Conhecer os principais tipos de geomarketing conta muitos pontos na hora de destacar seu negócio da concorrência. Isso porque esse conceito tecnológico que envolve monitorar as preferências dos clientes por meio de sua localização permite criar estratégias segmentadas a partir da reunião de várias informações.
O grande segredo para colocar o recurso em prática envolve conhecer seus principais benefícios e os diferentes formatos que se encaixam em todos os tipos de negócios. Só assim será possível ficar por dentro das novidades do mercado com campanhas que realmente conversem com os seus clientes.
Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre geomarketing e como aplicá-lo no plano de trabalho. Acompanhe:
O que é geomarketing?
Você já deve ter passado em frente a uma loja e notado que chega imediatamente uma notificação em seu celular relacionada ao serviço oferecido nos arredores. Na prática, o geomarketing aproveita a localização privilegiada dos clientes para criar estratégias certeiras de marketing.
Além de aumentar as vendas, todas as ações envolvias nesse tipo de segmento giram em torno de reforçar a reputação, melhorar o relacionamento com o público e se destacar da concorrência.
Avanços tecnológicos
Tudo começou com o estudo de uma determinada região para compreender que tipo de negócio se encaixaria melhor com os consumidores locais. No entanto, a partir do aprimoramento do conceito de ações do outbound marketing e os avanços tecnológicos da internet, ficou mais claro chegar até o resultado desejado na comunicação com os clientes.
Um bom exemplo desse recurso está no momento em que depois de baixar um aplicativo você recebe uma solicitação para autorizar sua localização. Dessa maneira, até mesmo o Google filtra seus resultados de busca para entregar informações personalizadas voltadas para sua região.
Assim, se o usuário está em Curitiba e busca por lanchonetes, mesmo que não digite o nome da cidade, a plataforma vai entregar endereços próximos para facilitar a jornada de pesquisa.
Quais as vantagens de contar com geomarketing?
Em um mercado tão concorrido como o de hoje em dia, o geomarketing se mostra como um excelente diferencial competitivo. O motivo é que oferecer um atendimento personalizado costuma ser uma solução efetiva na hora de chamar a atenção dos clientes.
Afinal de contas, saber quais são as suas preferências e hábitos permite criar estratégias personalizadas e campanhas de varejo que despertem identificação com a audiência. O conteúdo feito de maneira filtrada promove também mais interação no ponto de venda físico com foco em um retorno mais rápido e em mostrar a qualidade da marca logo no primeiro contato.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o conceito é uma tendência de todos os segmentos e a maioria das outras empresas já deve usá-lo como um diferencial de campanha direcionada. Sendo assim, ao ter dados geográficos em mãos fica mais fácil desenvolver também um planejamento que ajuda a lidar com as ações concorrentes e aproveitar melhor as oportunidades em todos os momentos.
Quais são os tipos de geomarketing?
Agora que você já sabe como funciona o geomarketing na teoria, chegou a hora de compreender quais são os principais tipos do conceito e como colocá-los em prática. Com isso, ao fazer uma estratégia bem elaborada, os clientes já chegam como leads muito bem preparados para a jornada de compra.
Ou seja, a experiência de conhecer sua marca é otimizada e faz diferença direta nos resultados do caixa. O melhor de tudo está na possibilidade de estimular o consumidor a tomar decisões por impulso e acabar levando muito mais mercadorias do que a intenção inicial. Veja, a seguir, os principais tipos de geomarketing!
Geotargeting
Essa técnica é uma das mais eficientes do conceito. Consiste em configurar uma campanha a partir da localização do seu público na web. Em função disso, se a sua loja fica em São Paulo, a personalização permite apenas que os clientes dessa região visualizem o conteúdo para que todo o processo de interação se torne mais qualificado em diferentes etapas.
O recurso está ao alcance de qualquer empresário e gestor por ser disponibilizado de maneira básica nas ferramentas das plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Adwords. Dessa maneira, você pode começar esse tipo de segmentação sem altos investimentos para testar as respostas do público e aprimorar as estratégias conforme o tempo passa.
Site personalizado
O objetivo, nesse caso, é oferecer ao usuário um conteúdo sob medida de acordo com sua localização. Com isso, o recurso depende exclusivamente do usuário aceitar compartilhar as informações de endereço com a página.
Para que o convite seja enviado, o site de sua loja precisa conter aplicações específicas de geolocalização. De acordo com seu modelo de negócio, garantir essa autonomia pode ser muito vantajoso por humanizar a marca e ainda fazer com que todos se sintam alinhados com a proposta de venda ao otimizar a navegação.
Geofencing
O Geofencing se trata de uma notificação enviada em tempo real que chega por meio de mensagens no celular ou e-mail, por exemplo. O valor agregado do recurso, nesse caso, está em justamente monitorar os passos do cliente por onde ele tem hábitos de compra. No entanto, o seu negócio precisa funcionar também por meio de aplicativos para que o serviço de monitoramento possa fazer o contato efetivo com os potenciais clientes.
Check-ins
Essa é mais uma ação que pode ser escolhida pelo usuário, mas que pode ser incentivada pelo seu negócio de modo geral. O conceito costuma ser bastante simples. Todo estabelecimento se favorece quando um cliente, depois de uma compra, faz checkin no endereço e incentiva outros usuários em uma espécie de divulgação genuína.
O principal meio de utilizá-lo é por login no Facebook e a estratégia costuma se sair bem melhor quando o estabelecimento disponibiliza conexão Wi-Fi gratuita. Como resultado, os visitantes se sentem estimulados a compartilhar suas descobertas, mostrar as compras realizadas e até usar uma hashtag personalizada.
Pronto! Agora você já sabe quais são os tipos de geomarketing essenciais para impulsionar seu negócio. O mais importante é encontrar um formato que se encaixe com o perfil do público para que o aumento das vendas seja consequência das estratégias pensadas a partir de informações levantadas por meio do recurso tecnológico.
Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como atrair novos clientes para sua loja de maneira simples.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!