Por Nayara Santos em 10.11.2016

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Marketing Sensorial 

Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina.

Afinal o que é isso?

O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa técnicas que estimulam o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. Ela busca fazer uma conexão mais forte com quem visita a loja, criando um vínculo emocional e gerando mais vendas. Isso ocorre porque fornecer ao cliente uma experiência sensorial mais completa irá cativá-lo, fazendo com que ele se sinta mais inclinado a comprar, a voltar e até a indicar a loja a seus amigos.

Essa estratégia, hoje tão falada e usada por diversas marcas ao redor do mundo, surgiu devido a necessidade de se diferenciar da concorrência, encantar e conquistar os clientes que, devido ao aumento de acesso à informação e opções de produtos e serviços, estão cada vez mais exigentes e difíceis de fidelizar.

E você deve estar se perguntando “como é que isso pode ser verdade?”, “será que as pessoas se deixam mesmo levar pela emoção?”. E eu te digo: Funciona sim, e eu posso provar!

Um exemplo claro e conhecido por todos é a Coca-cola, a marca nitidamente não vende refrigerante ela vende a felicidade. E esse trabalho de conquistar os clientes pela emoção vem sendo feito há anos, e é por isso, que todo mundo prefere Pepsi nos testes cegos, mas a maioria acaba dizendo que prefere Coca, mas a paixão pela marca não acaba por ai, as pessoas compram roupas e acessórios e fazem até tatuagem, tudo isso porque eles foram capazes de conquistar mais do que o gosto dos consumidores.

A partir de hoje eu quero que você preste atenção em todos seus lugares, restaurantes e lojas preferidos e repare o que te faz gostar tanto de ir lá.

Certamente esses lugares tem algo a mais para conquistar sua preferência, seja o ambiente agradável, o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade, enfim…

A verdade disso tudo é que eles não trabalham dessa maneira apenas porque são legais e se preocupam com seu bem-estar (claro que pode ser isso também), eles fazem porque dá resultado! Dentre os benefícios de usar o Marketing Sensorial na sua loja, estão:

  • Aumentar a permanência na loja ou, no caso se um restaurante ou clínica, reduz a percepção do tempo de espera.
  • Melhora o humor dos clientes fazendo com que inconscientemente ele tenha vontade de comprar mais.
  • Devido aos dois pontos citados acima, você aumenta o seu ticket médio.
  • Cria um vínculo afetivo que faz com que os clientes lembrem da sua marca e indiquem aos amigos.
  • Diferencia sua loja da concorrência e agrega valor tirando você da famosa concorrência por preço

Viu só? As vantagens são infinitas. O melhor de tudo, é que você pode criar um ambiente de compra incrível com um investimento muito baixo.

Mas, por onde eu começo?

Eu diria que a melhor maneira, mais barata e assertiva de começar o Marketing Sensorial é cuidar da música da sua loja. A razão é bem simples, a música é a melhor ferramenta para criar a experiência citada acima.

Ela tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva, mas é claro que o jeito certo de fazer isso não é só colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de Dj. A música errada pode ter efeito contrário, criando uma sensação ruim e espantando seus clientes.

O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários.

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é loja virtual: saiba tudo sobre o assunto

Você sabe o que é uma loja virtual? Entende como ter uma pode afetar o desempenho e o sucesso do seu negócio? Ou ainda, como ela pode te ajudar a se destacar da concorrência? Bom, se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, você está no lugar certo. Claro que o e-commerce existe há muitos…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Decoração de vitrine para o Dia dos Namorados: veja como fazer

Preparar a decoração de vitrine da sua loja para o Dia dos Namorados pode te ajudar a atrair mais clientes. Afinal, esse é um importante elemento para despertar a curiosidade e a atenção dos consumidores, e convencê-los a entrar na loja para conferir outros produtos. Entretanto, nem sempre é fácil saber como preparar a decoração…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Confira 5 dicas de gestão financeira para salão de beleza

Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio!

Quando uma empresa possui uma comunicação assertiva, ela conseguirá atrair clientes, fidelizá-los e até mesmo reforçar a identidade da sua. Ao longo da jornada de compras do cliente a comunicação pode ser feita em diferentes momentos e em diferentes formas e, cada uma dessas etapas possui as suas particularidades. Por isso, entender o que é…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

30 textos prontos para vender mais no Halloween, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está em busca de ideias para conseguir se destacar nesse Halloween. Conferir dicas de textos prontos pode te ajudar a preparar uma campanha mais criativa e mais atrativa e a vender mais, o que é fundamental em um mercado tão competitivo como o varejista. O bom gestor do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

14 exemplos de textos de promoção de loja, se inspire

Nem sempre é fácil escolher os textos de promoção de loja, por isso, é fundamental conhecer alguns exemplos para conseguir se inspirar. A escolha dos textos é algo que deve ser feito de maneira bastante cuidadosa, afinal, eles podem tanto atrair os clientes certos para o seu estabelecimento, como fazer com que o cliente evite…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

12 textos para propaganda de perfumarias, confira

Em tempos de crise, muitos itens do cotidiano dos consumidores são cortados, incluindo itens de perfumaria. Mesmo assim, alguns clientes não abrem mão dos produtos que eles usam. Já em outros casos, esses produtos são trocados por opções mais baratas, mas mesmo assim o consumidor continua comprando. Portanto, se você é dono de uma perfumaria…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Como definir metas assertivas para seus vendedores?

Um gestor de comércio precisa entender como definir metas assertivas para sua equipe e estar por dentro do Varejo 4.0. As metas são fundamentais para a evolução de uma loja. Elas devem ser previstas no plano estratégico e ter aplicação efetiva no dia a dia daqueles que trabalham com vendas. Afinal, ninguém obtém sucesso no…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos