Por Nayara Santos em 31.01.2020

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas.

Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é crucial para que o cliente retorne ou faça recomendações do estabelecimento. Contudo, a grande questão é: como fazer isso?

Se você deseja ter uma experiência recompensadora ao melhorar a experiência do cliente em sua empresa, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e descubra como aumentar as suas vendas fidelizando clientes e recebendo indicações!

Entenda as necessidades do cliente

O primeiro passo é, sem dúvidas, entender as necessidades do cliente, afinal, você precisa saber o que ele precisa e deseja para que seja possível atender às suas expectativas. Nesse sentido, lembre-se que escutar os próprios usuários é fundamental para melhorar a qualidade de um negócio.

Para descobrir o que o seu cliente deseja, o ideal é ouvir atentamente quais são as suas dúvidas e reclamações. Para tanto, o empresário pode contar com feedbacks a fim de melhorar itens que, até aquele momento, não tinham sido notados pela equipe.

Ao buscar ouvir os clientes e corrigir os problemas ou implementar as soluções, os consumidores devem perceber as mudanças e, consequentemente, devem ajudar na divulgação da marca em razão da boa experiência oferecida.

Utilize soluções tecnológicas

Hoje em dia, apesar de muitos empreendedores ainda não utilizarem esse recurso, as soluções tecnológicas são capazes de melhorar de maneira considerável a experiência do cliente.

Quando se tem um grande número de clientes sabemos que pode ser difícil dar a devida atenção a cada um deles, especialmente em momentos delicados depois da venda (como quando o produto adquirido apresenta algum defeito).

Contudo, até mesmo a etapa depois da venda ainda caracteriza a experiência do cliente e quando não é prestado um bom suporte, é comum que haja uma repercussão negativa sobre a empresa por parte do consumidor.

Para ajudá-lo nesse momento é possível utilizar ferramentas tecnológicas, como chatbots —robôs que conseguem tirar as dúvidas mais simples dos clientes em canais de comunicação como Whatsapp, Telegram e Messenger.

Os chatbots conseguem facilitar e melhorar a experiência do cliente, uma vez que conseguem esclarecer dúvidas relacionadas ao produto e responder sobre detalhes técnicos.


Dessa maneira, a equipe de colaboradores deve receber muito menos chamados, uma vez que as perguntas genéricas são respondidas pelo robô, e consequentemente conseguem oferecer um atendimento personalizado e com mais qualidade em dúvidas e problemas mais específicos.

Invista na melhora do ambiente

Um ambiente acolhedor é capaz de fidelizar o cliente e até mesmo faz com que o consumidor passe mais tempo na loja do que ele pretendia ficar inicialmente, uma vez que temos vontade de permanecer por mais tempo em um local acolhedor.

No entanto, a situação contrária também pode correr, afinal, um ambiente desagradável também é capaz de fazer com que o cliente vá embora sem consumir o que ele desejava, apenas porque queria sair daquele espaço desconfortável o mais rápido possível.

Além disso, quando você oferece um ambiente confortável e acolhedor o cliente passa a priorizar o seu estabelecimento em vez de frequentar o dos concorrentes, uma vez que a tendência é que o consumidor favoreça o estabelecimento que oferece um serviço diferenciado.

É justamente nesse momento, quando o cliente passa a consumir de forma contínua em um determinado empreendimento em detrimento de outros, que é possível dizer que ele é fiel.

Promova o treinamento dos vendedores

O primeiro contato do cliente com o seu empreendimento, em geral, ocorre por meio do vendedor — a pessoa que representa a sua marca no dia a dia. Um bom profissional deve fazer o máximo de esforço para que o cliente se sinta bem atendido e adquira o produto ou serviço.

Oferecer um bom atendimento e um contato íntimo e respeitoso é uma das melhores maneiras de deixar o cliente satisfeito com os produtos e serviços oferecidos e, ainda, de fidelizá-lo.

Contudo, para colher esses frutos é preciso que a equipe de colaboradores esteja capacitada e treinada para atender a todos os tipos de demanda (inclusive sugestões e reclamações) sempre de maneira educada, cordial e respeitosa.

Muitos vendedores não recebem o treinamento adequado e, por essa razão, não sabem representar a marca da maneira que o empresário deseja. Assim, promover o treinamento dos vendedores para que eles saibam como proceder é primordial para que a sua empresa adquira uma grande vantagem competitiva em razão do bom atendimento que oferece.

Faça pesquisas internas sobre o assunto

Fazer pesquisas internas para descobrir a respeito da experiência do cliente é sempre importante, tanto antes quanto depois de colocar em prática as dicas que apresentamos.

É importante fazer esse tipo de pesquisa para ter conhecimento a respeito do nível de satisfação do seu público a fim de descobrir quanto o cliente está propenso a consumir o seu produto ou serviço novamente e recomendá-lo a um conhecido, afinal, somente realizando esse tipo de pesquisa é possível obter informações verdadeiras e mais precisas a respeito da verdadeira experiência do cliente.

Além disso, é possível fazer uma métrica para comparar o nível de satisfação dos consumidores antes e depois de implementar as dicas que apresentamos para conferir como a experiência do cliente é importante.

Essa pesquisa pode ser feita, por exemplo, por meio de breves questionários em que visam classificar, em uma escala de 0 a 10, qual é o nível de satisfação do cliente com relação aos produtos e a empresa, em geral. Por fim, depois de receber as notas, as classifique e faça comparativos a fim de descobrir em quais pontos ainda é possível melhorar.

Agora que você já terminou a leitura do post, deve ter percebido a importância da experiência do cliente, uma vez que ela é capaz de fidelizar os consumidores e fazer com que eles divulguem a marca. Dessa maneira, lembre-se sempre que se trata de um investimento vantajoso que oferece mais visibilidade para a empresa e, consequentemente, aumenta os seus lucros!

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