Por Nayara Santos em 18.11.2021

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te falar um pouco mais sobre a importância de desenvolver e implementar estratégias para a retenção de clientes. Você não quer perder essa oportunidade, não mesmo? Então vem com a gente!

Qual é a importância da retenção de clientes?

Imagine que um cliente foi até a sua loja procurando por um determinado item, mas chegando lá percebeu que você não vendia esse item. Você acha que esse cliente retornará para a sua loja depois disso? Ou mesmo irá considerar a sua loja como uma primeira opção na próxima vez que precisar comprar algo? Será que ele vai retornar se o atendimento não foi bom? A resposta para essas perguntas é: provavelmente não. 

Ou seja, você gastou tempo e dinheiro para conseguir atrair a atenção do cliente e convencê-lo a ir até a sua loja. Entretanto, quando ele se relacionou com a sua marca, a experiência não foi boa. Por isso, desenvolver estratégias para reter e fidelizar esses clientes é essencial. Não apenas para conquistar clientes e ter um retorno a longo prazo, mas para tornar a sua loja uma referência para o consumidor.

Estratégias para fazer a retenção de clientes no varejo

1. Valorize o primeiro contato com o cliente

O primeiro passo para a retenção de clientes no varejo começa com o primeiro contato que o cliente tem com a sua loja. Conseguir causar uma boa primeira impressão é crucial. Assim, mesmo que a loja não ofereça o que o cliente procura, ele ainda poderá retornar para uma compra. 

Ou seja, mesmo que o cliente tenha expectativas pouco realistas da sua loja, se você conseguir causar uma boa primeira impressão, ele lembrará da sua marca e até mesmo se tornará um cliente fiel. Por isso, a retenção de cliente e oferecer uma excelente experiência de compras para todos os clientes que entram na loja deve ser um lema da empresa.

Invista no marketing sensorial

As estratégias de marketing sensorial conseguem encantar os clientes com muita facilidade. Elas despertam e estimulam os sentidos dos clientes de forma bastante sutil, muitas vezes sem que eles sequer percebam. Assim, o cliente simplesmente se sente bem na sua loja e não sabe nem explicar o porquê. Dentre as principais ações que você pode investir estão:

Para conhecer em detalhes todas essas estratégias, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Ofereça a experiência do omnichannel

Cada vez mais os clientes querem ter total controle sobre a forma com que eles se relacionam com as empresas. Por isso, oferecer a experiência omnichannel poderá ser um divisor de águas para o sucesso do seu negócio.


Com o omnichannel o cliente poderá escolher qual é o melhor canal de compras, pagamento e retirada/recebimento de mercadorias. Por exemplo, o cliente pode pedir o produto online, efetuar o pagamento na loja, e receber a mercadoria em casa. 

Vale a pena dizer que quando o cliente tem liberdade para escolher o que é mais conveniente, a tendência é que ele volte a comprar com você. Ele pode até mesmo pagar um pouco mais caro pelos produtos, apenas porque a forma com que ele se relaciona com a loja é mais conveniente ou benéfica para ele.

Bom atendimento é fundamental

Não tem como falar em estratégias de retenção de cliente no varejo sem falar de bom atendimento. Isso porque, não há empresa que dure muito tempo se o atendimento ao cliente for ruim e deixar a desejar. Afinal de contas, quando o cliente não é bem atendido ele voltará a comprar na loja somente se não houver nenhuma outra alternativa.

Dito isso, é essencial que você trabalhe com profissionais bem treinados. Isso não significa que a sua equipe de vendas deve ser muito experiente, apenas que ela deve ser capaz de prestar atenção às necessidades dos clientes, ter proatividade para resolver problemas. Sem falar que educação e cordialidade são requisitos essenciais para o trato com os consumidores. Assim, promova e incentive cursos e treinamentos para a sua equipe.

Ofereça soluções

Por mais que você se esforce, é impossível agradar a todos os clientes ao mesmo tempo. Isso inclusive é o esperado, se você não tem nenhuma reclamação é preciso ficar atento e entender porque os clientes não estão te contactando. Claro que nenhum gestor quer ter dezenas de reclamações a respeito da sua empresa, mas ocasionalmente elas surgirão. E você deve estar preparado para resolvê-las.

Isso porque, uma das melhores formas de reter cliente no varejo é através da solução de problemas. Assim, mesmo que haja qualquer contratempo na compra, o cliente saberá que a sua empresa irá resolver o problema, seja ele qual for. Além disso, oferecer soluções fará com que o consumidor identifique a sua loja como sendo confiável e, certamente, irá divulgar isso para os seus amigos e parentes.

Saiba quando não reter o cliente

Por mais que implementar estratégias de retenção de clientes seja essencial no varejo, é preciso saber reconhecer quando o cliente não deve ser retido. Isso fará com que você economize tempo e dinheiro onde o retorno é incerto. Essas situações são:

  • Quando o cliente procura um produto que você não vende: não ter variedade ou falta de mercadorias é péssimo para a empresa e deve ser evitado ao máximo. Entretanto, às vezes o cliente entra na loja procurando algo que sequer faz parte do mix de produtos;
  • Quando o cliente nunca está satisfeito: fique atento aos clientes que abusam da política de troca e estão sempre reclamando. Esses não são bons clientes e não devem ser retidos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

O que é Visual Merchandising? 6 passos para aplicar na sua loja

 O visual merchandising (muitas vezes abreviado para VM) é uma estratégia utilizada para criar um clima favorável de compra, que estimule a melhor percepção dos produtos e agregue valor tanto ao que é exposto na loja quanto à experiência do cliente. Tudo isso é realizado com base em estímulos sensoriais. Muito ligada ao mercado…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Trade marketing no varejo: como aplicar as principais tendências?

Atingir e convencer os clientes finais a comprarem nem sempre é fácil. Para simplificar as operações, por outro lado, é comum usar “pontes” que ajudam a encarar os desafios. O trade marketing no varejo serve, exatamente, para isso. Ele é responsável por colocar os distribuidores na parada e esses fazem a venda para os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 11.09.2024

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido. Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Vale a pena ter serviços terceirizados na empresa? Confira os principais benefícios

A possibilidade de trabalhar com serviços terceirizados em uma organização é encarada como uma maneira eficiente de reduzir custos, aumentar a produtividade e permitir que a empresa foque em seu core business, ou seja, naquilo que realmente importa. Contudo, é preciso saber onde esse conceito se aplica adequadamente. Se o negócio não fizer a lição…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não. Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos