Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre como divulgar um produto no Instagram, não é mesmo? E você não poderia estar mais certo. Afinal, essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos varejistas.
Essa rede social permite não apenas a divulgação de produtos, mas também a proximidade do cliente, a criação de empatia, o reconhecimento e até mesmo o fortalecimento da sua marca. Por isso, é fundamental que você não deixe o Instagram de fora na hora de planejar o marketing da sua loja.
Confira a seguir algumas dicas valiosíssimas de como divulgar um produto no Instagram e obter os resultados desejados. Boa leitura!
Como divulgar um produto no Instagram
1. Perfil pessoal x perfil profissional
A primeira coisa que você deve decidir na hora de divulgar um produto no Instagram é com relação ao perfil que será utilizado. Cada vez mais as pessoas estão em busca de marcas com as quais elas conseguem se identificar. Por isso, é natural que muitos usuários criem mais empatia por pessoas do que por marcas.
Isso fez com que muitos empreendedores optassem por utilizar o seu perfil pessoal para divulgar produtos. Entretanto, isso pode ser praticamente impossível para as empresas maiores. Por isso, pese bem como você fará essa divulgação e qual perfil escolherá.
Claro que, nada impede que você divulgue um produto da sua empresa no seu perfil do Instagram. Pelo contrário, assim é possível aumentar o alcance das postagens da sua marca, afinal, você pode repostar e atrair ainda mais pessoas para o perfil da marca. Por isso, pese bem as suas opções e crie uma estratégia consistente para a sua empresa.
2. Mostrar o produto sendo usado
Outro ponto importante para você conseguir ter sucesso ao divulgar um produto no Instagram é mostrar ele sendo usado. Assim, o cliente entende como ele realmente funciona, o tamanho, as cores, as funcionalidades, dentre outros.
Isso é válido para praticamente todos os produtos que você for divulgar. Não importa se você tem uma loja de roupas, de variedades, de artigos esportivos, produtos pet, ou até mesmo um mercadinho de bairro. Quando o cliente vê o produto sendo usado ele consegue se imaginar naquela situação ou como ele usaria o tal produto.
Por isso, é importante que você tenha uma estratégia bem pensada para fazer sessões de fotos e vídeos dos produtos, planejando bem o que será mostrado. Depois disso, faça uma caixinha de perguntas perguntando ao cliente se ele gostou, se ainda tem dúvidas, se ele quer ver mais alguma demonstração.
Desta forma, você conseguirá criar o conteúdo conforme a necessidade do seu público. Ah, e se optar por divulgar o produto nos stories, não se esqueça de deixar os stories salvos. Assim, sempre que um cliente perguntar sobre aquele item você pode direcioná-lo para o local certo. Ou mesmo para os novos seguidores que chegarem saber quais produtos a sua empresa possui.
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3. Mostrar como o produto é produzido
Além de mostrar o produto em uso, também é muito comum que os usuários tenham curiosidade de saber como aquele produto foi feito. Isso pode ser ainda mais importante para lojas de roupas ou de produtos alimentícios.
Inclusive, mostrar como o produto é feito pode ser uma ótima forma de fazer lançamentos, sem contar diretamente para o cliente o que está sendo lançado. Ao adotar essa estratégia você cria curiosidade no cliente, que provavelmente continuará acompanhando as suas publicações para saber do que se trata. Fazendo com que o cliente vá até a loja para conferir de perto.
Vale a pena mencionar que, mesmo que a sua empresa não produza nada, ainda é possível mostrar os bastidores. Por exemplo, se você for dono de uma perfumaria, então pode mostrar mais sobre como os produtos são organizados, os processos de escolha de produtos para serem vendidos, como é a relação entre os vendedores. Esses detalhes ajudam o cliente a se identificar com a marca.
4. Dar dicas de como o produto deve ser higienizado e mantido
Uma dúvida que muitas pessoas têm é com relação à manutenção dos produtos adquiridos. Por isso, uma excelente forma de divulgar um determinado produto é mostrando como ele pode ser mantido, de modo que dure mais.
Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, pode falar sobre cuidados na lavagem, para passar e para guardar no armário. Se tiver uma loja de eletrônicos, ensine o cliente a manter o aparelho sempre limpo e no que ele precisa ficar de olho para manter tudo funcionando. E assim por diante.
Quando mostrar os cuidados, utilize os produtos da sua loja. Fale qual é o modelo que você está utilizando e ainda, se ele exigir menos cuidados do que as peças convencionais, então isso deve ser mencionado, já que pode ser um diferencial importante e pode ajudar o cliente a optar por adquiri-lo.
5. Responder às dúvidas dos seguidores
Por último, mas não menos importante, é preciso dizer que o Instagram é uma rede social bastante dinâmica. Além disso, ele também possibilita um retorno praticamente imediato do que o cliente pensa a respeito das suas publicações e produtos. Assim, é fundamental ficar de olho nos números de visualizações dos stories, reações, comentários e uma série de outros parâmetros que a rede disponibiliza.
Outro ponto importantíssimo na divulgação de produtos e na manutenção da sua conta é sempre responder às dúvidas e comentários dos seus seguidores. Interação com ele é fundamental para que a sua conta cresça e tenha um alcance maior.
Pode ser que no início você mesmo se dê conta de responder a todos os comentários, entretanto, com o tempo isso pode ser bastante complicado. Por isso, você pode ter uma equipe destinada a trabalhar exclusivamente com o perfil da sua loja no Instagram, podendo ficar responsável não apenas por responder comentários, mas também pode gerenciar o seu perfil e planejar quais conteúdos serão postados.
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