Por Nayara Santos em 11.08.2022

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça.

Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo não é algo exatamente novo e você já deve ter se pego cantando a melodia reproduzida em alguma loja, não é mesmo? Apesar disso, nem todos os varejistas dedicam a atenção necessária para essa importante estratégia de marketing.

Por isso, se você é um desses varejistas que vem deixando a música para o supermercado em segundo plano, esse artigo foi feito para você. Ou ainda, se está procurando formas de aumentar as vendas do estabelecimento através de técnicas que realmente funcionam, então você também vai se beneficiar com esse texto. Confira!

O que é música para supermercado?

Música para supermercado é uma ferramenta do marketing sensorial essencial para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e se diferenciar da concorrência. Um som ambiente adequado é um poderoso aliado para quem trabalha com o varejo. Afinal, é muito comum escutarmos playlists quando entramos em lojas e restaurantes, mas você já notou que a mesma dinâmica também acontece nos supermercados?

Podemos adiantar que a resposta é sim. A música para supermercado consegue estimular a compra. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados, pois, esse aumento nas vendas depende muito da playlist escolhida. Ou seja, se as músicas escolhidas não refletirem o gosto musical do seu público e a  personalidade da sua marca, a sua empresa poderá ter problemas. 

Mais do que proporcionar um som ambiente ao local, as músicas para supermercados podem relaxar, estressar, até mesmo irritar o seu público, se a escolha certa não for feita. Sem falar que ela ainda pode acelerar ou reduzir o ritmo das compras. Por isso, escolher certo é tão importante, mas como fazer isso? Abaixo, damos algumas dicas para você não errar na música ambiente para supermercados. Vamos lá!

Como fazer uma boa escolha e estimular a compra?

Desenvolver a playlist ideal não é tarefa fácil. Não basta apenas criar aquela lista com as mais variadas músicas sem nenhum critério, metodologia ou fundamento. É preciso seguir alguns passos na hora de escolher as músicas ideais para o seu supermercado.

O primeiro passo para isso é refletir sobre o perfil do seu público, conheça-o e faça uma análise profunda de quem ele é e do que gosta. Em segundo lugar, alinhe as músicas escolhidas com o posicionamento e a mensagem que a sua marca quer passar. Desta forma, é possível alinhar o gosto do cliente ao perfil da sua empresa.

Por último, mas não menos importante, jamais faça escolhas baseadas no seu gosto pessoal, ou de seus funcionários. Inclusive, esse é um dos principais erros na hora de colocar música ambiente nas lojas do varejo.


Nesse momento, ser imparcial é imprescindível, por isso, a ajuda de um profissional da área pode ser muito bem-vinda. Sem falar que um profissional, que já está acostumado a fazer playlists para lojas, vai realizar o trabalho mais rapidamente e com maior qualidade. Portanto, deixe a escolha para quem conhece o seu negócio e que também saiba muito de música.

Música certa x Música errada

A influência que a música ambiente tem na experiência de compra do consumidor é tamanha que a música errada pode fazer com que 44% dos clientes saiam mais rápido do estabelecimento. No entanto, a música certa tem o poder de fazer com que 30% deles fiquem mais tempo no local, e 14% acabam comprando mais, o que aumenta o ticket médio e o faturamento da loja.

Essa ferramenta é tão importante que, quando a música agrada, 30% dos clientes voltam a visitar o supermercado, o que também gera uma fidelização mais alta. Todas essas descobertas sobre o comportamento de clientes em relação à música ambiente de um estabelecimento foram divulgadas no estudo da sueca HeartBeats Internacional.

Na dúvida quanto à música certa ou errada para o seu supermercado, aposte em escolhas neutras. Dessa forma, independente de quem for comprar em seu estabelecimento, vai se sentir bem com a música.

Que tal conhecer outras estratégias de marketing sensorial que podem melhorar a experiência de compras do cliente e te ajudar na fidelização? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo. Faça o download agora mesmo!

Vantagens da música para supermercado

A seguir, vamos falar de todas as vantagens que você terá oferecendo a trilha sonora certa para os clientes do supermercado.

Estímulo dos clientes

A música ambiente para supermercados, mais do que ser algo bonitinho, deve servir como estímulo para os seus clientes. Para gerar melhores resultados, é essencial ficar atento aos horários e estilos musicais. Afinal, um supermercado possui um público bastante diverso e diferentes perfis de clientes podem frequentar o estabelecimento em diferentes horários.

Além disso, é importante que a música acompanhe o ritmo e a energia dos clientes. Por exemplo, em horários com maior fluxo de pessoas, como às 18 horas, você pode optar por uma trilha sonora mais calma. Assim, você pode ajudar o seu público a relaxar depois de um dia intenso e atribulado. Mais relaxados, os clientes podem querer fazer as compras com mais calma, passando mais tempo em seu supermercado e comprando mais produtos.

No entanto, em horários de médio fluxo, como o intervalo para almoço, as músicas escolhidas podem ser mais animadas. Como esse é apenas um intervalo do trabalho e as pessoas não têm muito tempo, o ritmo mais agitado pode fazer com que os clientes façam as compras mais rápido, inclusive, comprando alguns itens por impulso. Como as compras feitas nesse período são para finalizar algo do almoço ou comidas rápidas para consumir na hora, a trilha sonora agitada deixa todo mundo mais ágil.

Por isso, o mais importante na hora de escolher o nível de energia da trilha sonora você precisa levar em consideração o perfil dos clientes. E, claro, se perceber que, em determinados horários, músicas mais calmas fazem mais sucesso que as mais agitadas, então não hesite em escolher outra playlist.

Maior percepção da marca

A música para supermercado também é uma forma de se comunicar diretamente com o cliente. Por isso, é essencial que a playlist seja capaz de refletir a identidade da sua marca e tornar o ambiente de compras único, sendo até mesmo um diferencial competitivo. 

Afinal, os estabelecimentos comerciais do varejo não são iguais! Seja devido ao setor varejista que ele trabalha, pelo perfil do cliente que frequenta a loja ou mesmo pela própria atmosfera criada pelos funcionários. Duvida? Basta pensar em outro aspecto do marketing sensorial: a organização da loja.

É bem provável que você não goste de fazer compras em um determinado supermercado pela forma como eles organizam a loja. Assim, mesmo que esse seja um local mais conveniente, há grandes chances de você optar por comprar em um lugar mais longe, apenas pela experiência melhor. E com a música isso não é diferente.

Mesmo os supermercados mais populares devem investir em uma playlist própria, que lembre o cliente a todo momento onde ele está fazendo as suas compras. Um dos maiores erros é colocar o som ambiente em uma rádio aleatória ou fazer uma playlist de acordo com o gosto do gerente.

A música ambiente para supermercado deve ser bem escolhida e, para isso, refletir os gostos musicais do público, bem como o ambiente e os produtos que são vendidos. Mais do que um simples sistema para camuflar ruídos desagradáveis, a playlist deve mostrar os objetivos e metas do supermercado.

Sem falar que essa é uma poderosa aliada para reforçar a sua marca. Colocar uma playlist que combine com a mensagem que você quer transmitir aos clientes é fundamental. Mesmo porque, de nada adianta você fazer propaganda dizendo que o seu supermercado é moderno, se na trilha sonora tocarem apenas músicas fora de moda e desatualizadas. Isso deixa o cliente confuso.

Divulgação de produtos e promoções

Para reproduzir a sua playlist ideal você precisará de uma rádio indoor, uma das grandes vantagens disso é a possibilidade de intercalar as músicas com spots sobre produtos e promoções do estabelecimento. Spots são anúncios auditivos, que duram entre 15 e 60 segundos, que podem ser ouvidos em toda a loja. Dessa forma, você não só divulga seus anúncios, mas informa os clientes sobre muitos benefícios de seu negócio.

Para entender a importância dos spots, basta lembrar que muitas pessoas não percorrem todos os setores e/ou corredores do supermercado. Com os anúncios, você pode lembrá-los de itens que estavam esquecendo. Ou então, avisá-los de produtos não tão buscados e promoções que ele ainda não viu. Assim, o seu público percorre muito mais espaço de seu supermercado e acaba comprando mais.

Dessa forma, as suas vendas podem aumentar bastante. Além disso, você também pode promover sorteios e concursos e angariar mais participantes. Muitas pessoas não se engajam nesses eventos por não saberem o que está acontecendo. 

Outra possibilidade de anúncio na sua rádio é convidar o cliente para fazer parte do programa de fidelidade ou mesmo ajudar no gerenciamento da loja, informando horário de fechamento do caixa, problemas no estacionamento, dentre outros.

Mais comodidade ao espaço

Como falamos anteriormente, a música para supermercado é que vai ditar o ritmo da loja. Portanto, se você quiser um ritmo mais acelerado, coloque uma música mais animada. Por outro lado, se a intenção for oferecer um ambiente mais calmo, então as músicas reproduzidas devem ser mais tranquilas. 

Falando assim até parece ser bem fácil, mas a verdade é que não é. Para conseguir acertar na hora de escolher a música é preciso conhecer o seu público e seu empreendimento a fundo. Ainda, se você possui lojas em diferentes partes da cidade pode ser que as preferências sejam diferentes, conforme a cliente de cada loja.

Além disso, a repetição de músicas também pode ser um problema, deixando o ambiente chato e sem graça. Ou seja, é essencial que a playlist seja longa o suficiente para que o cliente que estiver fazendo compras na loja durante uma hora não fique ouvindo a mesma música o tempo todo.  Sem falar que, os funcionários também estão sujeitos à influência da música no supermercado. E, a repetição pode deixá-los irritados e pouco produtivos.

Outro ponto a ser observado para não incomodar os clientes e os funcionários do supermercado é o volume das músicas. Se o som estiver muito alto, além de irritar as pessoas, faz com que elas saiam do seu supermercado sem comprar nada. Na outra ponta, se o volume estiver muito baixo também não adianta nada, já que os clientes não vão conseguir ouvir nem as músicas e nem os anúncios direto, e se não for ouvido, para quê ser usado?

O ideal é adaptar o volume da música para estar sempre agradável, possa ser ouvido na loja toda de modo uniforme e claramente. Pior do que música nenhuma, é uma música reproduzida em um sistema de som ruim, com distorção.

Proximidade com o público

Fundamental para aumentar ainda mais as suas vendas é conhecer bem o seu público e isso vai além de gênero, idade e gostos musicais. O ideal é procurar ter mais informações sobre as suas personalidades e hábitos de compra. Por exemplo, você sabe responder se os seus clientes são daqueles que gostam de consumir por impulso? Ou será que a maioria prefere pesquisar bem antes de levar um produto?

Caso você não saiba como responder a essas perguntas, repasse-as aos seus consumidores! Quanto mais conhecimento você tiver, melhores serão as estratégias de marketing que você irá desenvolver. 

Dito isso, crie enquetes e formulários para conhecê-los melhor. Não só os seus gostos musicais, mas entenda o que ele gosta de comprar em seu supermercado, qual horário prefere, melhor meio de pagamento e qualquer outra informação que você considere importante para oferecer o melhor atendimento e melhor ambiente de compras.

Depois de conhecê-lo melhor, faça uma playlist personalizada. A música ambiente para supermercados não é só para ampliar as vendas, mas, também, agradar o seu cliente e fidelizá-lo. É ela que vai te auxiliar a fazer com que ele se sinta acolhido enquanto faz compras em seu estabelecimento.

Dessa forma, aproveite da melhor forma a memória auditiva de seus consumidores. Ela é bastante forte e proporciona gatilhos mentais em seu público. Assim, ao ouvir uma música que ele gosta enquanto faz compras em seu supermercado faz que, futuramente, ao ouvir a mesma música em outro lugar, ele se lembre da sua marca de uma maneira agradável.

Ao proporcionar melhores experiências auditivas para seu cliente, ele voltará mais vezes, mesmo que nem ele próprio saiba o motivo. E, ao voltar por causa da música ambiente para supermercados, ele aumentará a sua permanência no local, comprando mais e aumentando de forma significativa seu fluxo de vendas.

Explore outros estímulos

Além da música para supermercado, você também pode ampliar a experiência do cliente com outros estímulos sensoriais. Um cheirinho de pão fresco na padaria, prateleiras bem organizadas e limpas ou degustações de produtos, são alguns exemplos de como ampliar a memória afetiva de seu público e deixá-lo mais receptivo. Assim, ele não só ficará fiel ao seu supermercado, como também indicará seu estabelecimento a outras pessoas.

Estimula a produtividade dos seus funcionários

Outra vantagem da música ambiente para supermercados é voltada a seus colaboradores. Uma playlist adequada pode fazer as pessoas trabalharem mais motivadas, com mais precisão e mais relaxadas, assim, tente incluir alguns gostos musicais de seus trabalhadores na playlist!

Equilíbrio é tudo nas relações com seu público e colaboradores. Produzir uma playlist que agrade a todos pode ser um desafio, mas, na dúvida, tente seguir o gosto musical da maioria. Empresas especializadas estão no mercado justamente para ajudar você e outros empreendedores a escolherem sempre a música certa.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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