Por Nayara Santos em 31.01.2020

Tipos de geomarketing: estratégias on-line para aplicar no varejo

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Conhecer os principais tipos de geomarketing conta muitos pontos na hora de destacar seu negócio da concorrência. Isso porque esse conceito tecnológico que envolve monitorar as preferências dos clientes por meio de sua localização permite criar estratégias segmentadas a partir da reunião de várias informações.

O grande segredo para colocar o recurso em prática envolve conhecer seus principais benefícios e os diferentes formatos que se encaixam em todos os tipos de negócios. Só assim será possível ficar por dentro das novidades do mercado com campanhas que realmente conversem com os seus clientes.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre geomarketing e como aplicá-lo no plano de trabalho. Acompanhe:

O que é geomarketing?

Você já deve ter passado em frente a uma loja e notado que chega imediatamente uma notificação em seu celular relacionada ao serviço oferecido nos arredores. Na prática, o geomarketing aproveita a localização privilegiada dos clientes para criar estratégias certeiras de marketing.

Além de aumentar as vendas, todas as ações envolvias nesse tipo de segmento giram em torno de reforçar a reputação, melhorar o relacionamento com o público e se destacar da concorrência.

Avanços tecnológicos

Tudo começou com o estudo de uma determinada região para compreender que tipo de negócio se encaixaria melhor com os consumidores locais. No entanto, a partir do aprimoramento do conceito de ações do outbound marketing e os avanços tecnológicos da internet, ficou mais claro chegar até o resultado desejado na comunicação com os clientes.

Um bom exemplo desse recurso está no momento em que depois de baixar um aplicativo você recebe uma solicitação para autorizar sua localização. Dessa maneira, até mesmo o Google filtra seus resultados de busca para entregar informações personalizadas voltadas para sua região.

Assim, se o usuário está em Curitiba e busca por lanchonetes, mesmo que não digite o nome da cidade, a plataforma vai entregar endereços próximos para facilitar a jornada de pesquisa.

Quais as vantagens de contar com geomarketing?

Em um mercado tão concorrido como o de hoje em dia, o geomarketing se mostra como um excelente diferencial competitivo. O motivo é que oferecer um atendimento personalizado costuma ser uma solução efetiva na hora de chamar a atenção dos clientes.

Afinal de contas, saber quais são as suas preferências e hábitos permite criar estratégias personalizadas e campanhas de varejo que despertem identificação com a audiência. O conteúdo feito de maneira filtrada promove também mais interação no ponto de venda físico com foco em um retorno mais rápido e em mostrar a qualidade da marca logo no primeiro contato.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o conceito é uma tendência de todos os segmentos e a maioria das outras empresas já deve usá-lo como um diferencial de campanha direcionada. Sendo assim, ao ter dados geográficos em mãos fica mais fácil desenvolver também um planejamento que ajuda a lidar com as ações concorrentes e aproveitar melhor as oportunidades em todos os momentos.

Quais são os tipos de geomarketing?

Agora que você já sabe como funciona o geomarketing na teoria, chegou a hora de compreender quais são os principais tipos do conceito e como colocá-los em prática. Com isso, ao fazer uma estratégia bem elaborada, os clientes já chegam como leads muito bem preparados para a jornada de compra.


Ou seja, a experiência de conhecer sua marca é otimizada e faz diferença direta nos resultados do caixa. O melhor de tudo está na possibilidade de estimular o consumidor a tomar decisões por impulso e acabar levando muito mais mercadorias do que a intenção inicial. Veja, a seguir, os principais tipos de geomarketing!

Geotargeting

Essa técnica é uma das mais eficientes do conceito. Consiste em configurar uma campanha a partir da localização do seu público na web. Em função disso, se a sua loja fica em São Paulo, a personalização permite apenas que os clientes dessa região visualizem o conteúdo para que todo o processo de interação se torne mais qualificado em diferentes etapas.

O recurso está ao alcance de qualquer empresário e gestor por ser disponibilizado de maneira básica nas ferramentas das plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Adwords. Dessa maneira, você pode começar esse tipo de segmentação sem altos investimentos para testar as respostas do público e aprimorar as estratégias conforme o tempo passa.

Site personalizado

O objetivo, nesse caso, é oferecer ao usuário um conteúdo sob medida de acordo com sua localização. Com isso, o recurso depende exclusivamente do usuário aceitar compartilhar as informações de endereço com a página.

Para que o convite seja enviado, o site de sua loja precisa conter aplicações específicas de geolocalização. De acordo com seu modelo de negócio, garantir essa autonomia pode ser muito vantajoso por humanizar a marca e ainda fazer com que todos se sintam alinhados com a proposta de venda ao otimizar a navegação.

Geofencing

O Geofencing se trata de uma notificação enviada em tempo real que chega por meio de mensagens no celular ou e-mail, por exemplo. O valor agregado do recurso, nesse caso, está em justamente monitorar os passos do cliente por onde ele tem hábitos de compra. No entanto, o seu negócio precisa funcionar também por meio de aplicativos para que o serviço de monitoramento possa fazer o contato efetivo com os potenciais clientes.

Check-ins

Essa é mais uma ação que pode ser escolhida pelo usuário, mas que pode ser incentivada pelo seu negócio de modo geral. O conceito costuma ser bastante simples. Todo estabelecimento se favorece quando um cliente, depois de uma compra, faz checkin no endereço e incentiva outros usuários em uma espécie de divulgação genuína.

O principal meio de utilizá-lo é por login no Facebook e a estratégia costuma se sair bem melhor quando o estabelecimento disponibiliza conexão Wi-Fi gratuita. Como resultado, os visitantes se sentem estimulados a compartilhar suas descobertas, mostrar as compras realizadas e até usar uma hashtag personalizada.

Pronto! Agora você já sabe quais são os tipos de geomarketing essenciais para impulsionar seu negócio. O mais importante é encontrar um formato que se encaixe com o perfil do público para que o aumento das vendas seja consequência das estratégias pensadas a partir de informações levantadas por meio do recurso tecnológico.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como atrair novos clientes para sua loja de maneira simples.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

3 tipos de ações de marketing promocional para lojas de varejo

Confira neste artigo os mais efetivos tipos ações de marketing promocional e impulsione seu negócio!

Por Nayara Santos em 21.01.2022

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como fazer seu setor de vendas funcionar com sucesso?

É muito comum ouvir que para se vender bem tem que ter o famoso “feeling” de vendedor. De cerca forma, isso é uma verdade, mas o sucesso das vendas não depende estritamente disso. Para que o seu setor de vendas apresente melhor desempenho nos resultados é imprescindível adotar boas práticas de gerenciamento. Além disso, o…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Vitrine de Loja de Roupa: 9 melhores práticas para montar

Você sabe como montar a vitrine de loja de roupas para conseguir chamar a atenção do cliente? Aliás, você consegue entender a importância de uma vitrine bem planejada para o sucesso das suas vendas? Se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, então você está no lugar certo! Chamar a atenção do cliente é essencial…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

O que escrever para divulgar um produto: 5 dicas para não errar

Escrever textos é uma das principais formas de divulgar um produto, mesmo assim, nem sempre é fácil saber o que escrever. Seja por falta de experiência com esse tipo de divulgação, seja pelo famoso branco, ou porque você não se considera uma pessoa criativa. Não importa o motivo, o mais importante é saber como contornar…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar,…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Saiba como utilizar o geomarketing no varejo da melhor forma

A tecnologia é uma grande aliada do varejo, já que cada vez mais surgem novidades atrativas que são capazes de trazer sucesso à sua loja. Uma dessas inovações é o geomarketing. Você já ouviu falar nele? Também chamado de marketing por geolocalização, ele consiste em veicular campanhas digitais com foco em impactar pessoas de determinados…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como divulgar loja de carros: 4 dicas que funcionam

Divulgar a sua loja de carros pode ser uma tarefa desafiadora, mas ela é especialmente para aumentar a visibilidade da sua marca e se destacar diante da concorrência no mercado. Existem várias maneiras de fazer isso e conseguir atrair clientes em potencial.  Por exemplo, estamos vivendo a era da internet, ou seja, se você ficar…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos