Por Nayara Santos em 03.02.2020

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor!

A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima de tudo isso, realizar esse trabalho de maneira aberta, ou seja, permitindo que o público se manifeste.

O velho corporativismo e os tradicionais modelos de gestão fechados ficaram para trás. O consumidor moderno quer ser ouvido e participar ativamente da evolução das suas empresas preferidas.

Neste artigo, discutimos a importância de conhecer o seu cliente, desde as melhores formas de se fazer isso à importância dessa prática no desenvolvimento de campanhas e negócios. Vamos lá?

Como conhecer o meu cliente?

Se você acha que um trabalho como esse se resume a grandiosas pesquisas de mercado, está muito enganado. O aprendizado sobre o cliente não pode se restringir a uma única etapa do seu empreendimento, é uma tarefa contínua cujos resultados devem estar sempre orientando novos investimentos, lançamentos e campanhas de varejo.

Mas como fazer isso na prática? Listamos algumas sugestões a seguir.

Pesquisas de satisfação

Isso mesmo! As tradicionais pesquisas de satisfação do cliente são instrumentos fundamentais para a manutenção dos negócios. Ninguém melhor do que os seus clientes para dizer o que funciona bem e o que merece atenção no seu negócio.

Entretanto, um trabalho como esse precisa ser realizado com atenção. Garantir o anonimato dos participantes é uma maneira eficaz de garantir que eles sejam mais sinceros, bem como a oferta de brindes ou bônus exclusivos pode fazer com que muito mais pessoas participem da pesquisa.

Monitoramento de redes sociais

As redes sociais se tornaram uma das mais eficientes ferramentas de negócios de todos os tempos. Além da criação de campanhas e estratégias de relacionamento altamente segmentadas e eficientes, essas plataformas também apresentam um ambiente ideal para conhecer a opinião, as preferências e os valores do público de um mercado ou nicho.


Com a ajuda de softwares especializados esse trabalho pode, inclusive, ser automatizado. Existem várias soluções disponíveis capazes de rastrear palavras-chave, monitorar menções sobre uma marca ou serviço, medir o engajamento de postagens e muito mais.

Análise do comportamento de compra

Cada atendimento realizado é uma oportunidade de conhecer melhor o seu cliente e, também, descobrir quem não é. Discutir os comportamentos típicos das pessoas que costumam comprar em seu estabelecimento com a sua equipe de vendas é essencial para antecipar atitudes e argumentos capazes de otimizar os resultados em futuras vendas.

Em e-commerces, esse processo não é muito diferente, fora o fato dele ser comumente gerenciado por softwares. Cookies, pixels e registros de tráfego são muito utilizados nas lojas virtuais para otimizar a experiência do cliente e medir o desempenho de produtos e serviços.

Testes de marketing e mercado

Grandes empresas investem muito dinheiro lançando produtos sem qualquer garantia de retorno, algumas criam até marcas subsidiárias para isso. O objetivo é antecipar a aceitação de um produto ou medir o estágio de “maturidade” de um público antes de aplicar valores mais altos na produção do produto principal.

Na internet, campanhas e mini sites são criados para testar o desempenho de títulos, conteúdos e layouts, bem como para verificar a reação das pessoas a diferentes formatos de materiais e empreendimentos.

Esses e outros testes de marketing e mercado são soluções práticas para identificar nichos, avaliar investimentos e, sobretudo, minimizar riscos.

Como fazer o meu cliente se identificar com a minha marca?

Agora você sabe como conhecer o seu público e se manter atualizado sobre seu comportamento e suas preferências, mas como usar essas informações para criar um relacionamento entre seus clientes e sua marca?

Entre as principais estratégias de relacionamento adotadas por empresas na atualidade podemos citar:

  • programas de fidelidade;
  • marketing nas mídias sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing Sensorial;
  • Music Branding.

Independentemente, porém, da estratégia de relacionamento utilizada, é fundamental se inserir no universo da sua audiência. Se posicionar diante de causas sociais importantes, utilizar memes em seus materiais de divulgação, fazer parcerias com personalidades de destaque, compartilhar sua trilha sonora, tudo isso é válido!

O maior benefício que as novas mídias e estratégias de marketing trouxeram para as empresas foi a oportunidade de marcas e clientes conversarem como amigos! Portanto, não deixe de aproveitar isso!

Mas, afinal, por que é tão importante conhecer o cliente?

Muito além de um mero comprador, o seu cliente pode representar uma série de oportunidades para o seu negócio. Isso não significa que a soma no faturamento seja irrelevante, porém há outros benefícios no longo prazo que podem fazê-lo valorizar ainda mais o seu processo de vendas. Veja só!

Conhecimento do público

Como destacado ao longo do artigo, é fundamental que uma empresa desenvolva diferentes formas de conhecer melhor o seu cliente. Ao longo das experiências adquiridas nos diversos canais de comunicação e vendas, padrões começam a ganhar destaque entre o público do seu negócio, auxiliando o desenvolvimento de estratégias e campanhas.

O seu público-alvo ou persona não podem ser considerados modelos fixos, afinal, a sociedade e os consumidores estão mudando o tempo todo. Compreender essas mudanças e manter os serviços e a comunicação da sua empresa sempre atualizados é fundamental.

Construção de autoridade

Quando um vendedor demonstra que sabe muito sobre a solução que oferece e, principalmente, quando deixa claro em suas falas e atitudes que conhece bem o público com quem está falando, sua autoridade é beneficiada instantaneamente.

A autoridade tem um papel essencial na decisão de compra, pois é um dos elementos capazes de tornar uma empresa referência em sua área de atuação. Entretanto, sua construção exige um trabalho global que se estende desde a distribuição de conteúdos relevantes para o público à garantia da satisfação dos clientes.

Propaganda espontânea

O consumidor moderno é mais crítico e antenado quanto aos seus direitos legais e as responsabilidades das empresas que conhece. Por outro lado, ele também está mais aberto para interação e relacionamento com as organizações que compartilham de suas atitudes, ideias e valores.

A antiga propaganda boca a boca ganhou uma nova dimensão nas redes sociais. Clientes se posicionam como verdadeiros defensores de suas marcas preferidas e expandem significativamente o alcance de ofertas e campanhas de maneira espontânea.

Feedback

Em um momento de mudanças culturais tão rápidas e intensas, as ações e as linguagens adotadas por uma organização precisam ser sempre aprimoradas. São tantas ofertas e materiais publicitários disponíveis, que só é possível manter uma conexão autêntica com as pessoas adotando um trabalho de evolução contínuo.

Dessa forma, além estar sempre atenta a novas legislações e manifestações culturais, as empresas precisam ouvir a sua audiência para testar a eficácia de suas ações de gestão, relacionamento e comunicação, bem como identificar possíveis mudanças necessárias.

Retorno financeiro

Por fim, mas não menos importante, temos o retorno financeiro como um dos principais reflexos de um bom estudo prévio da audiência. Empresas que abraçam as causas do seu público e antecipam tendências são geralmente aquelas que mais de destacam no mercado.

Naturalmente, as pessoas tendem a valorizar as organizações que não medem esforços para ouvi-las, atendê-las e compreendê-las. Além disso, a oferta de soluções cada vez mais eficientes e satisfatórias também contribui, consequentemente, para o maior volume de vendas.

Seja para dar vida a empreendimentos lucrativos, seja para criar campanhas de divulgação com altas taxas de conversão, entender o perfil das pessoas que pretende atingir, impactar e fidelizar é uma tarefa fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Conhecer o cliente sempre foi o ponto de partida de um bom trabalho de marketing e, hoje, é uma verdadeira obrigação para as empresas que já entenderam a importância de segmentar o seu público, oferecer os produtos certos e, principalmente, se manter em constante evolução.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto e descobrir novas maneiras de conquistar a sua audiência? Então confira agora 4 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Marketing de Experiência: entenda a importância para o seu negócio

 Você sabe tudo sobre marketing de experiência? A base da estratégia é proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. Dessa forma, eles estarão mais suscetíveis a voltar à sua loja para novas compras. A tática é baseada no estímulo dos cinco sentidos e tem como principal objetivo transformar consumidores em clientes fiéis…

Por Nayara Santos em 14.09.2023

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Guia de customer experience: o caminho para a satisfação do cliente

Customer Experience, experiência do cliente ou apenas CX, é um conceito de marketing e gestão que pode ser entendido como uma visão panorâmica da relação entre uma empresa e seus clientes. Essa visão engloba desde o primeiro contato que o cliente tem com a marca até o pós-venda e, consequentemente, a fidelização. Esse conceito ganha…

Por Nayara Santos em 28.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos