O case de sucesso da Stalker é um grande exemplo de como a Listenx é capaz de proporcionar uma experiência positiva para as lojas, uma vez que, por meio da música, todo o processo de compra dos clientes é melhorada.
Boa parte dos estabelecimentos comerciais tocam músicas em suas lojas, ocorre que quando as playlists não são bem selecionadas, o objetivo principal do music branding não é atingido, pois somente o repertório adequado é capaz de gerar os benefícios esperados, como fazer com que o consumidor queira permanecer mais tempo no local e, consequentemente, consuma mais, aumentando as vendas.
Se você se interessou pelo assunto e deseja conhecer mais detalhes sobre o nosso case de sucesso da Stalker, acompanhe o post. Continue a leitura e confira!
O que é a loja Stalker e qual é a sua proposta?
A Stalker que, em tradução livre, quer dizer “perseguidor”, é uma marca que tem como principal objetivo apresentar aos seus clientes o que há de melhor no setor de moda masculina.
A marca entrou no mercado brasileiro em 1998 e, desde então, procura representar o homem de espírito livre e jovem, aquele que não se prende, necessariamente, à sua idade. O catálogo conta com peças como shorts, camisetas, bermudas, camisas, acessórios e calçados.
Hoje em dia, a marca conta com 16 franquias e 9 lojas próprias no Brasil, sendo uma referência em moda masculina e em franquias — a Stalker foi premiada por 5 vezes com o selo de excelência em franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que indica o elevado grau de satisfação dos franqueados com relação aos serviços prestados pela franqueadora.
Dessa maneira, a Stalker é uma marca que o visa atender aos homens modernos, perseverantes e que não tem medo de ir em busca de seus sonhos, ou seja, aqueles que são perseguidores do estilo que os fazem se sentir bem.
Quais eram os problemas que a Stalker enfrentava com relação à musicalidade?
A Stalker, antes de conhecer a Listenx, já utiliza outra ferramenta profissional em sua estratégia de music branding. Ocorre que, apesar de já investir em outra plataforma, a marca recebia com frequência reclamações relacionadas a falta de atualização, uma vez que as músicas tocadas nas lojas eram sempre as mesmas.
Além disso, outro problema enfrentado pela marca é que a empresa contratada para cuidar do repertório musical não conseguia controlar de maneira eficaz as lojas que estavam, ou não, utilizando o serviço.
Assim, a Stalker não conseguia garantir que a programação musical adequada estava tocando em todos os seus estabelecimentos, uma vez que a referida falta de controle permitia que algumas lojas fechassem a plataforma contratada e selecionassem as músicas por conta própria.
Como cada gerente conseguia escolher a sua playlist, as lojas da marca não conseguiam conversar entre si, gerando uma conexão entre elas com relação a questão do áudio — fator que fazia com que a Stalker não construísse uma identidade sonora.
Além disso, outro ponto relevante é a questão da regionalização, uma vez que as lojas, de modo geral, costumam optar por tocar músicas mais regionais, sendo que a marca conta com uma proposta mais cosmopolita, sendo esse mais um fator que contribuía negativamente para a construção de uma identidade sonora.
O que é o case de sucesso da Stalker?
A Stalker, como vimos, é uma loja de roupas masculinas que visa transmitir um espírito livre e aventureiro e uma das empresas que utiliza os serviços da Listenx em todas as suas unidades, se tornando um case de sucesso.
De acordo com a Stalker, todos os problemas que a marca enfrentava anteriormente, antes da contratação da Listenx, foram solucionados, uma vez que não enfrentaram mais nenhum tipo de reclamação com relação a playlist, as músicas são sempre atualizadas e não são repetitivas.
Além disso, atualmente a marca consegue ter total controle sobre quais lojas estão usando o serviço da rádio e quais não estão — o que proporciona mais segurança com relação às músicas que estão sendo veiculadas nas lojas, uma vez que o software da Listenx permite que o fechamento da plataforma de músicas seja bloqueado.
Outro fator relevante é que a Stalker sempre foi prontamente atendida nos casos em que precisou do suporte da Listenx, como para a entrada de novas lojas e até mesmo para colocar o serviço de rádio em um showroom, sem enfrentar qualquer tipo de empecilho ou dificuldade.
Para encontrar a playlist ideal a gerente de marketing da Stalker, Karina Romcy, em conjunto com o especialista em programação musical da Listenx, criaram uma trilha sonora assertiva para a marca, com foco na identidade sonora que a loja desejava construir. Durante o processo de criação foi preciso equilibrar o conceito da marca, que está relacionada ao surf, piscina, aventura e tranquilidade, com a melhor estratégia de music branding.
Para tanto, a estratégia musical da Stalker foi montada com base em sonoridades mais orgânicas e bandas mais familiares, como Jack Johnson, Jason Mraz e Chimarruts, mesclando o reggae, o surf sound e o pop — ritmos que tanto os consumidores quanto os colaboradores da marca costumam gostar de ouvir.
É válido ressaltar, ainda, que é sempre interessante considerar também a equipe de colaboradores ao criar a identidade sonora de uma marca, uma vez que se trata de uma peça fundamental da ferramenta de venda.
Dessa maneira, todos esses fatores em conjunto atenderam plenamente as expectativas da Stalker, fazendo com que a marca se tornasse um case de sucesso por meio de um processo tranquilo e sem burocracia de criação de identidade sonora.
Atualmente, todas as lojas da Stalker contam com um ambiente agradável de compra dentro dos estabelecimentos, com músicas atualizadas que geram identificação com o consumidor e que criaram uma identidade para a marca.
Agora que você já conhece o nosso case de sucesso da Stalker e descobriu quais foram os benefícios que a marca obteve ao adotar o music branding, siga esse exemplo e implemente o quanto antes em seu estabelecimento essa estratégia de marketing a fim contar com uma trilha sonora que transmita a essência de sua marca.
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