Marketing Sensorial
Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina.
O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa técnicas que estimulam o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. Ela busca fazer uma conexão mais forte com quem visita a loja, criando um vínculo emocional e gerando mais vendas. Isso ocorre porque fornecer ao cliente uma experiência sensorial mais completa irá cativá-lo, fazendo com que ele se sinta mais inclinado a comprar, a voltar e até a indicar a loja a seus amigos.
Essa estratégia, hoje tão falada e usada por diversas marcas ao redor do mundo, surgiu devido a necessidade de se diferenciar da concorrência, encantar e conquistar os clientes que, devido ao aumento de acesso à informação e opções de produtos e serviços, estão cada vez mais exigentes e difíceis de fidelizar.
E você deve estar se perguntando “como é que isso pode ser verdade?”, “será que as pessoas se deixam mesmo levar pela emoção?”. E eu te digo: Funciona sim, e eu posso provar!
Um exemplo claro e conhecido por todos é a Coca-cola, a marca nitidamente não vende refrigerante ela vende a felicidade. E esse trabalho de conquistar os clientes pela emoção vem sendo feito há anos, e é por isso, que todo mundo prefere Pepsi nos testes cegos, mas a maioria acaba dizendo que prefere Coca, mas a paixão pela marca não acaba por ai, as pessoas compram roupas e acessórios e fazem até tatuagem, tudo isso porque eles foram capazes de conquistar mais do que o gosto dos consumidores.
A partir de hoje eu quero que você preste atenção em todos seus lugares, restaurantes e lojas preferidos e repare o que te faz gostar tanto de ir lá.
Certamente esses lugares tem algo a mais para conquistar sua preferência, seja o ambiente agradável, o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade, enfim…
A verdade disso tudo é que eles não trabalham dessa maneira apenas porque são legais e se preocupam com seu bem-estar (claro que pode ser isso também), eles fazem porque dá resultado! Dentre os benefícios de usar o Marketing Sensorial na sua loja, estão:
Viu só? As vantagens são infinitas. O melhor de tudo, é que você pode criar um ambiente de compra incrível com um investimento muito baixo.
Eu diria que a melhor maneira, mais barata e assertiva de começar o Marketing Sensorial é cuidar da música da sua loja. A razão é bem simples, a música é a melhor ferramenta para criar a experiência citada acima.
Ela tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva, mas é claro que o jeito certo de fazer isso não é só colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de Dj. A música errada pode ter efeito contrário, criando uma sensação ruim e espantando seus clientes.
O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários.
Serviço de Marketing Sensorial no Brasil
Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o ListenPlay, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil).
Você pode testar o serviço por 10 dias grátis, não perca tempo:
Experimente o ListenPlay por 10 dias Grátis