Ainda, escolha alguns poucos elementos de decoração, como adesivos, gorros de Papai Noel, Árvore de Natal ou presentes. Assim, você estará mostrando ao cliente que a sua loja também está celebrando a data e que ele encontrará o que procura.

Também é importante ter cuidado com os adesivos, muito utilizados para decorar os vidros da vitrine. Eles precisam ser colocados de modo que não atrapalhem a visualização dos produtos. Caso contrário, o cliente simplesmente passará direto pela sua loja e irá para a concorrência.

5. Tenha a trilha sonora perfeita

A nossa quinta dica de como vender mais no Natal tem a ver com a escolha da trilha sonora perfeita. A música é um instrumento muito eficaz para tornar o ambiente mais agradável e um dos elementos que te ajudam a oferecer uma experiência de compras melhor para o cliente. 

Assim, quando você escolhe a música certa, os seus clientes se sentirão à vontade e permanecerão por mais tempo na loja e, consequentemente, comprarão mais. Sem falar que, quando a música combina com ele, as chances de que ele lembre da loja posteriormente é de 96%. Aqui, a gente te conta em detalhes como a música pode influenciar a sua loja.

Outra vantagem de ter uma trilha sonora ideal é aumentar a produtividade dos seus funcionários. Estudos mostram que a música pode diminuir a tensão do ambiente de trabalho, auxiliando na concentração e deixando os funcionários mais calmos para atender aos clientes.

Entretanto, para que essa técnica funcione é preciso ter alguns cuidados. Um dos erros mais comuns é deixar a escolha da trilha sonora a cargo dos funcionários. O resultado é que a música tocada na loja não necessariamente será a ideal para o seu público-alvo, que pode acabar estranhando e deixando a loja sem comprar nada. Ainda, a música também pode não representar a sua marca.

Por isso, na hora de escolher a música da sua loja, é importante contar com o serviço de empresas especializadas nesse ramo, como é o caso da ListenX. Com ela você consegue ter a trilha sonora perfeita para a sua loja. Vá ao final deste artigo e saiba como solicitar o seu teste gratuito.

6. Não esqueça de decorar a loja

Continuando a nossa lista de dicas de como vender mais no Natal, vamos falar da decoração do interior da loja. Afinal, não basta deixar a decoração da vitrine impecável se, ao entrar na loja, o cliente não sentir o mesmo clima de Natal.

Pense da seguinte forma: a vitrine é como um cartão de visitas, mostrando o que o cliente encontra quando entra na loja. Por isso, você não pode desapontá-lo e deve planejar a decoração de modo que transmita essa mesma ideia e clima para o consumidor.

Isso não significa colocar uma árvore de Natal gigante no meio da loja, mas você não pode subestimar o poder de ter algumas guirlandas, bolas de Natal e até mesmo uma pequena árvore no caixa. Não apenas os clientes ficarão satisfeitos, mas também podem motivar os funcionários.

7. Faça ajustes no layout da loja

Outra forma de conseguir aumentar as vendas no Natal é fazendo alguns ajustes no layout da loja e expondo os produtos de forma inteligente. Por exemplo, é natural que o gestor da loja queira expor a maior quantidade de produtos possíveis, mas se os corredores ficarem apertados e os consumidores tiverem pouco espaço para andar pela loja, a tendência é que eles diminuam o tempo de permanência no seu estabelecimento.

Ou então, se os produtos mais procurados ficam logo na entrada da loja, eles entrarão, comprarão aquilo que desejam e irão embora, sem andar quase nada pela loja. E, uma coisa certa, quanto menos eles andam, menos expostos estarão aos produtos que você vende e menores as vendas.

Por isso, a nossa dica é fazer uma análise detalhada de quais espaços podem ser melhor aproveitados, como deixar corredores mais espaços e onde cada item deve ficar exposto. Por exemplo, o ideal é que você deixe alguns dos produtos mais procurados na entrada, os demais podem ficar no fundo da loja. 

Ou então deixar os provadores e o caixa em lados opostos, assim, além de forçar o cliente a percorrer uma área maior, você também evitará filas grandes e muita aglomeração durante datas com grande movimentação de consumidores, como o Natal.

8. Garanta um bom estoque

Se você é dono ou gestor de um estabelecimento do varejo, então estará interessado em vender o máximo possível em todas as oportunidades que você tiver. Mas, para isso você precisa garantir que terá produtos para entregar. Ou seja, você precisa ter os itens oferecidos em estoque.

Isso pode até parecer algo simples, mas, na verdade, é um dos pontos-chave para o planejamento de sucesso das datas comemorativas do varejo. Afinal, se você não conseguir atender à demanda que você mesmo gerou (com as ações publicitárias), então a sua loja ficará com uma má reputação.

Por isso, antes de mais nada faça um inventário do estoque, faça promoções para vender os itens que estão parados e abrir espaço para aqueles que realmente são importantes para o período. E, inicie as negociações com os fornecedores ou com a sua fábrica o quanto antes. Desta forma, você conseguirá ter bons preços e melhores condições de entrega do que se deixar tudo para a última hora.

Também é importante dizer que, é natural que um ou outro item esgote durante esse período e, se este for o caso, o mais importante é que você não deixe ele na vitrine e diminua o destaque que ele vêm recebendo. Assim, o cliente não será atraído para a loja por algo que você não tem mais. Neste caso, o ideal é substituir por produtos similares ou de modelos e cores diferentes.

9. Inclua outras ações de marketing sensorial

Já falamos sobre duas estratégias de marketing sensorial (decoração e música ambiente) para deixar a sua loja um local especial para os clientes no Natal, entretanto elas não são as únicas. Por isso, a nossa próxima dica é ficar atento a outras ações que podem ser implementadas e que farão toda a diferença.

O sentido do olfato está profundamente ligado à memória afetiva, sendo capaz de despertar diferentes emoções facilmente. Aromas natalinos, como pinheiro, canela, maçã e baunilha, podem criar uma sensação acolhedora e familiar em sua loja. Utilize velas perfumadas, difusores de ambiente ou até mesmo a fragrância de produtos relacionados ao Natal para proporcionar uma experiência olfativa única.

O tato também pode ser estimulado durante o Natal com a disponibilização de produtos para experimentação, permitindo que os consumidores toquem, sintam e interajam com eles. Além disso, considere a criação de zonas de descanso confortáveis onde os clientes possam relaxar, experimentando o toque de materiais aconchegantes.

Por último, mas não menos importante, estimule o paladar dos consumidores. Sem dúvida essa é uma tarefa fácil para empresas do ramo alimentício. Entretanto, você pode oferecer brindes temáticos que sejam comestíveis, biscoitos, chocolates, água, café, chá, dentre outros. Tudo dependerá do perfil da loja e da sua marca.

Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo e encante os seus clientes!

10. Dê pontos extras no programa de fidelidade

Outra forma de conseguir aumentar as vendas é incentivando os consumidores que fazem parte do programa de fidelidade a fazer compras. Claro que você sempre pode dar descontos extras para eles, mas, e se ao invés você oferecer pontos extras que poderão ser utilizados em futuras compras?

Ao fornecer pontos extras aos membros do programa de fidelidade, os varejistas podem criar uma sensação de urgência e exclusividade. Dois importantes gatilhos mentais que podem te ajudar a vender mais. Sem falar que, se o cliente estiver com pressa de fazer as compras, há grandes chances dele optar pela sua loja. Afinal, ele já conhece o estabelecimento e poderá obter benefícios ao fazer as compras com você.

Para tornar o programa de fidelidade ainda mais atrativo, ofereça aos clientes opções flexíveis para resgatar seus pontos extras. Isso pode incluir descontos adicionais em compras futuras, brindes especiais de Natal ou até mesmo a possibilidade de doar pontos para caridade. Ao personalizar as opções de resgate, você atende às diversas necessidades e preferências dos clientes, tornando o programa de fidelidade ainda mais valioso e interessante para os clientes.

11. Crie combos de produtos

Conseguir aumentar as vendas exige conhecimento do perfil de compras dos clientes e dos produtos mais desejados por eles. Isso permite que você crie promoções que funcionam, incluindo oferecer combos de produtos que os consumidores ficarão realmente interessados em adquirir.

Isso acontece porque eles oferecem uma economia percebida, com os clientes sentindo que estão recebendo mais valor pelo dinheiro gasto. Além disso, os combos facilitam a escolha, poupando tempo e esforço dos clientes, uma vez que já estão selecionados e combinados de forma estratégica.

Para conseguir montar os combos certos você precisará:

  • Identificar os produtos complementares: escolha produtos que se complementam ou são usados frequentemente juntos. Por exemplo, em uma loja de eletrônicos, um combo de smartphone e fones de ouvido sem fio pode ser atraente;
  • Crie combos relacionados ao Natal: para se alinhar com o espírito natalino, crie combos com temas festivos. Uma loja de roupas femininas pode oferecer um combo composto por um vestidos e um acessório que complemente o look da ceia de Natal;
  • Oferecer descontos significativos: garanta que o preço do combo seja mais baixo do que a soma dos produtos individualmente. Descontos atraentes incentivam os clientes a escolherem a combinação completa;
  • Destacar a economia e o valor agregado: comunique claramente a economia que os clientes terão ao comprar o combo. Mostre o valor total economizado para incentivar a compra.

Por último, você também pode fazer uma seleção de produtos que possam ser combinados e o cliente escolhe qual será o combo dele. Isso pode ser feito, por exemplo, com o cliente escolhendo os itens e recebendo um desconto conforme os produtos escolhidos e as suas quantidades, de modo semelhante aos descontos progressivos.

12. Não se esqueça das embalagens para presente

Por último, mas longe de ser o item menos importante da nossa lista de ações para vender mais no Natal, está oferecer embalagens para presente. Existem diferentes vantagens que essa ação pode oferecer e falaremos brevemente sobre elas a seguir.

As embalagens de presente podem ser um diferencial interessante para o seu negócio. Embalagens criativas e temáticas de Natal não apenas atraem a atenção dos consumidores, mas também despertam curiosidade e antecipação em relação ao conteúdo. Um presente habilmente embalado é como um convite visual que promete uma experiência excepcional antes mesmo de ser aberto. 

Além disso, quando você consegue facilitar a jornada de compras do cliente, principalmente durante o Natal, ela será lembrada. Afinal, ninguém quer ir em diferentes lojas quando tem tantas outras coisas para organizar. Por isso, oferecer embalagens de presente prontas e bem-feitas simplifica a vida dos consumidores, poupando-lhes tempo e esforço.

Assim como o presente de Natal, durante as compras cada detalhe importa. Colocando as nossas dicas em prática você conseguirá vender mais, conquistar clientes e ainda fidelizá-los. Não espere mais, coloque em prática as nossas dicas e saia na frente da concorrência.

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