Marketing Sensorial
Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina.
Afinal o que é isso?
O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa técnicas que estimulam o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. Ela busca fazer uma conexão mais forte com quem visita a loja, criando um vínculo emocional e gerando mais vendas. Isso ocorre porque fornecer ao cliente uma experiência sensorial mais completa irá cativá-lo, fazendo com que ele se sinta mais inclinado a comprar, a voltar e até a indicar a loja a seus amigos.
Essa estratégia, hoje tão falada e usada por diversas marcas ao redor do mundo, surgiu devido a necessidade de se diferenciar da concorrência, encantar e conquistar os clientes que, devido ao aumento de acesso à informação e opções de produtos e serviços, estão cada vez mais exigentes e difíceis de fidelizar.
E você deve estar se perguntando “como é que isso pode ser verdade?”, “será que as pessoas se deixam mesmo levar pela emoção?”. E eu te digo: Funciona sim, e eu posso provar!
Um exemplo claro e conhecido por todos é a Coca-cola, a marca nitidamente não vende refrigerante ela vende a felicidade. E esse trabalho de conquistar os clientes pela emoção vem sendo feito há anos, e é por isso, que todo mundo prefere Pepsi nos testes cegos, mas a maioria acaba dizendo que prefere Coca, mas a paixão pela marca não acaba por ai, as pessoas compram roupas e acessórios e fazem até tatuagem, tudo isso porque eles foram capazes de conquistar mais do que o gosto dos consumidores.
A partir de hoje eu quero que você preste atenção em todos seus lugares, restaurantes e lojas preferidos e repare o que te faz gostar tanto de ir lá.
Certamente esses lugares tem algo a mais para conquistar sua preferência, seja o ambiente agradável, o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade, enfim…
A verdade disso tudo é que eles não trabalham dessa maneira apenas porque são legais e se preocupam com seu bem-estar (claro que pode ser isso também), eles fazem porque dá resultado! Dentre os benefícios de usar o Marketing Sensorial na sua loja, estão:
- Aumentar a permanência na loja ou, no caso se um restaurante ou clínica, reduz a percepção do tempo de espera.
- Melhora o humor dos clientes fazendo com que inconscientemente ele tenha vontade de comprar mais.
- Devido aos dois pontos citados acima, você aumenta o seu ticket médio.
- Cria um vínculo afetivo que faz com que os clientes lembrem da sua marca e indiquem aos amigos.
- Diferencia sua loja da concorrência e agrega valor tirando você da famosa concorrência por preço
Viu só? As vantagens são infinitas. O melhor de tudo, é que você pode criar um ambiente de compra incrível com um investimento muito baixo.
Mas, por onde eu começo?
Eu diria que a melhor maneira, mais barata e assertiva de começar o Marketing Sensorial é cuidar da música da sua loja. A razão é bem simples, a música é a melhor ferramenta para criar a experiência citada acima.
Ela tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva, mas é claro que o jeito certo de fazer isso não é só colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de Dj. A música errada pode ter efeito contrário, criando uma sensação ruim e espantando seus clientes.
O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários.
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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
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