Ambientes comerciais dependem de uma série de fatores para atrair e manter clientes. A trilha sonora é uma delas, ainda que muita gente não saiba! A importância da programação musical é tanta que pode definir não apenas a atmosfera da loja, como também a identidade da própria marca.
Imagine uma seleção de músicas que pertençam a um mesmo universo. Não é como o rádio tradicional, que mistura gêneros e atrai públicos diversos, mas algo que tem a ver especificamente com as pessoas que visitam o seu negócio. Essa é uma ferramenta do marketing sensorial, assim como o cheiro, identidade visual e outros fatores que conferem uma identidade para cada marca.
A técnica é resultado de um estudo baseado no tempo de permanência do cliente dentro da loja, e define qual a impressão que devemos causar sensorialmente — antenados, calmos, sofisticados etc. A música é um fator decisivo, pois a sonoridade tem de ser concordante com o ambiente, produtos e principalmente com o conceito estabelecido entre as unidades e a imagem que a marca deseja transmitir.
O foco na marca, o dinamismo e até a relação das equipes de vendas com a música pode trazer resultados significativos nas vendas. Seja no dia a dia comercial ou em campanhas de varejo ocasionais, a importância da programação musical segue a mesma. Por isso, recomendamos que você continue lendo e descubra tudo o que precisa saber sobre essa estratégia incrível!
Você provavelmente está pensando em algo como uma playlist, que pode ser feita facilmente em qualquer plataforma de streaming como o Spotify ou Deezer. Entretanto, a programação musical no marketing não é apenas um apunhado de músicas. São músicas identificadas e escolhidas a partir de estudos sobre o público, sobre a marca e vários outros pontos com o intuito de criar trilhas sonoras únicas e exclusivas para cada negócio.
Essa trilha sonora pode ter mais de uma função, mas a principal é a de manter o cliente na loja por mais tempo, aumentando, assim, as chances de que ele consuma os produtos à venda. Como não é possível identificar os gostos musicais de cada pessoa que entra pela porta, nasce o chamado Music Branding, que parte do princípio da identificação da marca, para então estendê-la ao público.
Portanto, a programação musical neste sentido é o resultado do cuidado ao definir músicas que atinjam os clientes, mesmo que inconscientemente, fazendo com que desenvolvam memória musical e até mesmo que sejam influenciados em algumas ações, incluindo as de compra.
Para desenvolvermos este conceito de forma bem lúdica, imaginemos que estamos na gravação de um filme. A loja é o cenário, com iluminação e cor ideais, objetos cenográficos e figurino. Os acontecimentos cotidianos são o roteiro e a equipe compõe o elenco. Só falta a trilha sonora, não é?
Todos esses aspectos funcionam em conjunto para atrair visitantes. Desde a vitrine até o atendimento, são meios de fazer com que os clientes se aproximem e descubram o que a loja oferece. A programação musical faz parte desse esforço de marketing e pode, em muitos casos, ser o diferencial da sua loja para as demais. Perceba os benefícios exclusivos dessa estratégia:
A música que está tocando no ambiente, quando bem pensada, conecta-se naturalmente com o restante da loja. A proposta da marca, a decoração física e o treinamento dos funcionários fazem parte de uma estratégia de marketing, portanto, o music branding deve integrar esse grupo de forma dinâmica.
Quando a programação musical é definida e está em completo acordo com os atributos da empresa e dos produtos oferecidos, cria-se uma identidade sonora para o que, até então, era apenas uma loja. Os clientes passarão a relacionar essas músicas (das quais eles gostam) à marca.
Esta é uma vantagem para todos os negócios, mas principalmente para aqueles cujas vendas são baseadas no impulso. Músicas animadas tendem a criar um senso de urgência no consumidor, o que termina em decisões mais rápidas. Caso seu produto não seja do tipo de alta rotatividade, não se preocupe: outros tipos de músicas (mais lentas, mais introspectivas, por exemplo) também influenciam outros grupos de clientes.
A importância da programação musical pode ir além das próprias músicas. Contratando um serviço de rádio personalizada para negócios, durante o dia, é possível incluir anúncios sonoros com avisos sobre promoções, sugestões e dicas que ajudem o cliente a se orientar na loja e a se manter informado. É algo mais visto em grandes redes de lojas de roupas, mas funcionam para qualquer nicho, se realizados corretamente.
Quando o som ambiente se torna parte da experiência do cliente, ele deixa de ser poluição sonora e se torna algo agradável. Ao invés dos barulhos comuns como as conversas e dos barulhos externos, os consumidores terão alguns momentos de paz nos ouvidos. Podem até mesmo entrar no estabelecimento por essa razão!
Como parte de qualquer plano de marketing, o music branding deve ser feito com cuidado, de preferência por especialistas no assunto. Para começar, é preciso partir dos dados sobre o negócio e o público, ou seja, se essas informações não existirem, o primeiro passo é consegui-las. Existem diferentes maneiras de chegar até elas, como pesquisas e a criação de personas para estratégias mais afuniladas.
Com esses dados em mãos, é preciso estabelecer o maior objetivo de cada ação. Você quer aumentar o número de pessoas na loja, ou prefere investir nas compras por impulsividade? Veja bem, uma coisa não anula a outra necessariamente, mas é muito mais eficaz trilhar um caminho quando há uma meta bem definida.
Depois desse processo, chega o momento de escolher os gêneros a serem trabalhados e realizar testes para comprovar o que os estudos indicaram. Ao mesmo tempo em que você observará se a atração de clientes está aumentando, perceba também como anda a retenção, as vendas e, principalmente, o objetivo principal que é a criação da identidade sonora da sua marca.
Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a recepção dos funcionários com a programação musical. Se não forem considerados na equação, é possível que os profissionais enfrentem uma queda de motivação e produtividade, o que naturalmente afetará os resultados como um todo. Por isso, não deixe de fazer também uma pesquisa de clima organizacional para entender como anda o ambiente de trabalho.
O monitoramento constante é o grande segredo do sucesso das estratégias de marketing e com as técnicas sensoriais não seria diferente. Erros e acertos fazem parte. Há outros aspectos a serem considerados e é difícil, à princípio, identificar quais são as razões para o bom ou mau desempenho nas vendas. Por si só, as músicas deverão ser analisadas seguindo essa ideia de testes contínuos.
Depois, há ainda as outras opções de veiculações na rádio corporativa, como os anúncios sonoros já mencionados. Esses também devem ser pensados com base em estudos de público e da equipe; é clara a diferença entre vozes animadas chamando as pessoas para uma promoção imperdível e uma voz calma e segura informando as principais notícias do dia. Você provavelmente imaginou locais bem diferentes para essas duas situações, certo? É a intenção!
O modo como as músicas, e os anúncios sonoros se apresentam também fazem parte da construção da trilha sonora e da experiência do cliente dentro da loja. Um dos aspectos que podemos citar é o nível de energia das músicas: o ideal é que ele seja alterado conforme a hora do dia ou conforme os períodos de maior fluxo de pessoas.
Esses e outros elementos definem a importância da programação musical para o seu negócio. São tópicos variados e que devem ser analisados individualmente, de acordo com cada situação e proposta de marca. Ainda não está convencido? Sua sorte está boa hoje: temos um material ótimo para oferecer, com dados que comprovam tudo o que já mencionamos neste artigo e muito mais. É só clicar aqui para baixá-lo e descobrir todas as influências da música nas lojas!
A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.
Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?
Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!