Por Nayara Santos em 10.08.2023

Conheça o poder da música no varejo

Por Nayara Santos em 10.08.2023

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca.

Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem a note, de fato, ele está sendo impactado e influenciado pela trilha sonora do ambiente, ainda que de forma inconsciente.

Por isso, se você pretende despertar boas sensações em seus consumidores enquanto fazem compras no seu estabelecimento, ao mesmo tempo em que investe na força da sua marca, está na hora de caprichar na playlist! E se ainda tem dúvidas sobre o poder da música no varejo, continue com a leitura, pois vamos trazer dados bastante interessantes.

Qual é o poder da música no varejo

Apostar nesse tipo de estratégia é essencial para o sucesso do seu negócio. Para você ter uma ideia da importância dessa ferramenta, aconteceu na Suécia uma pesquisa que visava entender quais influências a música de um estabelecimento comercial poderia causar nos consumidores.

Esse estudo, realizado pela Heartbeats Internacional, trouxe diversas informações extremamente importantes para quem tem loja e quer se diferenciar dos concorrentes.

O primeiro ponto comprovado pelo estudo é que as empresas que tocam músicas de acordo com a sua identidade de marca são 96% mais propensas a serem lembradas e vendem 14% a mais do que empresas que não utilizam música ou utilizam a música errada.

A música certa também influencia diretamente no tempo de permanência dos clientes: foi constatado que 33% deles passam mais tempo na loja porque gostam da música.

E os benefícios não param por aí, ela ainda é capaz de estimular novas visitas, pois foi comprovado que 31% dos clientes geralmente voltam a visitar a loja e 21% indicam para amigos.

Como a música influencia no comportamento do consumidor

Dados interessantes, não é mesmo? Mas como será que a música exerce esse poder na mente dos clientes de uma loja, ainda que de forma inconsciente? A verdade é que a música, em qualquer momento do cotidiano, tem o poder de liberar dopamina — um neurotransmissor relacionado à recompensas de prazeres específicos associados ao bem-estar e à atividades prazerosas.

Sensação de prazer

Isso explica porque ouvir músicas nos deixa tão animados! Agora, imagine relacionar essa sensação de bem-estar ao momento das compras? Sem perceber, os clientes vão desenvolvendo uma sensação de prazer e aumentando o foco no que estão fazendo, no caso, as compras. Além disso, com o humor melhor e mais animado é um start interessante para que eles comprem mais.

Capacidade de entrar no ritmo tocado

Se você está imaginando consumidores agitados dentro de uma loja, sendo guiados freneticamente pelas batidas da música, pode cancelar esse cenário em seu cérebro. O efeito musical, além de ser menos perceptível do que isso, também possui diversas formas de influenciar o comportamento das pessoas em determinados lugares.

Não por acaso, estabelecimentos que pretendem que os clientes passem bastante tempo ali, comprando tranquilamente, costumam apostar em músicas mais calmas, que dão a sensação de que eles não estão ali há tanto tempo. É por isso que, muitas vezes, você vai ao shopping e quando olha o relógio, se assusta com as muitas horas que já passaram!

Por outro lado, também é possível acelerar o ritmo dos consumidores. Essa é uma estratégia bastante utilizada pelos supermercados, por exemplo, que querem que as pessoas comprem o que precisam, mas que não se demorem tanto — assim, é possível atender a mais clientes sem diminuir o ticket médio, pois eles não vão deixar de comprar, apenas vão apertar o passo.

Capacidade de influenciar as compras

Vamos um pouco mais adiante nesses exemplos? Em lojas de vinhos ou de outros produtos importados, a trilha sonora é diretamente capaz de influenciar na escolha dos clientes: se os títulos selecionados para tocarem são franceses, a tendência é que aumente a venda de rótulos originários da França.

Quais as formas de apostar nessa estratégia

Agora que você já percebeu sobre a importância de ter uma playlist no seu estabelecimento, saiba que não basta apenas pegar a sua própria lista do Spotify e colocar para tocar em alto e bom som, ok? Os motivos para isso são inúmeros, veja alguns!

É preciso considerar os gostos do consumidor

Mesmo longe do mundo dos negócios, já deu para perceber que a música que é perfeita para algumas pessoas é simplesmente um pesadelo para outras, certo? Por isso, por mais que você acredite que as suas melodias são as melhores, há muita gente que não concorda — e tocar essa seleção inadequada pode fazer com que muitos consumidores saiam correndo da sua loja assim que entrarem.

Ainda que eles permaneçam, inconscientemente, podem estar se sentindo desconfortáveis, e a música, nesse caso, vai ter o efeito contrário do que explicamos até agora: ela não vai despertar nenhuma sensação de prazer. Dessa forma, além de prejudicar as compras, você vai estar afetando a imagem da marca de uma forma que pode ser irreversível. Por isso, sempre considere o perfil e o gosto dos consumidores.

É fundamental criar o ambiente perfeito

A música tem, realmente, grande poder sobre o comportamento do consumidor, mas é essencial aliá-la a outras estratégias do marketing sensorial, como a iluminação, o cheiro, o visual merchandising, entre outros fatores.

Faça um exercício e entre em uma loja de uma grande marca, reconhecida mundialmente (pois sabemos que a grande maioria delas já aposta nesses tipos de ações): todo o ambiente, ali, foi criado para fazer com que o público-alvo se sinta em casa e se reconheça naquele lugar: a programação musical, a identidade visual, o cheiro… tudo é estrategicamente definido — e funciona!

Como contar com ajuda profissional

Realmente, são muitos os detalhes que precisam ser levados em consideração para que a sua programação musical seja um sucesso! Com isso, não estamos dizendo apenas que as músicas estejam conversando com o perfil do seu cliente, mas que também estejam alinhadas à sua marca.

Isso mesmo! Para fortalecer a identidade da sua empresa e trabalhar ao seu favor, é preciso que as listas de músicas selecionadas sejam correspondentes aos valores e à estética da marca — tanto quanto ao estilo de vida dos consumidores.

Portanto, contar o apoio de profissionais já experientes no assunto é a melhor opção. Dessa forma, será possível definir com mais clareza, objetividade e assertividade dados como:

  • o objetivo da sua rádio corporativa: o que você busca, que os clientes passem mais tempo no ambiente, comprem mais, se sintam felizes e se reconheçam no local? As respostas e possibilidades são inúmeras;
  • o perfil do seu público-alvo: geralmente, existem fatores que conectam os seus compradores em um único grupo, quais são eles?
  • o que tocar: além do cuidado de definir o estilo musical, é preciso ter muito cuidado com trilhas brancas, direitos autorais e outras normas que regem o segmento e, se não seguidas, podem gerar bastante desconforto.

A Listenx tem grande experiência e know-how no desenvolvimento de trilhas sonoras para diversos segmentos, e tem comprovado, ao longo dos anos, a eficiência desse tipo de estratégia.

Além de oferecer uma experiência única aos seus clientes, por meio de uma seleção personalizada, o trabalho da Listenx tem como diferencial a ausência de repetições, o foco no negócio e a possibilidade de acrescentar anúncios na programação, permitindo que você utilize a ferramenta também como um canal de comunicação.

Durante este conteúdo, você pode perceber que a música no varejo tem influência direta no comportamento do consumidor e pode ser uma grande aliada para ajudar a alcançar os objetivos desejados. Mas é fundamental que essa ambientação musical combine com o ambiente, com os produtos e principalmente: crie um conceito único para que quem entrar em qualquer unidade da rede tenha a mesma experiência de compra.

Quer saber como gerar essa experiência na sua loja? Entre em contato com a gente!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música Ambiente para Fast Food Funciona?

A competição entre as diferentes redes de fast food é enorme. Como se não bastassem as grandes redes, cada vez mais empresas menores estão tentando pegar a sua mordida do mercado, mesmo que ela não seja tão grande assim. Por isso, cada detalhe conta, e poderá te ajudar a se destacar da concorrência e a…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente. O problema é que muitos varejistas optam…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los. As…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

A Rádio Atmosfera agora é ListenPlay!

Tenho uma novidade para você! A Rádio Atmosfera, serviço de música para pequenos e médios negócios está se unindo com a ListenX, empresa especializada e líder no segmento de Music Branding no Brasil. A ListenX há mais de 15 anos ajuda grandes marcas como Lacoste, Hering, Pandora, MAC, Levi’s, Hope, Intimissimi, The Body Shop, entre…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio!

Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play. A playlist certa…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Qual a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Entenda!

Você sabe qual é a importância de uma rádio indoor para salão de beleza? Trata-se de uma ferramenta muito útil que ajuda as empresas desse setor a aumentarem as vendas e ainda proporciona um melhor ambiente aos clientes, ou seja, é um dos fatores que contribuem para otimizar a experiência do consumidor. Melhorando a experiência,…

Por Nayara Santos em 14.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos