A marca das três listras é, sem dúvidas, reconhecida em grande parte do mundo, mas as suas lojas no Brasil enfrentavam um problema de brandsense em relação à música que tocava dentro dos ambientes, faltava padronização.
O que pode parecer um simples detalhe é capaz de enfraquecer a identidade de uma marca, e, por mais que pontos como o visual, o aroma, a iluminação e a sonorização possam parecer irrelevantes aos olhos de algumas pessoas, eles ajudam a construir todo um posicionamento de mercado.
Neste texto, vamos mostrar como a Listenx ajudou a Adidas a padronizar a trilha das suas lojas, conquistando um resultado de alta qualidade e bastante cool, que é uma característica forte da marca. Confira!
Conheça mais sobre a Adidas
Fundada na Alemanha em 1924, a Adidas nasceu como uma empresa de calçados e seguiu expandindo os seus produtos, que, hoje, também incluem vestuários e artigos esportivos.
Como toda grande marca mundial, ela entende a importância de uma identidade bem construída e de um brandsense bem feito, mas, ao mesmo tempo, também como toda empresa com muitas lojas espalhadas ao redor do globo, encontrava dificuldades em padronizar a comunicação e o ambiente dessas lojas.
Em relação à musicalidade, que é o tema central deste artigo, podemos dizer que a Adidas é uma marca bastante cool e que tem várias frentes artísticas, trazendo muitas referências musicais de grandes artistas e também de movimentos artísticos.
Confira quais eram os seus problemas
Segundo Naldo Rodrigues, Strategic Operations Retail & Franchising da Adidas, “A grande razão da mudança de fornecedor, foi a necessidade de inovar a tecnologia e de “quebra” dar um “up” no perfil que estava traçado pelo antigo provedor do serviço. Existe o guideline oferecido pela matriz da Adidas, que fica na Alemanha, e sua importância sempre foi considerada. Tínhamos um pacote de serviço oferecido por um provedor que não oferecia suporte nacional e que apresentava problemas, por exemplo, de fuso horário, consumo alto de banda larga de internet das lojas, além de questões ligadas ao idioma do suporte.
Optamos em 2008, por um fornecedor nacional que oferecia uma tecnologia, que com o tempo se tornou obsoleta e então a grande ajuda da Listenx, foi a de reunir tecnologia de ponta, custo justo, e uma alta qualidade na modernização do Music Branding ou Brandsense, para as lojas no Brasil”.
Para o especialista em programação musical da Listenx, e toda a equipe, isso foi não só um desafio, mas, sim, a melhor coisa. “Para nós foi maravilhoso construir uma trilha individualizada e genuína para uma marca tão forte”, diz o Music Expert.
O segundo desafio foi entregar exatamente o que a Adidas representa nos grandes mercados dos Estados Unidos e Europa para o mercado nacional. Portanto, para conseguir traduzir essa cartilha da Adidas para algo mais nacional fizemos muitos estudos. E para nós foi um trunfo porque conseguimos encontrar um bom equilíbrio, ressaltou, ainda, o especialista.
Outro fator a ser superado durante o desenvolvimento da trilha foi o target bastante amplo e variado que a Adidas tem, somado à personalidade forte da marca. Para nossa equipe, é muito interessante conseguir traduzir todos esses conceitos, conseguir linkar tudo o que a marca tem espalhada pelo mundo.
Nesse sentido, foi preciso considerar, por exemplo, que a empresa é muito voltada para o universo dos esportes, mas também é uma marca fashion que vende, por exemplo, uma mochila para uma menina que nunca fez exercícios. Encontrar esse ponto de equilíbrio foi um desafio bastante saudável para a empresa e interessantíssmo para a Listenx, que explorou os diferentes departamentos da empresa e reavaliou os seus processos.
Saiba como a Listenx ajudou em sua estratégia de branding
Como dito até aqui, a Listenx teve a alegria de ajudar a Adidas a se fortalecer ainda mais dentro do mercado brasileiro, trabalhando na construção de uma trilha sonora personalizada para as suas lojas.
Mais do que criar uma playlist totalmente única, o que foi entregue para a marca das três listras foi uma trilha sonora que ressalta a sua personalidade, tão descolada quanto ela. Com isso, a identificação do público que entra em seus espaços e pontos de venda é imediata e, ainda que essas pessoas não percebam isso em um primeiro momento, elas encontram, ali, um local onde se sentem bem, à vontade, acolhidas e, principalmente, encontram um espaço de identificação e familiaridade com a marca.
Todo esse trabalho de brandsense é fundamental para o fortalecimento de uma marca e, até mesmo, para o sucesso das vendas. Afinal, sabemos que os consumidores, hoje em dia, não estão apenas em busca de um produto ou serviço — eles anseiam pela experiência.
A compra não se resume a entrar em uma loja, comprar e ir embora. Existe um pré-venda, uma vivência que é buscada dentro da loja, um pós-venda que continua em diversas frentes e um trabalho constante de marca, que pode ser feito desde o material das embalagens, o posicionamento da empresa em relação a algum tema de interesse mundial ou da comunidade e, até mesmo, da sua participação nas redes sociais.
Outro ponto que merece ser mencionado é que essa programação musical feita para a Adidas teve todo o cuidado de falar a língua da marca. Por exemplo, existe a certeza de que a música que está tocando na loja não tem temas sobre os quais a empresa não quer se posicionar.
Além disso, muitas músicas têm uma característica energética e do universo hip hop — tendo em vista que a Adidas é uma marca de rua —, mas, ao mesmo tempo, a trilha é composta por alguns hits mais diferentes, que tocam nos comerciais dos produtos. Há uma mensuração e um equilíbrio, a fim de conversar com o perfil do cliente e também com a comunicação da empresa.
Veja os diferenciais da Listenx e porque ela é uma ótima opção também para a sua marca
O grande destaque da Listenx é que se trata de uma ferramenta de marketing, e não uma plataforma de música. Cada programação é estudada, pensada, organizada e feita para o público. Existe consistência nesse trabalho e o que vai ser entregue é o que o cliente precisa.
Para entregar esse guideline perfeito, a nossa equipe entende, primeiro, qual é o universo do cliente: essa imersão e entendimento da marca em todas as esferas são essenciais para um resultado que realmente traga bons resultados.
E para completar a lista de benefícios, é uma ferramenta que apresenta tanto consistência quanto custo-benefício.
Com muito trabalho e dedicação, a Listenx conseguiu desenvolver para a Adidas um resultado tão grandioso quanto a própria marca e, hoje, esse case de sucesso pode ser conferido em suas lojas espalhadas por todo o Brasil.
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