Por Nayara Santos em 10.11.2016

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Marketing Sensorial 

Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina.

Afinal o que é isso?

O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa técnicas que estimulam o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. Ela busca fazer uma conexão mais forte com quem visita a loja, criando um vínculo emocional e gerando mais vendas. Isso ocorre porque fornecer ao cliente uma experiência sensorial mais completa irá cativá-lo, fazendo com que ele se sinta mais inclinado a comprar, a voltar e até a indicar a loja a seus amigos.

Essa estratégia, hoje tão falada e usada por diversas marcas ao redor do mundo, surgiu devido a necessidade de se diferenciar da concorrência, encantar e conquistar os clientes que, devido ao aumento de acesso à informação e opções de produtos e serviços, estão cada vez mais exigentes e difíceis de fidelizar.

E você deve estar se perguntando “como é que isso pode ser verdade?”, “será que as pessoas se deixam mesmo levar pela emoção?”. E eu te digo: Funciona sim, e eu posso provar!

Um exemplo claro e conhecido por todos é a Coca-cola, a marca nitidamente não vende refrigerante ela vende a felicidade. E esse trabalho de conquistar os clientes pela emoção vem sendo feito há anos, e é por isso, que todo mundo prefere Pepsi nos testes cegos, mas a maioria acaba dizendo que prefere Coca, mas a paixão pela marca não acaba por ai, as pessoas compram roupas e acessórios e fazem até tatuagem, tudo isso porque eles foram capazes de conquistar mais do que o gosto dos consumidores.

A partir de hoje eu quero que você preste atenção em todos seus lugares, restaurantes e lojas preferidos e repare o que te faz gostar tanto de ir lá.

Certamente esses lugares tem algo a mais para conquistar sua preferência, seja o ambiente agradável, o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade, enfim…

A verdade disso tudo é que eles não trabalham dessa maneira apenas porque são legais e se preocupam com seu bem-estar (claro que pode ser isso também), eles fazem porque dá resultado! Dentre os benefícios de usar o Marketing Sensorial na sua loja, estão:

  • Aumentar a permanência na loja ou, no caso se um restaurante ou clínica, reduz a percepção do tempo de espera.
  • Melhora o humor dos clientes fazendo com que inconscientemente ele tenha vontade de comprar mais.
  • Devido aos dois pontos citados acima, você aumenta o seu ticket médio.
  • Cria um vínculo afetivo que faz com que os clientes lembrem da sua marca e indiquem aos amigos.
  • Diferencia sua loja da concorrência e agrega valor tirando você da famosa concorrência por preço

Viu só? As vantagens são infinitas. O melhor de tudo, é que você pode criar um ambiente de compra incrível com um investimento muito baixo.

Mas, por onde eu começo?

Eu diria que a melhor maneira, mais barata e assertiva de começar o Marketing Sensorial é cuidar da música da sua loja. A razão é bem simples, a música é a melhor ferramenta para criar a experiência citada acima.

Ela tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva, mas é claro que o jeito certo de fazer isso não é só colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de Dj. A música errada pode ter efeito contrário, criando uma sensação ruim e espantando seus clientes.

O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários.

Compartilhe

Você também pode gostar

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Coquetel de inauguração de loja: 6 dicas de como organizar

Muitas lojas optam por oferecer um coquetel aos clientes na inauguração da loja. Esse coquetel pode ser oferecido para os clientes mais antigos e fiéis da loja, ser um evento com venda de ingressos ou mesmo para as pessoas mais próximas, como funcionários e potenciais fornecedores e parceiros.  Tudo vai depender do valor disponível para…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Marketing de varejo: por que aguçar os sentidos do consumidor?

Investir no online parece ser o caminho a seguir para boa parte das lojas de varejo, mas os pontos físicos ainda têm muito mais a oferecer. Algumas ações de marketing de varejo, como aguçar os sentidos do consumidor, podem dar ótimos resultados. Se isso é novidade para você, não deixe de conferir nosso artigo para…

Por Nayara Santos em 25.02.2016

5 modelos de salão de beleza para você se inspirar

Ao planejar a abertura do seu salão, você deve escolher qual modelo ele terá. Ou seja, qual tipo de atmosfera, qual o público-alvo, qual o conceito e qual o tipo de atendimento ao cliente será oferecido.  Essas escolhas influenciam diretamente na decoração do ambiente, na forma de fazer publicidade e divulgar os seus serviços, na…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

6 estratégias de marketing digital que melhoram vendas e branding

O varejo é um dos setores que vem se reinventando ano após ano, pois lida diretamente com o consumidor que, por sua vez, tem seu comportamento de compra influenciado pelos avanços tecnológicos da sociedade. Dado o contexto, trabalhar estratégias de marketing digital para melhorar as vendas não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Conheça as 10 melhores ações de marketing digital da história e se inspire!

Você sabe quais foram as melhores ações de marketing digital da história? Conhecer esse tipo de informação é importante para se inspirar em grandes exemplos e montar excelentes campanhas para o seu negócio. Afinal, uma das fases mais importantes para construir um planejamento estratégico de marketing digital é, justamente, a procura por referências. Isso porque,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Melhores cores para chamar atenção dos clientes, confira!

Saber quais são as melhores cores para chamar a atenção dos clientes é fundamental para todos os gestores do varejo. Afinal, as cores podem além de reforçar a mensagem que a loja quer transmitir, ainda auxiliar a conquistar os clientes. Entretanto, esse é um conhecimento que muitos gestores menosprezam, seja porque não entendem do assunto,…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos