O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais.

Mas, afinal, o que é plano de negócio?

Esse plano nada mais é do que um documento com diversas informações importantes para o crescimento da loja. Ele é formado por dados referentes ao mercado e aos produtos comercializados, mas também leva em consideração os objetivos do negócio e as ações necessárias para alcançá-los.

Simplificando, o plano de negócio pode ser visto como uma ferramenta de direcionamento, que mostra a viabilidade de manter ou não o comércio. Ela é indicada para lojas em fase de abertura, porém, também pode ser usada por aquelas que já existem a algum tempo e precisam de um rumo.

Como aplicar esse tipo de plano em uma loja?

Agora que sabe o que é plano de negócio, pode começar a criar esse documento. Para isso, será necessário apurar algumas informações, como:

  • qual o segmento da loja?
  • quais os principais produtos vendidos?
  • quem é o público consumidor?
  • o mercado fornecedor já é conhecido?
  • quem são os concorrentes?

Vale ressaltar que a última questão é muito importante para que os diferenciais da sua loja sejam identificados ou planejados. Após responder essas perguntas, também identifique os pontos fracos do seu negócio, a fim de tentar melhorá-los.

Crie planos de ação

Além de informações sobre a loja e o mercado, o plano de negócio também envolve planejamentos mais setorizados. Ao criá-lo, você vai precisar:

  • fazer uma projeção de vendas (conforme a necessidade do mercado);
  • estimar a capacidade de produção ou compra de matéria-prima/produtos;
  • verificar a necessidade de mais funcionários;
  • definir processos operacionais;
  • estabelecer estratégias de marketing (essenciais para todos os tipos de lojas).

Por fim, faça uma análise financeira, estimando o capital necessário para colocar o planejamento em ação.

Siga o plano de negócio

A construção do plano é apenas a base do serviço. Para obter resultados expressivos na loja, lembre-se que é necessário usar as informações coletadas para tomar as decisões mais significativas.

Também não esqueça que as estratégias planejadas devem ser colocadas em prática, acompanhadas e avaliadas. Só assim você conseguirá ajustar ações, melhorar os resultados e obter crescimento.

Ciente sobre o que é plano de negócio, providencie tudo o que precisa para aplicá-lo em sua loja e continue acompanhando o blog do ListenPlay. Aqui você descobre como aumentar suas vendas em quatro passos e encontra muitas outras dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *