Por Nayara Santos em 13.06.2022

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias. 

Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da sua empresa. O que pouparia bastante tempo, e até mesmo dinheiro, para conseguir colocar em prática o marketing de experiência.

O marketing de experiência é uma estratégia em que as emoções dos clientes são utilizadas para que eles sejam envolvidos em uma ação. Assim, os consumidores vivenciam bons momentos e os relacionam com a marca. A tendência é que eles voltem para novas compras, e ainda divulguem a sua loja para amigos e familiares.

Vale lembrar que as experiências podem ser percebidas de diversas formas e é por isso que você pode ser bem criativo ao desenvolver esse tipo de estratégia. Siga com a gente e conheça alguns cases de marketing de experiência para se inspirar. 

Ao final deste artigo, ainda vamos trazer todas as informações necessárias para você criar a sua estratégia de marketing de experiência. Aproveite e boa leitura!

1. Canal TNT

O canal de televisão TNT tem um case de marketing de experiência bastante interessante, desenvolvido na Bélgica. A emissora instalou um botão vermelho com uma seta em uma esquina com grande circulação de pessoas. Próximo ao botão havia uma mensagem com os dizeres “Aperte aqui para começar o drama”.

Assim que alguém apertava o botão, se iniciava uma encenação de cenas de lutas, similares às que são exibidas nos filmes de ação exibidos pelo canal. Os transeuntes se viam envolvidos em uma experiência única, como se fossem atores de cinema.

Após o término da cena, um tecido era jogado do alto de um prédio próximo e o logotipo do canal era mostrado. Todas as interações foram filmadas e viraram comerciais exibidos nos intervalos da programação do canal de TV.

Esse tipo de ação envolve o consumidor, fazendo com que ele experimente diferentes emoções e as associe com a marca, neste caso, a TNT. Esse tipo de estratégia faz com que a experiência fique gravada na mente de quem participou, e até mesmo na de quem estava apenas assistindo.

2. McDonald’s

As filiais do McDonald’s em Amsterdã também têm um case de marketing de experiência no qual você pode se inspirar. Nas lanchonetes, foram instalados monitores de TV, que mostravam as ofertas do dia, preços dos sanduíches, dentre outros.

Quando algum cliente pedia um Maestro Burguer, no entanto, era surpreendido por uma orquestra, que aparecia nas telas tocando uma canção especial. Todas as pessoas presentes na lanchonete podiam ver a apresentação e o cliente que pediu o hambúrguer vivenciava uma situação inusitada.

Nesse caso, a música foi responsável por proporcionar uma boa experiência aos clientes. O mesmo pode ser feito por qualquer comércio varejista, com o uso de playlists personalizadas, por exemplo.


A música proporciona uma experiência de compra única, sendo o music branding um grande aliado dessa vertente do marketing. Em supermercados, lojas de roupas, salões de beleza ou qualquer outro tipo de estabelecimento, certamente as pessoas se sentirão mais à vontade se tiverem uma boa trilha sonora de fundo.

3. Saraiva

Não é preciso inovar muito para ter um cases sucesso de marketing de experiência. Muitas vezes é a simplicidade que fará com que o cliente se surpreenda positivamente com a marca e se torne um consumidor fiel.

Essa foi a forma que a livraria Saraiva encontrou para surpreender os seus clientes, apostando em uma iluminação diferenciada e que fosse ideal para leitura. O objetivo era permitir o máximo de conforto para que os clientes pudessem explorar os livros disponíveis, lendo pequenos trechos e escolhendo aqueles que mais lhe agradavam. Da mesma forma, os clientes ainda poderiam ler os livros adquiridos no próprio local.

Para isso, a Saraiva também disponibilizou poltronas, cafezinho e outros itens que fazem com que as pessoas se sintam confortáveis na livraria. Tudo isso é feito pensando na boa experiência que se terá ao consumir os livros, fazendo uma leitura agradável e também conversando com outros amantes da literatura.

4. Sprite

O próximo case de marketing de experiência de sucesso que vamos falar é o do refrigerante Sprite. No calor do verão carioca, ela promoveu uma ação de marketing de experiência divertida no Rio de Janeiro. Foram instalados nas praias e calçadões, chuveiros, que imitam as máquinas de refil encontradas nas redes de fast food.

A ideia é que as pessoas pudessem tomar um banho bem refrescante e aliviar o calor intenso, assim como acontece quando bebem os refrigerantes da Sprite. Ou seja, essa foi, sem dúvida alguma, uma forma de chamar a atenção para a marca, já que muitas pessoas queriam testar os tais chuveiros.

Neste case, o que predominou foi a criatividade da marca, chamando os tais chuveiros de Sprite Shower. Entretanto, eles também queriam fazer com que os usuários de tal atração se lembrassem da refrescância que a bebida proporciona.

5. Anitta

A cantora Anitta também está entre os nossos cases de marketing de experiência. Na época do lançamento de seu álbum Checkmate, a artista promoveu uma ação muito interessante em diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras.

O nome do álbum da cantora fazia alusão a uma jogada de xadrez, em que o rei adversário é encurralado e o jogo acaba. O jogador que der o checkmate ganha a partida. Assim, foi anunciado na imprensa que a cada mês seria lançado um novo videoclipe, de uma das músicas do disco.

Antes do lançamento, peças enormes do jogo de xadrez eram dispostas em locais públicos das capitais do nosso país. A atenção das pessoas era despertada e, logo depois, um novo vídeo era lançado nas redes sociais de Anitta.

Todo mundo sabe que a Anitta é um grande exemplo de sucesso de empreendedorismo no Brasil, afinal, além de cantora, ela ainda gerencia com maestria a sua carreira. Essa ação de marketing promovida por ela mostra o quanto é importante despertar a curiosidade do consumidor. 

Esse tipo de ação mantém o consumidor de olho no que está por vir e sempre seguindo as postagens e tudo o que a artista tinha a comentar. Ou seja, aumentou a sua visibilidade e fez com que as pessoas comentassem o que estava acontecendo.

6. The North Face

Na Coreia do Sul, a famosa marca de roupas The North Face promoveu uma ação interessante de marketing de experiência. Em um shopping, foi instalada uma parede de escalada.

No topo da parede havia jaquetas da marca penduradas. As pessoas que passavam no local podiam tentar escalar a superfície e, quem conseguisse chegar no topo em 30 segundos e pegar a jaqueta, poderia ficar com o produto, sem ter que pagar nada por isso. Divertido, não é mesmo?

Da mesma forma que a TNT e a Sprite, a The North Face conseguiu envolver o cliente em sua ação de marketing, transformando algo que poderia ser apenas visual em algo que o cliente pode realmente participar e interagir. Ou seja, ofereceu uma experiência incrível para quem participou e para quem viu a ação acontecendo.

7. Natura

Uma ação de marketing de experiência na Natura também foi muito comentada, quando realizada. A ideia era promover a linha Natura Plant e mostrar como as mulheres são especiais.

Para isso, foi feita uma parceria com a Ingresso.com e com a rede de cinemas Cinemark. Sempre que alguém comprava mais de um ingresso para uma sessão de filmes pela plataforma, era perguntado se uma mulher iria acompanhar o comprador.

Em caso positivo, o comprador era convidado a gravar um vídeo homenageando a acompanhante. Os vídeos eram exibidos na tela do cinema, antes do início dos filmes, surpreendendo muitas esposas, namoradas, mães e amigas. Teve até pedido de casamento feito na frente de todos os presentes na sessão.

Esses são alguns exemplos de cases de sucesso do marketing de experiência, que podem servir de inspiração para que você possa implementá-los também na sua empresa e proporcionar emoções únicas para os seus clientes.

Ao observar os cases de marketing de experiência, lembre-se sempre das vantagens que esse tipo de estratégia oferece, como a atração e fidelização de clientes, bem como a cultura de feedbacks.

Crie a sua estratégia de marketing de experiência

Com tantos casos de marketing de experiência provavelmente você ficou com vontade de criar a sua própria estratégia, não é mesmo? Afinal, não tem nada que seja melhor para uma marca do que ficar na mente dos clientes e fidelizá-los. A seguir abordaremos alguns pontos nos quais você deve focar para oferecer aos seus clientes uma excelente experiência de compras.

1. Conheça os seus clientes

Esse pode até parecer algo óbvio, mas que mesmo assim muitos gestores não dão o devido crédito. Conhecer o seu cliente permite que você elabore estratégias certeiras, ou seja, que conseguem atrair a atenção deles e fazer com que eles comprem com você.

Para isso é necessário que você tenha uma visão mais ampla do que simplesmente saber qual é a faixa etária, classe social, sexo e região em que a pessoa mora ou trabalha. É preciso entender quais são os desejos, os problemas, os hobbies, a família, dentre outros. 

Justamente para isso existe o chamado brand persona, em que você cria personagens fictícios com base nas características dos clientes. Assim, ao criar estratégias de marketing, incluindo o de experiência, você consegue dar um melhor direcionamento para elas, aumentando as chances de sucesso.

2. Invista em marketing sensorial

Se tem uma estratégia de marketing que anda de mãos dadas com o marketing de experiência é o marketing sensorial. Ele busca, através de estímulos dos cinco sentidos, oferecer uma experiência de compras única e um ambiente agradável para os clientes fazerem as compras.

Assim, você pode passar a oferecer música ambiente na sua loja, ação essa utilizada por muitas empresas do varejo, dos mais diferentes ramos. Essa ação permite que o cliente se identifique com a música, perceba aquele ambiente como agradável e aumente o tempo de permanência. E, quando isso acontece, muitas vezes ele acaba comprando mais. Aqui a gente te conta como a música é capaz de influenciar a sua loja.

Outra forma de fazer isso é investindo na aromatização da loja, trazendo um cheirinho característico e que permita o imediato reconhecimento e lembrando da marca. Um exemplo clássico da boa implementação dessa estratégia é a marca de calçados femininos Melissa. Quem usou ou conhece o cheiro provavelmente deve ter se lembrado dele agora.

Ainda, empresas do ramo alimentício podem apostar na degustação de produtos, oferecendo pequenas porções para os clientes experimentarem produtos. Mas claro, que esse sentido também pode ser explorado por outras empresas, de modo semelhante ao que a Saraiva fez ao colocar cafeterias dentro das suas lojas.

3. Treine a sua equipe de vendas

Por último, mas longe de ser o menos importante, está o treinamento da sua equipe de vendas e todos os profissionais que tenham contato direto com o cliente. Eles devem saber conversar com o cliente e entender qual solução o cliente busca, ainda se antecipando às eventuais necessidades que os clientes possam ter.

Lembre-se que, um bom atendimento vai muito além da cordialidade, o cliente precisa se sentir como o centro da atenção do vendedor. Se isso acontecer, você aumenta consideravelmente as chances de fidelizá-lo.

Para isso, é essencial que você invista em treinamento para os seus vendedores, ensinando muito mais do que técnicas de vendas, mas também em como ter empatia. Cursos de reciclagem também devem ser programados e realizados periodicamente. Desta forma, você mantém todos os conceitos importantes frescos na mente dos vendedores.

E então, pronto para começar a implementar o marketing de experiência na sua loja? Se inspire nos nossos cases e nas nossas dicas e comece a se destacar da concorrência agora mesmo!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera. Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele,…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência. Para isso, torna-se necessário criar um…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos