Por Nayara Santos em 13.07.2023

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing?

Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de conteúdo e procura incentivar o engajamento dos usuários nas redes sociais, fazendo, assim, a divulgação da sua empresa.

Podemos dizer que seria algo como o boca a boca em tempos de internet. Ou seja, os próprios clientes que já compram com você e gostam dos produtos, passarão a divulgar a sua marca, falar dos benefícios de fazer negócio com a sua empresa e o por que eles preferem ela e não a concorrência.

Claro que você pode dar um empurrãozinho para que isso aconteça. E neste artigo nós vamos te falar como fazer isso com os exemplos que trouxemos para te inspirar. Não perca mais tempo e venha com a gente descobrir o que é UGC e como ele pode te ajudar. Boa leitura!

O que é UGC?

A sigla UGC vem do inglês e significa User Generated Content, que na tradução para o português fica “conteúdo gerado pelo usuário”. Ela é uma poderosa ferramenta na era digital sem ela a sua empresa pode ter dificuldades de aumentar a visibilidade e o alcance. 

Isso porque, com a internet, a criação de distribuição de conteúdo deixou de ser exclusividade de algumas plataformas ou profissionais. Muito pelo contrário, cada usuário pode fazer isso tanto nas redes sociais, quanto em outras plataformas. Não é à toa que vemos todos os dias centenas de usuários compartilhando experiências e influenciando suas redes de contatos.

As empresas logo perceberam o potencial que esse comportamento pode ter para divulgar a sua empresa, e começaram a incentivar os clientes a produzirem conteúdo relacionado às experiências que tiveram e aos produtos que compraram. Por exemplo, campanhas de hashtags em redes sociais são uma forma de utilizar o UGC para atrair atenção e gerar conversões.

Inclusive, o UGC pode fazer parte da sua estratégia de vendas online. Ainda não tem uma? Então não espere mais, confira o nosso guia definitivo Como criar uma estratégia de vendas online? para conseguir fazer o seu e-commerce crescer. 

Quais benefícios o UGC pode trazer para o meu negócio?

Não é à toa que muitas empresas do varejo vêm optando por essa estratégia, afinal, ela pode trazer inúmeros benefícios. Os diferentes cases de sucesso confirmam que apostar no UGC pode trazer um maior engajamento do usuário e aumentar o alcance da empresa. Podemos dizer que os principais benefícios são:

  • Produção de conteúdo gratuito: sem dúvida alguma, a principal vantagem do UGC é que ele não requer muito tempo da sua equipe de marketing. Afinal, eles precisam apenas organizar e conduzir as campanhas sendo que o seu público se encarregará do restante;
  • Melhora SEO organicamente: como a produção de conteúdo é maior, o Google sem dúvida alguma vai perceber. Ou seja, o seu posicionamento nos mecanismos de busca irão melhorar com o tempo;
  • Maior alcance nas redes sociais: com tanta gente falando da sua empresa, é natural que mais usuários passem a seguir o perfil da sua marca. Portanto, você conseguirá um maior alcance, tendo mais oportunidades para conquistar os clientes e fazer com que eles comprem com você;
  • Maior confiança do consumidor: as pessoas tendem a confiar mais em uma marca quando ela é indicada por algum conhecido. Com o UGC acontece o mesmo, afinal, são pessoas que utilizaram o produto e estão dando a sua opinião sincera sobre ele. Neste caso, a tendência é que a confiança do consumidor seja maior do que se ele tivesse visto a publicidade diretamente de você;
  • Excelente custo benefício: cada consumidor abordará o tema de uma forma diferente. Isso dá a impressão de que aquela ação se trata de uma diferente campanha publicitária. Portanto, você consegue aumentar consideravelmente a visibilidade da sua marca, sem precisar gastar muito.

Diante de tantos benefícios, fica difícil não querer conferir de perto como ele pode te ajudar, não é mesmo? Continue com a gente que vamos te dar alguns exemplos de empresas que utilizaram o UGC e fizeram um grande sucesso.

Como posso utilizar o UGC na minha empresa?

Não basta saber o que é UGC e quais os benefícios ele pode trazer para a sua loja se você não souber como implementá-los, não é mesmo? Então fica tranquilo que nós vamos falar sobre isso agora.

Nas redes sociais

Provavelmente, o melhor lugar para conseguir impulsionar as suas estratégias de marketing de conteúdo focadas no UGC é o universo das redes sociais. Afinal, ali você encontra o espaço perfeito para conseguir se conectar com os clientes, aumentar a visibilidade da sua marca e até mesmo mensurar isso.


E, para conseguir se destacar e obter o retorno necessário, você precisa focar não apenas em produzir conteúdo de maneira frequente e com qualidade, mas também ter boas CTAs. Já que os consumidores precisam ver as suas publicações e interagir com elas para que o UGC funcione.

Quer um exemplo de como utilizar o UGC no Instagram? Basta começar a compartilhar as publicações dos clientes que adquiriram o seu produto e compartilharam a impressão deles nas redes, marcando a sua empresa. Assim, você estará divulgando não apenas o produto, mas também que os consumidores estão satisfeitos com ele.

Com avaliações dos clientes

Com certeza você já leu as avaliações (ou reviews) de um produto ou serviço antes de finalizar uma compra, certo? Não apenas isso, você pode ter decidido comprar algo ou não pelos comentários deixados por outros consumidores, acertamos? 

Por isso que as avaliações são uma excelente forma de conseguir fazer o UGC. Já que ele pode agregar valor ao seu produto, já que é uma manifestação espontânea dos clientes, mostrando o quanto eles estão satisfeitos e se o item atendeu as expectativas que eles tinham.

Neste caso, você pode incentivar os consumidores a deixarem uma avaliação no seu site, ou então colaborar com criadores de conteúdo que fazem openbox de produtos. Mas, o mais importante aqui é que você jamais altere uma avaliação, já que isso pode ser facilmente descoberto e aí a credibilidade da sua marca cairá consideravelmente.

Lembre-se também que mesmo as avaliações negativas podem se tornar um bom UGC, já que dão a oportunidade da empresa entender o que precisa ser feito para melhorar o seu produto ou atendimento. Da mesma forma, mostra aos demais consumidores como você lida com problemas.

Durante eventos

A preparação de eventos é algo que demanda muita energia (e às vezes muito dinheiro) por parte das empresas. Já que são muitos preparativos e detalhes que precisam estar alinhados para que o evento corra como o planejado.

Entretanto, esse não pode ser um motivo para você desistir dessa estratégia, muito pelo contrário, ela é excelente para ajudar a sua marca a se destacar e a conquistar clientes. Então porque não utilizar os eventos para a produção de conteúdo focado no UGC?. 

Você pode, por exemplo, preparar um (ou mais) pontos instagramáveis, e uma hashtag para o evento. Desta forma, você estará incentivando os convidados a registrar o momento e compartilhar nas redes sociais e com os seus conhecidos. E, claro, não se esqueça de compartilhar essas publicações para aumentar ainda mais a conexão com os clientes e o alcance da sua marca.

Aposte nos vídeos

Você já deve ter percebido que as pessoas estão cada vez mais preferindo conteúdos em vídeo. Não é à toa que o Tik Tok conseguiu fazer tanto sucesso com vídeos curtos, fazendo com que outras redes copiassem esse recurso, como o Reels do Instagram.

Por isso, essa é também uma forma de conseguir implementar o UGC no seu negócio, compartilhando conteúdo gerado pelo próprio usuário. Um bom exemplo desse tipo de compartilhamento é a empresa GoPro, que divide com os clientes e usuários o que os seus clientes registraram utilizando os seus produtos. 

A seguir falaremos mais sobre esse e outros cases de sucesso de utilização do UGC, confira!

Cases de sucesso do UGC para você se inspirar

Bom, você já entendeu que essa tendência para o marketing de conteúdo veio para ficar e que você não pode ficar de fora dela. Mas, provavelmente, você está pensando em como fazer para conseguir aproveitá-la, não é mesmo?

Uma coisa é certa, não tem nada melhor do que um exemplo para entender quais campanhas a sua empresa pode lançar e como aproveitar o conteúdo produzido pelos consumidores. Por isso, trouxemos alguns exemplos para você se inspirar. Confira!

1. Ruffles

A batata da onda quis inovar e escutar os consumidores ao mesmo tempo, lançando uma campanha em que os clientes teriam a oportunidade de sugerir novos sabores. Dentre os sabores sugeridos, o público ainda poderia escolher três para que virassem um novo sabor da batata e o vencedor ainda receberia um valor sobre o percentual de vendas.

Criar um novo sabor não é tão simples assim e, por mais que a empresa sempre lance alguma novidade, nem sempre ela agrada ao público. Mas, neste caso, o próprio público é que decidiu o que ele queria e a empresa apenas atendeu aos pedidos.

Esse tipo de competição costuma envolver milhares de participantes, resultando em uma grande repercussão nas redes sociais, podendo até mesmo gerar polêmicas (o que aumenta ainda mais a visibilidade da sua marca). E a maior parte da divulgação é feita pelos próprios clientes.

2. Starbucks

Uma das marcas registradas da rede de cafeterias é o copo com o logo da marca. Mas, próximo ao Natal, copos vermelhos ficam disponíveis na loja por apenas um dia, e o cliente pode decorar como ele quiser.

Assim, cada consumidor poderá ter o seu copo personalizado e ainda ter a oportunidade de compartilhar com os seus seguidores utilizando a hashtag sugerida pela Starbucks (#RedCupArt ou então #RedCupContest). Para você ter uma ideia, em 2014, quando a marca lançou essa campanha, nas primeiras semanas do concurso mais de 4000 fotos foram compartilhadas nas redes pelos usuários que queriam divulgar a sua arte.

3. GoPro

A GoPro pode ser considerada uma referência para o UGC. Isso porque, praticamente todo o conteúdo em suas redes sociais estão voltados para as experiências vivenciadas e registradas pelos usuários utilizando as câmeras da empresa.

Ou seja, ela não quer falar sobre todos os benefícios de se adquirir os seus produtos, mas sim mostrar o que os consumidores que adquiriram as suas câmeras estão fazendo. Portanto, a qualidade dos vídeos e fotos fala por si e já mostra aos consumidores a qualidade do produto comercializado pela marca.

Por falar em focar na experiência do cliente, já pensou em implementar essa estratégia de marketing na sua loja? Confira o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e saia na frente da concorrência.

4. Coca-Cola

Provavelmente você se lembra da campanha da Coca-Cola em que a empresa colocou diferentes nomes nas latinhas dos seus produtos. A ideia com essa campanha era influenciar os consumidores a compartilharem nas redes sociais e com os seus amigos as latinhas com o nome deles.

Essa campanha fez tanto sucesso que acabou se tornando um importante case no mundo do marketing. Se isso não for um bom exemplo de utilização da UGC, então nós não sabemos mais do que é.

5. Spotify

Recentemente o Spotify lançou a campanha Wrapped, em que mostrava para cada usuário as músicas que ele mais ouviu, as novas descobertas, as bandas favoritas, dentre outros. Uma pequena apresentação era criada e o usuário poderia compartilhá-la em suas redes sociais.

A campanha fez um tremendo sucesso, que praticamente todos os usuários começaram a compartilhar como havia sido o seu ano em termos de músicas e podcasts mais ouvidos.

Agora que você já conhece tudo sobre UGC chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a preparar a sua estratégia agora mesmo. Aproveite e confira outras dicas no nosso blog.

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