Por Nayara Santos em 04.05.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo!

Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e de confiança. Para que isso aconteça é essencial que você, como varejista, seja capaz de oferecer ao cliente uma boa experiência de compras. Afinal, se quando o cliente se relacionar com a marca ele tiver uma experiência ruim, não haverá confiança.

Por isso, preparamos esse artigo para te contar mais sobre o que é a experiência do cliente e quais os fundamentos aos quais você deve ficar atento para conseguir encantar os clientes. Confira!

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente é a vivência que o cliente tem quando ele se relaciona com uma determinada marca. Provavelmente você já deve ter tido experiências ruins com algumas lojas e que fizeram com que você não voltasse mais. 

Por outro lado, em algumas lojas provavelmente você foi tão bem atendido que acaba retornando sem nem sequer pesquisar se aquele realmente é o local mais barato. Por isso, oferecer ao cliente uma boa experiência de compras é essencial, já que ele pode se tornar um cliente fiel e continuar voltando para outras compras.

Existem diferentes formas de conseguir oferecer para o cliente uma boa experiência, sendo que as necessidades podem mudar conforme a etapa da jornada de compras que o cliente está. Algumas formas de se fazer isso são:

  • Site com boa navegabilidade;
  • Segurança para a realização de compras online;
  • Equipe de vendas bem treinada;
  • Música ambiente;
  • Um bom layout na loja;
  • Prateleiras organizadas;
  • Fazer promoções presenteando o cliente;
  • Oferecer um clube de fidelidade.

Fundamentos da experiência do cliente para a sua loja

A seguir falaremos sobre quais são os fundamentos da experiência do cliente para que você possa colocar em prática na sua empresa.

1. Personalização do atendimento

Quanto mais personalizado for o atendimento oferecido na sua loja melhor. Para conseguir oferecer esse tipo de atendimento é essencial conhecer quais são os gostos pessoais dos clientes e as características de quem está comprando na sua loja.


Uma excelente forma de conhecer melhor o seu cliente é através de pesquisas com consumidores, bem como adotando a estratégia de brand persona. Munido de informações você conseguirá personalizar o atendimento e criar uma relação entre cliente e empresa.

2. Integridade da empresa

Cada vez mais os consumidores estão em busca de marcas que tenham os mesmo princípios que ele. Por isso, eles exigem que as marcas se posicionem com relação a questões atuais, bem como realizem ações para construir um mundo melhor.

Por isso, ter a identidade, os valores e a missão da sua empresa bem definidos e demonstrar isso na comunicação com o cliente, é importantíssimo. Afinal, você não vai querer colocar a reputação da sua empresa em risco por coisas que você não concorda ou acredita.

3. Lidando com as expectativas do clientes

Quando o consumidor gosta de uma marca é natural que ele crie expectativas sobre os produtos que serão lançados. Um bom exemplo disso é a Apple, cujos adeptos sempre ficam ansiosos para saber quais as novidades do novo modelo do Iphone.

Mas isso acontece com todas as marcas, portanto, uma boa gestão de experiência do cliente inclui saber gerenciar essas exigências. Ou seja, atendendo-as sempre que possível, mas contornando eventuais desapontamentos que surgirão quando a expectativa do cliente não for atendida.

4. Capacidade de resolver problemas

O próximo fundamento da experiência do cliente está relacionado com a capacidade que a empresa tem em resolver eventuais problemas. Uma coisa é fato, não importa o que eficiente sejam os seus processos, em algum momento haverá um problema e, saber lidar com ele de modo que os seus clientes saiam satisfeitos é um diferencial.

Se na hora de resolver o problema a empresa coloca o cliente em primeiro lugar, as chances de fidelizá-lo podem ser muito grandes. Afinal, o cliente vai perceber esse esforço por parte da empresa e vai passar a confiar nela novamente.

Se quiser conferir mais sobre os pilares da rotina administrativa no varejo, faça o download do nosso material gratuito.

5. Agilidade e facilidade no atendimento

Pouquíssimos clientes têm tempo, ou mesmo paciência, para ficar aguardando ser atendido em uma chamada telefônica. Isso fez com que cada vez os consumidores optarem por formas mais rápidas de entrar em contato com a empresa, tais como chat pelo site, mensagem pelo WhatsApp ou Messenger e até mesmo e-mail.

Portanto, você precisa desenvolver uma forma de proporcionar maior agilidade e facilidade no atendimento ao cliente. Assim, você não estará inibindo o cliente de entrar em contato com você. Essas pequenas mudanças podem fazer com que os consumidores passem a ver a sua marca com outros olhos, inclusive destacando essa agilidade como um ponto positivo de se relacionar com ela.

6. Empatia

O último fundamento da experiência do cliente que vamos falar é a empatia Esse provavelmente é um dos mais importantes e deve ser o que guiará todo o processo relacionado a esse tema na sua empresa. Afinal de contas, se você não consegue ter empatia pelo cliente, será praticamente impossível estabelecer uma conexão forte com ele. 

Portanto, é preciso ter uma equipe de vendas que esteja bem treinada e consiga entender quais são as dores do cliente, o que ele a procurar a sua marca, quais os problemas que você pode ajudá-lo a resolver, e assim por diante. 

Isso é válido também para os funcionários que trabalham nos serviços de atendimento ao cliente. Mesmo porque, uma parcela considerável desses contatos provavelmente estará relatando algum problema ocorrido com os produtos. Ou seja, esse é o momento de mostrar uma grande empatia e oferecer para um cliente uma solução satisfatória.

Conhecer os fundamentos da experiência do cliente permitirá que você tenha clientes satisfeitos e fiéis visitando a sua loja. Para mais dicas de gestão no varejo e marketing, acesse o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

NPS interno: como descobrir a satisfação dos seus colaboradores

Nunca se valorizou tanto a opinião dos colaboradores como tem sido feito atualmente. As organizações, enfim, perceberam a importância dos funcionários para o sucesso do negócio e estão buscando formas de conseguir valorizá-los. Afinal, eles são os responsáveis por desenvolver soluções e realizar o atendimento ao cliente, seja de forma direta ou indireta. E, sem…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Como montar uma estratégia de customer experience? Descubra agora mesmo em 5 passos

Saber como montar uma estratégia de customer experience adequada pode trazer inúmeras vantagens para o negócio. O cliente é um bem precioso e requer cuidados para se manter fiel a uma marca. Cada vez mais percebemos um movimento crescente de ações que visam melhorar as percepções e os sentimentos dos clientes, muito além da oferta…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Customer success: por que ter um time especializado?

O sucesso de uma empresa é baseado no seu relacionamento com os clientes. Por isso, o foco de muitas empresas deixou de ser entregar apenas um bom serviço ou bons produtos, mas também passou a garantir uma experiência de qualidade, por meio de uma boa relação com os seus clientes. Dessa forma, o customer success…

Por Nayara Santos em 14.11.2019

Pesquisa de satisfação: por que a sua empresa deve fazê-la?

Muitas organizações sabem que a satisfação do cliente é o ativo mais importante que eles têm. No entanto, reunir feedback dos consumidores regularmente nem sempre é visto como uma prioridade, às vezes porque ninguém sabe ao certo como fazê-lo. Os clientes têm cada vez mais opções de métodos de comunicação online na ponta dos dedos,…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos