Por Nayara Santos em 13.12.2023

Qual a importância da programação musical?

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada.

Mas, para isso, não basta utilizar uma rádio convencional em que a mistura gêneros pode confundir os seus clientes e até mesmo atrair um público que não é o seu alvo. Portanto, é preciso tomar cuidado com o planejamento da programação musical e prepará-la de forma intencional e assertiva. 

Pronto para entender mais e preparar uma programação sob medida para a sua marca e para os seus clientes? Então continue com a gente que vamos te ensinar tudo isso. Boa leitura!

O que é a programação musical?

Você provavelmente está pensando em algo como uma playlist, que pode ser feita facilmente em qualquer plataforma de streaming como o Spotify ou Deezer, certo? Errado! Esse é um dos principais erros na hora de preparar a trilha sonora para a sua loja.

Quando o assunto é marketing, a programação musical é muito mais do que apenas um punhado de músicas. Cada uma das melodias deve ser incluída após você entender exatamente quem é o seu público, qual ambiente você quer oferecer aos consumidores e como ter uma representação sonora da sua marca.

Por que não devo utilizar streamings ou rádios convencionais?

Com tantas facilidades que encontramos hoje em dia, provavelmente você está se perguntando por que não utilizar streamings ou rádios convencionais para preparar a programação musical da sua loja, certo? Essa dúvida é absolutamente normal, mas nós vamos te mostrar porque ela não é a melhor opção.

Ao contrário dos streamings e rádios convencionais, ter uma programação musical preparada para a sua loja oferece uma personalização sonora precisa, adaptada às necessidades específicas do estabelecimento. Isso significa ter playlists feitas sob medida para o público-alvo, a atmosfera desejada e até mesmo para horários específicos do dia. 

Essa capacidade de personalização é um diferencial significativo, permitindo que a trilha sonora esteja alinhada não apenas com a identidade da marca, mas também com as nuances do ambiente comercial.

Outro ponto importantíssimo são os anúncios. Os streamings gratuitos frequentemente intercalam músicas com anúncios, interrompendo a experiência musical. O mesmo acontece com as rádios convencionais. Imagine ter a programação musical interrompida pelo anúncio de um concorrente? Com certeza você não vai querer que isso aconteça.

Qual a importância da programação musical na atração e fidelização de clientes?

Vamos imaginar que estamos na gravação de um filme. A loja é o cenário, com iluminação e cor ideais, objetos cenográficos e figurino. Cenas do cotidiano são o roteiro e a equipe compõe o elenco. Só falta a trilha sonora, não é?


Caso o filme seja de terror ou suspense, uma trilha sonora mais densa, que ajude a acelerar o ritmo cardíaco e deixar o espectador atento ao que vai acontecer a seguir é a melhor opção. Porém, se for uma comédia romântica, uma trilha sonora mais leve, com um nível de energia menor e músicas mais alegres trará a atmosfera desejada para o set.

Transportando isso para o varejo, fica mais fácil de entender qual é a atmosfera que você vai querer oferecer aos clientes e porque a programação deve ser pensada tendo como base esse conceito. Lembre-se, cada detalhe importa na hora de atrair os consumidores.

Desde a vitrine, passando pelo atendimento e o pós-venda, essas são formas de fazer com que os clientes se aproximem e descubram o que a loja oferece. A programação musical faz parte desse esforço de marketing e pode, em muitos casos, ser o diferencial que você procurava.

Estabelece uma relação entre público e marca

Quando aplicada estrategicamente, a programação musical torna-se uma poderosa ferramenta para estabelecer uma conexão entre o seu público e a sua marca. Essa sintonia vai muito além do simples prazer de escutar a sua música favorita, mas representa a construção de experiências que ficarão marcadas na mente dos consumidores.

Por isso, uma programação musical eficaz é aquela que compreende e representa a essência do seu público-alvo. Seja na hora de escolher o ritmo, o estilo, o nível de energia e até mesmo reconhecendo algumas preferências regionais.

Desta forma, você evita dissonâncias sonoras, e dá o primeiro passo em direção à empatia. Sem falar que, a música certa pode evocar sentimentos familiares, criando uma atmosfera acolhedora que faz com que os clientes se sintam conectados de uma maneira única, principalmente durante datas comemorativas do varejo.

Impulsiona as vendas

Em um cenário comercial cada vez mais competitivo, cada detalhe conta. Por isso, é preciso enxergar a programação musical da sua loja como uma poderosa aliada na busca pelo aumento nas vendas. 

A música, quando estrategicamente integrada ao ambiente de uma loja, não apenas cativa os ouvidos, mas também influencia as decisões de compra. E isso pode acontecer tanto para um produto específico, como em compras por impulso.

Existem diferentes estudos que confirmam a influência da música no comportamento das pessoas. Uma trilha sonora envolvente cria uma atmosfera agradável que incentiva os clientes a permanecerem por mais tempo na loja

E, o resultado disso você já sabe, quanto mais tempo um cliente passa explorando os produtos, maior a probabilidade de efetuar uma compra impulsiva. Mas, se você quiser direcionar o consumidor a comprar algo específico, então é possível utilizar determinadas músicas.

Por exemplo, lojas que vendem produtos importados podem ter uma programação musical com músicas dos países de onde os produtos são provenientes. Assim, vamos supor que você queira aumentar as vendas dos produtos italianos, então prepare a programação com melodias deste local.

Essa pode ser uma excelente estratégia para as compras na sexta-feira no final do dia ou no sábado. Afinal, as pessoas estão se preparando para a macarronada do domingo.

Ajuda a manter os clientes informados

A programação musical emerge também como uma ferramenta estratégica para fortalecer a comunicação tanto com os clientes quanto com a sua equipe de vendas. Isso acontece porque ao assumir o controle da programação musical é você quem escolhe quais anúncios serão reproduzidos e quando.

Intercalar anúncios entre as músicas permite divulgar informações essenciais de maneira não intrusiva. Isso vai desde a promoção especial da semana até detalhes sobre novos produtos. Essa abordagem permite integrar as mensagens promocionais de forma orgânica, mantendo os clientes atualizados sem interromper o fluxo da experiência de compra.

Os anúncios também podem te ajudar com a gestão da loja. Seja na hora de se comunicar com a sua equipe de vendas, de anunciar o fechamento do caixa, ter controle da programação musical da sua loja é essencial para conseguir veicular esses anúncios na hora certa.

Reduz a poluição sonora

Cada vez mais vivemos em meio ao caos urbano, onde os mais diferentes sons competem por nossa atenção. Mas, uma forma bastante eficaz de deixar todo esse caos do lado de fora da sua loja, é com uma programação musical personalizada. Assim, você poderá criar um ambiente acolhedor e mais agradável para os seus clientes. 

Vale a pena mencionar que a poluição sonora nas áreas comerciais não apenas afeta os clientes, mas também pode ser estressante para a equipe de vendas. Música suave e bem escolhida funciona como um antídoto, reduzindo o estresse sonoro e criando um ambiente de trabalho mais agradável. 

Isso pode fazer toda a diferença no dia a dia dos seus colaboradores, que ficarão mais calmos, tranquilos e poderão oferecer um melhor atendimento para clientes. Sem falar que ainda podem ficar mais concentrados nas tarefas, o que aumenta a produtividade e reduz os erros. Perfeito, não é mesmo?

Como a programação musical funciona na estratégia de marketing?

A programação musical é uma estratégia do marketing sensorial que tem o objetivo de despertar os sentidos do consumidor, criando um universo da sua marca no qual ele se vê imerso. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Assim como outras estratégias, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e ter um objetivo claro. Afinal, é ele que vai guiar as suas decisões, escolha de ações e análise de resultados.

Por exemplo, você quer aumentar o número de pessoas na loja, ou prefere investir nas compras por impulsividade? Veja bem, uma coisa não anula a outra necessariamente, mas é muito mais eficaz trilhar um caminho quando há uma meta bem definida.

Depois desse processo, chega o momento de escolher os gêneros a serem trabalhados e realizar testes para comprovar o que os estudos indicaram. Ao mesmo tempo em que você observará se a atração de clientes está aumentando, perceba também como anda a retenção, as vendas e, principalmente, o objetivo principal que é a criação da identidade sonora da sua marca.

O monitoramento constante é o grande segredo do sucesso das estratégias de marketing e com as técnicas sensoriais não seria diferente. Erros e acertos fazem parte do processo, e o que conta mesmo é o que você fará com o resultado deles. 

Entender que uma determinada ação não trouxe o resultado esperado, te mostra que ela precisa ser revisitada e adaptada. Ou ainda, que ela simplesmente não funciona com o seu público. Assim, será possível preparar estratégias mais assertivas no futuro.

Não erre, prepare a programação musical com quem entende de música e comunicação para negócios

Quando se trata de criar a playlist perfeita e garantir a excelência da sua programação musical é preciso ficar atento a todos os detalhes. Com a vida de gestor do varejo e empresário cada vez mais corrida, você não precisa se preocupar em preparar a playlist da sua loja, pode contar com quem entende do assunto, a Listenx.

Ela é uma ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Com mais de duas décadas de experiência, a Listenx tem um histórico de sucesso, contribuindo para marcas renomadas como Levi ‘s, Adidas, Hering, CNS e muitas outras.

Em termos de comunicação, você terá a flexibilidade de criar anúncios personalizados para reforçar a comunicação com seus clientes. Com apenas alguns cliques, você pode escolher a voz do locutor, adicionar um título e texto ao anúncio, selecionar a trilha sonora perfeita e pronto, seu anúncio já poderá ser incluído na programação musical.

Listenx, música e comunicação estratégica para vender mais e impulsionar os resultados! Confira a seguir como se cadastrar para fazer o teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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