O que É Cross Merchandising?

Quem trabalha com vendas sabe como é importante pensar em estratégias para aumentar a saída dos produtos. Com o passar do tempo, nos mais diversos segmentos pudemos observar uma série de transformações no comportamento dos clientes. Para vender mais e de maneira mais eficiente foi, então, desenvolvida a estratégia do cross merchandising.

Afinal, o que é cross merchandising?

O cross merchandising é uma estratégia de venda cruzada de produtos. Neste cenário você basicamente coloca produtos que são complementares e funcionam bem quando estão juntos em locais fisicamente próximos. Por exemplo: é comum vermos vinhos em prateleiras perto dos queijos nos mercados, ou fones de ouvido perto dos aparelhos de celular em lojas de tecnologia.

Essa prática agrega conveniência à experiência de compra do cliente. Isso pode ser excelente para alcançar uma série de objetivos diferentes, como otimizar a venda de produtos de baixo giro, aumentar o ticket médio da loja, inovar no atendimento, facilitar ações específicas, entre outros.

Depois que você compreende o que é cross merchandising fica muito mais fácil entender as razões pelas quais a estratégia é tão utilizada. Ela aumenta o padrão de qualidade de seu ponto de venda, faz com que o consumidor economize tempo e também percurso dentro da loja, fidelizando-os.

Usando a estratégia em seu ponto de venda

Agora que você já sabe o que é cross merchandising chegou a hora de aprender a aplicar o conceito em sua loja de uma vez por todas. O primeiro passo para entender quais produtos complementares utilizar é compreender o perfil de seu cliente, então saiba quem eles são e o que estão buscando.

Outra dica é escolher uma temática para os itens, sempre pensando em uma lógica para os produtos selecionados. Busque entender qual é a missão de compra do cliente e apostar suas ações de cross merchandising nisso.

Por último, lembre-se de não exagerar no cross merchandising. Uma loja precisa ser dividida por categorias e fazer sentido.

Pronto para aplicar a estratégia no seu ponto de venda? Se você chegou até aqui, com certeza é um empreendedor buscando impulsionar seu negócio! No blog da ListenPlay nós temos muito mais dicas como essa para você faça sucesso com sua loja. Confira e descubra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *