Por Nayara Santos em 07.02.2020

Como montar uma estratégia de customer experience? Descubra agora mesmo em 5 passos

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Saber como montar uma estratégia de customer experience adequada pode trazer inúmeras vantagens para o negócio. O cliente é um bem precioso e requer cuidados para se manter fiel a uma marca.

Cada vez mais percebemos um movimento crescente de ações que visam melhorar as percepções e os sentimentos dos clientes, muito além da oferta de produtos ou serviços de qualidade.

Neste post vamos abordar o conceito de customer experience, sua importância para o negócio, as vantagens de contar com esse tipo de estratégia e deixar para você os 5 passos mais importantes para montar uma estratégia que seja eficiente!

O que é customer experience?

Na tradução literal, customer experience significa experiência do cliente — uma estratégia criada para focar no cliente e criar uma conexão amigável entre ele e a empresa durante toda a jornada de compra.

O objetivo maior da estratégia é garantir que o cliente tenha uma vivência diferenciada comprando na sua loja, ou seja, muito além do produto ou serviço que você comercializa — a excelência deve estar também na forma de atendimento que esse cliente recebe.

Qual a importância do CX para a estratégia de vendas?

Cada cliente é único e ele precisa saber disso, pois o grande diferencial de uma marca é criar abordagens interessantes, para que o consumidor permaneça fiel ao seu negócio, mesmo com as infinitas possibilidades de ir embora.

Construir uma boa relação com os clientes dentro das interações que ele faz com a loja é uma forma de garantir o aumento das vendas e o referencial de excelência da marca no mercado, seguindo a máxima de que o cliente satisfeito será um defensor natural e “venderá” sua empresa para conhecidos, parentes e amigos.

Conhecer o cliente, suas dores e necessidades é essencial para que uma estratégia de customer experience seja bem-sucedida, com garantias de bons resultados para a empresa, sobretudo, quando o cliente se perceber ouvido e importante para o negócio e não apenas mais um para aumentar o saldo do caixa.


Uma boa estratégia de customer experience não se desenvolve apenas no atendimento presencial na hora da venda, mas em todas as oportunidades de relacionamento e comunicação que você tiver com cada cliente.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Cuidar do cliente para que ele tenha a melhor experiência é voltar os olhos para dentro da empresa e traçar estratégias de médio e longo prazo. O relacionamento confiável não nasce da noite para o dia, principalmente, quando há no mercado uma concorrência tão acirrada.

Tratar bem o cliente e personalizar seu atendimento agrega valor ao produto ou serviço e proporciona vantagens à empresa. Vejamos!

Melhora a credibilidade

O contato e o diálogo com o cliente, sejam por meio dos funcionários, pelo produto em si, pela solução apresentada para um problema ou por qualquer canal disponibilizado pela empresa abrem possibilidade para desenvolver uma relação mais profunda e confiável.

Aumenta os defensores da marca

Essas interações vão determinar o grau de importância que a sua empresa passará a ter para o cliente. Em um relacionamento bem construído, não se assuste quando encontrar os clientes defendendo e recomendando a sua marca.

Reduz riscos

Quando o cliente tem uma experiência positiva, com um excelente atendimento, certamente indicará para outros consumidores. Isso mostra que mesmo que ele tenha um problema, será algo contornável, reduzindo assim, o risco de problemas de proporções maiores.

Aumenta as vendas

Um cliente satisfeito potencializa o crescimento das vendas. Além da opção recompra, possivelmente, ele indicará os produtos ou serviços da sua empresa para mais pessoas, ampliando as chances de fechar negócios e aumentar o faturamento.

Passo a passo para montar uma estratégia eficiente

Toda estratégia requer um planejamento prévio, o que não será diferente para o customer experience. Para assegurar a efetividade e a consistência do trabalho realizado com os clientes, tome nota desse passo a passo e personalize com a cara da sua empresa.

1. Crie uma cultura dentro da empresa

Se todos da empresa estiverem sintonizados em relação ao atendimento ao cliente, as estratégias de vendas, marketing e pós-vendas seguirão um fluxo padronizado, passando segurança para o cliente.

Para que todo o time atue em conjunto é primordial criar a cultura de customer experiência internamente. Coloque o cliente no topo da pirâmide e permita que todos conheçam as políticas de atendimento e relacionamento com os clientes.

2. Entenda quem são seus clientes

Concentre a atenção nos clientes que mais demonstram interesse pelos produtos da sua empresa e desenvolva as ações de CX especialmente para eles. É possível identifica-los pelas buscas, conteúdos mais acessados e últimas compras.

3. Crie uma conexão emocional

Muitas compras são realizadas pelos laços afetivos que se estabelecem entre o consumidor e a empresa, gerados nos atendimentos personalizados, na empatia de um atendente e, sobretudo, na preocupação verdadeira de proporcionar uma boa experiência de compra.

4. Escute seu cliente

Os feedbacks, positivos ou negativos, devem ser ouvidos e computados. Se de um lado, ouvir o cliente, serve de base para a adoção de medidas preventivas e corretivas, de outro, o cliente se sentirá confortável no direito de expressar sua opinião.

5. Desenvolva estratégias de fidelização

Apenas um produto ou um serviço de qualidade não são mais o suficiente para tornar os clientes fiéis à sua marca. Eles esperam algo além e se você deseja mantê-los ativos e fidelizados, crie estratégias diferenciadas — o encantamento faz com que o cliente desista de comprar em outra empresa pelo receio de não encontrar o mesmo tratamento.

Implementar o customer experience é dar um passo a mais em busca de um posicionamento bem ranqueado no mercado. Toda empresa que se preocupa com o bem-estar do cliente e seu sentimento em relação às suas necessidades, tende a alcançar maior vantagem competitiva.

Agora que você já sabe como montar uma estratégia de customer experience e o quanto ela pode ajudar nas vendas da sua empresa, planeje as ações, prepare a equipe e não perca tempo para conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já confiam na sua marca.

Gostou do post? Que tal seguir a gente nas redes sociais e ter acesso aos conteúdos mais interessantes sobre as estratégias de atendimento e fidelização dos clientes? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Esperamos por você!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Perfil do consumidor: conheça quais fatores influenciam no seu comportamento

Você sabe qual é o perfil do consumidor do seu negócio? Você pode até ter respondido que sim, mas a verdade é que não é tão fácil assim responder a essa pergunta. Isso porque é preciso levar diversos fatores em consideração e, portanto, é importante estar atento a diferentes questões referentes às características dos clientes.…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como melhorar a comunicação com cliente no varejo?

A importância da comunicação com cliente Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente. Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa…

Por Nayara Santos em 23.08.2017

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra. Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo,…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos