Com a competitividade intensa em vários segmentos da economia, o varejo vivencia um grande desafio, que é além de vender, oferecer uma experiência de compra completa e diferenciada aos clientes.
As ações englobam criar um ambiente agradável e ter um atendimento de qualidade e personalizado. Essas são algumas características essenciais para fidelizar clientes e levar o negócio a um lugar de vantagem sobre a concorrência.
Exemplo disso é o case de sucesso da Sumirê, que utilizou o marketing sensorial e a rádio personalizada para aprimorar o espaço interno das lojas proporcionando um momento de compra único e prazeroso. Saiba neste post como se deu essa parceria!
Quem é a Sumirê?
Com uma simbologia imponente, Sumirê é uma palavra de origem japonesa e significa a flor violeta, que representa toda a beleza e delicadeza tão natural nas mulheres. É o que dá nome ao grupo do segmento da perfumaria e especializada em cosméticos.
Fundada em 1984 pelo senhor Akio Koga, que teve a brilhante ideia de explorar um setor ainda pouco ativo no Brasil, que era o de lojas especializadas em produtos para beleza do público feminino.
Foi um marco que iniciou uma trajetória promissora, com união e persistência. Hoje, o grupo conta com quase 70 lojas no estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, sendo considerada, a maior rede de perfumarias do país.
Quais eram os objetivos da empresa?
De acordo com a Ana Paula Ribeiro, marketing da Sumirê, a empresa sentiu a necessidade de inovar e melhorar a experiência de compra dos clientes, evoluindo para um momento único e incrível.
Para tanto, o objetivo traçado foi trazer uma comunicação padrão para todas as lojas e levar informações de qualidade tanto para os clientes, quanto para os funcionários — uma forma automatizada e inteligente de criar um ambiente com músicas, e anúncios de acordo com o público e com os produtos comercializados.
Com o passar dos anos, o mercado e as pessoas estão mais exigentes e dão preferência para estabelecimentos que explorem bem o momento de compra, ou seja, criando diferenciais para que os clientes permaneçam mais tempo na loja. Esse fator é essencial para fidelizar o público e influenciar a decisão de compra.
Como surgiu a conexão da Listenx com os objetivos pretendidos pela Sumirê?
A Sumirê utilizava o ambiente FM como música ambiente das suas lojas e por meio do contato com um vendedor da Listenx, a empresa conheceu a ListenPlay.
Logo se percebeu que o sistema era ideal para os objetivos de aprimorar a comunicação e criar uma identidade musical personalizada. Um serviço que permitiu utilizar anúncios comerciais próprios em meio a uma programação musical planejada, com o controle centralizado e remoto.
Quais eram as dificuldades da Sumirê?
A equipe do marketing da Sumirê encontrava dificuldades para manter uma playlist atualizada com a inserção de gravações de anúncios e comerciais em tempo hábil, de forma customizada e definida de acordo com a estratégia da marca.
Os obstáculos encontrados pela Sumirê eram comuns e previstos em negócios que desejam implementar a sonorização de ambientes no comércio, mas, sem um planejamento estratégico e com suporte de um profissional especializado, o efeito negativo seria inevitável.
Quais foram os principais ganhos?
A Sumirê entendeu que proporcionar aos clientes um ambiente de compra confortável, com uma comunicação eficiente e um marketing sensorial aplicado de forma inteligente e estratégica era fundamental para aumentar as vendas.
Os principais ganhos para a empresa foram o controle e personalização da sonorização de ambientes, livre de repetições ou propagandas desnecessárias e cansativas, afetando negativamente os funcionários e clientes.
O sistema da Listenx é leve e não compromete a funcionalidade diária do computador, que, protegido por senha concede o acesso apenas de pessoas cadastradas e autorizadas a fazerem alterações.
Esse é um recurso que inibe as possibilidades de alguém que não seja cadastrado, colocar músicas de gosto próprio e incompatíveis com o estabelecimento ou com a marca — um benefício trazido pela parceria.
O que foi resolvido com a contratação da Listenx?
A rádio interna foi personalizada levando em consideração os objetivos da Sumirê, seu público-alvo e os produtos comercializados. Com a contratação da Listenx, a resposta foi eficiente e rápida, trazendo benefícios importantes para os clientes e motivação para os colaboradores.
Os principais problemas resolvidos e soluções apresentadas, foram:
- eficiência da comunicação inserindo dicas para os clientes;
- definição da identidade sonora;
- playlist repetitiva e com músicas desagradáveis;
- segurança total e controle remoto do que está tocando nas lojas;
- todo o processo foi automatizado;
- economia de tempo;
- inserir anúncios comerciais entre a programação;
- comerciais e anúncios de acordo com a identidade da marca;
- sistema bloqueado por senha para evitar que pessoas alterem a programação.
Além disso, de acordo com as estratégias definidas pelo marketing da Sumirê, o sistema da Listenx preenche 100% das necessidades da empresa. A parceria Listenx e Sumirê fez tanto sucesso que a própria empresa faz questão e recomendar a outros estabelecimentos.
A identidade sonora personalizada só trouxe benefícios, pois os clientes elogiam muito as músicas e o conteúdo que é reproduzido com dicas e informações, o que é um ponto super positivo para experiência de compra.
A Listenx é a melhor alternativa para ter excelência no marketing sensorial
Contar com uma sonorização de ambientes planejada e inteligente é um diferencial estratégico muito importante, que contribui muito para melhorar os resultados. É um investimento que impulsiona o negócio e fideliza os clientes, pois a música tem esse poder total de influência.
O apoio profissional é indispensável para garantir o bom funcionamento do sistema, sobretudo, para que a empresa tenha a melhor identidade musical, crie anúncios e propagandas eficientes, adequadas ao propósito da marca.
A Listenx é a melhor opção e oferece produtos exclusivos — a ListenPlay e o Music Branding— como ferramentas inteligentes e modernas para ambientes em que a satisfação do cliente é o melhor caminho de fidelização.
Assim como relatado no case de sucesso da Sumirê, a empresa agora dispõe de um serviço de comunicação profissional, personalizado e padronizado. Um passo deliciosamente ousado para quem entende de beleza e bom gosto.
Que tal essa bela parceria entre a ListenX e a Sumirê? Se você deseja adotar estratégias do marketing sensorial e alcançar tanto sucesso quanto a gigante dos cosméticos, entre em contato com a gente para criarmos juntos um serviço completamente personalizado!