Por Nayara Santos em 14.03.2018

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais.

Mas, afinal, o que é plano de negócio?

Esse plano nada mais é do que um documento com diversas informações importantes para o crescimento da loja. Ele é formado por dados referentes ao mercado e aos produtos comercializados, mas também leva em consideração os objetivos do negócio e as ações necessárias para alcançá-los.


Simplificando, o plano de negócio pode ser visto como uma ferramenta de direcionamento, que mostra a viabilidade de manter ou não o comércio. Ela é indicada para lojas em fase de abertura, porém, também pode ser usada por aquelas que já existem a algum tempo e precisam de um rumo.

Como aplicar esse tipo de plano em uma loja?

Agora que sabe o que é plano de negócio, pode começar a criar esse documento. Para isso, será necessário apurar algumas informações, como:

  • qual o segmento da loja?
  • quais os principais produtos vendidos?
  • quem é o público consumidor?
  • o mercado fornecedor já é conhecido?
  • quem são os concorrentes?

Vale ressaltar que a última questão é muito importante para que os diferenciais da sua loja sejam identificados ou planejados. Após responder essas perguntas, também identifique os pontos fracos do seu negócio, a fim de tentar melhorá-los.

Crie planos de ação

Além de informações sobre a loja e o mercado, o plano de negócio também envolve planejamentos mais setorizados. Ao criá-lo, você vai precisar:

  • fazer uma projeção de vendas (conforme a necessidade do mercado);
  • estimar a capacidade de produção ou compra de matéria-prima/produtos;
  • verificar a necessidade de mais funcionários;
  • definir processos operacionais;
  • estabelecer estratégias de marketing (essenciais para todos os tipos de lojas).

Por fim, faça uma análise financeira, estimando o capital necessário para colocar o planejamento em ação.

Siga o plano de negócio

A construção do plano é apenas a base do serviço. Para obter resultados expressivos na loja, lembre-se que é necessário usar as informações coletadas para tomar as decisões mais significativas.

Também não esqueça que as estratégias planejadas devem ser colocadas em prática, acompanhadas e avaliadas. Só assim você conseguirá ajustar ações, melhorar os resultados e obter crescimento.

Ciente sobre o que é plano de negócio, providencie tudo o que precisa para aplicá-lo em sua loja e continue acompanhando o blog do ListenPlay. Aqui você descobre como aumentar suas vendas em quatro passos e encontra muitas outras dicas!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como implementar o marketing promocional em sua loja

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado.  Mesmo assim, é comum que ainda…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Confira 7 cases de trade marketing para impulsionar suas vendas

Já ouviu falar de trade marketing e vem aplicando essa estratégia, mas ainda sem sucesso na sua loja? Ou está querendo implementá-lo para conseguir ter resultados melhores? Não importa em qual situação você se encontra, conhecer cases de trade marketing é importante para se inspirar a fim de ampliar as suas vendas.  Contudo, muitas pessoas…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Aprenda a importância dos programas de fidelidade para sua empresa

A sua empresa possui um programa de fidelidade? Os clientes estão satisfeitos com ele? Esse programa tem sido capaz de aumentar as suas vendas e de fidelizar os clientes? Ainda não entende qual é a importância de ter um programa de fidelidade? Neste artigo vamos tirar essas e muitas outras dúvidas sobre esse assunto. Vivemos…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.…

Por Nayara Santos em 04.11.2021

Entenda a Importância do Funil de Vendas

Entender a importância do funil de vendas é fundamental para aqueles que desejam ter sucesso em suas estratégias de marketing. Descubra tudo sobre o assunto aqui!

Por Nayara Santos em 22.03.2019

Como vender mais e melhor no varejo

 Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Conheça 8 dicas de pós-venda no varejo

Como estão as suas estratégias de pós-venda no varejo? Se você tem atuado ativamente no mercado nos últimos anos, certamente vai responder que tem trabalhado bastante em suas ações. Ainda não tem nenhuma estratégia focada nessa importante etapa da jornada de compras? Então esse é o momento de mudar isso. Se preocupar com o pós-venda…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

Como divulgar produtos usando a inteligência artificial

Você está procurando maneiras inovadoras de divulgar os seus produtos? Então saiba que a inteligência artificial pode te ajudar com isso. Com o rápido avanço da tecnologia de inteligência artificial, as empresas agora podem aproveitar seus recursos para alcançar melhores leads e aprimorar suas estratégias de marketing. Na era digital de hoje, aproveitar a inteligência…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

30 ideias de nomes para loja de carros, confira

Vai abrir uma loja de carros e está sem ideias para o nome? Essa é uma questão bastante importante ao iniciar qualquer empreendimento, já que o nome ajuda a atrair a atenção do cliente e faz com que ele memorize a sua marca. Além disso, o nome também ajuda a reforçar a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos