Se você ainda não tinha pensado em desenvolver estratégias de vendas online provavelmente mudou de ideia durante a pandemia. Afinal, diante da impossibilidade de receber os clientes na loja, muitos varejistas migraram para o mercado online e não se arrependeram.
Ainda não acredita no poder que a internet pode ter sobre o seu negócio? Então chegou o momento de mudar isso. Confira a seguir a importância de se investir em vendas online, quais os principais canais de venda e quais os cuidados que você ter para vender online. Boa leitura!
Porque devo criar uma estratégia de vendas online?
Vender online já deixou de ser um diferencial e hoje em dia é uma necessidade. Afinal, você precisa acompanhar as tendências do mercado e atender a toda uma nova geração de consumidores que preferem esse tipo de comércio. Dentre as principais vantagens em ter um canal de vendas online, podemos citar:
- Maior visibilidade para o seu negócio;
- Possibilidade de vender para outras regiões;
- Redução de custos operacionais;
- Facilidade para monitorar os resultados.
Quais os principais canais de vendas?
Os melhores canais de vendas são aqueles em que o consumidor se sente seguro em realizar a compra. Alguns canais são mais seguros e também deixam o consumidor confiante, são eles:
- Sites: a forma mais tradicional de comprar online, em que o lojista se responsabiliza pelo armazenamento do produto, entrega, segurança no pagamento, dentre outros;
- Marketplace: vende produtos de diferentes empresas, apesar da divulgação não ser de responsabilidade do lojista, toda a entrega é;
- Instagram: ideal para conquistar clientes e fazer com que eles se identifiquem com a marca. Com a publicação de outras informações no perfil da sua loja, te ajuda a virar autoridade e a aumentar as vendas;
- Facebook: semelhantes ao Instagram, também conectando pessoas e marcas para a venda de produtos;
- WhatsApp: além de ser um excelente canal de divulgação da empresa, também pode ser utilizado para a venda de produtos e em estratégias de pós-venda.
Quais cuidados devo ter ao vender online?
Como falamos anteriormente, o consumidor precisa se sentir seguro ao realizar a compra online com a sua empresa. Quando isso acontecer e ele gostar do serviço, sem dúvida alguma ele vai voltar a comprar com você. Para que isso aconteça, é imprescindível ter alguns cuidados:
- Conhecer bem o seu cliente e segmentar a atuação;
- Apostar em uma comunicação simples e direta com o cliente;
- Produzir conteúdos relevantes, que te ajudem a divulgar o expertise que a sua marca possui no ramo em que atua;
- Não ser invasivo com o cliente e ficar enviando ofertas o tempo todo;
- Oferecer uma boa experiência de compras;
- Se manter presente em diferentes canais e não apenas online;
- Monitorar os resultados de perto.
Criar as estratégias certas para fazer vendas online pode levar o seu negócio para outro patamar. Portanto, não deixe para depois a sua entrada no universo online. Para conferir todos os detalhes e colocar em prática as suas estratégias basta fazer o download do nosso e-book, aproveite que é gratuito!
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