Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor!
A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima de tudo isso, realizar esse trabalho de maneira aberta, ou seja, permitindo que o público se manifeste.
O velho corporativismo e os tradicionais modelos de gestão fechados ficaram para trás. O consumidor moderno quer ser ouvido e participar ativamente da evolução das suas empresas preferidas.
Neste artigo, discutimos a importância de conhecer o seu cliente, desde as melhores formas de se fazer isso à importância dessa prática no desenvolvimento de campanhas e negócios. Vamos lá?
Como conhecer o meu cliente?
Se você acha que um trabalho como esse se resume a grandiosas pesquisas de mercado, está muito enganado. O aprendizado sobre o cliente não pode se restringir a uma única etapa do seu empreendimento, é uma tarefa contínua cujos resultados devem estar sempre orientando novos investimentos, lançamentos e campanhas de varejo.
Mas como fazer isso na prática? Listamos algumas sugestões a seguir.
Pesquisas de satisfação
Isso mesmo! As tradicionais pesquisas de satisfação do cliente são instrumentos fundamentais para a manutenção dos negócios. Ninguém melhor do que os seus clientes para dizer o que funciona bem e o que merece atenção no seu negócio.
Entretanto, um trabalho como esse precisa ser realizado com atenção. Garantir o anonimato dos participantes é uma maneira eficaz de garantir que eles sejam mais sinceros, bem como a oferta de brindes ou bônus exclusivos pode fazer com que muito mais pessoas participem da pesquisa.
Monitoramento de redes sociais
As redes sociais se tornaram uma das mais eficientes ferramentas de negócios de todos os tempos. Além da criação de campanhas e estratégias de relacionamento altamente segmentadas e eficientes, essas plataformas também apresentam um ambiente ideal para conhecer a opinião, as preferências e os valores do público de um mercado ou nicho.
Com a ajuda de softwares especializados esse trabalho pode, inclusive, ser automatizado. Existem várias soluções disponíveis capazes de rastrear palavras-chave, monitorar menções sobre uma marca ou serviço, medir o engajamento de postagens e muito mais.
Análise do comportamento de compra
Cada atendimento realizado é uma oportunidade de conhecer melhor o seu cliente e, também, descobrir quem não é. Discutir os comportamentos típicos das pessoas que costumam comprar em seu estabelecimento com a sua equipe de vendas é essencial para antecipar atitudes e argumentos capazes de otimizar os resultados em futuras vendas.
Em e-commerces, esse processo não é muito diferente, fora o fato dele ser comumente gerenciado por softwares. Cookies, pixels e registros de tráfego são muito utilizados nas lojas virtuais para otimizar a experiência do cliente e medir o desempenho de produtos e serviços.
Testes de marketing e mercado
Grandes empresas investem muito dinheiro lançando produtos sem qualquer garantia de retorno, algumas criam até marcas subsidiárias para isso. O objetivo é antecipar a aceitação de um produto ou medir o estágio de “maturidade” de um público antes de aplicar valores mais altos na produção do produto principal.
Na internet, campanhas e mini sites são criados para testar o desempenho de títulos, conteúdos e layouts, bem como para verificar a reação das pessoas a diferentes formatos de materiais e empreendimentos.
Esses e outros testes de marketing e mercado são soluções práticas para identificar nichos, avaliar investimentos e, sobretudo, minimizar riscos.
Como fazer o meu cliente se identificar com a minha marca?
Agora você sabe como conhecer o seu público e se manter atualizado sobre seu comportamento e suas preferências, mas como usar essas informações para criar um relacionamento entre seus clientes e sua marca?
Entre as principais estratégias de relacionamento adotadas por empresas na atualidade podemos citar:
- programas de fidelidade;
- marketing nas mídias sociais;
- E-mail Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing Sensorial;
- Music Branding.
Independentemente, porém, da estratégia de relacionamento utilizada, é fundamental se inserir no universo da sua audiência. Se posicionar diante de causas sociais importantes, utilizar memes em seus materiais de divulgação, fazer parcerias com personalidades de destaque, compartilhar sua trilha sonora, tudo isso é válido!
O maior benefício que as novas mídias e estratégias de marketing trouxeram para as empresas foi a oportunidade de marcas e clientes conversarem como amigos! Portanto, não deixe de aproveitar isso!
Mas, afinal, por que é tão importante conhecer o cliente?
Muito além de um mero comprador, o seu cliente pode representar uma série de oportunidades para o seu negócio. Isso não significa que a soma no faturamento seja irrelevante, porém há outros benefícios no longo prazo que podem fazê-lo valorizar ainda mais o seu processo de vendas. Veja só!
Conhecimento do público
Como destacado ao longo do artigo, é fundamental que uma empresa desenvolva diferentes formas de conhecer melhor o seu cliente. Ao longo das experiências adquiridas nos diversos canais de comunicação e vendas, padrões começam a ganhar destaque entre o público do seu negócio, auxiliando o desenvolvimento de estratégias e campanhas.
O seu público-alvo ou persona não podem ser considerados modelos fixos, afinal, a sociedade e os consumidores estão mudando o tempo todo. Compreender essas mudanças e manter os serviços e a comunicação da sua empresa sempre atualizados é fundamental.
Construção de autoridade
Quando um vendedor demonstra que sabe muito sobre a solução que oferece e, principalmente, quando deixa claro em suas falas e atitudes que conhece bem o público com quem está falando, sua autoridade é beneficiada instantaneamente.
A autoridade tem um papel essencial na decisão de compra, pois é um dos elementos capazes de tornar uma empresa referência em sua área de atuação. Entretanto, sua construção exige um trabalho global que se estende desde a distribuição de conteúdos relevantes para o público à garantia da satisfação dos clientes.
Propaganda espontânea
O consumidor moderno é mais crítico e antenado quanto aos seus direitos legais e as responsabilidades das empresas que conhece. Por outro lado, ele também está mais aberto para interação e relacionamento com as organizações que compartilham de suas atitudes, ideias e valores.
A antiga propaganda boca a boca ganhou uma nova dimensão nas redes sociais. Clientes se posicionam como verdadeiros defensores de suas marcas preferidas e expandem significativamente o alcance de ofertas e campanhas de maneira espontânea.
Feedback
Em um momento de mudanças culturais tão rápidas e intensas, as ações e as linguagens adotadas por uma organização precisam ser sempre aprimoradas. São tantas ofertas e materiais publicitários disponíveis, que só é possível manter uma conexão autêntica com as pessoas adotando um trabalho de evolução contínuo.
Dessa forma, além estar sempre atenta a novas legislações e manifestações culturais, as empresas precisam ouvir a sua audiência para testar a eficácia de suas ações de gestão, relacionamento e comunicação, bem como identificar possíveis mudanças necessárias.
Retorno financeiro
Por fim, mas não menos importante, temos o retorno financeiro como um dos principais reflexos de um bom estudo prévio da audiência. Empresas que abraçam as causas do seu público e antecipam tendências são geralmente aquelas que mais de destacam no mercado.
Naturalmente, as pessoas tendem a valorizar as organizações que não medem esforços para ouvi-las, atendê-las e compreendê-las. Além disso, a oferta de soluções cada vez mais eficientes e satisfatórias também contribui, consequentemente, para o maior volume de vendas.
Seja para dar vida a empreendimentos lucrativos, seja para criar campanhas de divulgação com altas taxas de conversão, entender o perfil das pessoas que pretende atingir, impactar e fidelizar é uma tarefa fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Conhecer o cliente sempre foi o ponto de partida de um bom trabalho de marketing e, hoje, é uma verdadeira obrigação para as empresas que já entenderam a importância de segmentar o seu público, oferecer os produtos certos e, principalmente, se manter em constante evolução.
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