Calma, alegria, nostalgia, prazer… A música é capaz de despertar diferentes sentimentos no ser humano. O ato de ouvir uma música por si só provoca uma reação cerebral que desencadeia tais sensações, o que pode levar à uma ação e consequentemente à tomada de decisão. Há algum tempo o marketing descobriu que uma estratégia bem fundamentada de music branding poderia impulsionar e posicionar uma marca de maneiras diferentes.
Foi isso que aconteceu com a Loungerie, marca de lingeries, que aderiu a estratégia de ambientação musical por meio de uma parceria com a Listenx. Neste artigo, você conhecerá o case de sucesso da marca e os resultados obtidos a partir disso. Antes, porém, entenda a importância de uma boa estratégia de music branding. Boa leitura!
Afinal, o que é o music branding?
Diferentes gêneros musicais podem provocar reações distintas em nossa mente. Isso confere à estratégia de music branding uma grande importância. Logo, é preciso saber como estruturar bem a proposta para que ela se adeque aos valores que a marca almeja passar para o consumidor.
A utilização dessa estratégia vai bem além de criar uma marca sonora e estabelecer uma playlist inesquecível. Ela também engloba táticas que têm por objetivo melhorar a experiência do consumidor e de todo o público que está envolvido com a marca, tais como os funcionários.
Quando bem estruturada a estratégia, as pessoas em torno da marca poderão ser influenciadas de quatro maneiras diferentes: fisiologicamente, psicologicamente, cognitivamente e comportamentalmente.
Ou seja, a indivíduo estabelece uma conexão mais profunda com uma marca e é impelido a tomada de ação, nesse caso, incentivado a comprar. Sem contar que o music branding ajuda a reduzir a poluição sonora e personalizar o ambiente, criando uma identidade sonora para a marca e trazendo a sensação de exclusividade ao comprador, característica determinante para criar a diferença na mente dele.
Como as estratégias de music branding ajudaram a Loungerie a vender mais?
A Loungerie chegou ao mercado de moda íntima em 2009, trazendo um novo conceito de lingeries. A ideia desde o princípio era a de oferecer a melhor experiência ao consumidor, com atendimento único, o que a tornou uma referência no segmento.
A marca foi a primeira cliente da Listenx que veio com a proposta de levar uma experiência musical nova para esse segmento de mercado. Além disso, ela trouxe um brandbook muito bem desenvolvido com conceitos de marketing fortalecidos. Ou seja, um plano de negócio claro, que sabia exatamente onde chegar e com quem falar.
De acordo com o especialista em programação musical Listenx, “a marca tem consciência forte do que representa e não tem como objetivo agradar a todos. Não querem tocar de tudo, não querem colocar todas as línguas, colocar pop ou nacional, eles são fechados no que eles realmente desejam”.
A partir disso, o programador relatou o desenvolvimento de uma trilha assertiva e diferente da grande maioria que existe hoje no mercado. Isso trouxe um diferencial para a sonorização da Loungerie, algo mais autêntico, que estava entre os objetivos da marca.
Quais os impactos das soluções da Listenx para as vendas da Loungerie?
A parceria de criação de uma trilha sonora exclusiva é considerada um case de sucesso para ambas as marcas. Há maturidade nas escolhas e sempre foco em algo que de fato converse com o público da empresa que contrata a Listenx.
No caso das Loungerie, a proposta não focou apenas nos clientes, mas também se preocupou em conversar com a equipe que compõem o quadro da marca. Por isso, na trilha sonora há musicas mais democráticas e acessíveis.
Grande parte da playlist é composta por ritmos como eletrônico, lounge e músicas mais alternativas. O programador musical que tocou o projeto da marca destaca que eles decidiram manter opções mais clássicas, porém criando uma dinâmica que conversasse com a faixa etária do público-alvo.
“Se for tocar pop eles preferem The Cure ou Madonna, por exemplo, algo que seja mais maduro e em inglês. Nós procuramos manter essa fatia que é voltada para equipe dentro dos conceitos da marca e de toda estrutura que converse com o resto da trilha”, ressalta o music expert.
Para Geremias Carvalho, coordenador de VM da Loungerie, o cuidado com esses detalhes fez toda a diferença. “Os estímulos vindos através de sonorização no momento da venda são importantes para atendermos as necessidades dos nossos clientes e atingirmos nossas metas. Foi perceptível pelas equipes de vendas e clientes a melhora na qualidade em sonorização”, conta.
Isso também se deve ao posicionamento forte da marca. Ela não quer ser tudo, o que é fundamental para alinhar as estratégias de marketing.
O programador musical do projeto destaca justamente tais características da marca. “A Loungerie é autêntica e trabalha o erotismo e sensualidade de uma maneira muita adulta. Ela consegue explorar o próprio universo de diferentes maneiras, mas sem fugir da raiz e sem querer abraçar todo mundo. O grande problema do marketing do Brasil é querer ser tanta coisa para tanta gente ao mesmo tempo. Com isso, acabam não conseguindo ser nada”, acrescenta.
Ao diminuir o leque, a marca conseguiu ampliar o grupo de pessoas a serem atingidas, sem deixar a sua personalidade de lado, trazendo algo leve e maduro onde é possível ser bonito de diversas maneira. Tais características são despertadas no momento que os clientes adentram as unidades da marca e podem sentir a sonorização dos ambientes.
Em suma, por saberem muito bem a imagem que queriam passar, o processo com a Listenx ajudou na parceria. Desde o início a marca deu liberdade para que o conteúdo musical fosse trabalhado o que fez com que chegassem a bons resultados. “Nas parcerias, principalmente de branding, todos querem crescer. Quanto mais você confiar no seu parceiro, mais os dois crescem”, conclui o especialista.
Ter uma boa estratégia de music branding faz toda a diferença quando se trata de despertar as emoções no consumidor e ajudá-lo na tomada de decisão no momento da compra. Como vimos, a Loungerie sabia onde queria chegar e conseguiu por meio da parceria com a Listenx traduzir isso para a ambientação musical das lojas da marca.
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