Por Nayara Santos em 13.06.2022

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias. 

Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da sua empresa. O que pouparia bastante tempo, e até mesmo dinheiro, para conseguir colocar em prática o marketing de experiência.

O marketing de experiência é uma estratégia em que as emoções dos clientes são utilizadas para que eles sejam envolvidos em uma ação. Assim, os consumidores vivenciam bons momentos e os relacionam com a marca. A tendência é que eles voltem para novas compras, e ainda divulguem a sua loja para amigos e familiares.

Vale lembrar que as experiências podem ser percebidas de diversas formas e é por isso que você pode ser bem criativo ao desenvolver esse tipo de estratégia. Siga com a gente e conheça alguns cases de marketing de experiência para se inspirar. 

Ao final deste artigo, ainda vamos trazer todas as informações necessárias para você criar a sua estratégia de marketing de experiência. Aproveite e boa leitura!

1. Canal TNT

O canal de televisão TNT tem um case de marketing de experiência bastante interessante, desenvolvido na Bélgica. A emissora instalou um botão vermelho com uma seta em uma esquina com grande circulação de pessoas. Próximo ao botão havia uma mensagem com os dizeres “Aperte aqui para começar o drama”.

Assim que alguém apertava o botão, se iniciava uma encenação de cenas de lutas, similares às que são exibidas nos filmes de ação exibidos pelo canal. Os transeuntes se viam envolvidos em uma experiência única, como se fossem atores de cinema.

Após o término da cena, um tecido era jogado do alto de um prédio próximo e o logotipo do canal era mostrado. Todas as interações foram filmadas e viraram comerciais exibidos nos intervalos da programação do canal de TV.

Esse tipo de ação envolve o consumidor, fazendo com que ele experimente diferentes emoções e as associe com a marca, neste caso, a TNT. Esse tipo de estratégia faz com que a experiência fique gravada na mente de quem participou, e até mesmo na de quem estava apenas assistindo.

2. McDonald’s

As filiais do McDonald’s em Amsterdã também têm um case de marketing de experiência no qual você pode se inspirar. Nas lanchonetes, foram instalados monitores de TV, que mostravam as ofertas do dia, preços dos sanduíches, dentre outros.

Quando algum cliente pedia um Maestro Burguer, no entanto, era surpreendido por uma orquestra, que aparecia nas telas tocando uma canção especial. Todas as pessoas presentes na lanchonete podiam ver a apresentação e o cliente que pediu o hambúrguer vivenciava uma situação inusitada.

Nesse caso, a música foi responsável por proporcionar uma boa experiência aos clientes. O mesmo pode ser feito por qualquer comércio varejista, com o uso de playlists personalizadas, por exemplo.


A música proporciona uma experiência de compra única, sendo o music branding um grande aliado dessa vertente do marketing. Em supermercados, lojas de roupas, salões de beleza ou qualquer outro tipo de estabelecimento, certamente as pessoas se sentirão mais à vontade se tiverem uma boa trilha sonora de fundo.

3. Saraiva

Não é preciso inovar muito para ter um cases sucesso de marketing de experiência. Muitas vezes é a simplicidade que fará com que o cliente se surpreenda positivamente com a marca e se torne um consumidor fiel.

Essa foi a forma que a livraria Saraiva encontrou para surpreender os seus clientes, apostando em uma iluminação diferenciada e que fosse ideal para leitura. O objetivo era permitir o máximo de conforto para que os clientes pudessem explorar os livros disponíveis, lendo pequenos trechos e escolhendo aqueles que mais lhe agradavam. Da mesma forma, os clientes ainda poderiam ler os livros adquiridos no próprio local.

Para isso, a Saraiva também disponibilizou poltronas, cafezinho e outros itens que fazem com que as pessoas se sintam confortáveis na livraria. Tudo isso é feito pensando na boa experiência que se terá ao consumir os livros, fazendo uma leitura agradável e também conversando com outros amantes da literatura.

4. Sprite

O próximo case de marketing de experiência de sucesso que vamos falar é o do refrigerante Sprite. No calor do verão carioca, ela promoveu uma ação de marketing de experiência divertida no Rio de Janeiro. Foram instalados nas praias e calçadões, chuveiros, que imitam as máquinas de refil encontradas nas redes de fast food.

A ideia é que as pessoas pudessem tomar um banho bem refrescante e aliviar o calor intenso, assim como acontece quando bebem os refrigerantes da Sprite. Ou seja, essa foi, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção para a marca, já que muitas pessoas queriam testar os tais chuveiros.

Neste case, o que predominou foi a criatividade da marca, chamando os tais chuveiros de Sprite Shower. Entretanto, eles também queriam fazer com que os usuários de tal atração se lembrassem da refrescância que a bebida proporciona.

5. Anitta

A cantora Anitta também está entre os nossos cases de marketing de experiência. Na época do lançamento de seu álbum Checkmate, a artista promoveu uma ação muito interessante em diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras.

O nome do álbum da cantora fazia alusão a uma jogada de xadrez, em que o rei adversário é encurralado e o jogo acaba. O jogador que der o checkmate ganha a partida. Assim, foi anunciado na imprensa que a cada mês seria lançado um novo videoclipe, de uma das músicas do disco.

Antes do lançamento, peças enormes do jogo de xadrez eram dispostas em locais públicos das capitais do nosso país. A atenção das pessoas era despertada e, logo depois, um novo vídeo era lançado nas redes sociais de Anitta.

Todo mundo sabe que a Anitta é um grande exemplo de sucesso de empreendedorismo no Brasil, afinal, além de cantora, ela ainda gerencia com maestria a sua carreira. Essa ação de marketing promovida por ela mostra o quanto é importante despertar a curiosidade do consumidor. 

Esse tipo de ação mantém o consumidor de olho no que está por vir e sempre seguindo as postagens e tudo o que a artista tinha a comentar. Ou seja, aumentou a sua visibilidade e fez com que as pessoas comentassem o que estava acontecendo.

6. The North Face

Na Coreia do Sul, a famosa marca de roupas The North Face promoveu uma ação interessante de marketing de experiência. Em um shopping, foi instalada uma parede de escalada.

No topo da parede havia jaquetas da marca penduradas. As pessoas que passavam no local podiam tentar escalar a superfície e, quem conseguisse chegar no topo em 30 segundos e pegar a jaqueta, poderia ficar com o produto, sem ter que pagar nada por isso. Divertido, não é mesmo?

Da mesma forma que a TNT e a Sprite, a The North Face conseguiu envolver o cliente em sua ação de marketing, transformando algo que poderia ser apenas visual em algo que o cliente pode realmente participar e interagir. Ou seja, ofereceu uma experiência incrível para quem participou e para quem viu a ação acontecendo.

7. Natura

Uma ação de marketing de experiência na Natura também foi muito comentada, quando realizada. A ideia era promover a linha Natura Plant e mostrar como as mulheres são especiais.

Para isso, foi feita uma parceria com a Ingresso.com e com a rede de cinemas Cinemark. Sempre que alguém comprava mais de um ingresso para uma sessão de filmes pela plataforma, era perguntado se uma mulher iria acompanhar o comprador.

Em caso positivo, o comprador era convidado a gravar um vídeo homenageando a acompanhante. Os vídeos eram exibidos na tela do cinema, antes do início dos filmes, surpreendendo muitas esposas, namoradas, mães e amigas. Teve até pedido de casamento feito na frente de todos os presentes na sessão.

Esses são alguns exemplos de cases de sucesso do marketing de experiência, que podem servir de inspiração para que você possa implementá-los também na sua empresa e proporcionar emoções únicas para os seus clientes.

Ao observar os cases de marketing de experiência, lembre-se sempre das vantagens que esse tipo de estratégia oferece, como a atração e fidelização de clientes, bem como a cultura de feedbacks.

Crie a sua estratégia de marketing de experiência

Com tantos casos de marketing de experiência provavelmente você ficou com vontade de criar a sua própria estratégia, não é mesmo? Afinal, não tem nada que seja melhor para uma marca do que ficar na mente dos clientes e fidelizá-los. A seguir abordaremos alguns pontos nos quais você deve focar para oferecer aos seus clientes uma excelente experiência de compras.

1. Conheça os seus clientes

Esse pode até parecer algo óbvio, mas que mesmo assim muitos gestores não dão o devido crédito. Conhecer o seu cliente permite que você elabore estratégias certeiras, ou seja, que conseguem atrair a atenção deles e fazer com que eles comprem com você.

Para isso é necessário que você tenha uma visão mais ampla do que simplesmente saber qual é a faixa etária, classe social, sexo e região em que a pessoa mora ou trabalha. É preciso entender quais são os desejos, os problemas, os hobbies, a família, dentre outros. 

Justamente para isso existe o chamado brand persona, em que você cria personagens fictícios com base nas características dos clientes. Assim, ao criar estratégias de marketing, incluindo o de experiência, você consegue dar um melhor direcionamento para elas, aumentando as chances de sucesso.

2. Invista em marketing sensorial

Se tem uma estratégia de marketing que anda de mãos dadas com o marketing de experiência é o marketing sensorial. Ele busca, através de estímulos dos cinco sentidos, oferecer uma experiência de compras única e um ambiente agradável para os clientes fazerem as compras.

Assim, você pode passar a oferecer música ambiente na sua loja, ação essa utilizada por muitas empresas do varejo, dos mais diferentes ramos. Essa ação permite que o cliente se identifique com a música, perceba aquele ambiente como agradável e aumente o tempo de permanência. E, quando isso acontece, muitas vezes ele acaba comprando mais. Aqui a gente te conta como a música é capaz de influenciar a sua loja.

Outra forma de fazer isso é investindo na aromatização da loja, trazendo um cheirinho característico e que permita o imediato reconhecimento e lembrando da marca. Um exemplo clássico da boa implementação dessa estratégia é a marca de calçados femininos Melissa. Quem usou ou conhece o cheiro provavelmente deve ter se lembrado dele agora.

Ainda, empresas do ramo alimentício podem apostar na degustação de produtos, oferecendo pequenas porções para os clientes experimentarem produtos. Mas claro, que esse sentido também pode ser explorado por outras empresas, de modo semelhante ao que a Saraiva fez ao colocar cafeterias dentro das suas lojas.

3. Treine a sua equipe de vendas

Por último, mas longe de ser o menos importante, está o treinamento da sua equipe de vendas e todos os profissionais que tenham contato direto com o cliente. Eles devem saber conversar com o cliente e entender qual solução o cliente busca, ainda se antecipando às eventuais necessidades que os clientes possam ter.

Lembre-se que, um bom atendimento vai muito além da cordialidade, o cliente precisa se sentir como o centro da atenção do vendedor. Se isso acontecer, você aumenta consideravelmente as chances de fidelizá-lo.

Para isso, é essencial que você invista em treinamento para os seus vendedores, ensinando muito mais do que técnicas de vendas, mas também em como ter empatia. Cursos de reciclagem também devem ser programados e realizados periodicamente. Desta forma, você mantém todos os conceitos importantes frescos na mente dos vendedores.

E então, pronto para começar a implementar o marketing de experiência na sua loja? Se inspire nos nossos cases e nas nossas dicas e comece a se destacar da concorrência agora mesmo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo! O conceito de marketing de relacionamento O…

Por Nayara Santos em 14.06.2016

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra. Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo,…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras. Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes.…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos